Evora Comedy Club recebe espetáculo de Vasco Correia
Teste os seus dotes culinários no Concurso Gastronómico Borrego à Mesa
No âmbito do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo que decorre entre os dias 3 e 5 de novembro no Parque de Feiras e Exposições da cidade surge o Concurso Gastronómico Borrego à Mesa.
Este concurso que tem como objetivo promover a gastronomia e a economia local divide-se em duas categorias e segundo o vereador na Câmara de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, “as pessoas inscrevem-se numa de duas categorias, a categoria tradição ou a categoria inovação”.
De acordo com António Pinto Xavier o objetivo é que “na categoria tradição (os participantes) façam um prato tradicional e na inovação que possam trazer algo de novo feito com borrego para atualizarmos e termos mais peças de borrego no nosso restaurante durante o ano”.
Para se inscreverem “as pessoas fazem isso pelo e-mail do Posto de Turismo e também podem ter essa informação toda no site da Câmara e nas redes sociais”, explica o vereador.
Diferente da edição do ano passado “este ano só aceitamos munícipes do concelho de Montemor, ou empresas com sede no concelho de Montemor”.
No que aos prémios diz respeito “existem diferentes categorias para o primeiro, segundo e para o terceiro prémio com valores que vão até aos 450 euros, ou seja são como o ano passado”, acrescenta o autarca.
CCDR: plataforma de transporte a pedido do Alentejo apresentado em workshop
Durante dois dias, um grupo de especialistas em transportes de vários países, que têm semelhanças com a região Alentejo, reuniram-se na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), em Évora, onde apresentaram sugestões ao nível das políticas e abordagens locais e regionais no âmbito da mobilidade.
No workshop de PeerReview foi apresentada a plataforma de transporte a pedido do Alentejo, isto para além de projetos de mobilidade de regiões de Itália, Finlândia e Extremadura (Espanha).
Presentes neste evento estiveram também as Comunidades Intermunicipais e a ADRAL, que receberam contributos destes especialistas, no sentido da evolução do transporte a pedido do Alentejo para uma plataforma de mobilidade como serviço.
No decorrer das sessões esteve presente para além do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, que abriu a sessão; a vice-presidente da CCDR Alentejo Carmen Carvalheira, que para além de apresentar diversos projetos em que a CCDR participa, de forma ativa, deu a conhecer através do convite efetuado a Paula Morta Garcia, para que esta apresentasse aos participantes o Projecto de Capital Europeia da Cultura, também no sentido de se consideraram nestas momentos de “brainstorming” as soluções que terão de ser encontradas para que a região esteja em 2027 preparada para receber pessoas de todo o mundo para um evento que pretende receber também ficar conhecido pela forma de receber dos alentejano.
De acordo com a CCDR Alentejo, foi notório o interesse e o empenho de todas as entidades em trabalhar pelo futuro da região, que pretende ter soluções de mobilidade que garantam a todos acessibilidades e serviços independentemente das suas circunstâncias financeira, físicas e de localização, pois no final ninguém deve ficar para trás.
Este evento, dinamizado pela CCDR Alentejo, em coordenação próxima com o secretariado do INTERREG Europe, que integra a Plataforma de Aprendizagem Política, é a segunda ação do programa InterregEurope e atingiu os objetivos iniciais, impulsionando a aprendizagem política a nível da UE, que se baseia em boas práticas relacionados com políticas de desenvolvimento regional.
“ABC”: projeto de Educação Ambiental do InnovPlantProtect está a chegar ao fim
O projeto de Educação Ambiental “ABC – AgriBioCircular” do InnovPlantProtect (InPP), em Elvas, está a chegar ao fim, pelo que, na edição desta semana do programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, são recordados os seus objetivos, assim como os seus impactos.
Financiado pelo Fundo Ambiental, este projeto foi pensado para estimular e consciencializar os jovens participantes do seu papel como parte integrante de uma comunidade, que está munida de um poder com grande impacto: tomar decisões responsáveis que garantam a proteção do planeta.
Desenvolvido com cerca de 20 alunos da Escola Superior Agrária de Elvas e 40 da Escola Secundária D. Sancho II, em sala de aula, este projeto levou também os jovens estudantes ao campo, mais propriamente à Reynolds Wine Growers, em Arronches, para diversas atividades práticas, em que foco esteve nos insetos.
O balanço das atividades desenvolvidas, feito pela diretora do Departamento de Monitorização e Diagnóstico do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo, para ouvir no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, disponível no podcast abaixo.
