Grupo União Sport termina ano com a segunda derrota consecutiva e fortes críticas à arbitragem

Neste fim-de-semana, 16 e 17 de dezembro, teve lugar a última jornada de 2023 do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na 9.ª jornada da Liga Elite, neste domingo, 17 de dezembro, o Grupo União Sport (GUS) foi a Viana do Alentejo, somar a sua segunda derrota consecutiva, perdendo com o Sporting de Viana por 1-0, num jogo em que no final, o treinador Fábio Neves e o Presidente do GUS, Nuno Malagueira, deixaram fortes críticas à arbitragem, com o Presidente a deixar um apelo para que os árbitros sejam isentos e que respeitem o GUS, acrescentando que “não nos vão deitar abaixo”, pois “parece que nos querem empurrar para qualquer lado”.
Já na Liga AFE, onde se realizou a 8.ª jornada, as despedidas de 2023 foram feitas com 3 derbys este fim-de-semana. No sábado, o Cabrela recebeu o Foros de Vale de Figueira averbando a sua primeira derrota, com o Foros a vencer por 0-1. No outro derby de sábado, o Valenças empatou em casa 3-3 com o Cortiçadas de Lavre, após a equipa forasteira estar a ganhar por 0-3. Já neste domingo, o Estrela Escouralense empatou no seu Campo 25 de Abril 2-2 com o Fazendas do Cortiço, permitindo aos Foros isolar-se na 1.ª posição da tabela classificativa.

Em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, a deslocação do União ao terreno do Sp. Viana, a formação treinada por Fábio Neves apresentou-se com alterações no 11 inicial, com Willian Paes na baliza, e a entrada de Wesley Oliveira. Nos convocados merece referência André Arraiolos, júnior de 1.º ano, que se sentou no banco de suplentes e viria a entrar nos segundos 45 minutos. Dar nota também da informação de que, após a saída de Carlos Cassola, também Lito, que saiu para o estrangeiro, já não faz parte do plantel unionista. Sobre o jogo jogado, a equipa da casa entrou forte e teve logo aos 2 minutos grande oportunidade, com Matheus na cara de Willian Paes, que fechou bem a sua baliza. Pouco depois, os mesmos protagonistas, mas o mesmo desfecho. Mas, à terceira foi de vez, aos 11 minutos, o Viana marcou, aproveitando a passividade da defesa alvinegra, com Brandão vindo da direita, a rematar para o golo inaugural. A defesa do União não estava bem, enquanto que o Sp. Viana pressionava bem o portador da bola. Por volta dos 20 minutos terá ficado uma grande penalidade por assinalar, que beneficiava o União, por carga sobre Preciado, que o árbitro José Godinho, entendeu não assinalar. Depois, o Viana esteve muito perto do 2-0, com Brandão a disparar para a baliza, mas a bola esbarrou no poste. O União, por seu turno, tentava reentrar na partida, com Bugio a tentar a sua sorte de longe. Aos 39 minutos, no União, Ulisses Santos saiu lesionado, sendo rendido por Luís Madeira, que entrou muito bem no encontro. Ao intervalo o Sp. Viana vencia de forma justa.
A 2.ª parte iniciou sem substituições e com Viana a criar logo no 1.º minuto duas chances de ampliar a vantagem. Após isso, o União cresceu no jogo e reagiu, e ainda se gritou golo, após boa jogada de Capela, com o golo de Preciado a ser anulado pelo auxiliar, que assinalou fora de jogo, o que valeu muitos protestos por parte do banco alvinegro. Aos 59 minutos, o treinador do Viana, Luís Coxola, efetuou dupla alteração, com Vaqueira e Angélico a entrarem para os lugares de Djerman e Kababa. Com o União mais balanceado no ataque, o Viana esteve perto de marcar, através de contra-ataque venenoso. Entretanto, o Viana faz nova substituição com Barreto a render o perdulário Matheus. O União estava a fazer uma melhor 2.ª parte, com o Viana a cair muito, mas o jogo estava a ficar muito confuso e faltoso. Aos 82 minutos, Fábio Neves, treinador do GUS, fez entrar André Arraiolos, que substituiu Preciado, com o jogador ainda júnior a estrear-se na equipa principal do União. Pouco depois, parece ficar outra grande penalidade por marcar, esta favorável ao Viana, por falta sobre Barreto. O Viana podia ter fechado o jogo, após erro defensivo, mas a jogada terminou em canto. Já em cima dos 90 minutos, no União, Pedro Reis entra para o lugar de João Bugio, enquanto que no Sp. Viana, Brandão e Levy são rendidos por Garcia e Anderson. O União terminou com o central Wesley a servir de ponta de lança, quando faltavam jogar 7 minutos de tempo de compensação. O jogo estava partido e os últimos minutos esfumaram-se com o resultado da 1.ª parte a manter-se, permitindo ao Viana regressar às vitórias. A terminar, é preciso sublinhar que a equipa de arbitragem não fez um trabalho feliz.

