Prémio Vergílio Ferreira atribuído a Maria Irene Ramalho

A escolha para o Prémio Vergílio Ferreira recaiu este ano sobre Maria Irene Ramalho, professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos.

O júri, reunido na Universidade de Évora, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Vergílio Ferreira a Maria Irene Ramalho “pelo seu contributo para o incremento do diálogo entre a literatura portuguesa e as literaturas Anglo-Saxónicas e em geral pela internacionalização da literatura portuguesa” é destacado pelo júri.

Desde 1999, Maria Irene Ramalho é International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde leciona regularmente como professora visitante.

Tem publicado extensamente, em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas.

Entre as suas atuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo. Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.

Tiago Salgueiro lança nova edição da obra “Do Japão para o Alentejo”

O livro “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tensho em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584”, de Tiago Salgueiro, vai ter uma nova edição, a ser lançada muito em breve.

Com o apoio do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança, em 2012, o autor calipolense lançou a primeira edição da obra. Nessa altura, segundo explica, procurou-se investigar os motivo e os objetivos da visita, em pleno século XVI, da embaixada, “que pertencia a uma família nobre do Japão”, à Corte dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa.

“Foram efetuadas duas edições, nesse período, e foi feita uma tradução para japonês, em 2014. O livro deu origem também a uma peça de teatro e, no ano passado, foi-me lançado o desafio, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, para que a obra fosse novamente editada, uma vez que as edições anteriores tinham esgotado”, adianta o autor.

Nesta nova edição, a obra conta com “algumas atualizações ao projeto original”, com novas imagens, dando-lhe “uma nova dinâmica” adianta Tiago Salgueiro, tendo também como objetivo promover a vertente turística, quer de Vila Viçosa, quer de Évora.

“Tanto Évora como Vila Viçosa têm vindo a ser motivo de visita para os turistas japoneses e, tendo em conta que 2023 também foi um ano bastante intenso, do ponto de vista turístico, com o crescente número de turistas, vindos também do continente asiático. A nossa ideia aqui é contribuir para essa valorização e dinamização, através desta história, que é interessante do ponto de vista histórico, mas que também apela a novas dinâmicas do ponto de vista turístico”, explica ainda Tiago Salgueiro.

Esta nova edição da obra, editada pela Colibri, conta com prefácio do professor Vítor Serrão.

Célia Macedo ceramics, é uma das empreendedoras incubadas na startUP Montemor-o-Novo

A Célia Macedo ceramics, é uma das empreendedoras incubadas na startUP Montemor-o-Novo®, tendo o seu espaço de produção localizado na Box 5.

Esta empresa dedica-se à produção manual de peças de cerâmica decorativas e utilitárias com um toque de contemporaneidade.

Como forma de promoção das empresas, a startUP Montemor-o-Novo e o Município de Montemor o Novo desenvolveram um conjunto de vídeos focados no processo produtivo das empresas incubadas nos espaços box, que podem ser visualizados na página de Facebook da autarquia.

Corrida Viana-a-par-de-Alvito dia 14 de janeiro

À semelhança de anos anteriores, realiza-se dia 14 de janeiro a Corrida Viana-a-par-de-Alvito, com partida de Alvito e chegada a Viana do Alentejo.

Haverá também a habitual caminhada (custo de 5€) com partida de Vila Nova da Baronia e chegada à meta, no Largo de São Luís, em Viana do Alentejo.
As inscrições vão abrir brevemente no site www.acorrer.pt
Para mais informações poderá contactar o Município através do endereço eletrónico: desporto@cm-vianadoalentejo.pt e pelo número 266 930 010.

GUS este domingo vai ao campo do Monte do Trigo

Neste domingo, 14 de janeiro, disputa-se mais uma jornada da Liga Elite e Liga AFE, que pode ser acompanhada na Bancada Desportiva, com emissão das 14h às 18h30.

Na Liga Elite joga-se a 11.ª jornada, onde o Grupo União Sport, após um derby em Montemor com o Atlético de Reguengos, desloca-se até ao D. Manuel II, para defrontar o Monte do Trigo, equipa que esta época encontra-se muito abaixo na tabela classificativa, na penúltima posição. Dar nota que na última jornada o Monte Trigo vendeu cara a derrota, fora de portas, com o novo líder Portel, que somente deu a cambalhota no marcador nos últimos minutos da partida.

Fábio Neves, treinador do União, refere que “o último jogo com o Reguengos foi a imagem que quer dar da equipa do GUS”. Sobre o Monte Trigo, o treinador alvinegro, diz “que a classificação certamente não espelha a qualidade da equipa”.

