Roteiro Levantado do Chão no Top 10 do Prémio Nacional de Turismo

Foto Arquivo

O Roteiro Literário Levantado do Chão, é um dos 10 projetos finalistas do Prémio Nacional de Turismo 2023​ na categoria de Turismo Inovador. Esta distinção vem premiar todo o trabalho desenvolvido até aqui pela equipa coordenadora do projeto, os vários serviços municipais envolvidos, e a rede de parceiros de instituições públicas e privadas que desenvolve um trabalho exemplar a nível nacional e internacional no turismo literário.

O Prémio Nacional de Turismo, promovido por BPI e Expresso, com os apoios de Turismo de Portugal e Deloitte Corporate Finance, S.A., com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, visa distinguir as melhores empresas, práticas e projetos no sector do Turismo, e contou com 768 candidaturas nesta sua 5ª edição.

O Roteiro Literário Levantado do Chão é um projeto cultural de turismo literário promovido pelo Município de Montemor-o-Novo, e tem como parceiros os Municípios de Lisboa e Évora, as Juntas de Freguesia do Concelho de Montemor-o-Novo, a Fundação José Saramago, o Museu do Aljube, a Biblioteca Pública de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e é cofinanciado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Turismo de Portugal.

Nena sobe ao palco da Mostra de Arraiolos esta noite

A três dias do fim de mais uma edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, esta sexta-feira, dia 3 de novembro para além da habitual Feira do Tapete de Arraiolos e do festival da empada de Arraiolos vai haver espaço para animação musical.

Esta mostra, que abre às 12 horas, vai ser animada por um concerto de Nena que tem início marcado para as 22h30 prosseguindo a animação musical com o DJ S-Silva.

Montemor: interrupção do fornecimento de água dia 6 de novembro

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, devido a trabalhos de higienização da Cisterna Grande do Castelo por parte da empresa Águas Públicas do Alentejo, SA., o abastecimento domiciliário de água será interrompido, dia 6 de novembro, entre as 00:00 horas e as 08:00 horas, podendo, no entanto, existirem condicionamentos no abastecimento durante todo o dia, nas seguintes ruas/locais da cidade de Montemor-o-Novo:

Ruas: 

– Rua Irmãos S. João de Deus (desde R. d´Aviz até ao cruzamento com as Ruas Aquilino Ribeiro e Fernando Pessoa)

– Rua Fernando Pessoa

– Rua Abel Salazar

– Rua José Gomes Ferreira

– Rua Maria Lamas

– Rua d’Aviz

– Rua da Liberdade (só habitações do lado do Parque Urbano)

– Rua Aquilino Ribeiro

– Rua de Vila Real de Santo António

– Rua António Sérgio

– Rua Cidade do Fundão

– Rua D. Nuno Álvares Pereira

– Rua Dr. Vicente Augusto P. Silva

– Rua 25 de Abril

– Praceta Heróis do Ultramar

– Carreira de S. Francisco

– Av. Gago Coutinho (desde a Rua d’Aviz até à BP)

– Rua de Angola

– Rua de Moçambique

– Rua da Guiné

– Rua Prof. Egas Moniz

– Ruinha

– Rua de Goa

– Rua de Damão

– Rua de S. Sebastião

– Largo Dr. António José de Almeida

– Rua do Calvário

– Rua Adriano Vaz Velho

– Rua do Matadouro

– Travessa das Estoupas

– Rua de S. Vicente

– Rua Condessa de Valenças

– Travessa do Arco

– Rua dos Almocreves

– Ruas das Ricas

– Rua D. Vasco

– Travessa das Ferrarias

– Rua da Calçada

– Rua de S. Domingos

– Rua D. Sancho I

– Rua Benigno de Almeida Faria

– Rua Marinha Grande

– Rua José Joaquim Lopes Praça

Locais: 

– Quinta da Caldeira

– Lar da Misericórdia

– Escola Secundária

– Escola EB 2,3

– Cineteatro Curvo Semedo

– Castelo

– Abrigo dos Velhos Trabalhadores

Empada de Arraiolos é única devido à sua tradição e valores, garante produtor Rafael Rocha

As empadas de Arraiolos são um dos ex-líbris do concelho e estão em destaque em mais uma edição da Mostra Gastronómica que termina  domingo, 5 de novembro, depois de dez dias a promover o melhor do concelho.

Rafael Rocha é produtor de empadas em Arraiolos, há cerca de 18 anos e explica que, depois da certificação desta iguaria, por parte do município, o trabalho se tem baseado “sempre na tradição e valores que identificam a empada de Arraiolos”, garantindo que “é única, pela sua composição na massa e conteúdo, bem como as ervas aromáticas que lhe dão uma componente extraordinária”.

