CIMBAL inicia distribuição de equipamento informático pelas Bibliotecas Públicas do Baixo Alentejo

No dia 19 de dezembro, a CIMBAL iniciou a verificação dos equipamentos informáticos adquiridos para utilização do público nas Bibliotecas Municipais do Baixo Alentejo.

Este é um projeto promovido pela CIMBAL com o apoio da RIBBA e da DGLAB no âmbito de financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

No âmbito deste projeto, foram definidas as necessidades de investimento das Bibliotecas da RIBBA – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, estando associados ganhos de eficiência e de escala, resultantes diretamente da possibilidade de serem centralizadas as aquisições de bens.

Os 123 computadores desktop e acessórios distribuídos pelas 12 Bibliotecas Municipais estão disponíveis ao público para acesso à internet nos espaços das bibliotecas.

Este é um projeto financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – componente C4 Cultura / RE-C04-i01 – Redes Culturais e Transição Digital – Submedida  para aquisição de equipamentos informáticos, bibliotecas itinerantes online e sistemas de informação e catálogos integrados.

Prova de vinho novo de Cabeção no último fim-de-semana de janeiro

A prova do Vinho Novo de Cabeção irá estar de regresso, no  último fim-de-semana de janeiro.

Dias  26, 27 e 28 será de prova de vinho, nesta freguesia do concelho de Mora, conhecida pelo vinho da talha.

O objetivo deste evento “é mostrar a toda a gente o que de bom se faz na freguesia de cabeção”, conforme adiantou à RNA, Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

A edição de 2024 da Prova do Vinho Novo de Cabeção inclui, a habitual Rota pelas Adegas da Vila, concurso e prova de vinhos.

Ao longo dos três dias da prova do Vinho Novo de Cabeção, haverá ainda a habitual animação no pavilhão desportivo de Cabeção.

A animação músical ficará a cargo dos grupos do concelho, nomeadamente o grupo de bombos, Grupos de Cantares e o Rancho Folclórico de Cabeção.

Tolerância de ponto encerra museus em Estremoz

Em virtude dos feriados e tolerâncias de ponto concedidas, o Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, a Galeria Municipal D. Dinis, o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, o Museu Berardo Estremoz, o Centro Interpretativo da Convenção de Évora Monte, a Torre/ Paço Ducal de Évora Monte e o Posto de Turismo de Estremoz,  vão estar encerrados no dia 31 de dezembro e dias 1 e 2 de Janeiro.

PSP alerta para o aumento da prática da burla “Olá Pai, Olá Mãe”

O número de burlas, conhecidas como “Olá Pai, Olá Mãe”, praticadas no país, têm vindo a aumentar: até ao mês passado, a PSP já tinha registado, desde o início do ano, quase 11 mil burlas, identificado 390 suspeitos e detido 31 pessoas.

Esta burla consiste em “alguém receber uma mensagem no telemóvel, que faz-se passar por um amigo do filho(a), dizendo que houve um problema com o telemóvel do filho(a) e que necessita que seja transferida uma determinada quantia monetária para poder comprar outro telemóvel ou para poder desbloquear uma situação que aconteceu recentemente”, começa por explicar o chefe José Moreira, do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas da PSP de Portalegre.

A maioria das pessoas “cai” nesta burla porque, segundo explica José Moreira, “são confrontadas com esta mensagem e ficam preocupadas”. “Muitas vezes, sem pensar em mais nada, acedem a este pedido e fazem a transferência para aquela conta que lhe é dada através da mensagem do Whatsapp. Posteriormente, ao entrar em contacto com os seus filhos, percebem que foram burladas, pois aquela pessoa que se fez passar por amigo do filho, na verdade não é, nem faz parte do seu círculo de amizades e ninguém o conhece, portanto aqui entramos logo no campo da burla”, adianta.

Quem receber uma mensagem deste género, explica o chefe José Moreira, não deve entrar em conversações, nem fazer a transferência de dinheiro solicitada. “Deve-se tentar, acima de tudo, contactar logo os filhos, perceber se de facto a situação é real ou não, e caso não seja, como é quase sempre a situação, entrar de imediato em contacto com as autoridades, para que possamos agir e chegar aos autores desta prática de burla”, aconselha.

