Marcelo dissolve Assembleia da República e marca eleições para 10 de março

O presidente da República anunciou, esta quinta-feira à noite, a decisão de dissolver a Assembleia da República e marcou novas eleições legislativas para o dia 10 de março, depois de ouvir o Conselho de Estado

“Fi-lo por decisão própria e por várias razões”, explicou ao País Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhando a “fraqueza do Governo” nesta crise, podendo levar a um “governo presidencial” e a uma dissolução tardia da Assembleia da República. Clarificou que não quis manter um Governo PS sem Costa, com outra figura do partido em primeiro ministro, indo contra a proposta socialista de nomear um novo primeiro-ministro.

Justificou a data de 10 de março para dar tempo aos socialista de se reorganizarem.

Exposição evocativa dos Forais de Montemor-o-Novo

A exposição evocativa dos dois Forais de Montemor iniciou-se no passado dia 4 de novembro e está patente no Centro Interpretativo do Castelo e Arquivo Municipal até 31 de dezembro deste ano.

A iniciativa pretende evocar, em simultâneo, os 820 anos do foral de D. Sancho e os 520 anos do foral de D. Manuel e os 450 anos da elevação de Montemor a vila notável.

Curso Básico de Cuidados Paliativos em Montemor-o-Novo

 A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos apresenta o “Curso Básico de Cuidados Paliativos para Dirigentes e Colaboradores de ERPI”, a realizar-se no dia 18 de novembro, em Montemor-o-Novo.

Será na sede da União de Freguesias de N. Srª da Vila, N. Srª do Bispo e Silveiras e dirige-se a dirigentes de ERPI, técnicos de ERPI nas diversas áreas, assistentes de ação direta.

Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo visitou a freguesia de S. Cristóvão

Na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, pelas 9h30, o Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, visitou a freguesia de S. Cristóvão, no âmbito da iniciativa Encontros nas Freguesias. O Presidente da Junta de Freguesia, Vasco Picaró recebeu a comitiva municipal e fez uma visita guiada a alguns espaços onde identificou problemas que são preocupação do executivo local e da população. Os serviços da Câmara Municipal presentes tentarão resolver algumas das situações identificadas, por forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes desta freguesia.

Município de Redondo vai comemorar o dia de S. Martinho

No próximo sábado, dia 11 de novembro, o Município de Redondo irá comemorar o dia de S. Martinho pelas 15h00 na mata municipal. Domingo dia 12, será em Montoito pelas 15h no parque infantil.

“No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho”

 

 

 

Município de Viana presente em encontro promovido pela European Network of Places of Peace na Bulgária

O Município de Viana do Alentejo participou, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, na vila de Kaynardza (Bulgária), no Training Course promovido por European Network of Places of Peace, juntamente com técnicos de 7 nacionalidades (Ucrânia, Holanda, Hungria, Bulgária, Roménia, Alemanha, Eslováquia), com vista à partilha de experiências e estratégias de trabalho para uma Cultura de Paz, a implementar em cada um dos municípios representados.
Os trabalhos que, decorreram em vários lugares do país búlgaro, contaram com vários momentos desde a apresentação dos países participantes e respetivo Tratado de Paz, contacto direto com a população de Silistra, um importante centro cultural, industrial e de transporte, junto ao rio Danúbio, e partilha de opiniões sobre alguns dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O encontro terminou com a apresentação do plano de trabalho, pós mobilidade, para cada um dos países, estando planeada para Alcáçovas, a realização de atividades que promovam a abertura do Paço dos Henriques à comunidade, bem como atividades de intercâmbio entre os parceiros.
Recorde-se que o Município de Viana é membro efetivo da Rede Europeia de Sítios
da Paz, juntamente com Évora Monte, desde 2017.

Restaurantes de Arronches dão destaque a pratos de carne de caça até domingo

Pratos confecionados à base de carne de caça estão em destaque em sete restaurantes de Arronches, até domingo, 12 de novembro, no âmbito de mais uma edição da Quinzena gastronómica, promovida pelo município.

Esta iniciativa assume-se como um fator que “atrai muitas pessoas até ao concelho, que é conhecido por ter uma excelente gastronomia, dando também destaque aos produtos endógenos”, revela o presidente da Câmara, João Crespo.