O Pastel de Toucinho também poderá vir a certificado, adianta Rafael Rocha, adiantando que “o importante é manter o padrão de confeção, que permite que a empada de Arraiolos e o Pastel de Toucinho sejam homogéneos e isso é o que define o seu verdadeiro sabor”.

Desportivismo de Roberto Carlos agraciado pelo IPDJ

O jogador do GUS Roberto Carlos teve um enorme gesto de desportivismo e altruísmo diante de um adversário que se lesionou e não prosseguiu uma jogadas eminente de golo. Agora o IPDJ deu lhe um prémio.

Prémio merecido pelo seu gesto de desportivismo no jogo da Liga Elite da Associação de Futebol de Évora, no dia 15 de outubro, entre o Grupo União Sport e o Sport Clube Alcaçovense.

Decorria o minuto 55 quando, em posse de bola e sem qualquer contacto, o último defesa da equipa visitante, Wesley Silva, se lesiona deixando a bola nos pés do jogador da equipa unionista, Roberto Carlos, ficando apenas com o guarda-redes adversário pela frente para tentar fazer o golo.

Ao aperceber-se da lesão do colega adversário o jogador do União parou o jogo e abdicou de ir para a baliza, levando o árbitro da partida a mostrar-lhe o cartão branco e ao reconhecimento do seu gesto por parte dos jogadores do Alcaçovense e de todos os adeptos presentes no Estádio 1º de Maio, em Montemor-o-Novo.

Na cerimónia da entrega do prémio o Diretor Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Miguel Rasquinho, fez-se acompanhar pelo Presidente da AFE, António Pereira, do Presidente do Município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão e do Presidente do GUS, Nuno Malagueira para homenagear o atleta, pelo seu gesto que personifica os verdadeiros valores do desporto, que honra e prestigia a sua pessoa mas também as entidades que marcaram presença na sessão, em nome de todo o território.
Parabéns, Roberto Carlos.

Redes e Capacitação Institucional RIS3 já com aviso publicado

Foi publicado, no passado dia 30 de outubro, o aviso apara a apresentação de candidaturas às Redes e Capacitação Institucional RIS3, que se destinam a apoiar projetos de capacitação institucional de parcerias territoriais de apoio ao desenvolvimento, designadamente, capacitação para a especialização inteligente através do reforço do trabalho em cooperação e em rede, que fomentem a articulação de nível regional e sub-regional, e de desenvolvimento de competências ajustadas ao papel de cada entidade.

Estão previstos apoios para a Gestão do Espaço Operacional da EREI (Espaço de Descoberta Empreendedora), incluindo de cada uma das plataformas de articulação operacional, através de apoios à implementação e capacitação de plataformas de inovação, governação e internacionalização.

Com o trabalho partilhado e participado pretende-se, entre outros, troca de experiências e implementação de boas práticas; desenvolvimento e implementação de parcerias e plataformas de descoberta empreendedora; recolha, sistematização e partilha de informação; nomeadamente através do desenvolvimento de plataformas de inovação, melhoria da eficácia e eficiência das instituições, tendo em vista a implementação de modelo de governação da RIS.

As entidades beneficiárias são a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, a Sines Tecnoplo, a Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama, a Universidade de Évora, bem como outras entidades integrantes do Conselho Regional de Inovação em copromoção com as entidades coordenadoras.

Évora: DECO Alentejo abre novas instalações esta sexta-feira

A DECO Alentejo abre esta sexta-feira, 3 de novembro, as suas novas instalações, na Rua José Elias Garcia, nº 12, em Évora.

Trata-se de um espaço com um “novo conceito, com uma nova forma de interação com os consumidores, com novos serviços e promotora de uma maior proximidade, melhor qualidade e diálogo, pronto a resolver os problemas”, revela a jurista Ana Sofia Rosa.

A inauguração destas novas instalações está marcada para hoje, às 17 horas.

É este o tema em destaque, esta semana, na rubrica da DECO. Para ouvir no podcast abaixo:

Montemor: prisão preventiva e três detidos por tráfico de estupefacientes

Três homens foram detidos no dia 30 de outubro, pela GNR de Évora que constituiu ainda como arguidos uma mulher e um homem, com idades compreendidas entre os 29 e os 40 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de oito meses por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda, revela a GNR em comunicado, “realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de 12 mandados de busca, quatro domiciliárias, oito em viaturas e numa empresa, bem como na apreensão de 112 doses de cocaína, 190 doses de haxixe, uma viatura, 953 euros em numerário,  duas  balanças de precisão, três facas, sete telemóveis, três computadores, cinco pen drives”.

