RC Montemor vence RC Setúbal por 37-6 e está no Grupo do Título

Realizou-se na tarde deste sábado, 20 de janeiro, a 6.ª jornada, da Fase de Apuramento – Sul – da 1.ª Divisão de Rugby. Tratava-se da última jornada desta fase, em que os seniores do Rugby Clube de Montemor recebiam no Campo 25 de Abril, em Fazendas do Cortiço, o líder e, até este momento, invicto, Clube de Rugby Setúbal. Para os Mouflons de Montemor só a vitória interessava para seguir para a fase do Título. O RCM efetuou uma excelente partida, não dando hipóteses à formação de Setúbal, ganhando por claros 37-6, com 5-0 em ensaios.

Para Ricardo Vieira, treinador do RCM, “conseguimos neste jogo por em prática aquilo que temos trabalhado, onde se incluem coisas novas, que hoje já estão mais afinadas. Para a 2.ª fase o objetivo é ser campeão, há uma clara vontade do clube em ter uma estrutura que possa competir na Divisão de Honra. Queremos em 2 anos estar na Divisão de Honra e de lá não sair. Agora sabemos que vamos enfrentar pelo menos duas equipas com muito talento e muito trabalho. O nosso principal objetivo era ir à 2.ª fase e permitir que os nossos seniores, e também que os sub 19 que têm estado integrados, disputem o melhor nível de rugby possível, porque são esses que vão agarrar nesta equipa.

Segundo Manuel Marques dos Santos, o capitão desta equipa do RCM, “o principal objetivo era ganhar, a vitória bastava para garantirmos a passagem ao grupo da Subida, e conseguirmo-nos afirmar perante um adversário que na 1.ª volta foi muito difícil, e que hoje também não foi tão fácil como o resultado faz querer. Agora temos de trabalhar mais, dar continuidade ao que tem vindo a ser feito esta época, que é uma época de reconstrução, depois de termos perdido muitos jogadores da época passada”.

Câmara de Évora investe na melhoria dos pavilhões desportivos de três escolas

Mais de 50 mil euros foram investidos pela Câmara Municipal de Évora em intervenções de conservação nos pavilhões desportivos de três escolas eborenses, cujos trabalhos foram finalizados na pausa letiva de final do ano de 2023.

No pavilhão da escola André de Resende, a intervenção contemplou limpeza interior geral do pavilhão, tratamento das fachadas e pintura, e reparação de infiltrações da laje de teto da zona das galerias. O investimento foi de 21.009,20 euros.

Na conservação no pavilhão da escola Manuel Ferreira foram investidos 20.295,00 euros em trabalhos de limpeza interior geral, colagem de placas no teto e pintura interior.

O pavilhão da escola Conde Vilalva foi alvo de trabalhos de conservação cujo investimento orçou em 12.424,95 euros e que incluíram lavagem, tratamento das fachadas e pintura.

Proporcionar melhores condições nas escolas em termos de habitabilidade, higiene e segurança é um desígnio da autarquia eborense, tendo efetuado intervenções no parque escolar ao longo de todo o ano.

Oficina d’Artes de Coruche leva a palco “Pessoas como Nós”

A ODAC – Oficina d’Artes de Coruche promove em parceria com o Município de Coruche, o espetáculo musical “Pessoas como Nós”, agendado para as 21 horas deste sábado, 20 de janeiro no Pavilhão Multiusos de Coruche.

Com entrada gratuita e destinado a maiores de seis anos, “Pessoas como Nós” leva-nos numa envolvente viagem musical no tempo e na História contemporânea dos séculos XX e XXI até à antiguidade – a guerra, a miséria, a ditadura em Portugal, as duas guerras mundiais, o holocausto e a escravatura são pontos narrativos de passagem que apelam à reflexão do público.

Montemor: “Costurar Histórias” todas as terças-feiras na Biblioteca Municipal

“Costurar Histórias” acontece todas as terças-feiras entre as 18h00 e as 20h00 na Biblioteca  Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo, durante todo ano de 2024.

