Coruche acolhe “Noite Internacional da Observação da Lua” este sábado

O Clube de Astronomia do Agrupamento de Escolas de Coruche e a NASA vão promover este sábado, 21 de outubro, a “Noite Internacional da Observação da Lua”, no jardim 25 de abril junto ao rio Sorraia, em Coruche.

Esta que é uma ação de megaobservação do cosmos, tendo como “estrela” principal o nosso satélite natural, a Lua é coorganizado por todo o país e tem início marcado para as 21 horas.

Com o apoio da CountingStars e de várias associações que promovem a defesa do céu noturno de Portugal, “teremos também Saturno, Júpiter e, quiçá, alguns objetos de céu profundo…”, refere o município em nota disponibilizada.

Ana Casa Branca animou Sociedade Filarmónica Carlista este sábado

A artista Ana Casa Branca trouxe animação à Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista”, em Montemor-o-Novo, no passado sábado. 14 de outubro.
Neste concerto que se insere no Mês da Música, organizado pelo Município de Montemor-o-Novo, ouviram-se “as primeiras músicas para o mundo” desta cantora e compositora montemorense.
Ana Casa Branca apresentou os originais do seu EP Endless Monologue, juntamente com músicas de outros artistas. Em união perfeita com a banda que a acompanhou, constituída por António Arimatea (na bateria), Gonçalo Almodôvar (na guitarra), Manuel Candeias (no teclado) e Matheus Paraizo (no teclado e segundas vozes), Ana Casa Branca conquistou o público presente, composto por miúdos e graúdos, culminando a iniciativa com um aplauso.

Quer saber mais sobre permacultura? Esta formação da Cooperativa Minga é para si

No passado dia 16 de outubro decorreu mais um ciclo de conversas, desta vez sobre a Permacultura. O que é certo é que ainda há muito mais para saber sobre este tema e por isso este domingo, dia 22 de outubro, vai ter lugar uma ação de formação onde este tema será abordado de forma mais profunda, mas começando “sempre pelo princípio das coisas” visto que “é um curso de carácter básico, introdutório”, afirma o dinamizador destas sessões, Bernardo Nogueira.

Esta ação de formação destina-se, segundo Bernardo, a “pessoas que tenham vontade de aprender sobre maneiras alternativas de nos ligarmos à natureza, de criar sistemas humanos mais sustentáveis, pode ser uma pessoa que já tenha alguns conhecimentos sobre agricultura, sociologia, as pessoas já podem ter algumas bases de conhecimento, mas mesmo uma pessoa leiga nestas matérias, que seja só curiosa é mais que bem vinda.”

Bernardo Nogueira explica um pouco o que é “a Permacultura foi um movimento que comçou nos anos 60 na Austrália e os seus criadores procuraram compilar informação e conhecimento antigo para criar um método de termosuma cultura diferente, que vá contribuir para um planeta um pouco mais destruído”. No fundo a “Permacultura procura criar uma nova cultura que perdure no tempo e que com isso consiga criar habitat’s humanos mais sustentáveis”, acrescenta o dinamizador.

Esta sessão que vai decorrer no Espaço Integral da Cooperativa Minga, tem início marcado para as 18h30 e a participação é gratuita.

Espaço Europa: Idanha-a-Nova vence prémio europeu de produção biológica

Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, venceu recentemente o prémio de melhor bio distrito biológico, na segunda edição dos Prémios Europeus de Produção Biológica.

Idanha-a-Nova é a ecorregião portuguesa com a maior área agrícola de agricultura biológica e tem vindo a apoiar projetos que reforçam as cadeias de abastecimento curtas e aumentam a oferta de produtos biológicos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do território.

Entre os projetos inovadores promovidos pela ecorregião, encontra-se uma Incubadora de Empresas de Base Rural, a funcionar em 800 hectares que são explorados por 55 empresas, das quais mais de 90% em modo de produção biológico, o que permitiu criar a maior área de produção de mirtilos da Europa.

Para além de Idanha-a-Nova, enquanto bio distrito, foram ainda distinguidas, nestes prémios, a região de Burgenland e a cidade de Viena, ambas na Áustria.

Estes prémios são organizados conjuntamente pela Comissão Europeia, o Comité das Regiões Europeu, o Comité Económico e Social Europeu, o COPA-COGECA e a IFOAM Organics Europe, com o apoio do Parlamento Europeu e do Conselho.

Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. O programa, para ouvir ouvir na íntegra, no podcast abaixo:

TransAlentejo Walking Festival em 47 concelhos numa iniciativa “bastante completa”

O TransAlentejo Walking Festival está de regresso aos 47 concelhos da região, contando com vários percursos pedestres até ao dia 5 de novembro, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com os municípios envolvidos.

O objetivo desta iniciativa, que se assume como “o maior festival de caminhadas de Portugal e o maior da Europa”, revela o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, passa por “promover a rede de percursos pedestres TransAlentejo que existem na região, colocando os holofotes neste território”.

A estes passeios pedestres, gratuitos, pretende-se aliar também aliar a “vertente cultural” de cada localidade, dependendo do que cada município queira complementar.

José Pedro Calheiros diz ainda que haverá também seminários sobre o turismo de natureza, a 26 de outubro, em Santiago do Cacém e outro sobre de atividades que têm como base itinerários rodoviários e ferroviários, no dia de Novembro, em Mora.

Promover, de forma “musculada” as caminhadas junto de vários operadores turísticos de todo o país é outra das atividades programadas, de 2 a 5 de novembro, com o objetivo de dar a conhecer “o Alto Alentejo e as suas oportunidades para que depois possam ali constituir os seus negócios”.

José Pedro Calheiros revela que este Festival é “bastante completo e complexo”, adiantando que as pessoas se podem inscrever no website do TransAlentejo Walking Festival.

TransAlentejo Walking Festival que já decorre na região. Sendo que este fim de semana estão marcadas caminhadas para Alandroal, no sábado, 21 de outubro, e Borba no domingo, 22 de outubro. Em Elvas a caminhada decorre no dia 5 de novembro.

GNR de Évora registou 5 acidentes de viação esta quarta-feira

Cinco acidentes de viação sendo três colisões e dois despistes, dos quais resultaram três feridos leve e danos materiais, foram registadas ontem, dia 18 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foram ainda registados dois acidentes de trabalho na localidade de São Manso do qual resultou um ferido leve e outro na localidade de Nossa Senhora de Macedo do qual resultou um ferido grave.

No âmbito da criminalidade foram registadas três ocorrências: dois crimes contra as pessoas e um contra o património.

A GNR efetuou ainda uma detenção fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção.

No âmbito contraordenacional registaram-se 42 infrações relativas à legislação rodoviária e duas à legislação ambiental.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024 Tander 2023, Network 2023, Trade Maker 2023 e operação Artémis 2023/2024.

Concerto “A Leveza da Música Francesa” esta sexta no Cineteatro Curvo Semedo

A Orquestra Plástica Metropolitana vai apresentar o concerto “A Leveza da Música Francesa”, esta sexta-feira, dia 20 de outubro pelas 21 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, uma organização do Espaço do Tempo.

Este é um dos dois eventos, que se inserem no Mês da Música em Montemor, e que vão decorrer neste fim-de-semana, no entanto “um deles é aberto ao público que é a apresentação da Orquestra Plástica Metropolitana” e “esta outra iniciativa que não sendo aberta ao público tem especial relevância porque está ligada a esta matriz de apoio às artes e apoio às associações locais que o Município desenvolve”, como explica Ruben Costa, da divisão sociocultural do Município de Montemor-o-Novo

“A Leveza da Música Francesa” é um concerto que segundo Ruben Costa, “explora as sonoridades da música fracesa e de certa forma aborda esta sensação de delicadeza e de leveza indescritíveis que esta música transmite”.

Também este fim-de-semana, e igualmente integrada no Mês da Música, mas em atividade não aberta ao público, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Lavre, em parceria com o artista Paulo Gaspar, estão a gravar um álbum que, de acordo com Rúben Costa, Coordenador da Unidade de Cultura e Arte da Divisão Sócio Cultural do Município de Montemor-o-Novo, é “uma grande mais valia para a Banda de Lavre, pois é uma mostra e o resultado do trabalho árduo que têm tido, sendo um privilégio para eles e, seguramente, para o Paulo Gaspar, gravar com esta banda”.

Quanto aos bilhetes para o concerto da Orquestra Plástica Metropolitana, que decorre na sexta, às 21 horas, pode adquiri-los no Posto de Turismo a partir do dia 10, na plataforma BOL do Município de Montemor, ou no próprio dia a partir das 20 horas.

