Aplicação Herbicida nas ruas da cidade de Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, no período compreendido entre os dias 26 e 30 de novembro de 2023, entre as 22h e as 06h, irá decorrer a aplicação de um produto fitofarmacêutico (“Montana Ascenza”) para controlo de infestantes nas ruas da cidade. Os locais a intervencionar serão atempadamente assinalados no terreno. A aplicação será realizada, por empresa devidamente certificada para o efeito, durante o período noturno de modo a evitar transtornos aos munícipes e assegurar as condições mais adequadas à aplicação (maior humidade e temperatura mais baixa). A necessidade de aplicação deste  produto surge em complemento do controlo mecânico já efetuado, por forma a obter uma maior eficácia no controlo de infestantes.

Assim, informa-se a população em geral, bem como os portadores de animais, que ao circularem pelas áreas tratadas o façam com a devida precaução, respeitando o período de reentrada no local tratado após a aplicação do fitofármaco até à secagem do produto. Por precaução, nas datas de aplicação, aconselha-se a recolha de eventuais vasos com plantas que detenha na via pública.

Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer alterações por motivos imprevistos.

Em caso de intoxicação, ligue 112 ou  808 250 250 (Centro de Informação Antivenenos – CIAV).

II Congresso de história e património vitivinícola do Alentejo

A 2.ª edição do Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo decorrerá em Estremoz, nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, no Teatro Bernardim Ribeiro.

A organização História e Memória contará com o Município de Estremoz enquanto coorganização e principal parceiro.
Este será um evento com diversos testemunhos acerca da importância da História e do conhecimento do passado como veículo de valorização do presente Vitivinícola da Região Alentejo, destinado aos produtores do setor, enólogos, departamentos de marketing e todos os agentes que considerem essencial a promoção do Vinho e da Vinha do Alentejo.

Arquivo Municipal recebe EB Ciborro para atividade “Aprendiz de Paleógrafo”

As turmas de 3.º e 4.º anos da Escola Básica do Ciborro deslocaram-se ao Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, para participar numa atividade dinamizada em cooperação com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Na atividade, intitulada ‘Aprendiz de Paleógrafo’, as crianças puderam aprender a ler documentos de arquivo e vários tipos de letra manuscrita.

Durante o decorrer da atividade, os alunos tiveram o acompanhamento dos seus professores, bem como dos técnicos do Arquivo Municipal. No final e graças ao seu sucesso, os alunos puderam levar para casa um diploma que o comprova e lhes dá o título de “Aprendiz de Paleógrafo”.

Roteiro levantado do chão no Top 10 do prémio nacional de turismo 2023

O Roteiro Literário Levantado do Chão é um dos 10 projetos finalistas do Prémio Nacional de Turismo 2023 na categoria de Turismo Inovador. Esta distinção vem premiar todo o trabalho desenvolvido até aqui pela equipa coordenadora do projeto, os vários serviços municipais envolvidos, e a rede de parceiros de instituições públicas e privadas que desenvolve um trabalho exemplar a nível nacional e internacional no turismo literário.

O Prémio Nacional de Turismo, promovido por BPI e Expresso, com os apoios de Turismo de Portugal e Deloitte Corporate Finance, S.A., com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, visa distinguir as melhores empresas, práticas e projetos no sector do Turismo, e contou com 768 candidaturas nesta sua 5ª edição.
O Roteiro Literário Levantado do Chão é um projeto cultural de turismo literário promovido pelo Município de Montemor-o-Novo, e tem como parceiros os Municípios de Lisboa e Évora, as Juntas de Freguesia do Concelho de Montemor-o-Novo, a Fundação José Saramago, o Museu do Aljube, a Biblioteca Pública de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e é cofinanciado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Turismo de Portugal.

Comemorações do 1.º de Dezembro de 1640 em Vila Viçosa

No âmbito das Comemorações do 1.º de Dezembro de 1640, o Município de Vila Viçosa preparou um leque de atividades, entre elas, o tradicional Cortejo Histórico pelas ruas da Vila até ao Terreiro do Paço.
Desta forma, procuram-se figurantes que pretendam participar neste Cortejo da época. Os trajes serão disponibilizados pelo Município, condicionados a um número limite de participantes.
As inscrições devem ser realizadas através do e-mail geral@cm-vilavicosa.pt ou através do Balcão Único do Município até dia 24 de Novembro.
O Município assegura a formação dos participantes envolvidos, assim como traje da época a um número limite de inscritos.

Coruche: “Abuso Sexual: Prevenir e Atuar” no auditório municipal esta sexta-feira

O Auditório Municipal de Coruche, recebe esta sexta-feira, dia 24 de novembro pelas 10:00 horas, a palestra “Abuso Sexual: Prevenir e Atuar”, destinada a profissionais que trabalham em entidades com competência em matéria de infância e juventude.

A palestra, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coruche, alerta para os fatores de risco que podem surgir no período da adolescência e para a importância de se estabelecerem mecanismos de prevenção e atuação eficazes.

Município de Vila Viçosa prolonga prazo para concessão de benefícios fiscais

O Município de Vila Viçosa, consciente do atual contexto socioeconómico do país, procura disponibilizar medidas que garantam o bem-estar das famílias e das empresas do concelho.

Neste sentido e no presente ano, a Câmara Municipal de Vila Viçosa destaca a entrada em vigor do Regulamento Municipal de Concessão de Benefícios Fiscais do Município, cujo pedido de acesso foi prorrogado até 30 de novembro de 2023.

