Assembleia Geral do GUS é dia 11 de novembro

O Grupo União Sport (GUS) está a convocar todos os sócios para uma reunião em Assembleia Geral Ordinária, que vai ter lugar na Bancada do Estádio 1º de Maio, no próximo dia 11 de novembro, às 20 horas.

Nesta reunião a ordem de trabalhos vai ser a seguinte: plano de atividades e orçamento para 2024 e diversos.

Em comunicado enviado à nossa redação o clube deixa a ressalva de que “se à hora indicada não estiverem presente metade e mais um dos sócios do Clube, a Assembleia reunirá uma hora depois em segunda convocatória, com qualquer número de associados”.

TransAlentejo Walking Festival em Vila Viçosa é “uma oportunidade única”

O TransAlentejo Walking Festival, o maior festival de caminhadas a pé, regressa a Vila Viçosa este sábado dia 28 de outubro.

Segundo o vereador do Município de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, “este ano é a segunda participação (de Vila Viçosa) na TransAlentejo”.

O autarca destaca que “a nossa participação é uma oportunidade única porque ao longo de quase 9 quilómetros podemos estar em contacto com a natureza poder no fundo vislumbrar alguns dos principais edifícios que se encontram neste espaço cinegético”.

Na edição passada, Tiago Salgueiro, destaca a  possibilidade de o percurso ser comentado o que permite “também ir dando algumas indicações sobre aquilo que vamos visualizando”, ao longo da caminhada.

Para o vereador as expectativas para esta iniciativa “são sempre elevadas, esperamos contar com a participação de estrangeiros à semelhança do que aconteceu no ano passado e assim também promover o convívio e o diálogo entre diferentes povos”.

Tiago Salgueiro deixa ainda um convite a “todos os interessados para que nos possam vir conhecer” mas também participar na caminhada.

As inscrições para os cerca de 9 km desta caminhada, que decorre no próximo dia 28 de outubro, ainda estão abertas, mas são limitadas a 40 participantes.

 

TransAlentejo Walking Festival chega a Arraiolos este domingo

O TransAlentejo Walking Festival está de regresso aos 47 concelhos da região, contando com vários percursos pedestres até ao dia 5 de Novembro, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos.

Este domingo, dia 29 de outubro, é a vez de Arraiolos receber este festival. A caminhada “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos” sai, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, “diretamente do centro de Arraiolos, cruza a rua dos tapetes e entra na zona rural e depois utilizando a antiga linha de caminho de ferro que passav em Arraiolos, fazendo um grande troço desse circuito, muito utilizado pela população local, mas às vezes desconhecido para quem visita o território”.

Antes de começar ou no final José Pedro Calheiros deixa aos participantes uma sugestão “comer uma empada de Arraiolos, marca do território, porque não há caminhada que não termine com uma refeição” já que o “último quilómetro é sempre à mesa e em Arraiolos esta afirmação ganha especial interesse”.

Saiba que autores vão marcar presença nesta Feira do Livro de Coruche

Começa esta sexta-feira, dia 27 de outubro, mais uma edição da Feira do Livro de Coruche, que decorre até ao dia 5 de novembro.

Entre livros e atividades didáticas dirigidas para todos os públcios e gerações, mas com especial enfoque nos grupos escolares, são vários os autores que vão estar presentes nesta 39ª edição da Feira do Livro de Coruche, como Ana Luísa Silva, Isabel Stilwell, Luís Osório, Idália Silva, João Marecos, Isidro Azevedo, Daphne Van Winkel, José Milhazes, Marco Costa, Luís Mendonça de Carvalho, Paulo Galindro, Lúcia Branco ou Pedro Chagas Freitas.

Para além de conversas, apresentações de livros e sessões de autógrafos, a feira vai ainda promover poesia, música e dança, sessões de animação de leitura, teatro infantil e ainda uma exposição de banda desenhada da autoria de Mário André.

Mas há muito mais: ateliers de artes plásticas, a Hora do Conto com Sofia Vieira (Aqui Há Gato), jogos de tabuleiro, workshops e o recital de poesia e harpa “Eugénio de Andrade e os Seus Contemporâneos”, declamado pelo ator Paulo Pires, acompanhado por Emanuela Nicoli na harpa.

Está ainda prevista uma aula de ioga, estabelecendo-se o cenário perfeito para apresentação de obras de autores locais e nacionais de forma próxima e participativa, com tempo, espaço e inspiração para trocar ideias e experiências marcantes.

Está quase a chegar a hora de inverno

Não se esqueça de atrasar o relógio para o horário de inverno na madrugada de sábado, 28 de outubro, para domingo, dia 29 de outubro.

Assim, às 02 horas do dia 29 deve-se atrasar o relógio uma hora no Continente e na Madeira, menos uma hora nos Açores.

