Câmara de Alvito apresenta candidatura “Tradição Islâmica no Alentejo” ao Alentejo 2030

A Câmara Municipal de Alvito, através de um consórcio por si liderado apresentou a candidatura “Tradição Islâmica no Alentejo” ao Alentejo 2030, através do aviso de concurso aberto para as Estratégias de Eficiência Coletiva , no âmbito do PROVERE.

“O objetivo desta candidatura é mostrar o que os árabes e toda a tradição islâmica deixaram aqui no nosso território, pensamos e achamos que era muito pouco explorada e que não estava aproveitada”, refere José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito.

“Por exemplo todos os nomes das nossas cidades ou vilas, o vasto património que nós temos aqui até mesmo a nossa gastronomia, os nossos hábitos, os nossos nomes, vem tudo em grande parte da tradição árabe”  […] “achamos também que fazia sentido de não ser  só a Câmara  de Alvito a estar,  portanto temos esta visão muito territorial e conseguimos para já alargar isto a todo o Baixo Alentejo,  fizemos convites a diversas Câmaras, só não estão aquelas que não puderam mesmo estar, porque estavam noutros PROVERE’s. Fizemos o convite à Câmara de Mértola, à Câmara de Beja e à Câmara de Moura que puderam e quiseram aceitar este desafio”, acrescenta o edil.

Nesse sentido, a valorização deste património e a criação de novos laços de desenvolvimento económico e tecnológico com os países islâmicos e com os seus descendentes espalhados, principalmente pela União Europeia, mas também pelos Estados Unidos é o objetivo deste projeto.