Horário de Inverno: relógio atrasa uma hora esta madrugada

O horário de inverno em Portugal começa este domingo, dia 29 de outubro.

A mudança de hora faz-se na madrugada deste sábado para domingo, sendo que os relógios devem atrasar-se uma hora às 2 horas da madrugada (passar das duas para a uma hora).

Uma vez que se atrasa uma hora, nos relógios, este é o dia mais longo do ano. A partir deste domingo, os dias começam a clarear mais cedo e a escurecer também uma hora antes.

Este horário de inverno termina a 31 de março de 2024, altura em que se muda para o horário de verão, adiantando-se uma hora no relógio.

Oficina “Da ideia à forma” no Centro de Investigação Cerâmica

O Centro de Investigação Cerâmica anunciou uma oficina de cerâmica, intitulada “Da ideia à forma”, que decorrerá entre os dias 6 a 11 de novembro, durante esta oficina, que terá duração de 6 dias, os participantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto em cerâmica com o apoio da equipa OCT.

Com uma variedade de equipamentos e materiais à disposição, a oficina tem como objetivo equipar os participantes com as condições e ferramentas necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, desde a ideia até ao resultado final.

Terá como formadores Ana João Almeida e Leonor Mire. Este workshop tem um custo de 100 euros, não estão incluídos materiais nem alojamento, para efetuar a inscrição os interessados devem enviar o seu projeto até ao dia 30 de outubro.

Entrada para a 19ª edição do Festival de Sopas é livre

O 19º Festival de Sopas, que funcionará como espaço gastronómico, regressa no início de novembro ao Parque de Feiras e Exposições de Montemor com entrada livre e aberto ao público.

O evento terá 16 expositores, entre eles 12 restaurantes sendo a grande maioria do concelho de Montemor-o-Novo (O Cameirão – Santa Sofia, Doces & Companhia, Restaurante Quinta da Nora, Regalenga Bar, Restaurante A Horta – Ilhas de Arraiolos, Pizzaria Santa Loucura, Casa das Empadas – O Bifanas, O Menino de Ouro – Bifanas de Vendas Novas, Maar Restaurant – Foros de Vale de Figueira, Restaurante Páteo da Aldeia – Igrejinha, Tasquinha Marialva, Venda do Bravo, Monte dos Dornéis, Casinha da Ginja – Amadora, Tia Dulce – Doces e Licores – Cortiçadas de Lavre e Associação de Artesãos “A Ciranda”).

Desde a sopa da pedra à canja, passando pelo feijão com repolho, limado de cação, sopa de peixe, tomatada ou a sopa rica de entulho, são inúmeras sopas a provar e degustar.  Para além da mostra gastronómica, que coloca a sopa na ementa de todos os visitantes, haverá animação musical e um espaço de vinhos de Montemor.

No âmbito do Festival de Sopas, irá decorrer o habitual Concurso Gastronómico Borrego à Mesa, que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar um produto de excelência produzido no concelho: o Borrego.

Veja o programa completo e a ementa da 19ª edição deste festival:

Dia 3 Nov.– sexta feira

18h00 – Abertura do 19º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

20h30 – Grupo de Cavaquinhos de Alcáçovas

21h30 – Animação Musical com 3A e 1M

24h00 – Encerramento

Dia 4 Nov.– sábado

12h00 – Abertura do Festival de Sopas

12h00 – Entrega dos Prémios

do Circuito Trail “Por trilhos do Montado”

16h00 – CortiçArte – Oficina de Trabalhos Manuais com Cortiça

17h00 – Concurso Gastronómico “Borrego à Mesa”

18h00 – Ritété: Teatro de Rua – Brincadeiras sobre a Temática do Vinho

19h00 (a partir das) – Animação Musical: Banda Camisas Negras

24h00 – Encerramento

Dia 5 Nov.– domingo

12h00 – Abertura do Festival

14h00 – Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo

14h45 – Cortição – Jogos em Família

17h00 – Encerramento do 16ª Festival de Sopas de Montemor- -o-Novo

A decorrer durante o evento Banca dos Vinhos de Montemor

Ementa

  • Casa das Empadas – O Bifanas – Montemor-o-Novo – Sopa da Pedra / Canja / Feijão com Repolho / Limado de Cação / Ensopado de Borrego
  • Doces & Companhia – Montemor- o-Novo – Sopa de Tomate / Alimado de Cação / Canja de Pato
  • Maar Restaurant – Foros de Vale de Figueira – Montemor-o-Novo Sopa de Tomate / Sopa de Lentilhas / Sopa de Legumes / Sopa de Frango / Sopa de Camarão
  • O Menino de Ouro – Bifanas de Vendas Novas – Vendas Novas Sopa de Peixe / Sopa de Tomate / Sopa da Pedra
  • Pizzaria Santa Loucura – Montemor- o-Novo – Tomatada / Aveludado de Coentros e Castanhas / Limado de Cação
  • Regalenga Bar – Montemor-o- -Novo – Canja / Tomatada / Sopa da Pedra
  • Restaurante A Horta – Ilhas de Arraiolos – Sopa da Pedra / Açorda de Galinha / Sopa de Cação
  • Restaurante O Cameirão – Santa Sofia – Montemor-o-Novo – Sopa de Tomate com Enchidos Alentejanos / Canja de Galinha / Sopa de Cação
  • Restaurante Páteo da Aldeia – Igrejinha – Sopa de Tomate / Massa com Feijão / Sopa de cação
  • Restaurante Quinta da Nora – Montemor-o-Novo – Sopa de cação / Feijoada de cogumelos / Ensopado de borrego/ Sopa de peixe
  • Tasquinha Marialva– Montemor- o-Novo – Tomatada / Caldeta de Bacalhau / Canja de Meada / Sopa Rica de Entulho
  • Venda do Bravo– Montemor- -o-Novo – Dobrada com Feijão Branco / Sopa de Peixe / Sopa de Coentros

Este sábado vai haver showcooking na Mostra Gastronómica de Arraiolos

No âmbito da 22ª Mostra Gastronómica de Arraiolos vai ter lugar este sábado um Showcooking dinamizado por André Cotovio.