Resultados:
Liga Elite > 9.ª Jornada > 17 dez. 2023
Alcaçovense 0-4 Estrela FC (16/12)
Arcoense 1-2 Lusitano de Évora “B”
Sp. Viana Alentejo 1-0 Grupo União Sport
Canaviais 0-1 Redondense
Monte Trigo 3-1 Lusitano Arraiolense
Atlético SC 1-2 Portel

Liga AFE > 8.ª jornada > 17 dez. 2023
Grupo A
Aguiar 5-3 Corval (10/12)
Estremoz 0-0 Oriolenses
Calipolense 1-1 S. Manços
S. Bartolomeu Outeiro 3-3 Borbense
Vera Cruz 0-1 Bencatelense

Grupo B
Cabrela 0-1 Foros de Vale de Figueira (16/12))
Valenças 3-3 Cortiçadas de Lavre (16/12)
Estrela Escouralense 2-2 Fazendas do Cortiço
S. Pedrense 3-1 Tourega

Projeto Arronches + ECO marca a busca por uma comunidade mais sustentável

O Projeto Arronches + ECO marca a busca por uma comunidade mais sustentável.
O município está focado na educação ambiental e o projeto abrangeu uma variedade de temas cruciais, desde o consumo sustentável da água até à compostagem doméstica, passando também pelas complexidades das alterações climáticas.
Arronches é um lugar onde a história, a cultura e a natureza se encontram e que agora enfrenta um dos maiores desafios do nosso tempo, as alterações climáticas. Nos últimos anos, fenómenos climáticos extremos, como as ondas de calor, as inundações e as secas têm causado grandes prejuízos materiais no planeta. Como em muitas regiões, Arronches tem sentido o impacto do aquecimento global.
O projeto Arronches + ECO desdobrou-se em atividades direcionadas não apenas à população em geral, mas também aos alunos do Centro Lúdico e a diversas entidades locais. A disseminação do conhecimento sobre práticas ambientais responsáveis foi a peça central desse esforço coletivo. Este é um testemunho do poder da educação ambiental para moldar um futuro mais promissor e ambientalmente consciente.
É altura de mudarmos comportamentos, hábitos e ciclos. Iniciativas verdes têm surgido focadas na redução da pegada ecológica, mas o caminho é longo. Surge aqui a oportunidade de construir um Município mais verde e mais sustentável.

“Imagem Viva III” exposição de pintura em Reguengos de Monsaraz

Imagem autarquia Reguengos de Monsaraz
“Imagem Viva III”, é a exposição de pintura da artista espanhola Sacramento Garcia Buzo.
Esta mostra vai estar patente até dia 7 de janeiro de 2024, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.
A referida exposição  pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.

DECO promove Natal Sustentável com o LifestyleTest

LifestyleTest é uma ferramenta inovadora para avaliar e adotar escolhas de vida mais sustentáveis, medindo a pegada carbónica do consumidor. É um teste único em Portugal.

Este Natal, a DECO incentiva os cidadãos a adotar um estilo de vida sustentável, promovendo práticas conscientes e a redução da pegada de carbono. A DECO participa no projeto europeu Lifestyletest.eu/pt que desenvolveu este teste que avalia os hábitos de consumo em 4 áreas:  casa, transporte, alimentação e compras.

De forma prática e descomplicada, o LifestyleTest ajuda os cidadãos medirem a sua pegada carbónica e receberem ações personalizadas que permitem fazer mudanças sustentáveis e saudáveis e reduzir o impacte ambiental individual.

Este teste permite não só comparar o resultado individual com o de outros cidadãos europeus e com a média europeia, mas também nos indica a posição individual face ao objetivo de neutralidade carbónica em 2030.

As respostas de todos os consumidores vão constituir dados (anónimos) relevantes que ajudam os investigadores e decisores políticos a adotar medidas para promover a mudança e o objetivo de neutralidade climática.

Fernanda Santos, Coordenadora de Projetos e Inovação na DECO, compartilhou a visão do projeto: “O LifestyleTest permite-nos conhecer o nosso impacte ambiental e a partir daqui tomar consciência que precisamos mudar. É um teste que nos inspira para vidas melhores, mais saudáveis e em respeito pelos limites do planeta.”

Natal Sustentável – as dicas da DECO

Neste período festivo, a DECO oferece-lhe dicas práticas e exemplos inspiradores para um Natal sustentável, conectando o LifestyleTest ao espírito Natalício de responsabilidade ambiental:

Decorações sustentáveis:

– Opte por decorações reutilizáveis, como enfeites de madeira ou tecido.

– Crie as suas próprias decorações com a utilização de materiais reciclados.

Presentes úteis e conscientes:

– Opte por presentes sustentáveis, em segunda mão ou de origem local.

– Considere oferecer experiências em vez de objetos materiais.

– Crie os seus próprios presentes para oferecer

Refeições Sustentáveis:

– Planeie refeições com tempo e com ingredientes locais e sazonais.

