Oficina de Fabricação Digital e Automatismos no Centro Juvenil de Montemor

A Oficina de Fabricação Digital e Automatismos acontece todas as segundas-feiras, das 14 às 18 horas, no Centro Juvenil, em Montemor-o-Novo.

Os jovens que estiverem interessados “podem usufruir das impressoras 3D e softwares que lhes permite criar e fazer trabalhos na área da fabricação digital e automatismos, podem ter uma primeira abordagem nesta área das novas tecnologias”, esclarece Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, sobre a Oficina de Fabricação Digital e Automatismos.

Esta atividade é dedicada aos jovens com mais de 14 anos e tem inscrição limite até oito jovens.

CCDR Alentejo debate “Regulamento Geral de Proteção de Dados”

Uma ação de esclarecimento sobre o “Regulamento Geral de Proteção de Dados” teve lugar nas instalações da CCDR Alentejo, inserida na sua missão de apoio à administração local.

Esta sessão foi dirigida às autarquias locais e às Comunidades Intermunicipais do Alentejo, sendo estendida a todos os funcionários CCDR Alentejo, tendo em conta pertinência de um tema tão atual como a Proteção de Dados.

Ministrada por Nuno Sousa, cerca de quarenta representantes das autarquias locais, Cim’s e da CCDRA tomaram conhecimento não só da legislação nacional e europeia sobre a regulamentação da Proteção de dados como também dos procedimentos a ter no sentido de assegurar a ordem jurídica nacional, relativa à proteção das pessoas singulares, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

Substituição do relvado sintético do Parque Desportivo Municipal perto da conclusão

Encontra-se já em fase bastante adiantada, a obra de substituição do relvado sintético do Parque Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo.

Prevê-se que, no início de 2024, já seja possível desembrulhar esta autêntica prenda de Natal para os clubes e associações que o utilizam. A empreitada, iniciada no passado mês de setembro (após a inauguração do relvado sintético do Campo 25 de Abril, em Fazendas do Cortiço), consistiu na remoção do piso antigo e sua respetiva substituição pelo novo relvado, composto por tapete de base elástica e dispondo de marcações certificadas para a prática de futebol (7, 9 e 11) e rugby, de acordo com os critérios FIFA Quality Pro e World Rugby Rule 22, respetivamente.

A obra teve uma adjudicação de 265 mil euros, e foi levada a cabo pelo Município de Montemor-o-Novo, para permitir que vários clubes do concelho possam continuar a usufruir do Parque Desportivo Municipal, agora com uma melhoria significativa das suas condições. Quanto ao piso antigo, o produto removido do mesmo será depositado, tal como acordado com o Grupo União Sport, no Estádio 1.º de Maio, onde ficará armazenado de forma a que seja possível a sua reutilização por várias associações do concelho de Montemor-o-Novo.

Acordo entre Município de Montemor-o-Novo e STAL garante Direitos dos Trabalhadores

O Município de Montemor-o-Novo, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL), assinaram ao final de tarde de quinta-feira, 7 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um novo Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEP).

A assinatura do ACEP, após negociações entre a Câmara Municipal e a Direção Regional do STAL, vem reafirmar que o Município de Montemor-o-Novo assume a defesa dos direitos dos trabalhadores, como salvaguarda da prestação de um Serviço Público de Qualidade. A assinatura deste acordo visa regular as relações laborais entre a autarquia e os seus trabalhadores, o que significa, de acordo com o STAL, mais uma conquista de direitos.

Saliente-se que as relações institucionais entre Município e Comissão Sindical, desde a primeira hora da tomada de posse deste novo executivo municipal, têm-se pautado pela colaboração e respeito, sempre em prol da melhoria do trabalho da autarquia e na fundamental garantia dos direitos mas também de deveres dos trabalhadores.

Atividade operacional semanal da GNR de Évora

O Comando Territorial de Évora, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Évora, no período de 4 a 10 de dezembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais: 

  1. Detenções:  17 detidos em flagrante delito:

·         Seis por furto de produtos agrícolas;

·         Cinco por condução sob o efeito do álcool;

·         Três por condução sem habilitação legal;

·         Um por violência doméstica.     

  1. Trânsito:

Fiscalização169 infrações detetadas, destacando-se:

  • 117 por excesso de velocidade;
  • 15 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 15 relacionadas com tacógrafos;
  • Nove por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • Sete por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • Seis relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • Quatro por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • Dois relacionadas com pneumáticos;
  • Dois por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

 

Sinistralidade:  41 acidentes registados, destacando-se:

  • Três feridos ligeiros.

