Um morto em incêndio numa casa em Elvas (c/vídeo)

Um homem com cerca de 75 anos morreu esta terça-feira, 21 de novembro, na sequência de um incêndio que deflagrou na sua habitação, no Monte das Areias, na Calçadinha, no concelho de Elvas.

O corpo do homem, que vivia sozinho na habitação, foi encontrado carbonizado, como revela o 2º Comandante dos Bombeiros de Elvas, Nuno Santana, que explica que os operacionais chegaram ao local com a indicação de que se tratava de um incêndio rural e não habitacional.

“Fomos alertados, inicialmente, para um incêndio rural, mas ao chegarmos ao local, deparámo-nos com um incêndio habitacional, já com um anexo totalmente tomado pelas chamas”, revela Nuno Santana. Ao entrarem na habitação, os bombeiros depararam-se “com uma vítima carbonizada”.

Para o teatro de operações, os Bombeiros de Elvas mobilizaram dez elementos e quatro viaturas (de combate a incêndios florestais, de combate a incêndios urbanos, a viatura de comando e uma ambulância). Também a GNR esteve no local.

“Maria Coroada” em cena dia 2 de dezembro em Montemor-o-Novo

No dia 2 de dezembro às 21h30 estará em cena “Maria Coroada”, no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo pelas 21h30.

Trata-se de uma co-criação d’A Companhia João Garcia Miguel, Alma d’Arame e ASTA Teatro.

O espetáculo terá estreia no Porto, no Teatro Nacional São João, já no dia 23 de novembro e ficará em cena até dia 26. De seguida apresenta-se na Covilhã, no Teatro Municipal da Covilhã, dia 30 de novembro. Por fim chegará a Montemor-o-Novo.

 

Realizou-se assembleia geral Associação portuguesa das cidades e vilas de cerâmica em Montemor

Realizou-se na passada sexta-feira, 17 de novembro, em Montemor-o-Novo, no edifício Oficina da Criança, a Assembleia Geral da APTCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica, onde participou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, também Vice-Presidente do Conselho Fiscal da APTCVC.

Os participantes na Assembleia Geral APTCVC tiveram ainda oportunidade de visitar a Oficina da Criança e, já da parte da tarde, o Centro Interpretativo do Castelo e Castelo de Montemor-o-Novo e a Oficina da Cerâmica e da Terra e Telheiro da encosta do Castelo.

Laboratório Teatral – “Manual Para Uma Manife” dia 22 de novembro em Montemor-o-Novo

Amanhã dia 22 de novembro entre as 14h30 e as 19h00, tem lugar na escola secundária de Montemor-o-Novo, Laboratório Teatral – “Manual Para Uma Manife”.

O Bestiário também chega à Escola Secundária de Montemor-o-Novo, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Quarta-feira, dia 22, durante toda a tarde, será dinamizado o Laboratório Teatral – ‘Manual Para Uma Manife’, com as formadoras Cátia Terrinca e Guiomar Sousa.

Montemor: “Uma pausa com taças tibetanas” regressa à Biblioteca Municipal

As boas energias e o relaxamento proporcionado pelas taças tibetanas regressam à Biblioteca Municipal Almeida Faria, com Ana Rita Palmiro, esta sexta-feira, dia 21 de novembro, entre as 14.30 horas e as 17 horas.

Sara Cochicho, animadora sociocultural da Biblioteca Municipal Almeida Faria, revela que, “a massagem com as taças tibetanas conduz rapidamente a um profundo relaxamento, cria um fluxo energético positivo e estimula a criatividade e a motivação”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Biblioteca Municipal, através do contacto 266 898 105 ou através do email biblioteca@cm-montemoronovo.pt .

“Homo Sacer” vai iniciar a sua mais recente digressão em Montemor-o-Novo

A peça de teatro “Homo Sacer”, integrado na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, uma peça do coletivo “Bestiário”, vai iniciar a sua mais recente digressão no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

A peça vai estrear na próxima sexta-feira, apenas para a população escolar, e dia 25 para o público em geral. Helena Caldeira, atriz montemorense que integra o elenco adiantou “que a sessão da noite esgotou, e portanto foi aberta mais uma sessão para as 16h30″.

A atriz montemorense referiu ainda aos microfones da RNA, que a peça “retrata aquilo que não tem identidade, que está à margem da lei, é uma peça de teatro que trabalha os preconceitos, relativos à etnia cigana”.

 

Propostas para o Distrito de Évora, que o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2024

Em comunicado chegado à redação da RNA, o PCP, podem-se ler as propostas para o Distrito de Évora, que o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2024.

A decisão de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições antecipadas – ainda que condicionando a data para a sua realização à aprovação de um Orçamento do Estado que não serve o País nem responde aos principais problemas – corresponde a um momento de clarificação da situação e representa uma oportunidade para abrir caminho a uma outra política ao serviço dos trabalhadores e do povo.

A gravidade, natureza e consequências dos recentes acontecimentos no plano político-institucional não iludem nem anulam os reais problemas que afectam a vida dos trabalhadores e do povo no Distrito de Évora e no País, nem reduzem a urgência de lhe dar resposta e solução.