O intuito deste clube é mostrar que a biblioteca é um espaço de partilha de ideias, de novos projetos, de cooperação entre pessoas e que através da união de livros e costura, num só mundo, podem ser criadas experiências criativas muito enriquecedoras, conforme adiantou à RNA a animadora sócio-cultural Sara Cuchixo.

“Costurar Histórias” é para maiores de 16 anos e podem inscrever-se através do 266 898 105 ou através do email biblioteca@cm-montemoronovo.pt .

Artesãos de Borba dão a conhecer a sua arte no Celeiro da Cultura 

Os artesãos de Borba dão a conhecer as suas artes, a partir de amanhã, domingo, 21 de janeiro, através de uma exposição permanente, no renovado Celeiro da Cultura da cidade.

Através desta exposição, segundo explica a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, pretende-se dar a conhecer, não só aos borbenses, mas a todos aqueles que visitam Borba, o artesanato produzido no concelho, através de onze vitrines. “Depois da reabilitação e de todas as obras feitas no Celeiro da Cultura, iniciamos agora o nosso percurso nas exposições permanentes, e também nas exposições temporárias, ao longo de todo o ano”, adianta.

Ainda que “O Nosso Artesanato” seja uma mostra permanente, os artesãos vão poder, ao longo do tempo, alterar as peças em exposição. “Os artesão vão poder utilizar as vitrines expositoras da forma que entendam, com as peças que quiserem, da maneira que bem entenderem. É isso que se espera: que os artesãos usufruam do espaço, que vão trocando, melhorando, revigorando e dando alguma diversidade às suas próprias exposições”, acrescenta Sofia Dias, assegurando que a intenção é que os artesãos sintam aquela exposição como sua.

Ao todo, serão 11 os artesãos que terão os seus trabalhos em exposição: Ana Mafalda de Sá, Diogo Germano, Fátima Compõete, Fátima Emery, Jacinto Mouquinho, Joaquim Lapão, João Catarino, Manuel Lobo, Manuel Prates, Paulo Lapão e Roberto Ganito.

Ao longo do ano, naquele espaço, serão ainda promovidas 11 exposições temporárias. “Durante todos os meses, iremos ter essas exposições, com várias temáticas a enaltecer a nossa cultura e as nossas tradições”, remata a vereadora.

A exposição “O Nosso Artesanato” é inaugurada amanhã, no Celeiro da Cultura de Borba, às 11h30, sendo o momento antecedido de uma arruada, pela Banda Filarmónica do Centro Cultural, com início, meia hora antes, na Praça da República. A mostra pode ser visitada de quarta-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.

Colheita de sangue este domingo em Montemor-o-Novo

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo, realiza colheitas de sangue quinzenalmente, na sua sede em Montemor. Floriano Saiote, presidente da Associação, adiantou à RNA que “o grande objetivo da Associação é haver auto-suficiencia de sangue, porque cada vez mais é necessário para vários tipos de tratamentos e cirurgias”.

“Tendo em conta que Montemor-o-Novo, tem um grande número de população envelhecida, os números de dadores até são bastante satisfatórios. Em cada sessão fazem-se uma média de 40 recolhas”, refere o presidente da Associação.

As colheitas de sangue, na sede da associação realizam-se das 9.30h às13 horas. A colheita tem uma duração de cerca de 45 minutos.

Qualquer pessoa saudável, entre os 18 e 65 anos e pesem mais de 50 quilos, podem dar sangue.

A primeira colheita deste ano, amanhã, dia 21 de janeiro na sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo.

Não se esqueça que dar sangue é dar vida!

Euromilhões: “jackpot” de 17 milhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do sorteio de ontem, 19 de janeiro, do Euromilhões, no valor de 17 milhões de euros, saiu no estrangeiro, a um único apostador.

Também o segundo prémio, no valor de 215 mil euros, e o terceiro, de 30 mil, saíram apenas a jogadores que registaram as suas apostas fora de Portugal (três ganharam o segundo prémio e cinco o terceiro).

Para Portugal vêm sete quartos prémios, num total de 27 atribuídos, de 1.700 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 27, 28, 44, 48 e 50 e as estrelas 7 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.