Exposição “Centro Mutável” na galeria municipal de Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e as Oficinas do Convento promovem até dia 30 de novembro, na Galeria Municipal, a exposição “Centro Mutável”.

A curadoria pertence a João Rolaça e Margarida Alves.
Esta exposição conta com a organização das Oficinas do Convento, Vicarte – Vidro e Cerâmica para Artes e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Universidade de Évora inicia projeto sobre a Captura e Armazenamento Geológico de CO2

Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) vai iniciar um novo projeto europeu sobre a Captura e Armazenamento Geológico de CO2.

Em comunicado, a academia refere que o projeto “CTS – CO2 Transport and Storage directly from a ship” visa “desenvolver uma tecnologia que permita a injeção de CO2 em formações geológicas offshore diretamente a partir de um navio”.

Esta solução tecnológica “permitirá uma maior flexibilidade nas fases iniciais de desenvolvimento de uma rede de transporte de CO2, enquanto os volumes a transportar não justificarem a construção de uma rede de gasodutos dedicados, ou para projetos de captura de CO2 em fontes industriais relativamente pequenas ou isoladas”, revela a mesma fonte.

O CTS está ligado ao projeto PilotSTRATEGY, em que a Universidade de Évora, a GALP e o ICS-UL são os parceiros nacionais, e que pretende dimensionar um projeto-piloto de armazenamento geológico de CO2, na zona offshore, cerca de 20 km ao largo da Figueira da Foz.

Para além do caso de estudo em Portugal, o projeto CTS inclui casos de estudos para o Mar do Norte, o Mar Báltico e o Mar Negro.

O CTS integra o programa Clean Energy Transition Partnership, tem uma duração prevista de 24 meses e um orçamento global de 1,86 milhões de euros, com o financiamento nacional assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O consórcio internacional é liderado pelo Centro de investigação Norueguês NORCE e é composto por nove parceiros de seis países europeus.

“Embora a Universidade de Évora seja a única instituição de investigação nacional que integra o consórcio, o caso de estudo nacional será desenvolvido em cooperação com a CIMPOR, a LHOIST (LUSICAL) e com a Autoridade Portuária da Figueira da Foz”, acrescenta a academia.

Conselho Municipal de Saúde reuniu em Viana do Alentejo

O Conselho Municipal de Saúde reuniu, no dia 21 de novembro, no salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, onde estiveram presentes conselheiros e
conselheiras das diversas instituições que compõem o órgão e em representação
da Câmara Municipalde Viana do Alentejo a vice-presidente, Paula Neves, a secretária do Gabinete de Apoio à Vereação, Vanda Tiago, e as técnicas Helena Torrão e Ana Paulos.
Na ordem do dia esteve a apresentação da 1ª Feira da Saúde, que decorrerá de 4 a 7 de abril de 2024, e cujo objetivo consiste em promover, através de workshops, rastreios e exposições, hábitos e estilos de vida saudáveis junto da comunidade.
Decorreu ainda a apresentação da estrutura da Estratégia Municipal de Saúde, um documento necessário a ser elaborado para que existam objetivos concretos a ser implementados, com vista a melhorar a saúde no concelho.
Em 2024, será ainda editada, trimestralmente, uma Revista da Saúde focando várias temáticas, desde a prevenção da doença à segurança.
A vice-presidente da Câmara, Paula Neves, informou ainda que se “encontram,
finalmente, aprovados os projetos que dizem respeito às obras das extensões
de saúde de Aguiar e Alcáçovas, seguindo-se a assinatura do contrato de
financiamento”.
Quanto às obras do Centro de Saúde de Viana foi elaborado um orçamento, na
ordem dos 700.000,00€ (setecentos mil euros), para término das mesmas,
aguardando-se, agora, resposta do Ministério da Saúde.
No que diz respeito à contratação de médicos para exercerem no concelho, e
apesar de não ser uma competência do Município, a vice-presidente indicou que a
Câmara Municipal “tem unido esforços nesse sentido, encontrando-se já uma
nova médica a exercer no Centro de Saúde de Viana”.

Bonecos de Estremoz da barrista Vera Magalhães em exposição em Estremoz

“Tradição e Cultura” de Figurado de Estremoz é o nome da exposição da autoria da barrista Vera Magalhães, que está patente em Estremoz.

A barrista Vera Magalhães, explica a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira, “é certificada, isto depois de ter feito o curso de formação para a aprendizagem de modelação e construção de Bonecos de Estremoz, o primeiro depois da classificação dos Bonecos como património cultural e imaterial pela UNESCO. O objetivo da autarquia, acrescenta Sónia Caldeira, passa por “dar a conhecer o trabalho dos novos barristas certificados, sendo que esta exposição contém todo o espólio que Vera foi fazendo ao longo do tempo”.