A dimensão dos problemas não encontra resposta na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2024. Pelo contrário, para lá de uma ou outra medida pontual, este OE constitui-se como instrumento ao serviço do grande capital, consagrando mais benefícios e privilégios fiscais aos grupos económicos, e submetendo o País aos ditames e orientações do Euro e da União Europeia. Objectivos que PSD, CDS, Chega e IL também defendem.

Convicto de que há soluções para os problemas do Distrito e do País, o PCP continuará a intervir desde logo com a apresentação, pelo seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, de cerca de 450 propostas no âmbito da discussão do OE24. Nestas destacamos as 15 propostas relacionadas com o Distrito de Évora:

  • Requalificação da Estrada Regional 381 entre Redondo e Reguengos de Monsaraz
  • Requalificação da Estrada Regional 381 entre Redondo e Reguengos de Monsaraz.
  • O inicio dos procedimentos necessários para a construção do IC33, com perfil de autoestrada, sem custos para os utilizadores, entre Sines e Évora
  • Ligação ferroviária Sines-Caia: Construção de estações de passageiros e cais de mercadorias em Vendas Novas, Évora e Alandroal
  • Garantir o financiamento necessário para a conclusão e funcionamento no novo Hospital Público Central do Alentejo
  • Início dos procedimentos para a reparação das EN 254 e EN 373, entre Évora/ Redondo, Redondo Vila Viçosa e Redondo Alandroal
  • Início dos procedimentos para a construção de circulares rodoviárias em Évora, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Estremoz
  • Conclusão do IP2 Évora (A6/IP7) S. Manços
  • Requalificação urgente das escolas:

– EB Diogo Lopes Sequeira, no Alandroal,

– Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, em Arraiolos,

– Escola Secundaria Rainha Santa Isabel, em Estremoz,

– Escola Secundaria André de Gouveia, EB2,3 Santa Clara, Escola Secundária Severim de Faria e Escola 2.º3.º Ciclo Conde Vilalva, em Évora,

– Escola Secundária e Escola EB 2,3 São João de Deus, em Montemor –o Novo,

– EBS em Mora,

– Escola Hernâni Cidade, no Redondo,

– Escola Secundária de Vendas Novas,

– Escola Secundária Públia Hortência, em Vila Viçosa.

  • Estatutos do Centro para a promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos
  • Valorização e proteção social das tapeteiras de Arraiolos
  • Valorização e proteção social dos artesãos dos bonecos de Estremoz

 

Destacam-se ainda as seguintes propostas:

  • A requalificação ou construção de Pavilhões gimnodesportivos nas escolas.
  •  A gratuidade nos transportes regionais para os jovens até aos 23 anos e para os mais de 65 anos.
  • Aumento do número de salas do ensino pré-escolar na rede pública
  • Redução do passe na ferrovia e na rodovia

A DOREV do PCP salienta ainda a ausência de propostas para o Distrito por parte dos deputados eleitos pelo PS, o que revela bem o seu papel na defesa dos interesses do Distrito. Ficaremos igualmente atentos ao seu sentido de voto aquando da discussão das propostas.

Para o PCP é possível uma política alternativa alicerçada na valorização dos salários e das pensões, no reforço dos serviços públicos e do investimento público, na justiça fiscal, na defesa da produção e da soberania nacional, política que vai muito além da discussão do Orçamento do Estado e para a qual são necessários o reforço do PCP e da CDU e o desenvolvimento da luta de massas.

Vila Viçosa celebra Dia da Imaculada Conceição de 29 de novembro a 9 de dezembro

O Santuário de nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa acolhe, entre os dias 29 de novembro a 9 de Dezembro, as celebrações do Dia da Imaculada Conceição.

Conheça a programação prevista:

  • De 29 de novembro a 7 de dezembro

21:00 horas – Terço, pregação e confissões

  • 30 de novembro

14.30 horas – Encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora da Conceição

  • 2 de dezembro

15 horas – Visita guiada à igreja e mantos

  • 5 de dezembro

15.30 horas –  Santa Unção

  • 7 de dezembro

17 horas –  Acolhimento aos peregrinos

18 horas –  Eucaristia com bênção das grávidas

21 horas – Encerramento da novena, seguida de procissão das velas à volta do Castelo e vigília de  oração.

  • 8 de dezembro

9.30 horas – Acolhimento dos peregrinos e recitação do Terço , a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição

11 horas – Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho

15 horas –  Início da Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, pelas ruas de Vila Viçosa

17 horas – Final da Procissão e Eucaristia da Tarde com investidura de novos confrades

18.30 horas – Ato de consagração e encerramento das solenidades

  • 9 de dezembro

16.30 horas – Concerto de Natal

Corte de vegetação na cidade de Montemor-o-Novo dia 22 de novembro

No dia 22 de Novembro entre as 8h00 e as 16h30, na Rua da Janelinha, Rua António Gedeão e Rua Dr. Adriano Vaz Velho, haverá corte de vegetação, pelo que o acesso estará condicionado.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora)  na cidade de Montemor-o-Novo. De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos,  o acesso estará temporariamente condicionado. Pedimos que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza arranca dia 30 de novembro

Foto Arquivo

A Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza decorre paralelamente à Cozinha dos Ganhões, também no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no Pavilhão C, a partir desta quinta-feira 30 de novembro e prolonga-se até 3 de dezembro.

Este evento conta com uma mostra de material para a Pesca, um Workshop de Terapia com animais, inserido neste workshop, há o lançamento do início da campanha de adoção de animais de companhia, neste que é o primeiro dia do certame, 30 de novembro.

O segundo dia desta feira conta com um debate sobre os procedimentos a ter com os animais de companhia na rua, intitulado de “Errante, Perdido ou Abandonado”, acontece uma demonstração de cães parar, junto ao parque de feiras, há também atividades escutistas, uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR, demonstração de treino com cachorros aos coelhos e uma exposição de troféus de caça, no dia 1 de dezembro.

Para o dia 2 de dezembro, há um workshop de introdução à pesca com boia, no auditório do Pavilhão C, uma mostra de treinos com cachorros, um leilão de javalis e uma mostra de Pombos da Vara.

Neste que é o último dia do certame, dia 3 de dezembro, há uma exposição de Pombos Correios, um workshop de treino básico canino, decorre também um desfile canino, esta oficina requer inscrições, realiza-se um workshop sobre Monóculos e Miras para caça grossa e acontece uma demonstração de Pombos de Negaças.

Este evento realiza-se paralelamente à Cozinha dos Ganhões, em Estremoz.

“Presépios do Mundo” no Centro Cultural de Cabeção até 13 de dezembro

“Presépios do Mundo”, é o nome da coleção particular de João André,  que está patente no Centro Cultural de Cabeção, concelho de Mora, segundo Paula Chuço, Presidente da Câmara de Mora, “esta é uma exposição composta por vários presépios e que conta com vários materiais”

“Presépios do Mundo”, no Centro Cultural de Cabeção, concelho de Mora, até dia 13 de dezembro.

 

 

Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 20 de novembro seis acidentes de viação, cinco colisões e um atropelamento dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências: quatro dois crimes contra o património, dois crimes contra as pessoas, dois crimes previstos em legislação avulsa e um crime contra a vida em sociedade.

Foram ainda efetuadas três detenções em flagrante delito, duas pelo crime de condução sem habilitação legal e uma pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional registaram-se 101 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação ambiental e uma relativas à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.

Santa Casa da Misericórdia de Mora lançou o livro Coleção de Histórias

A Santa Casa da Misericórdia de Mora lançou, dia 15 de novembro, o livro Coleção de Histórias, no Auditório Municipal do Parque de Feiras de Mora.

A obra surgiu no âmbito do plano de ação do projeto CLDS4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social), com o objetivo de preservar o património cultural e imaterial do concelho de Mora.
Na apresentação do livro estiveram presentes Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, Dr. Manuel Caldas de Almeida, Provedor na Santa Casa da Misericórdia de Mora e Vice-Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas e o Dr. José Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Évora da Segurança Social. A animação ficou a cargo do Grupo de Cante Alentejano da Universidade Sénior de Mora.
A Equipa Técnica do Projeto CLDS4G Mora – Gerações em Movimento, é coordenada pela Santa Casa da Misericórdia de Mora e é composta por: Maria Ivone Alves, Coordenadora Técnica da Equipa e Assistente Social, David Rafael Silva, Psicólogo e Vera Severino, Animadora Sóciocultural e Técnica de CLDS4G.

Gruta do Escoural com restrições nas visitas

Por razões de segurança e conservação, as visitas à Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, estão sujeitas a diversas restrições e condicionantes.

A Gruta  já não é da competência da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, mas sim da Direção Regional de Cultura, a autarquia apenas cupera com a entidade.

António Xavier, vereador da autarquia montemorense adiantou ainda à RNA, “que a ideia era aumentarem os recursos humanos do centro interpretativo da gruta, para poderem garantir as visitas guiadas e desenvolverem um site para as inscrições”.

A Gruta do Escoural, pode ser visitada exclusivamente mediante marcação prévia. As visitas de grupo não podem exceder o número máximo de 10 pessoas.

As visitas realizam-se de terça-feira a sábado, exceto no último sábado de cada mês e aos feriados. As visitas de grupo não podem exceder o número máximo de 10 pessoas.

Visita da manhã às 10h30m / Visita da tarde às 14h30m.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Teve início, no passado dia 18 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com o tema central “Embalagens – Não te deixes embrulhar!”.
Esta iniciativa pretende promover ações que alertem a comunidade para a necessidade da prevenção e redução de resíduos, não só durante o período em que decorre a iniciativa, mas idealmente que perdurem no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos.
Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, importa relembrar que as embalagens contribuem para a poluição do solo e da Terra, e representam cerca de metade da deposição de lixo marinho. Por outro lado, provocam emissões de CO2, prevendo-se que estas atinjam 66 milhões de toneladas de CO2 em 2030.