 

  1. Fiscalização Geral: 16 autos de contraordenação:
  • Oito no âmbito da legislação policial;
  • Oito no âmbito da legislação ambiental.

Concurso ImagineEU termina esta quinta-feira

A Comissão Europeia está a desafiar os alunos dos dois últimos anos do ensino secundário a participar no concurso de vídeo ImagineEU, permite aos estudantes trabalhar em equipa e desenvolver competências que lhes permitam ser cidadãos ativos, familiarizando-os simultaneamente com a Iniciativa de Cidadania Europeia.

O concurso ImagineEU permite aos estudantes trabalhar em equipa e desenvolver competências que lhes permitam ser cidadãos ativos, familiarizando-os simultaneamente com a Iniciativa de Cidadania Europeia.

A participação no concurso, que pode ser feita em equipas, constituídas por um máximo de sete alunos, sob a supervisão de um professor, faz-se através de um vídeo, onde os jovens têm a possibilidade de apresentar sugestões para melhorias concretas na União Europeia.

Os vídeos devem ser submetidos na plataforma do concurso até ao dia 13 de dezembro, quinta-feira, ficando a votação até dia 20 deste mesmo mês.

Os votos do público serão um dos elementos tidos em conta pelo júri. As três equipas vencedoras ganharão uma viagem de estudo a Bruxelas, de 21 a 23 de março de 2024.

Terramay um destino de turismo sustentável

Terramay é um destino autossustentável e regenerativo localizado nas margens do Alqueva, perto da aldeia do Rosário, concelho do Alandroal. Foi fundada por Anna e David com o objetivo de construir uma empresa ecológica e socialmente sustentável, este casal mudou-se para a Suíça e depois para Berlim, antes de decidirem que queriam uma vida diferente para seus filhos em Portugal.

O conceito de turismo na Terramay é baseado na proximidade com a horta, que é vista como o coração do projeto.

É preparada a terra para a agricultura de forma gradual, devido ao custo físico e psicológico elevado associado à remoção de pedras, cultivam uma variedade de hortícolas e aromáticas em 75 caixas e 82 linhas, mudando as culturas de acordo com o que o mercado pede e sempre de acordo com a micro-sazonalidade.

Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

Concerto de Natal em Alcáçovas no próximo domingo

Tem lugar na Vila de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, no próximo domingo, dia 17 de dezembro, pelas 17h00, um concerto de Natal.

Vai ser na igreja matriz de Alcáçovas e conta com parceria da Paróquia de São Salvador de Alcáçovas e com uma participação especial do Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas.

O referido concerto é oferecido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas à comunidade.

Atleta Alentejano é 2º Classificado da Geral no Torneio internacional em Espanha 

Pedro Brito, entre os dias 7 e 10 de dezembro participou no Open de Espanha, prova internacional no campo de Sancti Petri Hills Golf, Chiclana de La Frontera, Cádiz, num campo difícil, onde o vento se fez sentir em algumas partes da prova e que cada erro era muito penalizador para os atletas e era quase impossível de não errar.

 Estiveram presentes cerca de 200 dos melhores atletas do mundo onde o ateltas Eborense disputou até ao último pontapé do último buraco a prova com os atletas Sandro Rodriguez (campeão Espanhol) e Josef Nëmec (campeão Eslovaco) tendo a vitória sorrido ao atleta Espanhol com um pontapé de vantagem para o atleta Português que por sua vez ficou um pontapé à frente do atleta Eslovaco por um pontapé.
O Atleta Eborense depois do 17º lugar no campeonato do mundo em junho deste ano, participou na última prova internacional do ano e com um registo que faz orgulhar o FootGolf Português.

“Alandroal ConVida” nos dias 16 e 17 de dezembro

A edição de natal da iniciativa “Alandroal ConVida” está de regresso nos dias 16 e 17 de dezembro, sendo que, desta vez, o Mercado de Natal decorre no Mercado Municipal da vila.

Esta iniciativa, que inclui um conjunto alargado de atividades, tem como objetivo principal aproximar os habitantes e o comércio local, explica o presidente do município de Alandroal, João Grilo: “pretende criar uma dinâmica de aproximação entre os habitantes, o comércio local e as instituições numa altura de natal, aproveitar a época natalícia para as pessoas fazerem compras no comércio local, que participem em atividades conjuntas em que a câmara, as juntas de freguesias e as outras entidades se envolvem, e criar atividades para que as pessoas passem bons momentos no concelho”.