Rugby Clube de Montemor e Grupo União Sport com apoios até 174 mil euros
Com base em contratos programa para a época 2023/2024, recentemente assinados entre o Município de Montemor-o-Novo e duas das mais relevantes associações desportivas do concelho, o Município de Montemor perspetiva conceder um apoio financeiro que poderá atingir um valor máximo de 68.500,00€ para o Rugby Clube de Montemor-o-Novo, e um valor máximo de 105.850,00€ para o Grupo União Sport.
É comum a estes contratos o apoio ao investimento em remuneração de Diretor Técnico, Coordenador Técnico de camadas jovens valorizando a formação de atletas, assistente administrativo e fisioterapeuta; bem como apoio ao desenvolvimento de equipa/escalão feminino e apoio ao desenvolvimento do Desporto Adaptado.
Estes contratos preveem ainda, entre outras ajudas, inscrições de atletas, pagamento de seguros desportivos, investimento em comunicação e marketing, investimento em infraestruturas desportivas e organização de torneios.
Os Contratos-Programa foram assinados no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo o vereador com o pelouro do Desporto, António Pinto Xavier, enaltecido e valorizado o trabalho que é desempenhado, essencialmente no desporto adaptado, desporto feminino e formação de jovens atletas, em prol da população, contribuindo assim para o necessário reforço da resposta às necessidades do Concelho.
“The Nothingness Club” exibido esta quinta-feira n Cineclube de Montemor
Inscrições para o II Trail da Empada terminam esta quinta-feira
As inscrições para o II Trail da Empada, que surge no âmbito da 22ª edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, estão abertas até esta quinta-feira, dia 26 de agosto.
Neste Trail estão inseridos um trail curto de mais ou menos 15 quilómetros, um trail longo de cerca de 25 quilómetros e uma caminhada.
Este trail “decorre no dia 5 de novembro e as inscrições decorrem até dia 26 e podem inscrever-se na página do próprio clube dos Furões do Alentejo ou na Câmara Municipal de Arraiolos” explica o coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação na Câmara de Arraiolos, José Manuel Pinto.
Sessão sobre a obra “Nem todas as baleias voam” quinta-feira na Biblioteca Municipal
A sessão de outubro da Comunidade de Leitores, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, realiza-se amanhã, quinta-feira, dia 26 de outubro, às 18 horas.
O tema para esta sessão é “Literatura e Música”, a partir da leitura do romance “Nem todas as baleias voam”, de Afonso Cruz, será feita uma sessão de comentários à obra.
GNR de Évora regista três colisões esta terça-feira
Três colisões, dos quais resultaram danos materiais, foram registadas ontem, dia 24 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.
No âmbito da criminalidade foram registadas três ocorrências: um crime contra as pessoas e dois contra o património.
A GNR efetuou ainda uma detenção fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção.
No âmbito contraordenacional registaram-se 62 infrações relativas à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.
A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024, Tander 2023, Network 2023, Trade Maker 2023 e operação Artémis 2023/2024.
Faleceu o médico Pintão Antunes colaborador da RNA
Faleceu na manhã desta quarta-feira, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, o nosso colaborador Pintão Antunes, vítima de doença prolongada.
José Pintão Antunes, tinha cumprido 80 em maio último, era médico de profissão e mantinha na RNA, juntamente com Carlos Falcato, o programa “De Boa Saúde”.
Com muito boa disposição, o “Dr. Pintão” explicava todos os temas médicos em linguagem simples e corrente, num programa que tinha inúmeros ouvintes, não só na Rádio Nova Antena, como também na Rádio Campo Maior e Rádio ELVAS.
Em Elvas e na região, Pintão Antunes desenvolveu várias ações de sensibilização do combate à diabetes, sobretudo com a Fundação Mariana Martins.
Natural de Alter do Chão, residia em Elvas desde os 26 anos, onde exerceu no Hospital de Elvas. Foi também médico militar. José Pintão Antunes deixa dois filhos e quatro netos.
O corpo vai hoje, perto da hora de almoço, para o Complexo Funerário de Elvas e o funeral realiza-se amanhã.
À família, a RNA envia as mais sentidas condolências.
Serviço de Atendimento do Município encerrado temporariamente esta quarta-feira
Primeiro prémio do Euromilhões sai no Estrangeiro
O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 26 milhões de euros saiu ontem, terça-feira, 24 de outubro, no estrangeiro.
O segundo prémio, de 484 mil euros, contemplou apenas um apostador no estrangeiro.
O terceiro prémio, de 16 mil euros, foi para 8 apostadores, um deles em Portugal.
O quarto prémio, de 859 euros, saiu a 45 apostadores, quatro com aposta registada em território nacional.
A chave sorteada ontem é composta pelos números: 08 – 16 – 18 – 31 – 34 e pelas estrelas 06 e 09.
Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.