Jovens do Programa de Voluntariado Jovem tornam Montemor mais sustentável
Mês do Cidadão Idoso: Município de Montemor promove atividades
No âmbito do Mês do Cidadão Idoso o Município de Montemor-o-Novo vai promover diversas atividades em todo o concelho, ao longo do mês de outubro.
No primeiro dia do mês de outubro, este domingo, vai decorrer um almoço convívio das ARPI(s) no Parque de Exposições.
Para o dia 13 de outubro está agendada uma caminhada intergeracional, com início marcado para as 9h30 no Parque Urbano.
No dia 25 vai ser promovido um encontro entre instituições com a universidade Sénior e o Grupo Coral ARPI de Montemor.
Para além destas atividades com data marcada ao longo do mês vão haver atividades a desenvolver nas instituições desde oficinas/ateliers, torneio de Boccia a atividades intergeracionais a workshop’s.
Estas atividades foram pensadas com o objetivo de incentivar o envelhecimento ativo, sensibilizar a comunidade para a valorização dos cidadãos mais idosos e promover o convívio intergeracional, através de momentos culturais e de animação, desportivos e recreativos.
Guia do Consumidor Estudante: Deco aconselha viagens sustentáveis
As despesas de deslocação são um dos principais encargos que os estudantes devem ter em conta, quando ingressam no ensino superior, principalmente se a localidade para onde vão estudar é distante.
Neste sentido e tendo como base o Guia do Consumidor Estudante lançado pela Deco, na rubrica desta semana, a jurista na Delegação Alentejo, da Associação Para a Defesa do Consumidor, Ana Sofia Rosa deixa algumas dicas aos estudantes para que poupem dinheiro, através de deslocações sustentáveis.
A rubrica da DECO para ouvir hoje na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:
3ª Edição da Feira do Colecionismo regressa este sábado a Estremoz
Estremoz recebe este sábado, 30 de setembro, mais uma edição da Feira de Colecionismo, que termina domingo, dia 1 de outubro. Habitualmente a feira decorre em fevereiro, no entanto “como a adesão foi muita, mais de 8 mil visitas decidimos voltar a fazer uma agora”, refere o presidente da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, Joaquim Mira.
Esta 3ª edição, cuja entrada é gratuita, vai contar, desta vez, com cerca de 30 expositores, diferente dos 40 da última feira.
Nesta feira pode-se encontrar segundo Joaquim Mira “peças de clássicos, de motas, carros clássicos, uma velharia, calendários, porta-chaves, carrinhos em miniatura, no fundo “pode-se encontrar de tudo um pouco nesta feira”.
A esperança do presidente da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz é que “também esta tenha uma boa adesão”.
Segundo Joaquim Mira são várias “as pessoas a expor e a vender peças desde o Porto a Faro e que obviamente essas pessoas vão ter que dormir, almoçar e jantar em Estremoz” o que na sua visão “ajuda muito a economia, não só local mas regional”.
Joaquim Mira deixa ainda um convite a todos para visitarem esta 3ª edição da Feira do Colecionismo, com a certeza de que “vão ser bem recebidos”.
GNR de Évora regista cinco acidentes rodoviárias esta quinta-feira
Cinco acidentes de viação sendo três colisões e dois despistes dos quais resultaram cinco feridos leves e danos materiais, foram registados esta quinta-feira, dia 28 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.
Foram ainda registados pela GNR dois acidentes de trabalho em Boa-Fé e Torre de Coelheiros, dos quais resultaram dois feridos leves.
No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências: três crimes contra as pessoas, um contra o estado, um previsto em legislação avulsa e três contra o património.
A GNR efetuou ainda uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal.
No âmbito contraordenacional registaram-se 69 infrações relativas à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.
A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024 e operação Artémis 2023/2024.
Rugby: transmissão do jogo da Seleção Nacional no domingo em Montemor
O Rugby Clube de Montemor (RCM), em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, vai realizar uma ação de apoio à Seleção Nacional de Rugby, que se encontra disputar o Campeonato do Mundo, em França.
Esta ação consiste na transmissão, no próximo domingo, dia 1 de outubro, pelas 16h45, do jogo Portugal – Austrália, num ecrã gigante localizado na entrada principal do Cineteatro Curvo Semedo.
Durante e depois da transmissão do jogo, haverá serviço de bar e também diversas atividades e jogos para os mais novos se divertirem.
Centro Interpretativo da Gruta do Escoural nomeado para os Prémios da Revista Mais Alentejo
O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural está nomeado para os Prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria de “Mais Património”.
Para o vereador da Câmara Municipal de Montemor, António Pinto Xavier, esta nomeação “é mais o reconhecimento do trabalho que o Município tem feito ao longo do ano do que propriamente uma nomeação para valorizar aquilo que neste momento existe, porque ainda não está inagurado”.
António Pinto Xavier considera ainda que esta nomeação “é um destaque para a importância de um Monumento que é Nacional e único e merece a relevância que lhe é dada com esta nomeação”.
Se o prémio vier para Montemore-o-Novo “vai-nos trazer alguma publicidade que vai ser depois mais visitado, que é isso que merece na verdade”, acresenta o vereador do Município de Montemor.
Na categoria “Mais Património”, estão ainda a concurso, para além do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, Vila Viçosa, a Associação para a Defesa do Património de Beja, o Campo Arqueológico de Mértola e a Rota dos Museus de Santiago do Cacém.
Os prémios da revista Mais Alentejo têm 17 categorias, que englobam vários concelhos da região Alentejo. No total, são 85 nomeados, cinco por categoria, sendo que só um pode ganhar. As votações cabem ao público que pode votar até dia 8 de outubro, na Página da Revista Mais Alentejo.