À semelhança do que acontece a nível nacional, também no distrito de Portalegre o número deste tipo de burlas tem vindo a aumentar.  “Em 2020, tivemos 31 denúncias de burlas informáticas, sendo que, nesta altura, não houve nenhum “Olá Pai, Olá Mãe”. Em 2021, registámos 59 crimes de burlas informáticas e, em 2022, houve aqui um aumento para 99 denúncias, em que oito foram desta burla específica “Olá Pai, Olá Mãe”. Em 2023, temos 51 denúncias de burlas informáticas, sendo que destas 33 são do crime “Olá Pai, Olá Mãe”, o que nos dá uma preocupação, porque temos de estado no terreno, com campanhas de sensibilização, para que as pessoas estejam atentas a este tipo de crime, mas o que vemos é que continua a aumentar e este ano de uma forma exponencial, aqui no nosso distrito”, revela José Moreira.

A PSP de Portalegre, ao longo destes últimos três anos, tem procurado alertado as pessoas, de diferentes formas: “quando se começou a detetar este tipo de burla, começámos a fazer divulgações nas nossas redes sociais, através de comunicados de imprensa, através de entrevistas, para alertar as pessoas para este tipo de crime e qual o modus operandi, que é sempre idêntico”.

Com o intuito de reduzir o risco de vitimização, José Moreira aconselha o seguinte: “temos de utilizar estratagemas, entrar logo em contacto com o filho, com aqueles que supostamente ficaram sem telemóvel ou que têm um problema urgente e precisam de dinheiro para resolver esse problema. Temos de estar todos despertos para esta situação, porque não é uma situação que acontece só aos outros”.

Vox Pop: Passagem de ano dos montemorenses e desejos para 2024

O final de 2023 aproxima-se, a RNA saiu à rua para saber de que forma vão os montemorenses dar as boas vinda ao novo ano e quais os desejos para 2024.

A maioria dos montemorenses, vai fazer a sua passagem de ano em casa com família ou amigos e desejam sobretudo saúde, paz e amor.

Tudo para ouvir no podcast abaixo:

Mora: Malaranha, Cabeção e Mora receberam animação de Natal

Depois de Brotas e Pavia, foi a vez das localidades de Malarranha, Cabeção e Mora receberem animação de Natal.

A visita do Pai Natal foi um momento muito especial para as crianças do concelho de Mora. Foi um momento de alegria, de magia e de esperança.

As crianças ficaram encantadas com a visita do Pai Natal e com a neve artificial que chegou a todas as freguesias.

Vendas Novas: Agrupamento 34 do Corpo Nacional de Escutas recebidos pelo presidente da câmara

Os elementos dos AGRUPAMENTO 34 DO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS de Vendas Novas, estiveram no passado dia 21 de dezembro, aos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara, para juntos acederem a LUZ DA PAZ DE BELÉM. Presentearam ainda o Presidente e funcionários com músicas de Natal.

Todos os anos, desde 1989, uma criança desloca-se até à Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu, em Belém, e recolhe a chama, acendendo uma vela na luz que aí permanece sempre a brilhar. A Luz é depois distribuída por diferentes países da Europa que a fazem chegar aos Escuteiros e a levam às paróquias, lares, hospitais e outras entidades das suas comunidades.

A luz passa uma mensagem de Paz, Amor e Esperança, valores que todos nós queremos presentes nas nossas vidas. Que seja um feliz Natal para todos.

Évora: Cantos de Janeiras regressam a 05 de janeiro

Cantos de Janeiras regressam a 05 de janeiro Com grupos corais, polifónicos e instrumentais, de associações culturais de Évora, numa organização da Câmara Municipal de Évora e das freguesias dos Canaviais, União de Freguesias Bacelo e S.ª da Saúde, União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras e União de Freguesias de Évora (Centro Histórico).

A iniciativa é aberta a toda a população e decorre em quatro bairros destas freguesias, as quais recebem os 16 grupos participantes, às 18H00 e às 19H00.

Às 20H00, todos cantarão, na Praça 1.º de Maio, ao lume de chão e com comes e bebes típicos da época.

Esta é mais uma tradição que faz de Évora uma cidade que nutre a sua herança, o seu património cultural.

