Campanha “No Natal, Comércio local” atribui prémios no valor de seis mil euros

 A iniciativa “No Natal, Comércio Local” é este ano reeditada pela Câmara Municipal de Coruche, somando um conjunto de 30 prémios no valor total de seis mil euros a atribuir a clientes do comércio local, sendo que um dos prémios unitários ascende a mil euros.
A campanha de incentivo à aquisição no comércio local “No Natal, Comércio Local” decorre até dia 6 de janeiro de 2024 e resulta de iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Associação de Comerciantes do Concelho de Coruche, com colaboração das juntas de freguesia do Concelho

Ano de 2024 com quatro fins de semana prolongados

Aproxima-se um novo ano, que conta com, pelo menos, quatro fins-de-semana prolongados e muitas oportunidades para fazer ponte.

Os fins de semana prolongados, iniciam-se logo no primeiro dia do ano, com o feriado de 1 de janeiro, que calha numa segunda-feira, segue-se a Sexta-Feira Santa, 29 de março, o Dia de Portugal, a 10 de junho, numa segunda-feira e o Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, que calha também numa sexta-feira.

No que toca às pontes, o Carnaval é celebrado a 13 de fevereiro, terça-feira, nesta data surge a primeira oportunidade do ano para fazer ponte, as restantes oportunidades surgem com o 25 de abril (Dia da Liberdade), 30 de maio (Corpo de Deus) e 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), todos à quinta-feira.

Os feriados do Dia do Trabalhador (1 de maio) e do Natal (25 de dezembro) são a meio da semana, numa quarta-feira.

No entanto, há três feriados que calham ao fim de semana no próximo ano, sendo o Dia da Implantação da República (5 de outubro), o Dia da Restauração da Independência (1 de dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro).

O município de Borba promove mais uma edição do concurso “É Natal no Comércio Local”

O município de Borba promove mais uma edição do concurso “É Natal no Comércio Local”, que se estende até ao dia 31 de dezembro.

A maioria dos comércios locais da cidade de Borba aderem a este concurso, afirma a vereadora Sofia Dias, “temos sempre mais de 50 comércios a aderir, portanto a esmagadora maioria dos nossos comércios aderem a este concurso, e portanto, esperamos que este ano seja um grande sucesso”.

As pessoas podem fazer as suas compras até amanhã dia31 de dezembro, portanto é durante este período que as pessoas podem fazer as suas compras, e o sorteio depois será realizado no dia 5 de janeiro para sortear os vouchers”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Borba visa promover e dinamizar o comércio local da cidade, este ano com melhorias, de forma a facilitar as compras que as pessoas realmente necessitam de fazer.

Mora: Município reforça parque de máquinas

A aposta na atualização e reforço do parque de máquina da Câmara Municipal de Mora,  tem sido uma preocupação constante do executivo camarário.

Com o objetivo de apetrechar cada vez mais os serviços, o executivo adquiriu dois veículos, uma Ford Transit de 7 lugares, Ligeira de Mercadorias de Cabine Avançada Dupla de Caixa Aberta de 3500Kg de madeira e uma Mini Pá Carregadora com varredora e braço de escavação.

Estes são mais dois veículos que estão à disposição dos funcionários da Autarquia, com o objetivo de continuar a servir de forma eficaz as necessidades da população do Concelho.

Vendas Novas: Orçamento Municipal para 2024 já foi aprovado

O Orçamento Municipal de Vendas Novas para o ano de 2024, apresentado na reunião de Câmara de dia 26 de dezembro, foi aprovado com os votos favoráveis do PS, abstenção do PSD e contra da CDU.

Esta foi a segunda vez que o documento foi alvo de votação em sede de reunião camarária, sendo que da primeira foi chumbado pelos Vereadores da oposição.

“Só é vencido quem desiste de lutar”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Luís Dias, citando Mário Soares. Acrescenta que «o que nós fizemos foi nunca desistir de lutar por Vendas Novas e pelos Vendasnovenses. Insistimos e conseguimos chegar ao equilíbrio necessário que dá espaço à oposição sem comprometer os desígnios e a visão do executivo nem prejudicar os investimentos e atividades para o próximo ano. Esta é essencialmente uma grande vitória para Vendas Novas.»

O orçamento para o próximo ano tem o valor de 17,206 milhões de euros e define como prioridades a habitação, educação, infraestruturas básicas e no apoio da comunidade.

Aumentos das pensões “chegaram a estar em dúvida” mas vão mesmo avançar

Incerteza nos últimos dias foi muita devido à crise política que se gerou, mas com o desenrolar dos acontecimentos percebeu-se que o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) vai mesmo entrar em vigor e, com ele, os pensionistas vão receber aumentos no próximo ano.

“Os aumentos das pensões “superiores à inflação”, previstos na proposta de OE2024, chegaram a estar em dúvida nas horas que se sucederam à demissão do primeiro-ministro, mas o Presidente da República optou por permitir a viabilização do Orçamento do Estado, após ter reunido o Conselho de Estado a 9 de novembro”, lembra a DECO Proteste.

Significa isto que, em 2024, as pensões vão ser aumentadas.

Pensões até 1.020 euros devem ser aumentadas em 6,2%, pensões entre 1.020 e 3.061 euros está previsto um aumento de 5,8% e pensões superiores a 3.061 euros devem aumentar 5,2%.

A organização de defesa do consumidor recorda que “também o indexante dos apoios sociais (IAS), que serve de referência à atualização de várias prestações sociais, como o subsídio de desemprego, deverá aumentar 6,2% no próximo ano, para 510 euros, mais 30 euros do que o valor atual, de 480,43 euros”.

“Recorde-se que a proposta de OE2024 prevê também, entre outras medidas, um aumento do salário mínimo nacional para 820 euros, uma atualização dos escalões de IRS em 3%, a isenção do pagamento de IRS no primeiro ano de trabalho para os jovens que optem pelo IRS Jovem ou a gratuitidade dos passes 4_18 e sub23”, é ainda referido.

“Mor Natal” em vigor em Montemor-o-Novo até dia 9 de janeiro

O “Mor Natal”, é promovido pelo Protocolo Local, uma parceria do Município com as Juntas de Freguesia e a Associação Comercial do Distrito de Évora, e com o apoio de Associações Locais, até 9 de Janeiro.

O objetivo da campanha é levar os montemorenses a fazerem comprar no comércio local.

O Natal em Montemor-o-Novo, tem sempre um extra muito apetecível, e 2023 não é exceção. Pode contar com o Sorteio Mor Natal que irá atribuir 25 prémios monetários, num total de 5000€ para serem utilizados nos estabelecimentos aderentes deste catálogo.

Euromilhões: segundo prémio de 235 mil euros sai em Portugal

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 235.723,31 euros, saiu a um apostador português, depois de ter acertado os cinco números e uma estrela da chave vencedora do sorteio de ontem, 29 de dezembro. Outro dois apostadores no estrangeiro conquistaram o mesmo prémio.

Um outro apostador em Portugal, a par de mais quatro no estrangeiro, vai receber o terceiro prémio do concurso, no valor de 33.055,45 euros. Já o quarto prémio, de 1.354,73 euros, saiu a 38 jogadores, um deles com aposta registada em território nacional.

Os números sorteados foram 2, 3, 19, 36 e 37 e as estrelas 6 e 9. Como o primeiro prémio não foi entregue, o jackpot sobe para 39 milhões de euros, que vão estar em jogo na próxima terça-feira.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.