ERT Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividades e orçamento para 2024

A Assembleia-Geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo reunida no passado dia 30 de novembro em Santiago do Cacém aprovou por unanimidade a proposta de plano de atividades e orçamento para o próximo ano.

A ERT Alentejo e Ribatejo propõe-se acelerar a transição digital das empresas no caminho para a sua transformação e maior competitividade “Vamos reforçar a linha da certificação das empresas para a sustentabilidade e digitalização e começar a trabalhar com destinos locais, entregando-lhes guidance e competências. Mértola e Porto Covo são os primeiros eleitos”, garantiu o presidente da região de turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que se encontra em funções há pouco mais de quatro meses.

Mas as novidades não se ficam por aqui, já que pela primeira vez a ERT Alentejo e Ribatejo propõe-se atuar no eixo da valorização dos recursos humanos e na captação de pessoas para a força de trabalho do setor. As Bolsas de Empregabilidade e o programa de atração de talentos são as primeiras medidas a avançar, de acordo com o previsto no plano de atividades.

No que respeita à estruturação da oferta, os produtos principais que vão ser trabalhados são o Enoturismo e o Literário. “Mas isto não significa que estejamos desatentos a outras motivações muito importantes para os nossos dois destinos (Alentejo e Ribatejo), como são as ofertas outdoor que incluem o Cycling, as Caminhadas, os Caminhos de Santiago e o Autocaravanismo”, refere José Santos. “Vamos também começar a olhar para outras realidades emergentes, como são os casos do Turismo Mineiro, os Congressos e Incentivos e o Golfe”, sublinhou o presidente da entidade regional de turismo.

Este responsável salienta ainda a aposta em vários produtos específicos, como a Wine Route 118, no Ribatejo – muito associado em 2024 à Capital do Vinho – a valorização das Fortalezas de Interior, cuja 1ª fase irá ser candidatada ao PR Alentejo 2030 ou o programa de atração de nómadas digitais comum a todo o território. Sobre este último projeto, o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo sublinha que “estamos já em articulação com as 5 Comunidades Intermunicipais a estudar a viabilidade de criação de outros tantos hubs sub-regionais que possam servir de impulsionadores a este segmento específico de mercado que continua a crescer em todo o mundo”, informou.

José Santos aponta ainda baterias à candidatura do Baixo Alentejo à Cidade Europeia do Vinho em 2026, à elaboração do Plano de Acolhimento e Hospitalidade no âmbito da Capital Europeia da Cultura, que se estenderá a toda a região e à execução de programas de valorização turística da Serra de Ossa e do Parque Natural da Serra de São Mamede. No âmbito da comunicação, “vamos avançar com um plano específico de promoção para o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em conjunto com o Algarve e estamos a trabalhar com as Câmaras Municipais do Alentejo Litoral e os empresários no desenho de várias ações para aumentar a notoriedade da costa alentejana”, acrescentou.

A Entidade Regional de Turismo avançará também em 2024 com novas campanhas para o mercado nacional e pela primeira vez direcionará um plano específico para o território transfronteiriço com Espanha, com o qual, acredita, se poderá mitigar parte da sazonalidade dos dois destinos. Neste sentido “a conclusão da ligação ferroviária Évora-Elvas no 2º semestre de 2024 e a entrada em operação de uma linha de passageiros até ao Caia será uma oportunidade que não se poderá desperdiçar”, afirma o responsável do turismo do Alentejo e Ribatejo.

Montemor-o-Novo foi a localidade do Alentejo que registou subida de donativos do Banco Alimentar

Terminou este domingo, mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco alimentar contra a Fome onde o azeite foi um dos bens alimentares que mais escasseou, segundo explicou à RNA, Tiago Apleton, responsável de campanhas do distrito de Évora do Banco Alimentar Contra a Fome.

Sobre a campanha de recolha, Tiago Apleton, faz um balanço positivo e refere que “a maior parte dos alimentos recolhidos foram: arroz, massas, bolachas, leite e cereais de pequeno-almoço. Na totalidade da recolha foram contabilizadas 36.500 toneladas de alimentos, no entanto ainda faltam as recolhas de algumas localidades do distrito de Évora, que só serão feitas no dia de amanhã”.

Montemor-o-Novo, foi a localidade do distrito de Évora que teve o melhor resultado de sempre. A recolha totalizou 4 toneladas e 16kg de alimentos. Registou assim uma subida de 2.3%.

Coloque o óleo usado no sítio certo

Sabia que 1 litro de óleo usado pode contaminar 1 milhão de litros de água potável?

