
O município de Viana do Alentejo apresentou uma nova medida denominada “Radar Social”, que surge como uma medida no âmbito do investimento nova geração de equipamentos e respostas sociais do plano de recuperação e resiliência, conforme adiantou à RNA, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
“A implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, são alguns dos objetivos do “Radar Social”.
Luís Miguel Duarte, refere ainda que “para o desenvolvimento do projeto, o concelho de Viana do Alentejo está neste momento a terminar a fase de recrutamento das equipas, constituídas por dois técnicos superiores”.
O Município de Viana apresentou a medida Radar Social cuja candidatura do concelho foi aprovada por um período de 27 meses, permitindo implementar, de forma experimental, um sistema de georreferenciação social, cujos destinatários são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social.


No ano de 2022, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal/França, o IPDJ Alentejo organizou e promoveu o Concurso Internacional de Fotografia Jovem “Igualdade de Género”, em parceria com o Comité de Liaison Diagonal France.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) autorizou a caça ao javali em zonas de caça turística (ZCT) com dimensão inferior a 400 hectares, podendo as entidades gestoras das ZCT alterar os seus Planos de Ordenamento e Exploração Cinegética (POEC) para o efeito.
O botânico Miguel Porto descobriu uma nova planta no Alentejo, denominada de erva-toira-de-noudar, durante um passeio que fez perto de Barrancos, no Baixo Alentejo.
O desfile de Carnaval em Alandroal sai à rua no dia 13 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Jovem Alandroalense.
O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre sexta-feira e domingo, de 9 a 11 de fevereiro, 15 acidentes de viação, sendo oito colisões, cinco despistes e dois atropelamentos dos quais resultaram seis feridos leves e danos materiais.


“Poor things – pobres criaturas” é o filme que vai estar em exibição no auditório municipal de Vendas Novas, dia 17 de fevereiro pelas 15.00 horas e 21.30 horas.


A exposição “Montemor-o-Novo – 1 século de jornais”, está patente até à próxima sexta-feira, 16 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.


Em comunicado chegado à redação da RNA, a USDE Évora, deu conta que o Plenário de trabalhadores da Aunde Portugal – Indústria de Confecção de Capas, realizado no dia 9 de fevereiro decidiu luta.