Empreitada de Remodelação das Redes de Infraestruturas e Pavimentação em Alvito
Assembleia Municipal de Évora aprova as opções do plano e o orçamento para 2024
Na reunião da Assembleia Municipal, de dia 15 de dezembro, foram aprovadas as propostas de Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2024 (GOPs24) apresentadas pela CDU e já anteriormente aprovadas em sede de Reunião de Câmara Municipal.
Com a aprovação destes instrumentos de gestão, é viabilizada a prossecução de inúmeros projetos e investimentos estruturantes para o Concelho e a Região.
Desta forma pode avançar, a título de exemplo, o Projeto Capital Europeia da Cultura Évora 2027, o Plano Local de Habitação, o reforço de verbas para resposta à limpeza e higiene, a intervenção nas escolas e o apoio a estruturas associativas, entre outras matérias fundamentais para a resposta às necessidades da população.
Com plena consciência de que há ainda um caminho a percorrer, valoriza-se o processo de recuperação do equilíbrio económico e financeiro municipal, que permitirá obter financiamento para investir substancialmente na melhoria da rede viária, de água e saneamento do Concelho, áreas que todos reconhecem ser prioritárias.
Há, no entanto, ainda forças políticas que insistem numa irresponsável atitude de força de bloqueio. Referimo-nos ao PSD, que procurou, mais um a vez, inviabilizar este orçamento, segundo a lamentável perspetiva do “quanto pior melhor”.
A comissão concelhia de Évora do PCP saúda a aprovação das GOPs24 e assume a firme convicção de que, juntos, conseguiremos continuar a dar saltos qualitativos no desenvolvimento que Évora vem registando, contrariar a politica do “bota a baixo” e produzir melhorias sem precedentes da qualidade de vida das populações.
Festa de Natal do RCM num formato verde e solidário foi um sucesso
Montemor: Coral de São Domingos volta a dar seu já habitual Concerto de Reis
Campanha “No Natal, Comércio local” atribui prémios no valor de seis mil euros
Exposição “Tauromaquia de Coruche” patente no Museu Municipal
Câmara de Alvito está empenhada em tornar as Grutas do Rossio visitáveis
Localizadas na freguesia de Alvito as Grutas do Rossio existem desde o século XIII, mas foram reencontradas apenas em meados do século XX.
Estas grutas nasceram devido à exploração de pedreiras através do sistema de abertura de túneis, de onde eram retiradas pedras de calcário utilizadas na construção de mós.
A Câmara está a trabalhar na possibilidade de tornar visitáveis as Grutas do Rossio, como adiantou à RNA, José Efigénio, Presidente da Câmara de Alvito.
A empreitada tem um valor de cerca de 379 mil euros, esta é uma intervenção que conta com financiamento de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
GNR: incêndio urbano em Montemor-o-Novo
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 19 de dezembro, oito acidentes de viação, sendo seis colisões e dois despistes, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.
Foi registado ainda um incêndio urbano, na localidade de Montemor-o-Novo, do qual resultaram danos materiais em cozinha de habitação.
No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências, sendo quatro crimes contra o património e dois crimes contra as pessoas.
Foram efetuadas cinco detenções em flagrande delito, pelo furto de produtos agrícolas (azeitona).
No âmbito contraordenacional registaram-se 47 infrações relativas à legislação rodoviária e duas relativas à legislação policial.
Cinema no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo dia 23 de dezembro
Ação de formação de “Marketing Digital” em Montemor-o-Novo
Atlético Clube de Montemor-o-Novo conta com uma equipa de basquetebol no escalão de seniores masculinos
Montemor: Corte de vegetação dia 21 de dezembro
Nutriclube de Culinária quinzenalmente no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo
O Nutriclube de Culinária é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde os jovens maiores de 14 anos têm aulas de culinária quinzenalmente, no Centro Juvenil, às quartas-feiras.
Esta é uma atividade que permite aos jovens aprender sobre culinária e nutrição, utilizando produtos locais de qualidade e valor nutritivo. O clube promove também a aprendizagem de confeção saudável de alimentos e adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável.
Agrupamento de escolas de Montemor-o-Novo organizou almoço de Natal
Freedance no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo
Euromilhões com jackpot de 53 milhões de euros
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 53 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 19 de dezembro, na chave sorteada.
O segundo prémio, no valor de 529 mil euros saiu a um apostador no estrangeiro.
Para Portugal vieram dois terceiros prémios, de 17 mil euros, num total de sete contemplados.
O quarto prémio, de 2.967 euros, saiu a 13 apostadores no estrangeiro
A chave sorteada ontem é composta pelos números: 10 – 20 – 41 – 43 – 45 e pelas estrelas 02 e 12.
Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.