Programa Europeu abre convocatória para residências artísticas

O Programa “Europa Criativa” que apoia o setor cultural, na Europa, abriu uma convocatória para a criação de residências artísticas.

Esta convocatória decorre até dia 16 de Janeiro de 2024 e pretende apoiar entidades de qualquer área da cultura, desde organismos públicos, Organizações Não-Governamentais, fundações, empresas ou artistas independentes sediados num dos 40 países do programa “Europa Criativa” e ativos nas mais diversas áreas culturais e que queiram acolher entre um a cinco artistas de outros países.

Esta convocatória para residências artísticas é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão Às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Walking Festival: “Olivais e Montados de Montemor” este domingo

O TransAlentejo Walking Festival está de regresso aos 47 concelhos da região, contando com vários percursos pedestres até ao dia 5 de Novembro, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos.

Este festival que já decorre na região do Alentejo chega este domingo, dia 29 de outubro a Montemor-o-Novo com o passeio pedestre “Olivais e Montados de Montemor” já que para o diretor do festival, José Pedro Calheiros, “Montemor é um destino cultural de excelência, a sua cidade, a sua oferta, a sua gastronomia”.

José Pedro Calheiros Montemor considera que “a magia do Alentejo, tem a ver com os núcleos urbanos bem desenvolvidos, bem cosmopolitas mas bem circunscritos, que é o que se passa em Montemor”.

Os montados, as zonas de pastagem e as zonas florestais “levam-nos num percurso que a certa altura também chega a um antigo caminho de ferro com uma paisagem do Castelo e de Montemor quase se estivéssemos num miradouro que nos remete para visões da história”.

São cerca de 9 quilómetros que vão ser percorridos nesta edição do TransAlentejo Walking Festival em Montemor.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação esta quarta-feira

Seis acidentes rodoviários, sendo duas colisões, dois despistes e dois atropelamentos dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registadas ontem, dia 25 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foram ainda registados dois incêndios, um urbano na localidade de Viana do Alentejo do qual resultaram danos em máquina de lavar e outro em veículo ligeiro de mercadorias no Alandroal que ardeu por completo.

No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências: dois crimes contra as pessoas, dois contra o Estado, dois previstos em legislação avulsa, um contra a vida em sociedade, um de maus tratos a animais de companhia e cinco contra o património.

A GNR efetuou ainda três detenções em flagrante delito uma pelo crime de condução em estado de embriaguez, uma pelo crime de condução sem habilitação legal e outra pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional registaram-se 36 infrações relativas à legislação rodoviária, sete à legislação policial e uma à legislação ambiental.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024, Tander 2023, Network 2023, Trade Maker 2023 e operação Artémis 2023/2024.

GNR promove operação “Censos Sénior 2023”

A operação Censos Sénior da GNR tem estado a decorrer ao longo deste mês de outubro.

A RNA esteve à conversa com alguns idosos que estão isolados e mais sozinhos e veem na visita da GNR uma companhia importante.

Um dos entrevistados, que por razões de segurança não revelamos o nome, já reside há 32 anos sozinho e isolado e considera estas visitas da GNR “válidas venham a que horas vierem, ou só de passagem, ficamos mais descansados”, começa por referir um dos idosos. “Porque para mim a passagem já é zeladora e só a presença deles é bom, porque eles podem-me trazer alguma novidade e eu posso fazer o mesmo”.

Outro dos testemunhos que recolhemos admitiu que “eu só tenho é mais medo à noite, de dia não me incomoda”. No entanto e apesar de considerar estas ações da GNR importantes “porque se houver alguém para fazer mal, porque não estão cá para isso era preciso a pessoa estar sempre”.

Esta operação da GNR que pretende patrulhar e sensibilizar a população mais idosa, para adotarem comportamentos de autoproteção e segurança decorre até ao final do mês de outubro.

“Nutrição ConVida Sénior” projeto que pretende sensibilizar os idosos

“Nutrição ConVida Sénior” é um projeto que foi criado no âmbito das celebrações do Mês do Cidadão Idoso, pela Unidade de Ação Social, da Divisão da Educação, Saúde e Ação Social do Município de Montemor-o-Novo.
Este projeto pretende chegar a todas as instituições do concelho de Montemor, de forma descentralizada, próxima e dinâmica.
A “Nutrição ConVida Sénior” pretende aumentar a literacia em saúde e capacitar utentes e colaboradores das instituições para melhores práticas diárias, trabalhando em rede e de forma multidisciplinar.
O mês de outubro foi assinalado com um workshop sobre a importância da hidratação no idoso, e com a preparação de águas aromatizadas, uma alternativa agradável, que pode contribuir para a hidratação diária.