Inscrições para Festival de Sopas de Montemor terminam esta sexta-feira
Apresentação do programa cultural e museológico para o antigo Palácio dos Condes do Vimieiro
Programa cultural e museológico que se pretende implementar no edifício do antigo Palácio dos Condes do Vimieiro, adquirido pela Câmara Municipal de Arraiolos à Santa casa da Misericórdia do Vimieiro, foi apresentado à população do Vimieiro, no passado dia 1 de outubro, para finalizar o evento Artes no Rossio.
Este programa cultural de conteúdos consiste na ideia de valorização da história do próprio edifício e do período em que vigorou o poder senhorial na vila do Vimieiro (1437-1801) e, principalmente, através da implementação de um projeto de investigação nas áreas da História e Etnomusicologia que valorize a tradição da música no Vimieiro e permita alargar o espetro, com o avanço do projeto para uma escala distrital que transforme a vila do Vimieiro num centro de estudo, investigação e divulgação da música filarmónica através da recuperação do histórico edifício do palácio e da subsequente criação de um espaço museológico que estas temáticas, com a construção de um auditório ou sala de espetáculos e um conjunto de mais-valias que contribuam para o desenvolvimento cultural, social e económico da freguesia do Vimieiro, em específico, e do concelho de Arraiolos, em geral.
Nesta cerimónia foram explicadas as fases previstas do processo de requalificação arquitetónica e foi apresentado o conselho científico do projeto, que reúne vários especialistas da investigação em Etnomusicologia e que foi representado pela etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco, professora catedrática jubilada da Universidade Nova que, entre outros projetos, esteve ligada à inscrição do Fado e do Cante Alentejano na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Alguns dos parceiros deste projeto são a Direção- Regional de Cultura do Alentejo e a Delegação do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.
Alunos do Porto vencem Concurso Europeu para Jovens Cientistas
Um grupo de alunos portugueses, do Colégio Luso-Francês, no Porto, venceu, este mês, o Concurso Europeu para Jovens Cientistas, organizado pela Comissão Europeia, com um projeto que propõe regenerar tecido ósseo através do uso de teias de aranha.
O projeto de Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre assenta na proposta de produção simultânea de seda de teia de aranha, recombinante com um péptido bioativo, que demonstra ter propriedades regenerativas do tecido ósseo.
O grupo, com este projeto, identificou ainda a capacidade de produção de hidrogénio verde como subproduto do uso de uma bactéria marinha, sendo que o “produto final poderá ter aplicações na mitigação da osteoporose, ao possibilitar a produção ‘in vitro’ de osteoblastos, células responsáveis pela síntese orgânica da matéria óssea”.
Estes alunos receberam um prémio monetário de 7.500 euros e ainda a possibilidade de acesso a uma experiência de uma semana no European XFEL – European X-Ray Free-Electron Laser Facility, em Hamburgo.
Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Oficinas do Convento recebem sessão de encerramento do Festival Clit On Tour
As Oficinas do Convento vão receber a sessão de Encerramento do Festival Clit on Tour esta sexta-feira, dia 6 de outubro.
O filme escolhido para este evento é o documentário “This is Love” de John Alexander, que conta a história de vida de Rudy Love, artista afro-americano bastante influente mas pouco famoso, em parte porque pessoas ligadas à indústria discográfica norte-americana e europeia usurparam o seu trabalho. Apesar do plot, o filme não aponta o dedo a “A” ou “B”, nem faz de Rudy uma pobre vítima do sistema. É, antes, uma obra que homenageia quem faz música por amor à mesma.
Neste dia o realizador John Alexander e a produtora JC Guest vão marcar presença que faz também dois anos que morreu Rudy Love.
Esta sessão de encerramento cujas entradas são gratuitas tem início marcado para as 21 horas.
Celebram-se esta quinta-feira os 113 anos da Implantação da República
A partir de 5 de outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república, pelo que se celebra hoje o dia da Implantação da República.
Após a proclamação da República, foi criado um governo provisório, chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Há precisamente 113 anos, deixou de haver monarcas a governar o país, mudou-se a bandeira, o hino e o regime político.
Município de Montemor disponibiliza 100 mil euros para bolsas do ensino superior
O Município de Montemor-o-Novo volta a apoiar os estudantes que vão ingressar no ensino superior e os que já frequentam com as habituais bolsas de estudo. Segundo o vice-presidente do Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, “para este ano letivo 2023/2024 a verba disponibilizada é de 100 mil euros, uma parte para este primeiro período, e os restante 65 mil euros correspodem ao 2º e 3º período”.
As candidaturas para estes apoios estão abertas até esta sexta-feira, dia 6 de outubro, para os alunos do 2º ano e os próximos, no que diz respeito aos alunos de 1º ano o prazo limite de candidatura a este apoio é dia 27 de outubro.
No ano letivo anterior foram disponibilizados 96 mil euros o que permitiu que fossem “atribuídas 102 bolsas de estudo”, que “podem variar entre os 50 e os 160 euros”.
Algumas das variáveis para a atribuição dasbolsas de estudo são segundo o vice-presidente da Câmara: “comprovativo de encargos, composição do agregado familiar, a média académica do 12º ano, alunos com residência no concelho à mais de dois anos, alunos com falta de recursos económicos para o início dos estudos superiores” estas são na visão de Henrique Lopes “algumas variáveis importantes porque não podemos dar bolsa a todos”.
Henrique Lopes enuncia também alguns dos documentos necessários para os alunos tanto de primeiro ano, como os restantes, se candidatarem a estes apoios: ” certificado de composição do agregado familiar com indicação de morada e tempo de residência no concelho emitido pela JF da área da sua residência”, no caso dos alunos de 1º ano estes devem entregar “documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário e respetiva classificação média e o certificado de matrícula do ensino superior com a especificação do curso que está matriculado, também uma fotocópia da última declaração do IRS e a nota de liquidação referente a todos os elementos do agregado familiar, relativo ao ano 2022, ou na falta desta o documento comprovativo da sua isenção emitida pela repartição de finanças.”
Para o vice-presidente da Câmara de Montemor, estes apoios são no fundo “uma forma de elevador social o mais justa possível”, que pretendem também que “haja uma maior equidade de acesso ao ensino superior e que todos possam redimensionar a sua vida não só académica mas no futuro também profissional”.
Évora comemora Dia Mundial da Música esta quinta-feira
Évora vai comemorar o dia Mundial da Música com um concerto no pátio do Palácio Barrocal, esta quinta-feira, dia 5 de outubro.
A Banda de Cabrela é uma das duas bandas filarmónicas que vão participar nesta iniciativa promovida pela INATEL de Évora.
O concerto tem início marcado para as 17 horas, no entanto o apontamento das bandas filarmónicas vai começar ás 16h30 na Praça do Giraldo.