Os restaurantes que aderiram a esta quinzena gastronómica, acrescenta João Crespo, “são referências gastronómicas no concelho”, pelo que esta é uma altura em que os chefs acabam por criar pratos novos, que sejam “motivo de atratividade”.

Um dos estabelecimentos aderentes é o restaurante “A Estalagem”. O proprietário, António Trindade, revela que, normalmente, na ementa não têm pratos de caça, apenas nesta altura, sendo que os pratos disponíveis são: ensopado de veado, açorda de perdiz e feijoada de coelho bravo. António Trindade diz ainda que este tipo de iniciativa é sempre positivo para o seu estabelecimento, uma vez que “atrai sempre muitas pessoas e é bom para mostrar o que temos”.

Veado à casa, feijoada de javali e empada de perdiz são os pratos disponíveis no Restaurante do Sport Arronches e Benfica, revela Patrícia Vaz, adiantando que esta iniciativa é positiva porque a região “é propícia a este tipo de refeições e à caça”.

Já Albertina Vaz, mãe de Patrícia, adianta que, apesar de a carne de caça precisar de um outro tipo de preparação já está habituada a isso. Patrícia Vaz reforça que “todas as peças de caça são específicas e têm de ser trabalhadas e confecionadas em determinados moldes e a minha mãe, já está no ramo há 35 anos, e está habituada a trabalhar este tipo de carne”.

Feijoada de Coelho Bravo, Perdiz Estufada com Chalotas, Coelho Frito com Cogumelos Salteados, Favada de Javali, Javali Estufado, Veado à Casa ou Folhato de Perdiz são os dos pratos que pode degustar, até domingo, 12 de novembro, nos restaurantes aderentes à Quinzena Gastronómica da Caça, em Arronches.

Os restaurantes aderentes são os seguintes: ‘A Cabana’, ‘A Estalagem’, o restaurante do ‘Hotel Rural de Santo António’, ‘O Fosso’, ‘O Valentim’, a sede do ‘Sport Arronches e Benfica’ e o ‘Sossega’, os espaços que são parceiros da Câmara Municipal nesta iniciativa de promoção da cozinha local.

Borba: Buba Espinho esta quinta-feira na Festa da Vinha e do Vinho

Buba Espinho atua, na noite desta quinta-feira, 9 de novembro, na Festa da Vinha e do Vinho. O concerto do músico alentejano está marcado para as 23 horas.

Antes de Buba Espinho, a partir das 21h30, é José Geadas quem sobe ao palco do certame.

Também esta quinta-feira, a tarde no certame será dedicada à dança, com Tânzer, Flash Dance, Grupo de Ginástica 100 Pança, Ginarte e Las Trianeras.

Exposição “Centro Mutável” na galeria municipal de Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e as Oficinas do Convento promovem de 11 a 30 de novembro, na Galeria Municipal, a exposição “Centro Mutável”.

A inauguração desta mostra acontece no sábado, dia 11 de novembro, pelas 18h00.
A curadoria pertence a João Rolaça e Margarida Alves.
Esta exposição conta com a organização das Oficinas do Convento, Vicarte – Vidro e Cerâmica para Artes e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca tem novas disciplinas

O Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca propõe neste ano letivo 2023/24 as novas disciplinas de Tai-Chi, Astrologia, Histórias Cruzadas e Expressão Musical/Corporal. Os formandos poderão também ter aulas de Psicologia, Inglês, Costura Criativa, Informática, Oficina de Artes Plásticas, Meditação, Tuna/Coro, Teatro, Aqui Aprendo a Ler e Cultura Geral.

Para além das aulas, no Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca são dinamizadas atividades extracurriculares como workshops, visitas de estudo e as atividades do projeto Tempos Cruzados. Este projeto tem como objetivo a partilha de conhecimentos entre crianças, jovens e a comunidade sénior do concelho, para integrarem saberes, valores e competências.

O espaço está igualmente preparado para o lazer e o convívio entre os formandos, que podem permanecer no local quando não existem aulas ou atividades. As aulas iniciaram-se no dia 18 de setembro e decorrem de segunda-feira a quinta-feira entre as 9 horas e as 17 horas.

Através do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, a autarquia pretende reforçar o caráter pedagógico e institucional das atividades educativas do concelho e garantir à população oportunidades diversificadas de formação ao longo da vida. A oferta formativa é para toda a comunidade, independentemente da idade, e as inscrições podem ser efetuadas no polo.