Liga Elite 11.ª jornada 14/01 – 15h00

Atlético SC – Sp. Viana

Alcaçovense – Lusit. Évora B

Estrela Vendas Novas – Redondense

GDR Canaviais – Arraiolense

Monte Trigo – Grupo União Sport (16h00)

Arcoense – GD Portel

Rúben Varela é o jogador do plantel sénior do Grupo União Sport entrevistado esta semana pela Bancada Desportiva da RNA. Rúben Varela não se lembra de um campeonato tão equilibrado. “Neste jogo em Monte Trigo o que o plantel vai fazer, garantidamente, é dar o seu melhor, com trabalho e dedicação”.

No que diz respeito à Liga sa Associação de Futebol de Évora, onde este domingo se joga a 10.ª jornada, dando início à 2.ª volta do campeonato, no Grupo B, temos derby entre Cortiçadense e Escouralense, numa partida onde defrontam duas equipas em lugares opostos da classificação, sendo o Escouralense o 1.º classificado e o Cortiçadense o último da tabela classificativa. De resto, Foros Vale Figueira recebe o Santana do Campo, o Valenças vai até São Pedro da Gafanhoeira, o Cabrela desloca-se à Tourega e o Fazendas do Cortiço descansa esta jornada.

O Foros de Vale de Figueira, que perdeu a liderança ao sofrer a sua primeira derrota diante do Estrela Escouralense, por 0-1, neste domingo, no 1.º jogo da segunda volta, o Foros de Vale de Figueira recebe o Santana do Campo, que acabou por perder com o Fazendas do Cortiço, após estar a vencer por 0-2. Gonçalo Teixeira recorda que o Santana “é uma das duas equipas que já lhes roubou pontos, antevendo um jogo extremamente difícil, onde quer dar uma resposta àquilo que foi o seu 1.º desaire”.

O Estrela Escouralense entrou no novo ano da melhor forma, a vencer um adversário direto, batendo o Foros de Vale de Figueira, fora de portas, por 0-1, acabando por reassumir o topo da classificação. Na presente jornada o Grupo Estrela Escouralense vai às Cortiçadas de Lavre.  João Rolo, treinador do Escouralense, considera as Cortiçadas “uma equipa que dá a sensação que está a subir, numa partida que tem como palco um campo pelado mas onde vão com a mesma humildade e compromisso”.

Depois de receber o Cabrela, com quem perdeu por 1-2, o Cortiçadas de Lavre recebe o líder Escouralense. Para Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, “é mais um jogo complicado mas o Cortiçadas vai à luta e acredita que a época não está perdida”.

O Cabrela, que venceu no passado domingo, em Cortiçadas de Lavre, por 1-2, na jornada 10 da Liga AFE, o Cabrela tem viagem até à Tourega, um campo difícil onde já jogaram para a Taça, avança Nuno Oliveira, treinador do Cabrela. “Este é um jogo imprevisível”, diz o técnico do Cabrela, mas querem entrar bem na 2.ª volta.

Já o Valenças, que foi à Tourega no passado domingo, averbar derrota por 3-2, na jornada deste domingo, desloca-se ao terreno do São Pedrense, “uma equipa que está a fazer um grande campeonato”, refere Mário Santos, treinador do Valenças, que antevê um jogo muito renhido onde quem errar menos vence o jogo.

Recordamos que o Fazendas do Cortiço descansa esta semana.

 Liga AFE – 10.ª JORNADA

Grupo A

Oriolenses – Borbense

São Manços – Estremoz

Corval – SB Outeiro

Vera Cruz – O Calipolense

Bencatelense – Aguiar

Grupo B

Cortiçadense – Escouralense

Foros Vale Figueira – Santana do Campo

GDS Pedrense – Valenças

GD Tourega – GD Cabrela

Descansa Fazendas do Cortiço

Montemor: concerto de Ano Novo da Banda da Carlista dia 13 de janeiro

O habitual Concerto de Ano Novo da Banda Carlista, em co-produção com O Espaço Do Tempo, acontece já no próximo dia 13 de Janeiro, pelas 21.30 horas no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, “ A Broadway” é o tema em destaque.

A Banda da Carlista levará todos os espectadores até ao mundo criativo e de incrível imaginação que é a Broadway.

A entrada é gratuita mediante reserva na BOL do Município de Montemor o Novo  ou no Posto de Turismo.

Euromilhões com jackpot de 88 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 88 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 12 de janeiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 281 mil euros saiu a três apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, de 19 mil euros, num total de dez contemplados.

O quarto prémio, de 1.498 euros, saiu a 41 apostadores, cinco dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 16 – 17 – 18 – 45 – 49 e pelas estrelas 09 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.