Este regulamento prevê a atribuição de Benefícios Fiscais nas seguintes situações: prédios Urbanos objeto de reabilitação; redução de IMI para portadores dos cartões: Cartão Jovem Municipal, Cartão Municipal de Apoio Social e Cartão Municipal do Bombeiro Voluntário; prédios urbanos adquiridos para habitação própria e permanente; e Derrama de IRC.

O pedido pode ser feito, até 30 deste mês de novembro, no Balcão único, sito no edifício da Câmara Municipal de Vila Viçosa, das 9 às 12.30 horas e da 14 às 16.30 horas; ou no Balcão único Eletrónico.

Município assina Adenda a Protocolo com Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

A 20 de novembro de 2023, foi assinada uma Minuta de Adenda ao Protocolo entre o Município de Montemor-o-Novo, representado pelo Presidente Olímpio Galvão, e os Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN), representados pelo Presidente da Direção, Carlos Sampaio.

Nesta adenda, o Município compromete-se, no presente ano de 2023, a atribuir um apoio de 25.599,61€, para a conclusão das obras de reabilitação do Edifício-Sede dos Serviços Sociais dos Trabalhadores da CMMN. Este acréscimo ao anteriormente protocolado, surge devido ao orçamento retificativo que esta obra teve, cujo valor de investimento totaliza 172.720,29€

Esta intervenção, fundamental para a recapacitação deste edifício situado no centro histórico, vem criar melhores condições de trabalho e de usufruto desta sede. Este apoio demonstra, uma vez mais, que o Município valoriza e estima esta associação e os trabalhadores da Câmara Municipal.

Comissão Europeia aprova sete novos projetos em Portugal no âmbito do Programa LIFE

A Comissão Europeia aprovou sete novos projetos em Portugal, no âmbito do Programa LIFE para o ambiente e a ação climática. Este programa tem mais de 31 anos e já financiou mais de seis mil projetos ambientais.

Aveiro, por exemplo, está a desenvolver um projeto que foi financiado, que visa cultivar e conservar uma espécie de erva marinha que, em Portugal, está sob ameaça. Almada tem também um projeto ao abrigo deste programa, que consiste em criar um corredor verde, para reduzir a temperatura do ar até 3ºC.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

“Estação Ferroviária de Mora” uma exposição patente no museu do megalitismo de Mora

Até ao dia 15 de dezembro, está patente na sala de atividades do Museu Interativo do Megalitismo, a exposição temporária “Estação Ferroviária de Móra”.

Esta exposição encontra-se de portas abertas de terça-feira a domingo, e convida os visitantes a recordarem ou descubrirem a antiga estação onde se encontra instalado o Museu do Megalitismo.

A Exposição conta com o apoio de instituições como Museu Nacional Ferroviário, CP – Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal, Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, mas também da população do Concelho de Mora.

Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo visita União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras

O Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com pelouros, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias está a realizar Encontros nas Freguesias.

Amanhã,  sexta-feira há visita à União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, pelas 09h30.

O objetivo destas visitas é o executivo encontrar soluções para algumas das situações identificadas, o mais brevemente possível.

 

Évora: plantação de árvores no sábado em dois locais da cidade

A Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Alentejo, a Câmara Municipal de Évora e a Federação Regional de Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) vão promover, no próximo sábado, 25 de novembro, uma ação de plantação de árvores na cidade de Évora.

Esta atividade inicia-se às 9h30, junto ao Évora Plaza e termina no Complexo Desportivo de Évora, às 11 horas, com a plantação de árvores nestes dois locais.

As árvores, que não atuam somente para a melhoria da paisagem ambiental, são importantes reguladoras da temperatura, irradiação solar, humidade e da redução da poluição do ar. A sua copa atua como uma barreira solar natural e as suas folhas, ao intercetarem os raios solares, impedem o aquecimento da área circundante.

“Introduzir árvores e outra vegetação nas nossas localidades é a melhor forma de travar e reverter a tendência de aquecimento das mesmas”, diz o IPDJ em nota de imprensa. Os benefícios destas florestas urbanas “são, na maior parte dos casos, mensuráveis (pela avaliação da hidrologia urbana, aumento da biodiversidade ou poupança energética). Por exemplo, a vegetação urbana pode fazer a temperatura baixar em cerca de 1ºC e as coberturas vegetais mais densas das copas das árvores podem fazê-la descer em 2ºC adicionais, concluem alguns estudos amplamente divulgados.”

A estabilidade do solo, o conforto térmico associado à humidade do ar e à sombra, a redução da poluição, a melhoria da infiltração da água no solo, a proteção e direcionamento do vento, o abrigo da fauna silvestre, a formação de barreiras visuais e/ou sonoras, proporcionando privacidade, o embelezamento da cidade, proporcionando prazer estético e bem-estar psicológico e a melhoria da saúde física e mental da população são alguns do benefícios do aumento do número de árvores em aldeias, vilas e cidades, aponta o IPDJ.

Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 22 de novembro, seis acidentes de viação, quatro colisões e dois despiste dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

Foi também registado um acidente de trabalho, em Évora do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas sete ocorrências: seis crimes contra o património e um crime contra as pessoas.

Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito, pelo crime de violência doméstica.

No âmbito contraordenacional registaram-se 62 infrações relativas à legislação rodoviária, cinco relativas à legislação ambiental e uma relativa à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.