A antiga Biblioteca Municipal de Viana, alberga a Museografia da Coleção José Manuel Água Morna.
O espólio, com um elevado valor artístico e uma mais valia para o património cultural local e regional, agrega três coleções de escultura em madeira: composições de conjunto representativas do modo de vida alentejano, em contexto de exploração agrícola, figuras de inspiração sobrenatural (diabos) e réplicas de armamento do período medieval/moderno.
Nascido em março de 1925 na freguesia de São Cristóvão, no concelho de Montemor- o-Novo, José Manuel Água Morna vive há mais de três décadas em Viana do Alentejo.
Figura de referência no panorama cultural e social local, foi através da madeira que encontrou uma forma muito própria de contar histórias, com o Alentejo como pano de fundo. Inicialmente dedicou-se à temática agrícola com representação de cenas dedicadas ao quotidiano agrícola e aos afazeres do campo, e só mais tarde à escultura dos diabos.
O acervo propõe uma viagem pela história do território e pela memória do lugar, apelando ao imaginário do visitante, ao mesmo tempo que pretende criar um espaço intergeracional que propicie, na comunidade, um maior conhecimento da sua história levando à valorização das suas raízes.
Esta exposição permanente que pode ser visitada de terça a sábado, das 9.30 horas às 13.00 horas e das 14.00 horas às 17.30 horas, representa um passo importante na salvaguarda do património concelhio.