Oficinas do Convento promovem “Open Sound Lab” este sábado

O Workshop Open Sound Lab, promovido pelas “Oficinas do Convento” em parceria com a Mil Lisboa vai decorrer este sábado, dia 20 de outubro.

Joana Sacristão, responsável de comunicação das Oficinas do Convento, considera que “este laboratório, que fazemos todos os meses e é aberto à exploração sonora e rádio experimental, vai ser muito interessante”.

As inscrições para o Open Sound Lab são obrigatórias, mas gratuitas.

Mês das Alimentação celebrou-se no Mercado Municipal de Montemor com mais uma iniciativa da SMEA

“Outubro mês da alimentação” é uma iniciativa que surge no âmbito da SMEA e tem estado a decorrer ao longo do mês de outubro.
Nesse sentido o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo acolheu no passado sábado, dia 14 de outubro, uma oficina gastronómica dinamizada por Margarida Ferreira, do Tarro da Villa, na qual o mogango, alimento muito versátil, que pode ser consumido de inúmeras maneiras diferentes, foi o protagonista.
 Para além das habituais compras, os visitantes puderam desfrutar desta oficina gastronómica, em que foram confecionados uma deliciosa sopa de mogango com almece e um magnífico pudim de mogango e côco.
Também durante esta manhã, realizou-se outra atividade intitulada a “Estética do Legume”, dinamizada pela Oficina da Criança. Num ambiente lúdico e pedagógico, animado onde  “miúdos e graúdos” participaram, foi possível sensibilizar para uma alimentação saudável e, simultaneamente, concretizaram-se lindos trabalhos que enfeitaram o Mercado durante a manhã.
Os produtos utilizados foram adquiridos ou ofertados pelos produtores do Mercado Municipal.

Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor recebeu Noite de Fados

O salão da Cooperativa CHE A Alentejana esgotou no passado sábado, 14 de outubro, com uma Noite de Fados integrada no Centenário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo.
Neste evento participaram o vice-presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes e o presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.
Em palco atuaram os fadistas Inês Villa Lobos, Patrícia Leal, Francisco Pelaio, António Pedro e António Pedro, acompanhados por António Laboreiro, na guitarra portuguesa, e Helder Azinheirinha, na viola de fado.
Foi um serão repleto de convívio, celebração, boa comida e de fadistagem.

DECO alerta idosos para práticas desleais comerciais

O programa da DECO desta semana dedica-se ao idoso, já que no passado dia 1 de outubro se comemorou o dia internacional do idoso.

Este grupo etário é muitas vezes visto como um alvo fácil a persuadir na contratação e aquisição de serviços e bens.

Perante uma abordagem desleal e enganosa por parte dos vendedores, os consumidores devem ler sempre o contrato e esclarecer todas as dúvidas e saber ainda que podem pôr termo ao contrato no prazo de 14 dias.

Saiba tudo sobre as práticas comerciais desleais em idosos, na rubrica desta semana da DECO, com a jurista na DECO Alentejo, Ana Batista. Para ouvir no podcast abaixo:

Montemor: homem morre em despiste perto de São Cristóvão

Foto: Marco Figueira/Vigilantes da Estrada

Um morto é o resultado do despiste de um veículo ligeiro de passageiros que ocorreu esta manhã de sexta-feira, 20 de outubro, na Estrada Nacional (EN) 253 junto à freguesia de São Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo.

A vítima, do sexo masculino, teve de ser desencarcerada e era o único ocupante da viatura, segundo adiantou à Rádio Nova Antena, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.

O corpo da vítima, cujo óbito foi declarado no local pelo médico da VMER de Évora, foi transportado para o Serviço de Medicina Legal do Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta foi dado às 10.04 horas e o trânsito chegou a estar cortado, na zona do sinistro, mas neste momento já está tudo normalizado.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Montemor-o-Novo, a GNR, a VMER de Évora, o INEM e a Estradas de Portugal, num total de 16 operacionais, apoiados por sete viaturas.

“Conquista de Terena” é mote para caminhada do TransAlentejo Walking Festival

As caminhadas do TransAlentejo Walking Festival chegam amanhã, sábado, 21 de outubro, a Terena, para um percurso de dificuldade média, de cerca de 15 quilómetros.

Este percurso, intitulado “Conquista de Terena”, arranca do castelo daquela freguesia do concelho de Alandroal, um monumento que, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, é ainda pouco conhecido. “Não é dos castelos mais famosos do Alentejo, mas é de uma beleza fora de série”, garante.

Num percurso que José Pedro Calheiros diz ser de “paisagens de sonho”, os caminheiros terão oportunidade de passar pela Igreja de São Pedro, saindo em direção ao campo, “onde se tem o montado, em grande dinamismo”.

“Vamos vendo, circulando ao redor do castelo; temos oportunidade de passar ao pé da barragem, por testemunhos diversos do ponto de vista cultural”, revela ainda o responsável.