Sónia Caldeira revela ainda que esta exposição tem “vários tipos de Bonecos de Estremoz, mas sob o olhar da barrista”

“Tradição e Cultura” de Figurado de Estremoz, da autoria da barrista Vera Magalhães, está patente no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz até dia 26 de Novembro.

O “Segredos de Vila Nova” de João Luís Nabo vai ser lançado este sábado

João Luís Nabo, natural de Montemor-o-Novo, professor do ensino secundário, escritor e músico, já lançou vários livros e hoje dia 25 de novembro, lança a sua última obra literária.

Segundo João Luís Nabo, “os leitores terão de ler o livro para descobrir os terríveis “Segredos de Vila Nova”.

Vila Nova é o espaço fictício, onde se passam as histórias escritas pela autor em todas as suas obras. Este é um livro que tem 24 contos e que devem ser lidos na sequência em que estão escritos.

Hoje será apresentada a última obra literária do montemorense João Luís Nabo, denominado “Segredos de Vila Nova” e que vai contar com a apresentação do jornalista Pedro Coelho, amigo de longa data do autor.

Município de Montemor efetua limpeza na ribeira de São Geraldo

Tiveram lugar recentemente trabalhos de limpeza da linha de água que atravessa a aldeia de São Geraldo. Estes trabalhos tiveram origem numa solicitação dos residentes, através de contactos com União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Com uma população envelhecida e, por isso, com menor capacidade para efetuar este tipo de trabalhos, como acontecia no passado, foi com agrado que os habitantes viram esta sua pretensão concretizada. Este foi um processo, aliás, sempre acompanhado por membros desta comunidade, num diálogo frequente e salutar.

A intervenção visou a limpeza e valorização de um troço de linha de água, com uma extensão total de, aproximadamente, 702 metros, onde se pretendeu assegurar o normal escoamento das águas, controlar o crescimento de vegetação infestante e invasora, promover a renaturalização, aumentar a biodiversidade e reduzir o risco de erosão e de incêndio.

Está ainda programada, para as férias de Carnaval, a realização de plantações de vegetação ripícola autóctone, nas quais se irá envolver a população, particularmente as crianças.

Estes trabalhos encaixam-se no RIVER – Plano de Restauro e Valorização da Rede Hidrográfica de Montemor-o-Novo, documento em fase de conclusão, que inclui um conjunto de linhas orientadoras do planeamento e gestão do território do concelho, principalmente no que concerne à gestão das linhas de água urbanas, visando a requalificação destas estruturas naturais, de grande importância para a salvaguarda e promoção da biodiversidade.

Neste domingo o GUS recebe em casa o Lusitano Arraiolense

Neste domingo, 26 de novembro, tem lugar mais uma jornada do Distrital da Associação de Futebol de Évora.

Na 7.ª jornada da Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) recebe no Estádio 1.º de Maio o Lusitano Arraiolense.

Na Liga AFE, onde se realiza a 6.ª jornada, temos o Valenças a jogar em casa com o Fazendas do Cortiço, em mais um derby concelhio, o Foros de Vale de Figueira a jogar fora com São Pedrense, o Cabrela a receber o Santana do Campo e o Cortiçadas de Lavre a viajar até à Tourega.

Liga Elite > 7ª jornada

Arcoense – Estrela Fc

Sp. Viana do Alentejo – Portel

Grupo União Sport – Lusitano Arraiolense

Monte Trigo – Redondense

Canaviais – Alcaçovense

Atlético Sc – Lusitano de Évora “B”

Liga AFE > 6.ª jornada > 26 nov

Grupo A

Aguiar – Borbense

  1. Bartolomeu do Outeiro – Oriolenses

Bencatelense – S. Manços

Vera Cruz – Corval

Calipolense – Estremoz

Grupo B

  1. Pedrense – Foros de Vale de Figueira

Tourega – Cortiçadas de Lavre

Valenças SC – Fazendas do Cortiço

Cabrela – Santana do Campo

Descansa: Estrela Escouralense

Poule de obstáculos em Montemor-o-Novo este domingo

No próximo dia 26 de Novembro, tem lugar no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, pelas 9h30, uma poule de obstáculos, numa organização da escola de equitação de Montemor-o-Novo Equimor.

Pedro Mariano da direção da Equimor, adiantou à RNA, que esta é uma prova direcionada para cavaleiros principiantes na disciplina, e que não têm tantas obrigações como teria uma prova federada.