Seminários sobre ciência para alunos e professores portugueses em dezembro

O Centro Comum de Investigação, o serviço da Comissão Europeia para a ciência e o conhecimento, promove, em dezembro, no âmbito do programa “Juventude”, dois seminários online do ciclo “A Ciência está em toda a parte”, em Português, dirigidos a alunos e professores.

Durante estas sessões será debatido o trabalho que os cientistas do Centro Comum de Investigação realizam, em apoio das políticas da União Europeia, relacionadas com os temas “Planeta”, “Segurança” e “Sociedade”.

Proporcionar uma compreensão do papel da ciência na elaboração de políticas e incentivar os estudantes a aprender ciência, bem como promover o pensamento crítico, a colaboração europeia e reforçar o envolvimento dos cidadãos com a ciência são os principais objetivos deste programa.

Os dois seminários em Português realizam-se a 6 e 13 de dezembro, sendo que, para o primeiro, as inscrições decorrem até dia 2 de dezembro, e para o segundo até dia 7. Mais informações sobre o assunto disponíveis no site do Europe Direct Alto Alentejo.

Este é o tema desta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

“Patrulha Pata: o super filme” este domingo em Montemor-o-Novo

No próximo domingo, dia 12 de novembro há cinema no Cineteatro Curvo Semedo. Em exibição vai estar o filme “Patrulha Pata: o super filme”.

Direcionado para os mais novos, a sessão tem início às 15h.

Sinopse:
Quando um meteorito mágico aterra na Cidade da Aventura, a Patrulha Pata ganha superpoderes e transforma-se na Super Patrulha! Para Skye, a mais pequena da equipa, os novos poderes são um sonho tornado realidade. Mas tudo se complica, quando o arquirrival Humdinger foge da prisão e junta-se a Victoria Vance – uma cientista louca obcecada pelo meteorito – para roubar os superpoderes e tornarem-se supervilões. Com o futuro da Cidade da Aventura em risco, a Super Patrulha terá de parar os supervilões antes que seja tarde demais e a Skye terá de aprender que até o cachorro mais pequeno, pode fazer uma grande diferença.

28.º Concerto de Outono decorre dia 11 de novembro

O Coral de São Domingos de Montemor-o-Novo vai levar a efeito o habitual Concerto de Outono, no próximo dia 11 de novembro, sábado, pelas 18 horas, na Igreja da Misericórdia.

O concerto também vai contar com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Lavre.

A entrada para este evento é livre.

Comando Territorial da GNR de Évora, registou esta quarta-feira sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia oito de novembro sete acidentes de viação, sendo quatro colisões e três atropelamentos, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas dez ocorrências: seis crimes contra as pessoas, três crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 121 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação ambiental e uma relativa à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.

Município de Montemor-o-Novo o Dia Mundial da Bolota

O Município de Montemor-o-Novo, assinala mais uma vez no dia 10 de novembro o Dia Mundial da Bolota, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da floresta autóctone e particularmente o montado de azinheiras e sobreiros que abrange o concelho de Montemor-o-Novo e cujo fruto é a bolota.

Cada vez mais a bolota é vista como um superalimento, nomeadamente na dieta humana, reconhecidas que são as suas propriedades antioxidantes, e que os gregos da antiguidade a consideravam o alimento dos homens invencíveis! São também muitos os novos produtos à base de bolota, alimentares e até na área da cosmética, que começam a ser comercializados.

Trabalhos de controlo de vegetação esta quinta-feira em Montemor-o-Novo

Nesta quinta-feira estão a decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) na cidade de Montemor-o-Novo, das 8h00 às 16h30, no Largo de São Francisco, Rua de São Francisco, Rua de Angola, Rua 25 de Abril, Praceta Heróis do Ultramar, Rua de Moçambique, Rua da Guiné, Rua Prof. Egas Moniz, e Rua Maestro Pinto, com acesso condicionado.
De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

Câmara de Montemor realiza cortes de vegetação esta quinta-feira

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em comunicado, informa que irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) na cidade de Montemor-o-Novo, dia 9 de novembro de 2023, das 8h00 às 16h30, no Largo General Humberto Delgado, com acesso condicionado.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. A Câmara pede que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.