Mês do Cidadão Idoso: Mercado Municipal Montemor acolhe encontro entre instituições

Vai ter lugar um encontro entre instituições com a Universidade Sénior e o grupo coral dos ARPI de Montemor-o-Novo, esta quarta-feira, dia 25 de outubro, no Mercado Municipal. Este encontro é apenas uma das atividades que têm sido promovidas pelo município de Montemor desde o início do mês de Outubro, que surge no âmbito do Mês do Cidadão Idoso.

Estas atividades foram pensadas com o objetivo de incentivar o envelhecimento ativo, sensibilizar a comunidade para a valorização dos cidadãos mais idosos e promover o convívio intergeracional, através de momentos culturais e de animação, desportivos e recreativos, não só no mês de outubro mas todo o ano.

Montemor: trânsito nas ruas que contornam o Mercado Municipal condicionado esta quarta-feira

O trânsito nas ruas que contornam o Mercado Municipal, em Montemor-o-Novo, vai estar amanhã, quarta-feira, 25 de outubro, condicionado, entre as 8 horas e as 16h30, devido à realização de um Encontro entre Instituições, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito do Mês do Cidadão Idoso.

“Pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas”, referiu a Câmara Municipal de Montemor.

 

As inscrições para as competições de Futebol Feminino terminam esta quarta-feira

Terminam esta quarta-feira, dia 25 de outubro as inscrições para o sorteio das competições de futebol feminino da Associação de Futebol de Évora.

Os clubes que pretendam ainda efetuar pedidos de condicionamento ao sorteio têm que o fazer 24 horas antes da sua realização para o e-mail oficial das competições da AF Évora: competicoes@afevora.pt

Este prazo e processo abrange também os clubes que pretendam efetuar alterações às equipas já inscritas.

No campeonato Distrital Sub-11 de Futebol Feminino estão inscritas as seguintes equipas AEVN 1920; CP Lavre; Juventude SC e o Lusitano GC.

Já no campeonato Distrital Sub-13 de Futebol Feminino as equipas inscritas são: AEVN 1920; CCD Terena; Juventude SC e o Lusitano GC.

Quanto ao campeonato Distrital Sub-15 de Futebol Feminino o AEVN 1920; CC Corval; GD Monte Trigo e o Lusitano GC são as equipas inscritas.

Decorre esta quarta-feira mais uma sessão do Clube de Costura

Desde o mês de setebro que a Biblioteca Municipal Almeida Faria tem promovido todas as quartas-feiras o Clube de Costura que decorre até ao final deste ano.
Estas sessões juntam dois mundos os livros e a costura, pretendem criar experiências ricas e mostrar que a biblioteca vai muito além dos livros, é no fundo um espaço de partilha de ideias, de novos projetos, de cooperação entre pessoas.
Esta iniciativa que se destina a maiores de 16 anos ecorre entre as 18 e as 20 horas, todas as quartas-feiras.
As inscrições para esta atividade são gratuitas e devem ser efetuadas para o número: 266 898 105, ou para o e-mail: biblioteca@cm-montemornovo.pt

TransAlentejo Walking Festival chega a Montemor este domingo

O TransAlentejo Walking Festival já regressou ao Alentejo e Montemor-o-Novo volta a associar-se ao maior festival de caminhadas do país, este domingo, dia 29 de outubro – “PR4 – Por Olivais e Montados de Montemor”.

Segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, Montemor-o-Novo “é um destino cultural de excelência, a sua cidade, a sua oferta e gastronomia” e através deste percurso pedestre os participantes vão poder ver o melhor de Montemor.

Para José Pedro Calheiros a magia do Alentejo Montemor “tem a ver com os núcleos urbanos bem desenvolvidos, bem cosmopolitas mas bem circunscritos, que é o que se passa em Montemor” porque “quando saímos de Montemor rapidamente entramos nos montados e temos um mundo rural muito ativo e que funciona”.

Pelo percurso os participantes vão passar pelo “antigo caminho de ferro, o ramal de Montemor com uma paisagem do Castelo e de Montemor à nossa frente, um miradouro que nos remete para visões da história”, explica o diretor técnico do festival.

No caminho de regresso “atravessamos Montemor e passamos pela ponte Eiffel que passa por cima do rio e que nos dá aquela sensação de aventura completamente segura, que para José Pedro Calheiros “serve muito bem o troço final de chegada entre Olivais e Montados de Montemor”.

São cerca de 9 km que vão ser percorridos nesta edição do TransAlentejo Walking Festival que chega a Montemor, este domingo.

Cada passeio pedestre, que abrange os 47 concelhos do Alentejo, está limitado a um máximo de 40 participantes.

Saiba como participar nestes passeios, que são de cariz gratuito, aqui.

Percurso Nº3 do Roteiro Levantado do Chão reune mais de 50 participantes

O Percurso Nº3 do Roteiro Literário Levantado do Chão – José Saramago em Monte-Lavre, decoreu no passado dia 21 de outubro.

Os participantes, que foram mais de 50 e esgotaram as inscrições, foram recebidos no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo pelos técnicos do Município onde depois se concentraram no Mercado Municipal para uma visita aos painéis de azulejos e para conhecer os produtos locais. Daqui, o grupo seguiu para Lavre, onde foram recebidos por Mariana Basuga e a sua filha Paula Alves, na mesma casa onde receberam José Saramago em 1977, quando escrevia a obra Levantado do Chão.

A visita seguiu para vários pontos em Lavre, onde a memória do autor permanece. Vários lavrenses juntaram-se ao grupo partilhando o seu testemunho, como Maria Besuga, também filha de Mariana Basuga, ou como Elvira Saraiva, filha de Maria Saraiva, a referência histórica da personagem Maria Graniza.

Na Casa de Leitura José Saramago, o grupo foi recebido pelo Presidente da UJFCLL, José Fernandes, que deu as boas vindas e acompanhou o grupo no restante percurso.

O almoço decorreu nas instalações da antiga Cooperativa Boa Esperança, local também frequentado por José Saramago e palco do célebre almoço em 1998, aquando da visita de José Saramago para a celebração do Prémio Nobel com os lavrenses.

Esta foi uma iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Novo, em parceria com a Fundação José Saramago, o Município de Lisboa e a União de Juntas de Freguesia de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

 

Iniciativa do Centro Juvenil “Já comeste fruta hoje?” decorre todo o ano

O Centro Juvenil tem vindo a promover ao longo dos anos várias iniciativas e o “Já comeste fruta hoje?” é mais uma que decorre à cerca de 3/4 anos.

Esta atividade decorre na escola EB 2-3 “três dias por semana uma vez por mês e segundo a responsável da SMEA, Anabela Ferreira, “consiste na prova de frutas da época variadas” das mais diversas formas.

De acordo com Anabela Ferreira esta atividade pretende mostrar aos mais novos “a importância do consumo da fruta, contribuir para os hábitos alimentares saudáveis dos jovens e incentivá-los a consumir fruta, sempre sazonal e local”.

A responsável pela SMEA relembra que “comer fruta está associado sempre ao risco menor de desenvolver certas doenças crónicas, assim como o controlo de peso a digestão saudável a saúde dos nossos órgãos vitais e que contribui para o crescimento e desenvolvimento destes jovens.”

GNR de Évora regista 78 infrações esta segunda-feira

Três acidentes de viação sendo um despiste e duas colisões dos quais resultaram danos materiais, foi registada ontem, dia 23 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.
A GNR registou ainda dois incêndios um urbano em Canaviais do qual resultaram danos em cortinado de uma habitação. A outra ocorrência foi um incêndio agrícola na localidade de Viana de Alentejo tendo ardido um sobreiro cerca de 10 m2 de pasto e um sobreiro.
No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências: quatro contra o património, três contra a vida em sociedade e dois previstos em legislação avulsa.
A GNR efetuou ainda duas detenções em flagrante delito uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de condução sem habilitação legal.
No âmbito contraordenacional registaram-se 78 infrações relativas à legislação rodoviária
A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024, Sensos Sénior 2023, Tander 2023, Network, Trade Marker 2023 e operação Artémis 2023/2024.

Confederação Nacional dos Agricultores envia 45 tons.de palha e feno a Montemor

Numa altura em que os efeitos da seca ainda se fazem sentir, a Confederação Nacional dos Agricultores (CNA) fez chegar a Montemor-o-Novo 3 camiões de Palha vindos de França.

Este apoio em forma de 45 toneladas de feno e palha, que chega agora aos pequenos agricultores de Montemor-o-Novo “vem pelo menos colmatar a falta muito grande de alimento para o gado a cerca de duas dezenas de produtores agrícolas do nosso concelho, essencialmente pequenos e médios agricultores”, refere o técnico que dos associados da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, Alexandre Pirata.

Apesar de ter “chovido bem nestes últimos dias mas até aqui os campos estavam completamente sem reservas hídricas e sem qualquer tipo de pastagem, que até os animais começavam a passar mal”, refere Alexandre Pirata.

Para o técnico dos associados da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores a falha de stock de alimento para os animais deve-se “à situação de seca prolongada que sofremos neste último ano e meio”.

CCDR acolhe esta terça-feira “Workshop Internacional”

O próximo Workshop Internacional tem como tema a “Circular Economy and funding schemes of Business Plans”, que se vai realizar esta terça-feira, dia 24 de outubro, com início marcado para as 14 horas, na CCDR Alentejo.

Segundo nota enviada à imprensa “este evento pretende mostrar como o apoio financeiro existente tem permitido desenvolver projetos de introdução da circularidade nas empresas e servirá de plataforma para líderes, especialistas, parceiros DECISO e outras partes interessadas se unirem e explorarem a implementação prática dos princípios da economia circular em vários setores.”

Ao longo deste workshop vão ser debatidos “exemplos de esquemas de financiamento que de alguma forma permitiram que os processos de produção/transformação se tornem mais circulares, destacando as vantagens encontradas bem como as dificuldades.” Os exemplos que vão ser apresentados abrangem áreas como a energia, águas pluviais,  agroalimentar e planos de financiamento.

Os participantes vão ter a oportunidade de explorar esquemas de financiamento a nível local e europeu e descobrir como as empresas estão a encontrar formas sustentáveis ​​de financiar as suas iniciativas circulares.