“Têmpera e Forja: o encanto do trabalho do ferro forjado” em Viana do Alentejo

Encontra-se patente até dia 31 de dezembro, na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana, a exposição “Têmpera e Forja: o encanto do trabalho do ferro forjado”.

A referida exposição é composta por uma seleção de peças elaboradas especificamente para o Castelo de Viana, na sua maioria composta por peças de armamento de evocação medieval e do período moderno.

Horário: 1 de outubro a 31 de dezembro, entre as 9h30 e as 13h00, no período da manhã, e entre as 14h00 e as 17h30, no período da tarde.

Laboratório de Veterinária da ACOS com reconhecimento oficial para diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica 

O Laboratório de Veterinária da ACOS foi recentemente reconhecido pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) como detentor dos requisitos necessários para o diagnóstico serológico da Doença Hemorrágica Epizoótica (DHE). Este reconhecimento permite dar resposta à necessidade de certificação de bovinos vivos para exportação, bem como ao diagnóstico serológico de animais suspeitos da doença e à avaliação serológica de explorações.

Recente em Portugal, a DHE é uma doença viral que afeta os ruminantes, em especial os bovinos e os cervídeos selvagens. Para controlo da doença, os produtores e os médicos veterinários estão legalmente obrigados a declarar os casos suspeitos.

Esta doença está a causar prejuízos ainda de consequências imprevisíveis. Além das quebras produtivas, regista-se uma diminuição muito significativa das exportações de bovinos. Com impacto na economia nacional e nas explorações pecuárias, destaca-se o embargo das autoridades israelitas à exportação de bovinos vivos para aquele país. A juntar à já difícil situação dos produtores, devido à seca e ao aumento dos fatores de produção, esta situação está a afetar gravemente a comercialização de bovinos, acompanhada da consequente descida dos preços.

No que diz respeito ao controlo da expansão da doença, é fundamental o cumprimento rigoroso das medidas impostas pela DGAV, de deteção e diagnóstico da doença e implementação de medidas de prevenção. Podem recorrer aos serviços do Laboratório da ACOS todos os produtores e exportadores que tenham interesse ou necessidade de diagnóstico ou avaliação serológica das explorações. O Laboratório é acreditado para ensaios de serologia desde 2011. Está preparado para dar resposta a Serviços Oficiais, Médicos Veterinários, produtores e exportadores.

 

Universidade Sénior já iniciou ano letivo no Concelho de Viana do Alentejo

O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de
Évora (UPTE/UÉ) iniciou no passado dia 17 de novembro, o novo ano letivo com 120
inscritos.
A cerimónia teve lugar no Cineteatro Vianense e contou com a presença do presidente da
Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, do diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, da coordenadora da UPTE/UÉ, Paula Bentinho, do coordenador do Clube de Saúde +, Tiago Cardoso, e dos muitos alunos/as e professores/as que integram este projeto.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo agradeceu o empenho de todos
neste projeto e fez um “agradecimento especial aos professores/as voluntários/as
pela dedicação demonstrada ao longo dos anos”. Luis Miguel Duarte mostrou-se
também agradado com a adesão de novos alunos e cada vez mais novos, realçando a
importância do projeto para manter ativa esta camada da população.
O diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, destacou a importância da Universidade Sénior, “um
dos maiores projetos de educação não formal do país que une pessoas de todos os
níveis de escolaridade, num total de 1500 pessoas” que contempla os Polos de Viana
do Alentejo, Alandroal, Évora (Canaviais, Bacelo e Senhora da Saúde, São Manços e
São Miguel de Machede), Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Sousel (Polo do
Cano), Redondo, Vila Viçosa e Cuba. Bravo Nico aproveitou a ocasião para anunciar
para janeiro a inauguração do 14º polo, em Galveias, no concelho de Ponte de Sor.
Durante as boas vindas aos alunos do Polo de Viana do Alentejo, o diretor da UPTE/UÉ,
Bravo Nico, anunciou algumas novidades, nomeadamente a criação de uma plataforma
online através da qual os alunos podem contactar com os professores, partilhar
documentos e trocar ideias com alunos de outros polos. O polo de Viana do Alentejo vai
ser um dos polos experimentais neste ano letivo.
De salientar que o Polo de Viana do Alentejo é um dos polos mais antigos da
Universidade Popular, contando com 13 anos de existência em conjunto com o Clube de
Saúde + que assinala também os mesmos anos.
A sessão de abertura do novo ano letivo contou ainda a atuação da Tuna do Polo de
Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca.