– Reduza o desperdício de alimentos: opte por comprar em menor quantidade. Faça uma mesa de Natal em partilha com os seus convidados em que cada um contribui. No final, reparta as sobras alimentares.

Poupe Energia:

– Opte por Iluminar a casa com luzes LED eficientes e não as deixe ligadas durante a noite ou se não estiver em casa.

Transporte Consciente:

– Evite muitas deslocações para fazer compras: concentre as compras num único dia e num único local. Desta forma, reduz as emissões de carbono em viagens.

Como participar na ação Natal Sustentável da DECO:

– Faça o teste à sua pegada carbónica em Lifestyletest.eu/pt e conheça as suas emissões de CO2

– Receba dicas personalizadas para reduzir sua pegada de carbono.

– Mude o seu comportamento, inspire os que o rodeiam e implemente práticas sustentáveis neste Natal e ao longo do ano.

– Passe a palavra e fale do LifestyleTest aos seus amigos e familiares.

“Férias Divertidas” no próximo dia 18 de dezembro em Vila Viçosa

O município de Vila Viçosa promove uma iniciativa intitulada de “Férias Divertidas”, direcionada para crianças entre os 6 e os 12 anos.

Este programa contempla serviço de refeições e vai decorrer nos dias de 18 a 29 de dezembro, das 08h00 às 18h00, revela o vice-presidente do município de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, “as férias divertidas são uma iniciativa da Câmara Municipal que visa ocupar os tempos livres durante as férias do período natalício. Vamos  dar um período de ocupação com atividades culturais e pedagógicas às crianças do nossos concelho entre os 6 e os 12 anos, incluindo os serviços de refeições. Estas atividades vão levar esse período de tempo entre os dias 18 e 29 de dezembro, das 08:00 às 18:00 horas, que vai ter lugar na Escola EB1 do Carrascal”.

 

 

11 clubes do Alentejo vão poder fazer obras para reduzir pegada ecológica

A delegação do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) divulgou, recentemente, a lista de clubes da região que vão ser contemplados com apoios financeiros, ao abrigo do PRID, o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas.

Ao todo, na região, são 11 clubes os beneficiários deste programa, na sua grande maioria do distrito de Évora, mas também de Beja e Setúbal. Por outro lado, não há qualquer contemplado com este apoio em Portalegre, dado que nenhum clube do distrito apresentou candidatura, revela o diretor do IPDJ Alentejo Miguel Rasquinho.

“Lançamos esta edição do PRID com um objetivo muito específico. As candidaturas deste ano têm o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e de ajudar os clubes a reduzir a sua pegada ecológica, nomeadamente apoiando a instalações de lâmpadas LED, de painéis solares, de bombas de calor, de tudo aquilo que reduza o consumo energético”, adianta Miguel Rasquinho.

Esta preocupação com sustentabilidade ambiental a ser aplicada ao PRID surge no seguimento da intenção do Governo em procurar “diminuir a dependência do país de combustíveis fósseis”.

Desta vez, e com a comparticipação aos clubes a aumentar dos 50 para os 70%, a maior fatia do investimento total feito pelo IPDJ, ao abrigo do PRID, que é de dois melhores de euros, foi entregue à região Alentejo, revela ainda o responsável.

São contemplados, com o apoio financeiro do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, oito clubes do distrito de Évora, dois de Beja e um de Setúbal. A lista completa para conhecer na tabela abaixo:

Câmara Municipal de Montemor-o-Novo é focada na melhoria e adequação das estruturas orgânicas municipais

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo é focada na melhoria e adequação das estruturas orgânicas municipais à realidade e à diversidade de competências assumidas pelo Município, por forma a garantir a melhor prestação do Serviço Público de qualidade e em estreita articulação e proximidade com a população e organizações associativas.
O Movimento Associativo é uma área determinante na vida do nosso concelho, dada a sua dinâmica e elevada participação dos seus agentes, pelo que, o Município, tem vindo a reforçar o seu compromisso de valorização do associativismo e de apoio ao fomento da sua atividade.
No seguimento deste objetivo, o Município de Montemor-o-Novo acaba de criar o Portal do Associativismo online, cuja apresentação teve lugar a 6 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal “Almeida Faria”. Para além da empresa que efetuou o Portal, passaram pela mesa desta apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o Vereador do Pelouro da Modernização e Organização Informática, António Pinto Xavier, e o Coordenador da Gabinete das Associações, Rui Simões. Também na assistência, com representantes de muitas das associações do concelho, estiveram também os vereadores Henrique Lopes e Sílvia Santos.

Está a decorrer em Montemor a campanha solidária “Cada criança um Rei”

Está a decorrer em Montemor-o-Novo a campanha solidária “Cada criança um Rei”.

Todos os montemorenses estão convidados a entregar brinquedos, livros ou roupa que já não sejam utilizados, para que possam ser entregues a crianças carênciadas no dia de Reis.

A entrega das ofertas, pode ser feita em todas as instalações que fazem parte da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras.

A campanha decorre até 31 de dezembro.