A Câmara Municipal de Évora e um grande número de associações culturais e outras entidades da sociedade civil estão a ultimar um vasto programa para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.
Música, exposições, cinema, teatro, dança e outras manifestações artísticas vão marcar, ao longo deste ano, as comemorações de meio século da Revolução dos Cravos.
O concerto de Sérgio Godinho, na noite de 24 de abril, é um dos pontos altos da programação. Para além de ser um nome grande da música portuguesa, Sérgio Godinho é, reconhecidamente, um cantautor umbilicalmente ligado à Revolução.
O espetáculo está agendado para a noite de 24 de abril, na Praça de Giraldo, com música e poesia que marcam a essência da luta pela liberdade e justiça social. Antes, pelas 22.00 horas, a Praça recebe uma atuação das Vozes de Abril.
Após o concerto de Sérgio Godinho, pela meia-noite, canta-se a Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, com a participação dos Cantares de Évora, culminando com o sempre aguardado espetáculo pirotécnico.
As celebrações prosseguem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar (Páteo do Salema), às 00.30 horas, com concerto e DJ set.
A manhã de dia 25, como habitualmente, está reservada para atividades desportivas com demonstrações e prática de várias modalidades.
Antes, no dia 23 de abril, às 21.30 horas, a Praça de Giraldo acolhe os festejos comemorativos do 175.o aniversário da SHE – Sociedade Harmonia Eborense, com sede na mesma praça, com um concerto de Seiva, uma banda com música de identidade portuguesa.
Este ano, as principais iniciativas promovidas pelo Município refletem a temática do 25 de Abril. Assim, entre os dias 12 e 21 de abril, realiza-se, no Largo Conde de Vila Flor, junto ao Templo Romano, mais uma edição da Feira do Livro de Évora, naquela que se espera uma grande festa de promoção dos livros e da leitura. Já as Vozes de Abril regressam, com miniconcertos perto de si, entre os dias 20 e 27 de abril.