A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e as Oficinas do Convento promovem até ao dia de amanhã, dia 30 de novembro, na Galeria Municipal, a exposição “Centro Mutável”.
Exposição “Centro Mutável” na galeria municipal de Montemor-o-Novo
ACOS prepara programa especial para os 40 anos da Ovibeja
A Associação de Agricultores do Sul (ACOS) está a preparar um programa especial de comemoração do 40º aniversário da Ovibeja que, em 2024, se vai realizar de 30 de abril a 5 de maio.
“40 anos de associativismo” é a temática da Ovibeja que une, num esforço conjunto, um longo percurso de sonhos e de realizações, enquanto evento plural, inédito, de partilha e transmissão de mais-valias. Desde a primeira edição, em 1984, que contou com a participação de uma dezena de produtores de ovinos numa iniciativa dentro da Feira de Maio ou Feira da Primavera, até aos dias de hoje que junta mais de 100 mil visitantes, mais de mil expositores e centenas de iniciativas.
É a expressão dessa associação da diversidade que o cartaz da edição deste ano da Ovibeja pretende transmitir. E é com a riqueza do trabalho conjunto que a ACOS está a construir o programa de 2024. Espaços renovados e mais atrativos, uma grande exposição ilustrativa do percurso realizado, iniciativas inovadoras, concertos ainda mais emblemáticos, mais parcerias de envolvimento conjunto, são apenas alguns exemplos do que está a ser trabalhado.
A decorrer no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, a 40ª edição da Ovibeja pretende juntar todos os que nela têm participado e que com ela têm vindo a crescer.
formação Públicos com Necessidades Específicas em Montemor-o-Novo
Vai decorrer em Montemor-o-Novo, no próximo dia 4 de dezembro, na Oficina da Criança, entre as 14,30h e as 17,30h, a formação Públicos com Necessidades Específicas.
A formação integra o programa O programa Nexos (ver documento em anexo) pretende criar ligações através da partilha e do conhecimento, contribuindo para a capacitação dos setores da cultura e educação portugueses, sendo constituído por ciclos de formação e capacitação a implementar de forma em todo o país (de norte a sul e ilhas), ao serviço de equipamentos parceiros da Odisseia Nacional e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Este programa do Teatro Nacional D. Maria II é promovido em parceria com a Direção-Geral das Artes.
As inscrições devem ser efetuadas para o mail nexos@tndm.pt com indicação de Nome e Entidade.
Igreja da Misericórdia recebe Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro
No próximo domingo, dia 3 de dezembro, no âmbito do ciclo de concertos “Uma Igreja, Um Concerto”, terá lugar um concerto protagonizado pelo Coro Polifónico e pela
Orquestra Estudantil à la Corde, da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, na Igreja da Misericórdia, no Montijo, pelas 15h30.
A Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro foi fundada no primeiro dia do mês de Dezembro de 1854. É possuidora de uma variada série de prémios e condecorações alusivas a várias honrarias. A coletividade, além da Banda Filarmónica, conta também há vários anos com Orquestra Ligeira, Grupo de Cavaquinhos, Escola de Formação de Músicos a incorporar na Banda e várias atividades Musicais e Desportivas.
É em 1998 que um grupo de associados, decide criar o Grupo Coral, participando nas
comemorações do 144.º aniversário da sua coletividade. Desde então, tem organizado
vários Encontros de Coros, efetuou vários concertos de Natal e atuou em várias
localidades do País, para além da participação em programas televisivos. Atualmente, o
Grupo Coral é composto por cerca de vinte e cinco coralistas, sendo dirigido pelo
conceituado Maestro João Batista Branco. O repertório da Orquestra estudantil à la corde, sob direção de José Frasquilho e composta por 5 violinos, 1 violoncelo, 1 piano inclui Bach and Beyond J.S. Bach. Arr .
P.Martin; Sounds Like Christmas" P. Martin; Away in a Manger" Tradicional Arr.
P.Martin; Silent Night. Tradicional Arr. J.Frasquilho; Jingle Bells. J. Pierpont Arr. P.
Martin.
Já o programa do Coral Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, com o
Maestro João Batista Branco contempla Ave Verum, Mozart; The first Nowell,
Tradicional;En el Portal de Belén, Ramon; In the Bleak Midwinter, Holst; Gaudete,
Anonimo; Correi Pastorinhos; Natal de Elvas, Sampayo Ribeiro; Jesus Bleibet Meine
Freude, Bach e Linda Noite, Sequeira.
Feira do Montado em Portel tem início hoje em Portel
Está a chegar mais uma Feira do Montado, um dos maiores eventos da região que conta já com vinte e dois anos de existência, uma organização do Município de Portel.
A Feira do Montado é um evento que tem contribuído para a promoção e valorização do montado, trata-se de um acontecimento de importância económica, ambiental, cultural e científica, de âmbito nacional e internacional.
Durante os cinco dias da feira, expositores de diversas empresas do sector florestal, do sector da cortiça, dos agro-alimentares, restauração e do comércio em geral, têm a oportunidade de promover e comercializar os seus produtos e desenvolver oportunidades de negócio.