Alunos da Universidade Sénior de Viana do Alentejo Visitaram o Núcleo Museológico

Os alunos da Universidade Sénior do Polo Túlio Espanca de Viana do Alentejo visitaram, no passado dia 4 de dezembro, o Núcleo Museológico do concelho de Viana do Alentejo, no âmbito da disciplina de História.

A visita, que contou com 15 participantes, teve como objetivo dar a conhecer através de uma comunicação educativa, os materiais arqueológicos patentes em exposição, bem como visitar, mais uma vez, a exposição permanente “Memórias Daqui e D’Além”.

Montemor: reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança do ano de 2023

Realizou-se, no passado dia 18 de dezembro, pelas 18h00, a quarta reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança do ano de 2023.

Na reunião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, a Coordenadora Municipal da Proteção Civil, os representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, o Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários, o Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, que assumiu também a intervenção no âmbito da violência doméstica e segurança rodoviária.

Contou ainda com a presença de representantes da Santa Casa da Misericórdia, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e do Agrupamento de Escuteiros 894.

“Natal e Ano Novo 2023/2024” – Dados Provisórios de 22 a 25 de dezembro

No período entre as 00h00 do dia 22 de dezembro de 2023, e até às 23h59 do dia de ontem, 25 de dezembro de 2023, no âmbito da Operação “Natal e Ano Novo 2023/2024”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou os seguintes dados operacionais, em resultado das ações desencadeadas pelos militares que, diariamente, estão empenhados no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, para que estes cheguem aos seus locais de destino em segurança, nomeadamente:

·     30 583  condutores fiscalizados, dos quais, 303 conduziam com excesso de álcool e, destes, 159 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

 ·     Das 5 268 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:

  • 2 038 por excesso de velocidade;
  • 171 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC);
  • 119 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 452 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 146 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

 ·     Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 786 acidentes, dos quais resultaram 2 vítimas mortais, 23 feridos graves e 220 feridos leves.

 No que concerne ao acidentes com vítimas mortais, importa referir que os mesmos dizem respeito a:

  • Atropelamento de peão, género feminino, ocorrido em 24 de dezembro, pelas 19h51min, na rua Casal de Baixo, em Turquel, Benedita, tendo sido envolvido um veículo ligeiro;
  • Despiste, ocorrido em 25 de dezembro, pelas 16h31, na Estrada Nacional (EN) 102, em Louredo, Vieira do Minho, Braga, tendo sido envolvido um veículo ligeiro e resultado uma vítima mortal do género masculino.

 Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:

  • Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Excesso de velocidade;
  • Utilização indevida do telemóvel;
  • Utilização correta do cinto de segurança e do SRC;
  • Falta de inspeção periódica obrigatória;
  • Falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.

Ontem foi sentido um sismo com várias repetições com epicentro em Vendas Novas

Na noite de ontem, dia de Natal foi sentido um sismo em Montemor-o-Novo, pelas 21.02 horas que teve o epicentro em Vendas Novas, com uma magnitude de 4.0 a 20 km de profundidade.

Já tinha acontecido o primeiro, pelas 16h30 horas, mas com uma magnitude de 0.3 a 15km de profundidade.

De madrugada voltou a repetir, com magnitude 1.5 e 1.1 pelas 23.44 horas e 00.07 horas respetivamente e às 04.47 da manhã, houve mais um registo desta vez com uma magnitude de 0.6 e uma profundidade de 11km.

O segundo sismo sentiu-se em várias localidades, não só na região Alentejo mas também em Lisboa.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas, não houve danos a registar.

Autarcas do distrito de Évora visitam obra do Hospital Central do Alentejo

Na passada quinta-feira, dia 21 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão, e a Vereadora Sílvia Santos, com o pelouro da saúde, visitaram a Obra do Novo Hospital Central do Alentejo, a convite da Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde, Professora Doutora Maria Filomena Mendes.

A visita representou também o fim de uma fase de relações institucionais saudáveis mantidas entre a ARS Alentejo e os Municípios Alentejanos, e que terminam da melhor maneira, no seio de uma obra tão importante e que deve orgulhar todos os alentejanos.

A ARS será extinta a 31 de dezembro de 2023, entrando em funcionamento em 2024, no que diz respeito ao distrito de Évora, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central.