EuroBEC Granfondo em Elvas em 2024: que “seja um sucesso”, diz Luís Rosinha

A partida da segunda edição do EuroBEC Granfondo, uma prova de ciclismo que leva os participantes a descobrir os encantos das raias alentejana e extremenha, está marcada para 17 de março de 2024, em Elvas.

Depois da primeira edição da prova, este ano, ter tido o seu arranque em Badajoz, em 2025, chega a vez de Campo Maior.

Considerando que estas são iniciativas “importantes”, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, recorda que, na vila, já este ano, se realizou um evento “muito atrativo” na área do desporto: o I Trail Vila de Campo Maior. “Tivemos praticamente 400 participantes e, portanto, a questão da tónica do desporto também paira sobre o concelho de Campo Maior, e nós, enquanto autarcas, e promovendo aquilo que possa ser a atividade física e desportiva, continuamos a promover esses mesmos eventos”, assegura.

Para a edição de 2024 do EuroBEC Granfondo, em Elvas, o autarca deseja o mesmo, ou ainda um maior sucesso, que aquele que teve a prova deste ano, com partida e chegada em Badajoz.

A prova, independentemente da localidade em que comece, conta com passagens pelos três municípios da Eurocidade, seja qual for a distância escolhida: Granfondo, Mediofondo ou Minifondo. A prova tem um limite de 2000 participantes, no somatório das três distâncias, que deverão efetuar a inscrição através do site do EuroBEC Granfondo.

I Gala empresarial NERE em Évora

O NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, está a organizar a I GALA EMPRESARIAL NERE, que vai acontecer no próximo dia 24 de novembro, a partir das 18h00, no Hotel M’AR DE AR Aqueduto de Évora.

Este evento conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Pretende-se que este seja um momento de homenagem a todos aqueles que contribuíram para tornar o ecossistema empresarial do Alentejo Central mais dinâmico, resiliente e robusto. Na mesma ocasião seis empresários e personalidades da região serão distinguidos com a atribuição do Prémio Reconhecimento Empresarial em seis categorias diferentes.

As receitas da Gala revertem na sua totalidade a favor da Associação “Chão dos Meninos”, que apoia crianças e jovens em risco e as suas famílias.

Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo vai ter a sede em Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz, a Universidade de Évora, a ATEVA – Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo e a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vão avançar para a constituição e criação do Centro de Tecnologia e Inovação da Vinha e do Vinho do Alentejo, que terá a sede em Reguengos de Monsaraz. Este grupo de membros fundadores vai criar um grupo de trabalho para definir a visão, a missão, os objetivos, os estatutos, o modelo de governação, o roadmap tecnológico e o plano de ação.

Os parceiros vão convidar várias entidades para integrarem o grupo fundador. A primeira reunião do grupo de trabalho está agendada para o dia 27 de novembro.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “a atual gestão autárquica tem uma opção estratégica clara de desenvolvimento do concelho e de captação de quadros altamentes qualificados para aumentar a potenciação de desenvolvimento de conhecimento para o principal setor económico do concelho, nomeadamente a vinha, a paisagem, o solo e a água”. A autarca explica que “o nosso objetivo inicial foi a persecução da criação de um centro, ou polo, de investigação no concelho. Após contatos e algumas reuniões com a Universidade de Évora, sentimos verdadeiramente qual o caminho a seguir e as duas instituições iniciaram os trabalhos para a criação de uma Unidade de Inovação e Desenvolvimento, tal como está definido no regulamento do Portugal 2030, para posteriormente conseguirmos a certificação de Centro de Tecnologia e Inovação”.

Marta Prates acredita que “estamos perante um momento de viragem para a nossa região, visto que a sul do Tejo não existe nenhum Centro de Tecnologia e Inovação, pelo que poderá ser um centro gerador de conhecimento ao serviço dos stakeholders para melhorar e proteger uma atividade tão nobre e geradora de riqueza como é a vitivinicultura. A nossa visão é colocarmos o conhecimento ao serviço das pessoas, neste caso dos produtores de vinho do Alentejo”.

Quercus lança desafio às escolas para celebração do Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone celebra-se na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, sendo que a Quercus lançou um desafio a todos os níveis de ensino escolar, para participarem em campanhas de sensibilização para a conservação da biodiversidade.

Com este desafio, a Quercus pretende contribuir para o restauro de ecossistemas. Para celebrar este Dia da Floresta Autóctone, as escolas devem plantar uma ou mais árvores ou arbustos da floresta, ao longo desta semana.

Deverão ser plantadas árvores ou outras plantas, da floresta autóctone da região da escola, podendo recorrer a aconselhamento e eventual cedência de plantas pela respetiva autarquia.

Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

“É Natal no Comércio Local” tem início hoje em Borba

O município de Borba promove mais uma edição do concurso “É Natal no Comércio Local”, que se inicia dia 20 de novembro e que se estende até ao dia 31 de dezembro.

Estão a ser realizadas adaptações e melhorias para a edição deste ano, revela Sofia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Borba, “o município pretende promover e dinamizar o comércio no concelho, temos feitos algumas adaptações e algumas melhorias de acordo com o que os comerciantes nos dizem, e aquilo que nos aconselham, vamos atualizando e melhorando com o passar dos anos, uma das melhorias, e esta foi algo que nós percebemos, na primeira edição nós entregamos cabazes, agora ao invés dos cabazes, vamos optar por vouchers, o que permite às pessoas comprarem especificamente aquilo que precisam”

A maioria dos comércios locais da cidade de Borba aderem a este concurso, afirma a vereadora, “temos sempre mais de 50 comércios a aderir, portanto a esmagadora maioria dos nossos comércios aderem a este concurso, e portanto, esperamos que este ano seja um grande sucesso”.

As pessoas podem fazer as suas compras durante o período de tempo em que o concurso está ativo, “este concurso vai trabalhar nas datas de 20 de novembro até 31 de dezembro, portanto é durante este período que as pessoas podem fazer as suas compras, e o sorteio depois será realizado no dia 5 de janeiro para sortear os vouchers”.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Borba visa promover e dinamizar o comércio local da cidade, este ano com melhorias, de forma a facilitar as compras que as pessoas realmente necessitam de fazer.

Exposição PHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XX

Com curadoria de Quintino Lopes e Elisabete Pereira, investigadores do Instituto de História Contemporânea, da Universidade de Évora, a exposição “PHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XX” mostra o trabalho desenvolvido no Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra, entre 1936 a 1979, considerado internacionalmente, em meados do século XX, o mais avançado da Europa. O pioneirismo deste Laboratório Experimental e o trabalho desenvolvido pelo seu fundador e diretor, Armando Lacerda, podem agora ser conhecidos nesta exposição patente ao público até 24 de novembro no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, a decorrer no âmbito do Projeto “Laboratório de Fonética: Coimbra – Harvard. Repensar centros e periferias científicas no século XX”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Comando Territorial de Évora da GNR registou dez acidentes de viação durante este fim-de-semana

O Comando Territorial de Évora da GNR, registou este fim de semana, de 18 e 19 de novembro, dez acidentes de viação, cinco despistes, três colisões e três atropelamentos, dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

Foi registado ainda um acidente de trabalho, na localidade de Montemor-o-Novo, do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 29 ocorrências, sendo onze crimes contra o património, oito crimes contra as pessoas, sete contra a vida em sociedade e três crimes previstos em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas seis detenções em flagrante delito, quatro pelo crime de condução em estado de embriaguez e duas de condução sem habilitação legal.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 114 infrações à legislação rodoviária, 13 relativa à legislação ambiental e uma relativa à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, Artémis 2023/2024.

“No Natal, Comércio Local” em Coruche com 30 prémios para clientes do comércio local

A iniciativa “No Natal, Comércio Local” é este ano reeditada pela Câmara Municipal de Coruche, somando um conjunto de 30 prémios no valor total de seis mil euros a atribuir a clientes do comércio local, sendo que um dos prémios unitários ascende a mil euros. A campanha de incentivo à aquisição no comércio local “No Natal, Comércio Local” decorre de 15 de novembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024 e resulta de iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Associação de Comerciantes do Concelho de Coruche, com colaboração das juntas de freguesia do Concelho.

 

Fonte: Município de Coruche

Cooperativa Minga promove hoje a última sessão do Ciclo de Conversas

 “Agrofloresta” é o tema em debate na última sessão do Ciclo de Conversas, que decorre hoje, dia 20 de novembro, às 18h30. Estas sessões que são promovidas pela Cooperativa Integral Minga de Montemor-o-Novo e o projeto Healing Forest, pretendem ser “um local onde se possa partilhar entre todos “diversas temáticas e conhecimentos que eu tenho tido a sorte de ter estudado e pôr em prática”, refere o orador destes ciclos, Bernardo Nogueira, biólogo de formação.

Revela também que Agrofloresta é uma técnica agrícola, que se está a inovar, e através desta conversa partilham experiências de pessoas que já praticaram esta técnica.

Estas sessões na Cooperativa Integral Minga, são gratuitas, Bernardo Nogueira convida todos os interessados a participar nesta sessão que decorre esta segunda-feira, pelas 18:30.