Entre doces e petiscos os pratos que vão ser confecionados vão desde pica-pau de porco com pasteis de migas de batata doce ao pudim de abóbora.

Para além disto no dia 4 de novembro também vai decorrer outro showcooking, desta vez com José Domingos Franco dirigir esta atividade, onde vão ser confecionados uma caldeta de peixe e um bolo de mel.

Esta edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos termina no próximo dia 5 denovembro.

 

GUS defronta Estrela Futebol Clube de Vendas Novas este domingo

O Grupo União Sport defronta este domingo, 29 de outubro, o Estrela Futebol Clube, em jogo da quarta jornada da Liga Elite do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Fábio Neves, treinador do União, “esperamos que este seja um bom jogo de futebol, porque sãon duas boas equipas que se reforçaram e mantiveram o número de jogadores com equipas técnicas novas de um lado e de outro”, garantindo que “vamos lutar pelos 3 pontos e o Vendas Novas com certeza que também”.

Fábio Neves sabe que “estão 3 pontos em disputa, não é nenhuma final, o campeonato ainda é muito grande mas sabemos que não queremos perder pontos em campo algum e essa vai ser sempre a mentalidade desta equipa”.

Quanto à rivalidade entre o União e Vendas Novas, o treinador do GUS considera que “não acabou mas pelo menos apaziguou um bocadinho a rivalidade”, porque “temos de os respeitar como qualquer outro adversário” e por isso “não queremos quezílias.

Nesta edição da Bancada Desportiva o jogador do GUS em destaque é Bruno Machado que nos contou que renovou com o União pela “paixão que fui aprendendo a ter pelo clube e foi também saber que muitos dos colegas também ficaram e apesar de todas estas mudanças de direção e equipa técnica, nós comprovámos que o nosso grupo é forte e unido mas para além disso tudo é a amizade que temos uns pelos outros”.

Para Bruno Machado este é daqueles jogos onde “todos os jogadores e todos os treinadores querem estar presentes, são sempre especiais têm um sabor especial e todos têm  uma motivação extra para etes jogos” admitindo que “era bom que todos os jogos do nosso campeonato tivessem este sabor e esta adrenalina, também porque trás mais pessoas ao estádio”.

Para Bruno Machado o União “é a casa onde estou há mais tempo enquanto jogador, é uma casa onde me sinto bem” é no fundo “a minha casa no futebol”.

Acompanhe este domingo o jogo da quarta jornada da Liga Elite, do distrital de Évora, entre o GUS e o Estrela Futebol Clube marcado para as 15 horas aqui na RNA, através da Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito.

“Campaniça Trio” anima segundo dia da Mostra Gastronómica em Arraiolos

Este segundo dia da Mostra Gastronómica de Arraiolos começa com a animação da banda “Campaniça Trio” – Campaniças e Vozes às 14 horas.

Ao final da noite é a vez do grupo de Baile “New Age Music Band”  e do DJ Daniel F animarem o recinto desta 22ª edição da Mostra Gastronómica, que tem início marcado para a 23 horas.

TransAlentejo Walking Festival chega a Arraiolos este domingo

O TransAlentejo Walking Festival está de regresso aos 47 concelhos da região, contando com vários percursos pedestres até ao dia 5 de Novembro, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos.

Este domingo, dia 29 de outubro, é a vez de Arraiolos receber este festival. A caminhada “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos” sai, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, “diretamente do centro de Arraiolos, cruza a rua dos tapetes e entra na zona rural e depois utilizando a antiga linha de caminho de ferro que passav em Arraiolos, fazendo um grande troço desse circuito, muito utilizado pela população local, mas às vezes desconhecido para quem visita o território”.

Antes de começar ou no final José Pedro Calheiros deixa aos participantes uma sugestão “comer uma empada de Arraiolos, marca do território, porque não há caminhada que não termine com uma refeição” já que o “último quilómetro é sempre à mesa e em Arraiolos esta afirmação ganha especial interesse”.

Walking Festival: “Olivais e Montados de Montemor” decorre este domingo

O TransAlentejo Walking Festival está de regresso aos 47 concelhos da região, contando com vários percursos pedestres até ao dia 5 de Novembro, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos.

Este festival que já decorre na região do Alentejo chega este domingo, dia 29 de outubro a Montemor-o-Novo com o passeio pedestre “Olivais e Montados de Montemor” já que para o diretor do festival, José Pedro Calheiros, “Montemor é um destino cultural de excelência, a sua cidade, a sua oferta, a sua gastronomia”.

José Pedro Calheiros Montemor considera que “a magia do Alentejo, tem a ver com os núcleos urbanos bem desenvolvidos, bem cosmopolitas mas bem circunscritos, que é o que se passa em Montemor”.

Os montados, as zonas de pastagem e as zonas florestais “levam-nos num percurso que a certa altura também chega a um antigo caminho de ferro com uma paisagem do Castelo e de Montemor quase se estivéssemos num miradouro que nos remete para visões da história”.

São cerca de 9 quilómetros que vão ser percorridos nesta edição do TransAlentejo Walking Festival em Montemor.