Valorizar o óleo alimentar usado é um assunto sério, mas é tão simples que qualquer criança pode fazê-lo. Coloque o óleo usado em garrafas fechadas e deposite-o no oleão mais próximo de si.

Futuro e desafios do setor olivícola em debate nas OLIVUM Talks

A 10.ª edição das OLIVUM Talks, evento anual de referência no setor olivícola, está agendada para amanhã, dia 5 de dezembro, no Nerbe/Aebal – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja. Neste dia, serão partilhados os mais recentes dados do estudo ‘Alentejo a liderar a olivicultura internacional’, um projeto de extrema importância para o setor.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30 e será conduzida por Pedro Lopes, Presidente da OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal. O encerramento, previsto para as 12h, será realizado pelo Ministro da Economia e Mar, António Costa e Silva.

Este ano, as discussões estarão centradas em quatro temas centrais que irão protagonizar os dois painéis de discussão. O primeiro painel, “Água e Olival – Desafios e Estratégias”, contará com a participação de Nelson Brito, Presidente do Grupo da Lei da Água e Coordenador da Comissão de Ambiente e Energia, José Núncio, Presidente da Direção da Fenareg, José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA, e Pedro Santos, Diretor geral da Consulai.

O segundo painel, “Economia e Azeite – Valorização e Tendências”, reunirá especialistas como Pedro do Carmo, Presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, Mariana Matos, Secretária-geral da Casa do Azeite, Filipe Pombeiro, Presidente da Assembleia Geral do NERBE/AEBAL, e Juan Vilar, CEO da Juan Vilar Consultores Estratégicos.

No fecho desta 10.ª edição das OLIVUM Talks 2023, será prestada uma homenagem ao Eng. Armando Sevinate Pinto, 1.º Presidente da Assembleia Geral, reconhecendo o seu notável contributo para o desenvolvimento do setor.

50 organizações apelam que aceleração de energias renováveis inclua natureza e comunidade

O Conselho da União Europeia adotou, formalmente, a Diretiva das Energias Renováveis, que obriga os Estados-Membros da União Europeia a acelerar significativamente os procedimentos de licenciamento de projetos de energias renováveis.

Neste sentido, 50 organizações e redes da sociedade civil europeias, entre as quais a Quercus, juntaram-se num Manifesto para propor uma forma de alcançar esta aceleração em harmonia com os ecossistemas e as comunidades locais.

Este manifesto é o tema em destaque esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir, na emissão, Às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Paços do Concelho de Montemor-o-Novo já cheira a Natal

Tal como tem sido tradição, quem entra no edifício dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo irá encontrar, em dezembro, o átrio e a escadaria, decorados e iluminados com motivos natalícios. Este trabalho, que mais uma vez nos orgulha e envaidece, é efetuado por técnicas do município da Oficina da Criança e Centro Juvenil que, com o seu gosto e imaginação, permitem que o edifício da Câmara Municipal se encha com o espírito de uma época símbolo de união.

Comando Territorial de Évora da GNR registou 24 acidentes de viação durante este fim-de-semana

O Comando Territorial de Évora da GNR, registou este fim de semana, de 02 e 03  de dezembro, 24 acidentes de viação, 10 colisões, dois despistes e dois atropelamentos, dos quais resultaram um feridos grave e dois feridos leves.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 22 ocorrências, sendo oito crimes contra as pessoas, sete crimes contra o património, quatro crimes contra a vida em sociedade, dois crimes contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 91 infrações relatovas à legislação de trânsito e duas relativas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, Artémis 2023/2024.

União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras adquiriu novo veículo

No âmbito da renovação e atualização da frota da União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras, procedeu-se à compra de um veículo Dacia Jogger, com capacidade para 7 lugares.

Desta forma, vimos renovar a frota para o Transporte Coletivo de Crianças, uma vez que existem carrinhas que, em breve, deixarão de poder fazer este tipo de serviço. Além disto, este veículo será também uma mais valia para o trabalho na Freguesia, bem como outro apoio importante ao Movimento Associativo da mesma.

 

 

Formação para profissionais da cultura, hoje na na oficina da criança

No âmbito do programa nexos, da Odisseia Nacional do teatro Nacional D. Maria II, tem lugar esta segunda-feira dia 04 de dezembro, uma formação para profissionais da cultura – públicos com necessidades específicas, vai ser entre as 14h30 e as 17h30 na oficina da criança.

O objetivo é formar estes profissionais para a interação com diferentes tipos de público, com necessidades específicas.