Algumas ruas de Montemor vão sofrer alterações nos sentidos a partir de terça-feira

Vão ser implementadas alterações nos sentidos de circulação de alguns arruamentos em Montemor, esta terça-feira, dia 3 de outubro.
Desta forma a Rua Aquilino Ribeiro, Rua de Moçambique, Rua de Angola e Praceta Heróis do Ultramar, passam a ter um sentido único de circulação automóvel.
Posteriormente, o Município de Montemor irá proceder à instalação da sinalização horizontal nas mesmas vias, com o objetivo de organizar e otimizar o estacionamento automóvel.
O Município espera que “estas medidas contribuam para melhorar a fluidez do trânsito e para disciplinar o estacionamento.”

 

Posto de Turismo de Montemor tem “cara nova”

A fachada do posto de Turismo de Montemor-o-Novo foi reformulada.

Esta nova imagem pretende, segundo o Município, cativar o visitante que passa mas também que permanece em Montemor, através de um design moderno, já que este espaçõ é também a porta de entrada do concelho, um local de divulgação da cultura, da história, dos agentes e produtos locais.

GUS defronta Arcoense na primeira jornada da Liga Elite que arranca este domingo

O Grupo União Sport defronta este domingo, dia 1 de outubro, o Arcoense, em jogo da primeira jornada da Liga Elite do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Fábio Neves, treinador do GUS, considera que este jogo “vai ser bastante difícil, porque vamos enfrentar  uma equipa que vem com cinco seis anos com o mesmo plantel e treinador, com as ideias bem definidas e bem orientadas”.

No entanto “aqui no estádio 1º de Maio o Grupo União Sport tem que impor o ritmo de jogo o seu sistema de jogo para podermos levar de vencida”, acrescenta o treinador do GUS.

Fábio Neves admite que o GUS está de alma e coração “para lutar pelos 3 pontos a cada jogo que disputamos” e por isso apela à presença do público este omingo, 1 de outubro, no estádio, “porque é de certa forma o nosso 12º jogador dá-nos mais um alento para aquilo que nós trabalhamos durante a semana, ser aplaudido ao domingo”.

Esta época, na Bancada Desportiva são retomadas as entrevistas com o plantel alvinegro, onde falaremos com todos os jogadores. O primeiro foi o médio ofensivo Marco Oliveira, de 24 anos, que está no GUS pela segunda época consecutiva.

O jogador admite que renovou com o GUS “principalmente  pelas pessoas, fui muito bem recebido e tratado na 1.ª época e essa foi mesmo uma das principais razões.”

A ambição, para Marco Oliveira “é lutar sempre por títulos, jogo a jogo seja em casa, seja fora , uma vitória e depois no fim faz-se as contas.”

Acompanhe amanhã, dia 1 de outubro, os jogos da primeira jornada da Liga Elite e da liga da Associação, do distrital de Évora, aqui na RNA, através da Bancada desportiva com Paulo canas e nuno Gamito. Com destaque para o jogo entre o GUS e o arcoense, marcado para as 15 horas.

Oficinas do Convento promovem Workshop em Casa Branca

A Oficinas do Convento  promove um workshop denominado de “Arquitetura regenerativa em comunidades locais”, entre os dias 6 e 15de outubro, na Casa Branca.

Este workshop, em formato de estaleiro aberto, está enquadrado no projeto da Estação Cooperativa de Casa Branca, o Bootcamp tem o intuito de contribuir para a regeneração integrada da aldeia.

As inscrições já estão abertas. Consulte mais informações AQUI.

Feira “Estremoz+Sénior” com diversas atividades para os seniores a partir de segunda-feira

A Feira Estremoz + Sénior está de regresso amanhã, segunda-feira, 2 de outubro, ao Parque de feiras e Exposições de Estremoz para aquela que é a sua segunda edição.

A iniciativa tem como objetivo, revela a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, “promover e dinamizar atividades destinadas aos nossos seniores do concelho e, este ano, alargada aos idosos das Academias seniores dos concelhos de Sousel, Redondo, Vila Viçosa e Borba, de forma a tornar a feira mais abrangente para uma partilha de atividades e de boas práticas”.

Sónia Caldeira adianta que se pretende “continuar a contribuir para a coesão social e convívio entre gerações, porque vamos ter a Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Estremoz, com jovens voluntários que vão dinamizar atividades, ao longo destes dias e refletir sobre os problemas que afetam os seniores”. No certame estarão várias IPSS ligadas a esta faixa etária e não só, para darem a conhecer o seu trabalho.

Esta iniciativa conta com diversas atividades, nomeadamente, dança, grupos musicais que vão atuar, baile da Idade de Ouro, Discoteca Sénior, entre outros.

Para além disso, acrescenta a vice-presidente da Câmara de Estremoz, haverá outras iniciativas, como por exemplo, “torneio de sueca, desfile de moda, iremos apresentar os professores que dão aulas na Academia Sénior de Estremoz e distinguir e valorizar todos aqueles que fizeram parte desta Academia”.

Feira “Estremoz + Sénior” que tem início segunda-feira, 1 de outubro, pelas 14.30 horas, no Parque de feiras e Exposições de Estremoz, onde decorre até quarta-feira, 4 de outubro.

Tem até amanhã para visitar a exposição sobre Dordio Gomes em Arraiolos

Se ainda não visitou a exposição “Chiado, Carmo, Paris – os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura”, que está patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, tem até este domingo, 1 de outubro, para o fazer.

O programa deste ano, do projeto “Chiado, Carmo, Paris”, onde Arraiolos surge lado a lado com as cidades de Lisboa, Porto, Paris, Granada (Espanha), Bolonha (Itália) e Lodz (Polónia), valoriza a obra do arraiolense Dordio Gomes.

Esta mostra e o projeto, no qual a Câmara Municipal se insere, “coloca a vila num patamar mais interessante no que à pintura diz respeito, até porque Dordio Gomes é uma referência a nível mundial”, revela o coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação na Câmara de Arraiolos, José Manuel Pinto.

José Manuel Pinto considera que esta é uma exposição “bastante interessante e importante”. Para além de Portugal a exposição também está patente noutros países.

Esta exposição faz parte de um programa que inclui várias exposições, conferências e produção de ensaios sobre o pintor arraiolense Dordio Gomes, que é este ano o tema do projeto “Chiado, Carmo, Paris”, coordenado pelo Professor José Quaresma, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.