10º aniversário da Associação Cultural Portalegre Core

O 10º Aniversário da Associação Cultural Portalegre Core irá decorrer nos dias 8 e 9 de Dezembro com lugar no CAE Portalegre.

A Associação Cultural Portalegre Core nasce no ano de 2013 pelas mãos de Hugo Correia. Após 10 anos de existência a Associação tem agora uma Magazine (com periodicidade anual e gratuita no seu website) e 5 festivais em mãos: o “Portalegre Core Fest” (7 edições), o “Festival de Curtas-Metragens Portalegre Core” (4 edições) o “Stand Up Fest” (3 edições), o “Horned-Snake Blues Festival” (2 edições) e o “Female Front Fest” (2 edições).

Com todo um leque de diversidade cultural a Associação é assim uma grande mais valia para a cidade de Portalegre onde este ano decide assinalar este marco com 2 dias de espectáculos.

No dia 8 de Dezembro de 2023 irá emitir uma vez mais as Melhores Curtas-Metragens (vencedoras) das edições já realizadas do “Festival Curtas-Metragens Portalegre Core”, irá apresentar uma mostra de Stand Up com humoristas portalegrenses ligados ao “Stand Up Fest” e ainda uma noite com 2 concertos (Little Orange + Rapaz Improvisado) dedicados ao Blues e ao evento “Horned-Snake Blues Festival”.

Já no dia 9 de Dezembro a Associação irá promover 3 concertos no decorrer da noite onde contará com a presença de “R.A.M.P.”, “Forja Negra” e “Drunkards Noia”. A mesma conta com o apoio maioritário do Município de Portalegre, CAE Portalegre, a União de Freguesias da Sé e S. Lourenço e de diversas empresas e associações locais.

Concerto de Mafalda Veiga e Banda de Lavre tem mais uma sessão no mesmo dia

A elevada procura de bilhetes para o concerto “Mafalda Veiga e Banda de Lavre”, agendado para dia 8 de dezembro, no Cineteatro Curvo Semedo, fez com que muito rapidamente a sala ficasse esgotada. Perante isto, e desde logo, o Município de Montemor-o-Novo, em conjunto com Mafalda Veiga e Banda de Lavre, uniram vontades e buscaram a concretização de um segundo concerto.
A vontade maior de, neste Natal, dar oportunidade ao máximo de munícipes de assistir a este espetáculo, permitiu a concretização desta prenda antecipada de Natal para a população de Montemor-o-Novo.
O segundo concerto irá realizar-se no mesmo dia 8 de dezembro, pelas 17h00, também no Cineteatro Curvo Semedo. Os bilhetes para este concerto adicional já estão à venda, no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo e na Bol: https://municipiomontemoronovo.bol.pt

Câmara de Alvito está empenhada em tornar as Grutas do Rossio visitáveis

Localizadas na freguesia de Alvito as Grutas do Rossio existem desde o século XIII, mas foram reencontradas apenas em meados do século XX.

Estas grutas nasceram devido à exploração de pedreiras através do sistema de abertura de túneis, de onde eram retiradas pedras de calcário utilizadas na construção de mós.

A Câmara está a trabalhar na possibilidade de tornar visitáveis as Grutas do Rossio, como adiantou à RNA, José Efigénio, Presidente da Câmara de Alvito.

A empreitada tem um valor de cerca de 379 mil euros, esta é uma intervenção que conta com financiamento de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

‘Maria Coroada’, coprodução de Alma d’Arame, apresentada no Curvo Semedo

Foi na noite de sábado, 2 de dezembro, que “Maria Coroada” foi apresentada em Montemor-o-Novo, no Cineteatro Curvo Semedo. A peça resulta de uma coprodução entre a associação cultural montemorense Alma d’Arame, a ASTA Teatro e a Companhia João Garcia Miguel, sendo encenada pelo próprio João Garcia Miguel e Amândio Anastácio. Para além disso, destacam-se os atores em palco, já que o elenco conta com alguns nomes conhecidos do público, como Manuel João Vieira e a protagonista Oceana Basílio.

A peça chegou a Montemor-o-Novo dias depois da sua estreia, que se deu entre os dias 23 e 26 de novembro, no Teatro Nacional São João, no Porto, conquistando os montemorenses e visitantes pela sua inegável qualidade. No público, o Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes.

Em cima do palco, a trama conta a história da fundação de um movimento social e religioso, em Granja do Tedo, liderado precisamente por Maria Coroada, autointitulada “Terceira Eva, por Jesus Coroada”. A história parte de factos reais e situa-se em 1840, pouco após a Guerra Civil Portuguesa. Em suma, a proposta de ‘Maria Coroada’ baseia-se na exploração das motivações por trás do referido movimento, do poder do encantamento e da habilidade humana de falar com figuras divinas.

Primeiro fim-de-semana do Mor Natal em Montemor-o-Novo foi positivo (c/fotos)

Com o mês de dezembro a iniciar, entrou também em curso o Mor Natal ’23. Na manhã de sábado, dia 2, a iniciativa “invadiu” o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, garantindo que o espírito da quadra chegava mais cedo a um dos pontos mais caraterísticos do comércio local montemorense.

A Feirinha de Natal tomou conta do jardim, ao passo que no interior do Mercado, a startUP Montemor-o-Novo montou a sua própria Feirinha, com espaço para os produtos das empresas incubadas. Opções não faltaram para os montemorenses que procuraram comprar algumas prendas de Natal sem ter de se deslocar.