Os inscritos na iniciativa irão concentrar-se amanhã, junto ao Castelo de Terena, às 9h30, estando o início do percurso previsto para meia hora mais tarde. Esta caminhada irá ser guiadas por elementos indicados pelo Município de Alandroal.

Coruche associa-se ao “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”

A Câmara Municipal de Arraiolos, através de um convite feito pela Direção-Geral do Património Cultural, vai-se associar ao “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”.

Neste sentido nos dias 21 e 22 de outubro vão estar presentes no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, duas bordadeiras de Arraiolos, em representação do “Processo de Confeção do Tapete de Arraiolos”.

Também no dia 22 a presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, vai marcar presença na cerimónia de encerramento do evento, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, “onde o Tapete de Arraiolos será distinguido enquanto manifestação inscrita no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial”, refere o município em comunicado enviado à imprensa.

A iniciativa integra cerca de 60 atividades com o objetivo de promover a salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural Imaterial em Portugal, incluindo o “Processo de Confeção do Tapete de Arraiolos”.

142 alunos da Escola Secundária de Montemor visitam Centro Interpretativo do Castelo

Foram 142 os alunos do 10.º ano da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, que visitaram o Centro Interpretativo do Castelo de Montemor, no passado dia 13 de outubro, entre as 9 horas e o 12h30.
Divididos em 3 grupos os alunos assistiram ao documentário e conheceram a exposição no Centro Interpretativo, ouviram explicações sobre Montemor-o-Novo na época medieval e conheceram os forais de 1203 e 1503. Ainda houve tempo para percorrer os percursos no Castelo desenhados pela própria escola.
Esta foi uma iniciativa dinamizada pelo Agrupamento de Escolas e o Município.

CCDR Alentejo acolhe workshop sobre Economia Circular

O próximo Workshop Internacional tem como tema a “Circular Economy and funding schemes of Business Plans”, que se vai realizar na próxima terça-feira, dia 24 de outubro, com início marcado para as 14 horas, na CCDR Alentejo.

Segundo nota enviada à imprensa “este evento pretende mostrar como o apoio financeiro existente tem permitido desenvolver projetos de introdução da circularidade nas empresas e servirá de plataforma para líderes, especialistas, parceiros DECISO e outras partes interessadas se unirem e explorarem a implementação prática dos princípios da economia circular em vários setores.”

Ao longo do deste workshop vão ser debatidos “exemplos de esquemas de financiamento que de alguma forma permitiram que os processos de produção/transformação se tornem mais circulares, destacando as vantagens encontradas bem como as dificuldades.” Os exemplos que vão ser apresentados abrangem áreas como a energia, águas pluviais,  agroalimentar e planos de financiamento.

Os participantes vão ter a oportunidade de explorar esquemas de financiamento a nível local e europeu e descobrir como as empresas estão a encontrar formas sustentáveis ​​de financiar as suas iniciativas circulares.

GNR de Évora regista seis acidentes rodoviários esta quinta-feira

Seis acidentes de viação sendo quatro colisões e dois despistes, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registadas ontem, dia 19 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foi ainda registado um acidente de trabalho na localidade Jerumenha, em Alandroal do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas cinco ocorrências: dois crimes contra as pessoas, dois contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 22 infrações relativas à legislação rodoviária, duas à legislação policial e duas à legislação ambiental.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024 Tander 2023, Network 2023, Trade Maker 2023 e operação Artémis 2023/2024.

3º percurso do Roteiro Literário “Levantado do Chão” regressa a Lavre este sábado

O Roteiro Literário “Levantado do Chão” continua a ser uma aposta forte do Município de Montemor-o-Novo, que em setembro promoveu um dos percursos e agora em outubro, é a vez do terceiro percurso, “José Saramago em Monte Lavre” baseado na obra de José Saramago,  que está marcado para este sábado, dia 21 de outubro.

“Este percurso decorre todo em Lavre e tem duas componentes fortes: uma biográfica, que fala sobre a estadia de José Saramago em Lavre, quando recolhia documentação e testemunhos para escrever o livro; e uma componente literária, porque que aborda pessoas e lugares que são referenciados na obra”, revela Nuno Cacilhas, o responsável pelo projeto.

Já a aposta no pack dos três percursos do roteiro, será feita de uma “forma diferente”, no próximo ano. “Este ano foi feito durante a época alta, mas para o ano vamos fazer durante a época baixa, porque será mais atrativo para as pessoas”, garante o responsável.

Este roteiro literário resulta numa rede composta por três percursos temáticos, que se dividem em duas grandes rotas e três pequenas totas, num total de 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra “Levantado do Chão”, de José Saramago. Os interessados podem fazer os três percursos, de forma autónoma, com recurso ao site, app ou guia impresso do roteiro.