Cineteatro Curvo Semedo exibe documentário SOA esta quinta-feira

O filme SOA vai ser exibido esta quinta-feira, 19 de outubro, no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, no âmbito da programação de outubro do Cineclube.

SOA é um documentário da autoria da realizadora portuguesa Raquel Castro que tem a duração de cerca de 70 minutos.

Os bilhetes para este documentário que tem início marcado para as 21h30, têm um custo de 1 euro e podem ser adquiridos a partir das 20h30 na bilheteira do cineteatro.

Na próxima semana o filme exibido na sala do Cineteatro Curvo Semedo é o “The Nothingness Club” (Não sou Nada) do realizador português Edgar Pêra, com início marcado para as 21h30.

 

Proteção Civil regista inundações nesta manhã de quinta-feira

Nesta manhã, de quinta-feira, 19 de outubro, ocorreram já algumas inundações em Montemor-o-Novo, consequência do mau tempo que se faz sentir.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central estas situações foram registadas na Rua de Aviz e na Estrada Nacional 4 entre Montemor e Reguengo. As autoridades estão já a tomar conta das ocorrências e até ao momento não existem estradas cortadas.

De recordar que o distrito hoje está em alerta laranja, pelo que a Proteção Civil apela a cuidados redobrados por parte da população, uma vez que há o risco de cheias e inundações, devido à chuva persistente e ventos fortes.

Mora: Vereador João Marques cessa funções

Na passada terça-feira, dia 17 de outubro, o vereador da Câmara Municipal de Mora João Marques anunciou que iria cessar funções neste Município.

Em comunicado enviado à imprensa o vereador achou que deveria esclarecer alguns pontos, que passamos a citar:

“Assumi funções na Câmara em 2021, tendo chegado a Vereador em outubro de 2022, por força da suspensão do mandato dos anteriores eleitos.

Como pessoa ciente das minhas responsabilidades, aceitei o desafio, confiante de que poderia fazer mais e melhor e garantindo simultaneamente a estabilidade da gestão autárquica da Câmara Municipal de Mora.

Quem trabalhou comigo sabe que ao longo deste último ano procurei sempre dar o meu melhor em todos os desafios que foram surgindo, ainda que muitas vezes remando contra a maré.

Assim, na semana passada, demonstrei a minha disponibilidade para continuar em funções, pelos munícipes, pelos trabalhadores e por todos aqueles que acreditaram em mim. Contudo, essa continuidade estaria dependente de conjunto de premissas que até aqui nunca tinham sido cumpridas.

Após esta demonstração de interesse, fui confrontado com a falta de uma real disponibilidade do executivo para o fazer. Uma negociação estaria a acontecer com alguém acima da minha posição na lista, impedindo a minha continuidade.

Não fui informado desta negociação de forma transparente, como parte interessada e em funções.

Ao ter conhecimento desta situação, rapidamente dei a conhecer a quem de direito a minha recusa em continuar a integrar o projeto do Renascer.

Percebo hoje que o problema não foi assumir um compromisso com o Município de Mora, mas a diferença entre os valores pessoais e a visão para o futuro do Concelho que eu tenho em relação ao presente executivo.

Saio de consciência tranquila porque sei que tratei todos de forma igual, com respeito, educação e proximidade, independentemente das suas cores políticas ou opiniões.

E com isso fiz muitos amigos.

Por fim, e como tive a oportunidade de partilhar com todos, para lá da porta de vidro, nada tenho a apontar a ninguém, sempre me trataram com respeito, carinho e fizeram-me sentir que a Câmara poderia ser também a minha casa e, por esse motivo, eternamente grato.

Para o futuro, tem a minha garantia e compromisso de que terão uma pessoa afincada e lutadora em prol daquilo que é, e deve ser, a evolução do nosso Concelho.”

Serviço de atendimento do Município encerra temporariamente esta sexta-feira

O ​serviço de Atendimento do Município no edifício dos paços do concelho, vai estar encerrado, por motivos de manutenção do ATM, esta sexta-feira dia 20 de outubro.
Em comunicado enviado à imprensa a Câmara Municipal de Montemor acrescenta que a interrupção no serviço de atendimento será “das 9 horas até, previsivelmente, às 13 horas” e “pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas.”