O Mor Natal ’23 é uma iniciativa no âmbito do Protocolo Local que, em 2023, compromete-se uma vez mais em trazer toda a emoção positiva do Natal até Montemor-o-Novo, ao mesmo tempo que promove o comércio local. Comprar em Montemor-o-Novo é desenvolver o concelho. E durante o Mor Natal ’23, a animação nos principais pontos de comércio da cidade convidam-no a comprar por cá e, claro, a viver o Natal, que em Montemor-o-Novo… sabe muito bem!

Quinteto de Cordas da Orquestra do Alentejo e Margarida Pequito em Redondo

No próximo dia 09 de dezembro, pelas 18h30, no  Auditório do Centro Cultural de Redondo, tem lugar um programa musical.

O Quinteto de Cordas da Orquestra do Alentejo apresenta um programa que inicia de forma instrumental com um conjunto de obras do período Barroco.

No decorrer do concerto e já na formação de Quinteto de Cordas e Soprano transportará o ouvinte para um conjunto de melodias que evocam o espírito natalício.

Formação:

Violino 1 – Luís Rufo

Violino 2 – Susana Nogueira

Violeta – André Penas

Violoncelo – Samuel Santos

Contrabaixo – Hugo Monteiro

Soprano – Margarida Pequito

Seis anos dos Bonecos de Estremoz como Património da Unesco assinalados quinta-feira

Os seis anos da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO são assinalados, amanhã, 7 de dezembro, em Estremoz.

Para o presidente da câmara, José Daniel Sádio, este “é mais um dia de festa”, com várias iniciativas, onde é relembrado “esse dia único e fantástico para o concelho de Estremoz”.

As comemorações, a decorrer no salão nobre da Câmara Municipal, têm início às 18 horas, com a cerimónia oficial, segue-se a entrega de Certificado de Produtor de Bonecos de Estremoz a Vera Magalhães.

Pelas 18.25 horas decorrem duas conferências alusivas aos Bonecos de Estremoz. As comemorações terminam com um concerto, no Teatro Bernardim Ribeiro, às 22 horas, com o espetáculo dos Dezalinhados Filarmónica Rock Show, com a Banda Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense.

Exposição evocativa dos forais de Montemor

A exposição evocativa dos dois Forais de Montemor iniciou-se a 4 de novembro e estará patente no Centro Interpretativo do Castelo e Arquivo Municipal até 31 de dezembro deste ano.

A iniciativa pretende evocar, em simultâneo, os 820 anos do foral de D. Sancho e os 520 anos do foral de D. Manuel e os 450 anos da elevação de Montemor a vila notável.

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou ontem seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 29 de novembro, seis acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despistes e dois atropelamentos de animal, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências, sendo oito crimes contra o património e uma por crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 25 infrações relativas à legislação rodoviária, três relativas à legislação polícial e uma relativa à legislação ambiental.

Corte de vegetação dias 05 e 06 de dezembro em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa, que irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) na cidade de Montemor-o-Novo.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Pedimos que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno.

Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

“Já comeste fruta hoje?” uma iniciativa do Centro Juvenil

O Centro Juvenil tem vindo a promover ao longo dos anos, várias iniciativas e o “Já comeste fruta hoje?” é mais uma que decorre há cerca de 3/4 anos.

Esta atividade decorre na escola EB 2-3 “três dias por semana uma vez por mês” e segundo a responsável da SMEA, Anabela Ferreira, “consiste na prova de frutas da época variadas” das mais diversas formas.

De acordo com Anabela Ferreira, esta atividade pretende mostrar aos mais novos “a importância do consumo da fruta, contribuir para os hábitos alimentares saudáveis dos jovens e incentivá-los a consumir fruta, sempre sazonal e local”.

A responsável pela SMEA relembra que, “comer fruta está associado sempre ao risco menor de desenvolver certas doenças crónicas, assim como o controlo de peso a digestão saudável a saúde dos nossos órgãos vitais e que contribui para o crescimento e desenvolvimento destes jovens.”

Jardim Público e o Largo do Mercado Municipal de Montemor-o-Novo já respira Natal (c/fotos)

O Mor Natal ’23 já está em marcha e, por isso, o Jardim Público e o Largo do Mercado Municipal entraram na magia do Natal.
No Jardim Público, voltamos a ter um belo presépio artesanal com as suas figuras centrais, no Coreto, e uma árvore de luzes. No Largo do Mercado, temos outra. E também temos o Jardim do Pai Natal, com várias figuras bastante simpáticas e, claro, com o seu trenó estacionado e preparado para a habitual viagem anual.

Locais problemáticos ao nível de trânsito e circulação de veículos e sinaléticas analisados (c/fotos)

No passado dia 20 de novembro, o executivo da Junta de Freguesia, representado pelo Presidente António Danado e pelo Vogal André Banha, em conjunto com o Vereador da Câmara Municipal, António Xavier e o seu secretário Pedro Pisco, realizaram uma visita à cidade de Montemor, para, em conjunto analisarem os locais problemáticos ao nível de trânsito e circulação de veículos e sinaléticas.

Esta reunião vem no seguimento de diversos apelos e pedidos da União de Freguesias à Câmara Municipal, de modo a resolver os mesmos.