Atendimento da Deco esta quinta-feira na UF de Vila Bispo e Silveiras

A DECO vai realizar, esta quinta-feira, 2 de novembro, atendimento presencial na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, no Largo Dr. Banha de Andrade.

O atendimento decorre entre as 14 e as 17 horas, de forma gratuita, sendo que é feito por ondem de chegada.

De recordar que esta União de Freguesias e a DECO têm um protocolo que permite aos cidadãos ter atendimento e aconselhamento no âmbito do direito do consumidor de forma gratuita.

O objetivo é disponibilizar informação útil aos consumidores para que, desta forma, possam manter-se mais informados acerca dos seus direitos, podendo em caso de dúvida recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor em funcionamento na União das Freguesias.

Bonecos de Estremoz da barrista Vera Magalhães em exposição em Estremoz

“Tradição e Cultura” de Figurado de Estremoz é o nome da exposição da autoria da barrista Vera Magalhães, que está patente em Estremoz.

A barrista Vera Magalhães, explica a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira, “é certificada, isto depois de ter feito o curso de formação para a aprendizagem de modelação e construção de Bonecos de Estremoz, o primeiro depois da classificação dos Bonecos como património cultural e imaterial pela UNESCO. O objetivo da autarquia, acrescenta Sónia Caldeira, passa por “dar a conhecer o trabalho dos novos barristas certificados, sendo que esta exposição contém todo o espólio que Vera foi fazendo ao longo do tempo”.

Sónia Caldeira revela ainda que esta exposição tem “vários tipos de Bonecos de Estremoz, mas sob o olhar da barrista”

“Tradição e Cultura” de Figurado de Estremoz, da autoria da barrista Vera Magalhães, está patente no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz até dia 26 de Novembro.

Arte de fazer Tapetes de Arraiolos dada a conhecer na 22ª Mostra Gastronómica

A arte de fazer tapetes de Arraiolos está bem patente, no Pavilhão Multiusos desta vila alentejana, em mais uma edição da Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos.

Deolinda Carmo, do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, aprendeu esta arte com a sua mãe e já passou este ensinamento à sua filha. Aos nossos microfones revela que “noutra altura tudo fazia tapetes e íamos vendo fazer e assim aprendemos, para que as pessoas aprendem temos que saber explicar através do desenho e replicar no tapete”.

Esta mostra torna-se importante para “as pessoas experimentarem e, possivelmente, aprenderem a fazer os Tapetes de Arraiolos”, adianta Deolinda Carmo, acrescentando que há uma técnica de recuperação que tem vindo a ser feita relativamente às cores, que eram muito fortes”.

Arte de fazer tapetes de Arraiolos que está bastante vincada em mais uma edição da Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete, em Arraiolos, até ao próximo domingo,5 de novembro.

 

Alunos mostram trabalho desenvolvido no projeto “ABC” em novembro

O evento final do projeto “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade ”, do InnovPlantProtect vai decorrer no dia 27 de Novembro, na Escola Superior Agrária de Elvas, onde será feito o balanço sobre o impacto deste projeto.

A iniciativa mostra os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos nas várias temáticas que foram abordadas ao longo do projeto.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Inês Ferreira, gestora de comunicação no InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Saiba qual é o “programa das festas” de hoje na Mostra Gastronómica de Arraiolos

No primeiro dia deste mês de novembro, a abertura da Mostra Gastronómica de Arraiolos, como já é hábito, acontece às 12 horas, no entanto às 14 horas há um concerto do Grupo de Música Popular Alentejana: “Rastolhice”.

Para além disto, quem quiser visitar este certame, vai também encontrar a Feira do Tapete de Arraiolos e a 14ª edição do Festival da empada de Arraiolos.

Núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes assinala Dia de Finados

Foto arquivo

O Núcleo dos Combatentes de Montemor-o-Novo está a celebrar 100 anos, e entre celebrações haverá uma homenagem no dia de finados, amanhã, 2 de novembro, para os combatentes que já faleceram.

Segundo revela José Leal, presidente do Núcleo dos Combatentes de Montemor-o-Novo, será feita uma homenagem “no cemitério, onde vamos fazer uma concentração de pessoas e felizmente temos os bombeiros que nos apoiam para fazer algumas coisas, para colocar uma coroa de flores no monumento General Humberto Delgado”, ainda neste dia serão feitas “umas pequenas leituras, temos as entidades da terra, que muitas delas já ligaram a informar que estarão presentes, vamos ao cemitério depositar outra coroa de flores, e dar dignidade e relembrar os camaradas que já tombaram, que sempre é bom relembrá-los todas as vezes”.

Esta cerimónia insere-se nas celebrações dos 100 anos deste núcleo de combatentes, mas também no Dia de Finados, para que todos os combatentes que já faleceram sejam relembrados.