Na reunião da Assembleia Municipal, de dia 15 de dezembro, foram aprovadas as propostas de Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2024 (GOPs24) apresentadas pela CDU e já anteriormente aprovadas em sede de Reunião de Câmara Municipal.
Com a aprovação destes instrumentos de gestão, é viabilizada a prossecução de inúmeros projetos e investimentos estruturantes para o Concelho e a Região.
Desta forma pode avançar, a título de exemplo, o Projeto Capital Europeia da Cultura Évora 2027, o Plano Local de Habitação, o reforço de verbas para resposta à limpeza e higiene, a intervenção nas escolas e o apoio a estruturas associativas, entre outras matérias fundamentais para a resposta às necessidades da população.
Com plena consciência de que há ainda um caminho a percorrer, valoriza-se o processo de recuperação do equilíbrio económico e financeiro municipal, que permitirá obter financiamento para investir substancialmente na melhoria da rede viária, de água e saneamento do Concelho, áreas que todos reconhecem ser prioritárias.
Há, no entanto, ainda forças políticas que insistem numa irresponsável atitude de força de bloqueio. Referimo-nos ao PSD, que procurou, mais um a vez, inviabilizar este orçamento, segundo a lamentável perspetiva do “quanto pior melhor”.
A comissão concelhia de Évora do PCP saúda a aprovação das GOPs24 e assume a firme convicção de que, juntos, conseguiremos continuar a dar saltos qualitativos no desenvolvimento que Évora vem registando, contrariar a politica do “bota a baixo” e produzir melhorias sem precedentes da qualidade de vida das populações.