Município de Montemor promove aula aberta de hidroginásica

Integrada no Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama o Município de Montemor vai promover, uma aula aberta de hidroginástica na Piscina Coberta Municipal, no próximo dia 30 de outrubro.

Esta aula que vai ter início às 19h40, é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e pelo Movimento “Vencer e Viver”.

Esta iniciativa surge com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Para esta aula aberta ao público é necessário realizar a pré-inscrição na receção da Piscina Coberta.

Junta Freguesia de Mora promove caminhada solidária este domingo

Vai decorrer este domingo, 22 de outubro, uma caminhada em Mora. Esta iniciativa surge de uma colaboração entre a Junta de Freguesia de Mora e a organização Corrida Sempre Mulher.
O valor das inscrições revertem na totalidade para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama. No entanto, a Junta de Freguesia comparticipa com 5 euros por participante ficando a cargo destes o pagamento de apenas 8 euros.
Os inscritos recebem um Kit composto por: 1 t-shirt cor de rosa; 1 saco-mochila; 1 dorsal e brindes.

GUS defronta o Aguiar na segunda jornada da Taça Luís Vital

Esta semana os jogos para o Campeonato vão ser substituídos pelos da Taça Dinis Vital. O Grupo União Sport defronta este domingo, 22 de outubro, o Aguiar, em jogo da segunda jornada da Taça Dinis Vital. Fábio Neves, treinador do União, refere que “não é por defrontar uma equipa da liga AFE não tira em nada o valor que a equipa tem.”

Fábio Neves sabe que esta é uma equipa que “joga sempre para os 3 pontos” mas admite que “já fizémos o nosso trabalho de casa, para este jogo e vamos ter aqui uma equipa muito aguerrida, que nos vai fechar os passes para não deixar a nossa equipa entrar em ataque rápido”.

Fábio Neves refere que tenta sempre transmitir aos seus jogadores “é que não vale ganhar jogos a todo o custo”, porque “pelo menos nas atitudes nos temos de estar à frente se queremos dar o exemplo porque somos um clube histórico de Évora”.

Esta semana no seguimento das entrevistas aos elementos do plantel alvinegro conversamos com o jovem defesa Gonçalo Ambrósio que disse à RNA que “é sempre muito bom receber o convites ainda para mais daquele que é o meu clube e que sempre foi e é com muito prazer que são sete dias na semana que venho para o estádio e é com muito gosto que vou continuar a fazê-lo”.

Quanto à antevisão do jogo da Taça com o Aguiar, o jogador do União admite que “vai ser um jogo complicado porque o Aguiar vai tentar levar daqui os três pontos e a nossa tarefa nunca vai ser facilitada, do início ao fim”, porque o “nosso objetivo é claro é ganhar e deixar os três pontos em casa para fazer mais três na fase de grupos.”

Acompanhe este domingo os jogos da segunda jornada da Taça Luís Vital, na RNA, através da Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito. Com destaque para o jogo entre o GUS e o Aguiar, marcado para as 15 horas.

Caminhada pela “Fantástica Serra D’Ossa” este domingo

É na Igreja Matriz de São Tiago de Rio de Moinhos que tem início, amanhã, domingo, 22 de outubro, às 10 horas, o percurso “Fantástica Serra D’Ossa”, no concelho de Borba, em mais uma caminhada inserida no TransAlentejo Walking Festival.

Este, garante o diretor técnico do festival José Pedro Calheiros, é um percurso para “quem gosta de subidas”, que inclui passagens por vinhas, uma área de eucaliptal, num conjunto de paisagens de “perder de vista”. Os participantes terão possibilidade de conhecer a Aldeia e a Ermida de São Gregório, a Albufeira do Monte Branco e a Ribeira do Lucefecit.

A Serra d’Ossa, garante ainda José Pedro Calheiros, é “um acidente geográfico, com paisagens fantásticas”, que permite um turismo de natureza “musculado”, em diferentes vertentes, sendo o regresso a Rio de Moinhos faz-se de uma forma calma e tranquila, após a descida ao vale.

Dados os cerca de 17 quilómetros do percurso, é sugerido aos participantes que levem merenda e água para o caminho, para esta caminhada pela Serra D’Ossa.

Ponte de Sor: 570 mil euros do PRR para projeto “Bairro@Ponte”

“Bairro@Ponte” é o nome do projeto conjunto entre o município de Ponte de Sor e a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, cuja candidatura foi aprovada, recentemente, no âmbito da linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, do PRR.

O projeto “Bairro@Ponte” pretende, segundo presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, “promover o comércio tradicional tornando-o mais próximo, em termos de competitividade, ou seja, queremos digitalizar o nosso comércio, por isso, são criadas plataformas transversais a toda a comunidade, gerida pela Associação, para aumentar a competitividade do comércio tradicional e, consequentemente, as suas vendas”.

O projeto tem um investimento total elegível de quase 570 mil euros e foi um dos dez projetos aprovados de todo o Alentejo e o único do Alto Alentejo.

Cooperativa Minga promove ação de formação sobre a Permacultura este domingo

No passado dia 16 de outubro decorreu mais um ciclo de conversas, desta vez sobre a Permacultura. O que é certo é que ainda há muito mais para saber sobre este tema e por isso este domingo, 22 de outubro, vai ter lugar uma ação de formação onde este tema será abordado de forma mais profunda, mas começando “sempre pelo princípio das coisas” visto que “é um curso de carácter básico, introdutório”, afirma o dinamizador destas sessões, Bernardo Nogueira.

Esta ação de formação destina-se, segundo Bernardo, a “pessoas que tenham vontade de aprender sobre maneiras alternativas de nos ligarmos à natureza, de criar sistemas humanos mais sustentáveis, pode ser uma pessoa que já tenha alguns conhecimentos sobre agricultura, sociologia, as pessoas já podem ter algumas bases de conhecimento, mas mesmo uma pessoa leiga nestas matérias, que seja só curiosa é mais que bem vinda.”

Bernardo Nogueira explica um pouco o que é “a Permacultura foi um movimento que comçou nos anos 60 na Austrália e os seus criadores procuraram compilar informação e conhecimento antigo para criar um método de termosuma cultura diferente, que vá contribuir para um planeta um pouco mais destruído”. No fundo a “Permacultura procura criar uma nova cultura que perdure no tempo e que com isso consiga criar habitat’s humanos mais sustentáveis”, acrescenta o dinamizador.

Esta sessão que vai decorrer no Espaço Integral da Cooperativa Minga, tem início marcado para as 18h30 e a participação é gratuita.