O Seminário de Avaliação dos Fundos Europeus: dos Resultados do 2020 ao Plano de Avaliação do 2030 decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) numa organização da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C).
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esteve presente no encerramento dos trabalhos, durante os quais foram debatidos temas como as “Potencialidades e desafios da definição de uma estratégia de avaliação dos Fundos”, onde interveio Carla Leal, Diretora da Unidade de Avaliação e Monitorização Estratégica da AD&C, além de outras individualidades, e cujo chairman foi Paulo Areosa Feio, Diretor do PlanApp, o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
Decorreu também uma mesa redonda cujo tema foi “Como potenciar a utilidade das avaliações?” e que foi dinamizada por Duarte Rodrigues, vice-presidente do Conselho Diretivo da AD&C.
António Ceia da Silva, presidente da CCDRA, deu início à sessão, destacou o “papel fundamental desempenhado pelos Fundos Europeus no desenvolvimento económico e social do nosso país”. Acrescentou também que o “programa Alentejo 2020 atingiu com sucesso os objetivos estabelecidos e podemos afirmar com confiança que vamos atingir as metas de execução definidas”.
Sobre o Plano de Avaliação para o Portugal 2030, Ceia da Silva considerou que é crucial desenvolver uma estratégia robusta e abrangente, tendo em consideração as lições aprendidas no período anterior.
Este plano deve ser baseado em indicadores claros e mensuráveis, bem como em metas realistas e alcançáveis. Também é fundamental considerar os desafios emergentes, como as mudanças climáticas, a digitalização da economia e as disparidades regionais”.
A sessão de abertura do seminário que contou também com a presença de Cláudia Joaquim, presidente da AD&C e Nicola de Michelis, diretor para o Crescimento sustentável e inteligente e implementação de programas da Direção-Geral da Política
Regional e Urbana da Comissão Europeia.


Foi promovido, pelo segundo ano consecutivo, na passada sexta-feira, 20 de outubro, um encontro com os escritores premiados pelo SESC na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, promovido pelo município de Montemor em parceria com a Fundação José Saramago, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e a instituição brasileira Serviço Social do Comércio (SESC).
A Orquestra Clássica Metropolitana animou o serão dos montemorenses na passada sexta-feira, 20 de outubro com um concerto no Cineteatro Curvo Semedo.
A iniciativa “Caminhar Pelas Freguesias” está de regresso e desta vez a freguesia eleita é o Ciborro. Tem até ao próximo dia 2 de novembro para se inscrever e poder participar nesta caminhada matinal.
A noite mais assustadora do ano está aí à porta e para celebrar a data a Biblioteca Municipal Almeida Faria vai abrir portas para “Uma Noite de Halloween na Biblioteca”.
A Quercus emitiu um alerta em relação à criação do Banco de Terras e do Fundo de Mobilização de Terras, através de uma lei que permite facilitar o acesso a terras rústicas, com aptidão agrícola, silvopastoril ou florestal, com o objetivo de promover a viabilidade económica e uma gestão sustentável.
No âmbito de uma política de proximidade o executivo da Câmara Municipal, com pelouros, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias tem vindo a realizar visitas às diferentes freguesias do concelho, que vão decorrer até novembro.
19 acidentes, sendo 10 despistes e nove colisões, dos quais resultaram uma vítima mortal, dois feridos graves, nove leves e danos materiais, foram registados este fim-de-semana, de 20 a 22 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.
A celebração do Dia dos Castelos em Veiros está aí à porta. Para assinalar esta data a ARTMOZ, o Município de Estremoz e a Junta de Freguesia de Veiros estão a preparar um programa para o dia 28 de outubro.

As inscrições para o II Trail da Empada, que surge no âmbito da 22ª edição da Mostra Gastronómica de Arraiolos, estão abertas.

O trânsito vai estar condicionado entre esta segunda-feira , 23 de outubro e o próximo dia 2 de novembro para a instalação de cabo elétrico de alimentação ao ponto de carregamento de veículos elétricos entre o PT na Rua Comandante Fragoso e o Posto de Combustíveis GALP, na Av. Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo.