Oficina da Criança promove mais “Sábados em Família”

“Na Cozinha Não se Brinca” é mais uma das oficinas promovidas pela Oficina da Xriança, que teve lugar este sábado, 7 de outubro, nesta associação, no âmbito de mais um “Sábados em Família”.
Nesta Oficina de Culinária foi confecionado o mogango, produto SMEA em destaque neste mês de outubro, e promovido o manuseamento de alimentos e utensílios, permitindo às crianças que trabalhassem diversas competências motoras, conceitos de quantidade, entre outros.

Montemor: “Não deites comida para o lixo, reaproveita e reinventa novos pratos” decorre no Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Montemor-o-Novo recebeu a Oficina gastronómica: “Não deites comida para o lixo, reaproveita e reinventa novos pratos”, uma das oficinas promovidas pela SMEA no âmbito de um conjunto de ações de sensibilização referente ao  desperdício alimentar.

Esta iniciativa, dinamizada por Anabela Ferreira do Grupo de Trabalho SMEA, promoveu um conjunto de práticas gastronómicas sustentáveis , sazonais e integradas na dieta mediterrânica.

Para além das habituais compras no Mercado, os visitantes puderam desfrutar desta Oficina Gastronómica, em que foram confecionados três pratos a partir de um caldo: Caldo de restos, talos e cascas, Migas de pão e legumes, Estufado de cascas de mogango com atum, e creme de talos. 90% dos produtos utilizados foram adquiridos ou ofertados pelos produtores do Mercado Municipal.

Oficina da Criança acolhe Atividades Intergeracionais

O Município de Montemor-o-Novo está a assinalar o Mês do Cidadão Idoso, com diversas atividades em todo o concelho. Nesse âmbito, estão a decorrer na Oficina da Criança, diversas Atividades Intergeracionais.

Numa destas tardes, estiveram na Oficina da Criança alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo e Associação 29 de Abril que, em conjunto com crianças que frequentam a Oficina, que permitiu uma verdadeira interação geracional, feita de partilha e afeto.

Ao longo da tarde uma técnica da Santa Casa contou também a história “A Manta do José“, com o apoio dos utentes participantes nesta ação. A iniciativa terminou com um convite para os utentes trabalharem num pequeno tear, para a elaboração de uma manta de retalhos, que irá incluir todos os trabalhos desenvolvidos neste âmbito.

 

KAF animou Cineteatro Curvo Semedo com concerto que celebrou 50 anos de carreira

O KAF – Kinteto António Ferro, animou o Cineteatro Curvo Semedo na passada sexta-feira, 6 de outubro, entre a plateia do concerto esteve o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.
Este que foi um concerto de comemoração dos 50 anos de carreira artística de António Ferro, do seu condiscípulo e “compadre” musical, que se fizeram acompanhar por João Santos (voz), Ciríaco Lopes (Sax Soprano e Sax Tenor), Hugo Raro (Piano) e Acácio Salero (Bateria), foi também um reencontro do artista com as suas raízes, já que tem imensas recordações da sua meninice e juventude em Montemor-o-Novo, para onde aos 9 meses de idade foi residir para casa dos seus avós até à idade escolar.
No final do concerto António Ferro esteve à conversa com alguns montemorenses, numa tertúlia de memórias.

Óptica Havaneza comemora 79 anos de história

A Óptica Havaneza, uma referência na prestação de serviços e venda de produtos na área da ótica no distrito de Évora, comemora hoje o seu 79º aniversário.

Fundada em 1944 por Sebastião e Maria das Neves Mendes Bolas, a Óptica Havaneza começou por se dedicar à venda de papelaria, tabaco e lotaria. Em 1960, passou a dedicar-se exclusivamente à venda de óculos graduados e de sol, bem como à prestação de serviços de ótica.

Ao longo dos seus 79 anos de história, a Óptica Havaneza tem sido uma referência em todo
o distrito de Évora, oferecendo aos seus clientes uma ampla gama de produtos e serviços
de alta qualidade. A ótica conta com uma equipa de profissionais experientes e qualificados, que estão sempre disponíveis para ajudar os clientes a encontrar os produtos que satisfaçam as suas necessidades.

