O 10º Aniversário da Associação Cultural Portalegre Core irá decorrer nos dias 8 e 9 de Dezembro com lugar no CAE Portalegre.
A Associação Cultural Portalegre Core nasce no ano de 2013 pelas mãos de Hugo Correia. Após 10 anos de existência a Associação tem agora uma Magazine (com periodicidade anual e gratuita no seu website) e 5 festivais em mãos: o “Portalegre Core Fest” (7 edições), o “Festival de Curtas-Metragens Portalegre Core” (4 edições) o “Stand Up Fest” (3 edições), o “Horned-Snake Blues Festival” (2 edições) e o “Female Front Fest” (2 edições).
Com todo um leque de diversidade cultural a Associação é assim uma grande mais valia para a cidade de Portalegre onde este ano decide assinalar este marco com 2 dias de espectáculos.
No dia 8 de Dezembro de 2023 irá emitir uma vez mais as Melhores Curtas-Metragens (vencedoras) das edições já realizadas do “Festival Curtas-Metragens Portalegre Core”, irá apresentar uma mostra de Stand Up com humoristas portalegrenses ligados ao “Stand Up Fest” e ainda uma noite com 2 concertos (Little Orange + Rapaz Improvisado) dedicados ao Blues e ao evento “Horned-Snake Blues Festival”.
Já no dia 9 de Dezembro a Associação irá promover 3 concertos no decorrer da noite onde contará com a presença de “R.A.M.P.”, “Forja Negra” e “Drunkards Noia”. A mesma conta com o apoio maioritário do Município de Portalegre, CAE Portalegre, a União de Freguesias da Sé e S. Lourenço e de diversas empresas e associações locais.




Localizadas na freguesia de Alvito as Grutas do Rossio existem desde o século XIII, mas foram reencontradas apenas em meados do século XX.
Foi na noite de sábado, 2 de dezembro, que “Maria Coroada” foi apresentada em Montemor-o-Novo, no Cineteatro Curvo Semedo. A peça resulta de uma coprodução entre a associação cultural montemorense Alma d’Arame, a ASTA Teatro e a Companhia João Garcia Miguel, sendo encenada pelo próprio João Garcia Miguel e Amândio Anastácio. Para além disso, destacam-se os atores em palco, já que o elenco conta com alguns nomes conhecidos do público, como Manuel João Vieira e a protagonista Oceana Basílio.
Com o mês de dezembro a iniciar, entrou também em curso o Mor Natal ’23. Na manhã de sábado, dia 2, a iniciativa “invadiu” o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, garantindo que o espírito da quadra chegava mais cedo a um dos pontos mais caraterísticos do comércio local montemorense.
No próximo dia 09 de dezembro, pelas 18h30, no Auditório do Centro Cultural de Redondo, tem lugar um programa musical.
Os seis anos da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO são assinalados, amanhã, 7 de dezembro, em Estremoz.
A exposição evocativa dos dois Forais de Montemor iniciou-se a 4 de novembro e estará patente no Centro Interpretativo do Castelo e Arquivo Municipal até 31 de dezembro deste ano.
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 29 de novembro, seis acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despistes e dois atropelamentos de animal, dos quais resultaram danos materiais.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa, que irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) na cidade de Montemor-o-Novo.
O Centro Juvenil tem vindo a promover ao longo dos anos, várias iniciativas e o “Já comeste fruta hoje?” é mais uma que decorre há cerca de 3/4 anos.