Esta edição traz, pelo menos, uma novidade. Se nos anos anteriores era feito um sorteio com os vouchers adquiridos, após compras no comércio local, desta feita serão três. “Através de vales da compra no comércio local dá direito a um vale de participação no sorteio, nós este ano vamos fazer três sorteios, ao longo do período em que decorre a iniciativa, ao contrário do que fazíamos em anos anteriores, que era apenas um sorteio no final”, explica João Grilo.

No decorrer do evento, e a par de um mercado de natal, não vão faltar atividades, sobretudo, a pensar nos mais pequenos: “temos as atividades normais de natal para as crianças, temos a chegada do pai natal, a animação de rua, as atividades vocacionadas para os mais novas, temos o habitual passeio dos pais natais motards, que em colaboração do moto clube de alandroal passam por todo o concelho a distribuir lembranças as crianças, temos o mercado de natal, este ano vai se realizar junto do mercado municipal, vamos tentar criar uma dinâmica à volta deste espaço”.

O Balcão da Inclusão de Odemira é uma nova resposta social

O Balcão da Inclusão de Odemira é uma nova resposta social dirigida aos cidadãos com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias, com o objetivo de prestar um atendimento especializado, que inclui informação global e integrada sobre:

– Direitos e benefícios;
– Recursos existentes;
– Prestações e respostas sociais;
– Emprego e formação profissional;
– Produtos de apoio/ajudas técnicas;
– Benefícios fiscais;
– A cessibilidades e transporte e intervenção precoce e educação.
O Balcão da Inclusão apoia os cidadãos na procura de soluções mais adequadas à sua situação concreta.
Esta iniciativa resulta de protocolo estabelecido entre o Município de Odemira e o Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.

Comando Territorial de Évora da GNR registou 23 acidentes de viação durante este fim-de-semana

O Comando Territorial de Évora da GNR, registou este fim de semana, de 09 e 10  de dezembro, 23 acidentes de viação, 15 colisões, seis despistes e dois atropelamentos, dos quais resultaram um feridos leve e danos materiais.

Foi registado um acidente de trabalho, na localidade de Mora, do qual resultou um ferido leve.

A GNR registou ainda um incêndio urbano, na localidade de Nossa Senhora de Machede, concelho de Évora, do qual resultaram danos em recuperador de calor.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 29 ocorrências, sendo 13 crimes o património, oito crimes contra as pessoas, seis crimes contra a vida em sociedade e dois crimes contra o estado.

Foram ainda efetuadas 13 detenções, 12 em flagrante delito, seis pelo crime de furto de produtos agrícolas, quatro pelo crime de condução em estado de embriaguez e duas pelo crime de desobediência.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 81 infrações relativas à legislação de rodoviária, cinco relativas à legislação policial e duas relativas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, Artémis 2023/2024.

Gruta do Escoural com restrições nas visitas

Por razões de segurança e conservação, as visitas à Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, estão sujeitas a diversas restrições e condicionantes.

A Gruta  já não é da competência da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, mas sim da Direção Regional de Cultura, a autarquia apenas cupera com a entidade.

António Xavier, vereador da autarquia montemorense adiantou ainda à RNA, “que a ideia era aumentarem os recursos humanos do centro interpretativo da gruta, para poderem garantir as visitas guiadas e desenvolverem um site para as inscrições”.

A Gruta do Escoural, pode ser visitada exclusivamente mediante marcação prévia. As visitas de grupo não podem exceder o número máximo de 10 pessoas.

As visitas realizam-se de terça-feira a sábado, exceto no último sábado de cada mês e aos feriados. As visitas de grupo não podem exceder o número máximo de 10 pessoas.

Visita da manhã às 10h30m / Visita da tarde às 14h30m

Aplicação de um produto fitofarmacêutico nas ruas de Montemor-o-Novo

Até dia 15 de dezembro, entre as 22h e as 06h, está a decorrer a aplicação de um produto fitofarmacêutico (Montana Ascenza) para controlo de infestantes nas ruas da cidade.
A aplicação está a ser realizada, por uma empresa devidamente certificada para o efeito, durante o período noturno, de modo a evitar transtornos aos munícipes e assegurar as condições mais adequadas à aplicação (maior humidade e temperatura mais baixa).
A necessidade de aplicação deste produto surge em complemento do controlo mecânico já efetuado, por forma a obter uma maior eficácia no controlo de infestantes.
Assim, informa-se a população em geral, bem como os portadores de animais, que ao circularem pelas áreas tratadas o façam com a devida precaução, respeitando o período de reentrada no local tratado após a aplicação do fitofármaco até à secagem do produto. Por precaução, nas datas de aplicação, aconselha-se a recolha de eventuais vasos com plantas que detenha na via pública.
Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer alterações por motivos imprevistos.