Na comemoração do seu 79º aniversário, a Óptica Havaneza vai oferecer aos seus clientes
uma série de descontos e ofertas especiais em produtos óticos, nomeadamente; armações,
óculos de sol e lentes oftálmicas. Para além destas fantásticas ofertas e de forma a
assinalar Outubro – O mês da visão, a Óptica Havaneza, vai também disponibilizar
consultas de optometria gratuitas, abertas a toda a comunidade.

“É com grande entusiasmo que celebramos o nosso 79º aniversário”, afirma Sandra Bolas,
a responsável pela Óptica Havaneza. “Agradecemos o empenho e profissionalismo de toda
a nossa equipa, que todos os dias dá o seu melhor, para que a Óptica Havaneza seja hoje,
passados 79 anos, uma referência. É um orgulho para nós podermos continuar a servir a
nossa comunidade com um serviço personalizado e de elevada qualidade”.

Em 1944, a Óptica Havaneza inicia a sua atividade pelas mãos de Sebastião e Maria das
Neves Mendes Bolas, na cidade de Évora. Com apenas 14 anos, o seu filho, Francisco Mendes Bolas, inicia a sua atividade profissional, como técnico de oficina de óptica, assumindo anos mais tarde a gerência da empresa, com Ricarda Bolas, sua esposa.

Orgulhosamente uma empresa familiar, a Óptica Havaneza, conta atualmente com a colaboração direta dos netos dos fundadores, Sandra e Paulo Mendes Bolas.

Com lojas em Évora, Reguengos de Monsaraz e Montemor-o- Novo, a Óptica Havaneza
continua a prestar os melhores serviços em óptica – Optometria, Contactologia, Exames
Complementares de Diagnóstico, Relatórios para Carta de Condução e Rastreios Visuais,
trabalhando ativamente para continuar a ser a referência de excelência no setor.

Abastecimento de água interrompido na Zona Industrial da Adua

O abastecimento de água na zona Industrial da Adua (ZIA) está interrompido devido a uma rotura na conduta responsável pela distribuição de água à Zona Industrial da Adua.

Até os trabalhos de reparação estarem concluídos, adianta o Município de Montemor, o abastecimento de água naquela zona vai continuar interrompido.

Em nota disponibilizada a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo refere que “tentaremos proceder da forma o mais célere possível e pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas.”

Glifosato: Portugal apresenta a amostra mais contaminada em estudo europeu

Um estudo europeu realizado em 12 países revelou que Portugal é o líder no que toca à  concentração tóxica do herbicida glifosato em cursos de água doce. Este estudo foi conduzido pela ONG Pesticide Action Network-PAN Europe em colaboração com os Verdes Europeus.

Segundo revela José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, o glifosato e seu resíduo metabólico AMPA foram encontrados em águas superficiais em Portugal, mesmo fora da época de aplicação de pesticidas.

O glifosato e o AMPA representam “uma séria ameaça para a vida aquática, a qualidade da água potável e a saúde humana”. O glifosato, explica ainda o ambientalista, “está amplamente presente no ambiente, incluindo na urina humana, poeira doméstica, solos e águas superficiais. Isso levanta preocupações significativas devido aos riscos que essas substâncias representam para a saúde e o meio ambiente”.

A edição desta semana do “Ambiente em FM” para ouvir na íntegra no podcast abaixo:

Dia Mundial de Saúde Mental assinala-se esta quarta-feira

Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se esta quarta-feira dia 10 de outubro. A data pretende chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

Um estudo da Direção Geral de Saúde mostra que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. Os mais afetados são as mulheres, quando se comparam os sexos, e as pessoas com menos educação e dinheiro, quando o critério é a posição social. Em Portugal existem perto de 100 mil doentes esquizofrénicos.

GNR de Évora registou 12 acidentes rodoviários este fim-de-semana

12 acidentes, sendo 10 colisões, um atropelamento e um despiste, dos quais resultaram 11 feridos leves e danos materiais, foram registados este fim de semana, de 06 a 08 de outubro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foi ainda registado um incêndio rural na localidade de Alandroal na berma da estrada regional 373, tendo ardido sobretudo pasto.

No âmbito da criminalidade foram registadas 29 ocorrências: oito crimes contra as pessoas, cinco contra a vida em sociedade, 15 contra o património e um contra o Estado.

A GNR efetuou ainda quatro detenções três delas em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 63 infrações relativas à legislação rodoviária, duas à legislação ambiental e quatro à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura  2023/2024, Artémis 2023/2024, Sensos Sénior 2023, Trademaker e operação Network.