Os detidos foram presentes no dia 31 de outubro, ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora para aplicação de medidas de coação, tendo um dos mesmos ficado em prisão preventiva.

Programa Alentejo 2020 com taxa de execução de 91,6%

No final de outubro, o Programa Operacional Regional do Alentejo Alentejo 2020, apresentou uma taxa de execução de 91,6%. Este valor representa um aumento significativo de mais de 3,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, consolidando uma posição de destaque do Alentejo, em termos de execução, quando comparado com outros programas do Portugal 2020, informa a CCDR Alentejo.

É importante ressaltar que este aumento no mês de outubro foi o mais substancial durante o ano corrente, quando comparado com as taxas de execução dos meses anteriores. Além disso, ao compararmos esse valor (91,6%) com a taxa de execução de dezembro de 2022 (76,4%), observamos um aumento de 15,2%.

Esta evolução positiva demonstra o compromisso contínuo com a eficácia na implementação do programa.

Também a taxa de compromisso (sem overbooking) registou um valor de 108,9%, o que representa uma redução de 2,2 pontos percentuais em relação ao encerramento do ano de 2022 (111,1%) e 10,5 pontos percentuais quando comparado com o valor de encerramento de 2021 (119,4%).

Este valor indica que o programa continua a operar de forma eficiente e comprometida com seus objetivos.

Estes resultados não apenas superaram as metas estabelecidas com a autoridade responsável durante o período, mas também promovem um otimismo substancial no processo de encerramento do quadro comunitário de apoio atual. Isso, segundo a CCDR Alentejo, garante que os recursos alocados à região sejam completamente utilizados para beneficiar a população local e estimular o desenvolvimento económico, social e territorial do Alentejo.

Pedro Chagas Freitas marca presença na Feira do Livro de Coruche

Entre jogos de tabuleiro e peças de Teatro, o destaque deste penúltimo dia, amanhã, 4 de outubro, de mais uma edição da Feira do Livro de Coruche, vai para a presença do escritor Pedro Chagas Freitas.
No entanto este dia começa, segundo o responsável da Biblioteca Municipal de Coruche, Norberto Esperança, com um “espetáculo de teatro infantil pelo grupo de teatro Cativar” e a partir das 15 horas vão ser dinamizados jogos de tabuleiro.
Às 15h30 “há conversa com o escritor pedro Chagas Freitas, na nossa feira para interagir com os visitantes”.
Para terminar o dia “às 21 horas vamos ter um espetáculo musical com a Oficina de Artes de Coruche que é um espetáculo assinado pela música e pela dança”.

GNR de Évora regista quatro acidentes de viação esta quarta-feira

Quatro acidentes de viação, sendo duas colisões e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registados ontem, dia 02 de novembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

No âmbito da criminalidade, foram registadas cinco ocorrências, sendo três crimes contra as pessoas e dois crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 49 infrações relativas à legislação rodoviária e seis relativas à legislação ambiental.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, Artémis 2023/2024 e PNF Álcool a decorrer.

Festival de Sopas de Montemor-o-Novo de 3 a 5 de Novembro

O Festival de Sopas de Montemor-o-Novo está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições da cidade, entre os dias 3 e 5 de Novembro, para a sua 19ª edição, que conta com 16 expositores e dezenas de sopas e iguarias, sendo por isso um espaço gastronómico, de entrada livre e aberto ao público.

O vereador da Câmara Municipal de Montemor, António Pinto Xavier, revela que este é “um festival com muita história, que tem a reconhecida categoria gastronómica em que a entrada é livre”.

Entre os expositores “teremos 12 restaurantes com 16 expositores, os vinhos de Montemor-o-Novo, como é normal, sempre presentes e também animação musical” e “durante o fim-de-semana teremos o concurso gastronómico Borrego à Mesa, em que nós convidamos todos os Montemorenses a inscreverem-se e a competir num concurso que tem 1900 euros de prémios para os melhores pratos em cada uma das suas categorias”, afirma António Pinto Xavier.

O vereador deixa ainda um convite “a todas as pessoas” para que neste fim-de-semana” visitem o Festival das Sopas e deliciem-se com as nossas iguarias”.

São inúmeras sopas a provar e degustar desde a sopa da pedra à canja, passando pelo feijão com repolho, limado de cação, sopa de peixe, tomatada ou a sopa rica de entulho! Para além da mostra gastronómica, que coloca a sopa na ementa de todos os visitantes, haverá animação musical e um espaço de vinhos de Montemor.