A par das diversas exposições promovidas pelas várias entidades, a Feira do Montado, mais uma vez, será uma montra dos melhores produtos do Montado, o que de melhor se produz no Alentejo.
A animação será um dos principais atrativos e os concertos à noite irão trazer a Portel grandes nomes da musica nacional.
Banda Filarmonica Simão da Veiga assinala os seu 134.º aniversário com concerto
A peça de teatro “Dois Pontos Educação” em Montemor no final desta semana
A Trimagisto, cooperativa cultural, volta a trazer “Dois Pontos Educação”, a Montemor-o-Novo, será no Centro Juvenil, dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.
Esta peça de teatro é protagonizada pelo ator Carlos Marques, que explicou à RNA, a história da peça e a mensagem que pretende passar: “Num dia de greve de professores um pai procura a sua filha adolescente e debate-se com a ideia de a sua filha estar a tornar-se uma mulher, uma cidadã, uma pessoa que pensa pela própria cabeça”. “Olívia tem agora 16 anos e é adolescente, e o seu pai, Carlos Marques, encontra-se sozinho em palco para criar um espetáculo que continua a refletir sobre a Educação. Olhando para trás e fazendo regressar memórias coletivas e individuais – o que terá ficado em nós dos tempos de escola, dos seus conteúdos, dos professores, dos colegas, da família e da comunidade onde nos inserimos? Dá-se voz aos alunos para discutirem o sentido da escola nas suas vidas.
Mas afinal o que é educação? Mais difícil ainda, como educar?”
A 30 de novembro, a sessão destina-se às escolas, mas nos dois dias seguintes, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, acolhe duas sessões abertas ao público e com entrada gratuita.
Poule de obstáculos no passado domingo em Montemor-o-Novo
Ação de sensibilização promove a Compostagem Doméstica nas Hortas Comunitárias
O Município de Montemor-o-Novo promoveu uma ação sobre Compostagem Doméstica para consciencializar e capacitar os produtores das hortas comunitárias quanto à prática de transformar resíduos orgânicos em composto para as suas hortas.
A ação, que decorreu no passado sábado, 25 de novemrbo, contou com dez participantes, que interagiram entre si, trocando experiências sobre o saber fazer compostagem e os seus benefícios para o solo.
O Município agradece a presença de todos nesta ação de sensibilização, que reflete o compromisso na busca de soluções que promovem um ambiente mais sustentável.
Se também tem um quintal com terra, jardim ou horta, e quer começar a praticar a arte de compostar, pode ligar para 938 022 592 ou contacte geral@cm-montemornovo.pt e inscreva-se para receber um compostor doméstico e um manual de compostagem sem qualquer custo.
Contrato de financiamento para a reabilitação do Convento da Saudação já foi assinado (c/fotos)
Foi assinado ao final desta manhã, um protocolo com o estado para financiamento das obras de reutilização do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo.
Este projeto de reabilitação da convento da Saudação, faz parte da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência para a área da cultura.
O contrato de financiamento terá um valor de 5,9 milhões de euros.
Segundo Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, este contrato de financiamento é fundamental para a preservação do património histórico e cultural da região.
II Congresso de história e património vitivinícola do Alentejo
A 2.ª edição do Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo decorre em Estremoz, hoje e amanhã no Teatro Bernardim Ribeiro.
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou ontem cinco acidentes de viação
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 28 de novembro, cinco acidentes de viação, sendo duas colisões, dois atropelamento e um despiste dos quais resultaram danos materiais.
No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências, sendo cinco crimes contra o património e quatro crimes contra as pessoas.
No âmbito contraordenacional registaram-se 79 infrações relativas à legislação rodoviária, seis relativas à legislação polícial e três relativas à legislação ambiental.
A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.
Município de Montemor promoveu uma ação sobre compostagem doméstica
No passado sábado, dia 25 de novembro, o Município promoveu uma ação sobre compostagem doméstica para consciencializar e capacitar os produtores das Hortas Comunitárias quanto à prática de transformar resíduos orgânicos em composto para as suas hortas.
Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome no próximo fim-de-semana
A próxima Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome de Évora terá lugar nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, à semelhança do que acontecerá a nível nacional. Em Montemor-o-Novo, a recolha vai acontecer em quatro supermercados.
Tiago Appleton, Responsável de campanhas do Banco Alimentar do distrito de Évora, adiantou à RNA, que “cada vez há mais pessoas a procurarem a ajuda do banco alimentar”.
Reunião de Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas
A vigésima quarta reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 29 de novembro, às 15 horas.
A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.
Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal
O primeiro prémio do concurso do Euromilhões, no valor de 83 milhões de euros, saiu ontem, terça-feira, 28 de novembro, a um apostador no estrangeiro.
Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 145 mil euros, num total de quatro contemplados.
O terceiro prémio, de 22 mil euros, saiu a seis apostadores no estrangeiro.
O quarto prémio, de 942 euros, contemplou 45 apostadores, cinco deles com aposta registada em Portugal.
A chave sorteada ontem é composta pelos números: 12 – 16 – 27 – 33 – 44 e pelas estrelas 07 e 08.
Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.