“Artes no Rossio – Vimieiro” chega esta sexta-feira a Arraiolos

“Artes no Rossio – Vimieiro” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos e pela Roda das Artes Produções, que vai decorrer nos dias 29 e 30 de setembro, no Parque Urbano do Rossio, na freguesia de Vimieiro, em Arraiolos.

Nesta primeira edição deste evento o Parque Urbano vai receber a Orquestra Sinfonietta de Lisboa sob a direção de Vasco Pearce Azevedo e a pianista Marta Menezes, que vão interpretar Mozart e Beethoven, esta sexta-feira, dia 29 de setembro às 21h30.

Para a segunda noite, que tem início marcado para as 21h30, está reservada a atuação de Camané com Mário Laginha.

No último dia do certame o Centro Interpretativo do Mundo Rural vai acolher a apresentação do projeto Cultural e Museológico do Palácio dos Condes de Vimieiro, às 16 horas.

As entradas para este evento, que alia a cultura à descoberta deste território,  são gratuitas.

Veja aqui o programa completo:

Carmen Carvalheira na Conferência Internacional Estratégia ESG para PME Exportadoras

A vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira esteve presente na Conferência Internacional Estratégia ESG para PME Exportadoras, tendo participado no painel “Oportunidades de financiamento e apoio disponível às empresas”, no qual participaram também representantes da AICEP Portugal Global, IAPMEI, Turismo de Portugal, e Câmara de Comércio Americana.

Na sua intervenção, Carmen Carvalheira para além de abordar o valor dos apoios do PR 2030 às pequenas e médias empresas da região, deu especial destaque ao papel da CCDR Alentejo, no acompanhamento que esta instituição dá aos empresários em todas as fases do processo de candidaturas, acompanhamento esse que deve ser cada vez mais localizado e capaz de capacitar cada vez mais aqueles a quem os fundos são destinados.

Esta Conferências que se realizou na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e que foi organizada pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal numa iniciativa da Secretaria de Estado da Internacionalização visou promover uma estratégia para adaptação das PME Exportadoras às mudanças resultantes da transposição da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) aprovada pela Comissão Europeia em dezembro de 2022, e de um conjunto de novos standards e regras sobre o relato de sustentabilidade das empresas, que serão anunciados em 2024.

Um vasto painel de oradores nacionais e internacionais abordou entre outros, temas como o quadro geral ESG e recentes desenvolvimentos na Europa e no mundo ao nível das implicações que trará às empresas, a correlação positiva com o seu bom desempenho global, a obrigatoriedade na lei e também no acesso a financiamento para se cumprirem métricas ESG e, finalmente, as ferramentas já disponíveis para assessorar as empresas no processo de transição para modelos de negócios que incluam políticas orientadas para o impacto ambiental e social.

Esta foi a primeira de um conjunto de iniciativas que a AICEP, que em colaboração e parceria com outras entidades, associações empresariais e câmaras de comércio, irá desenvolver com o objetivo de capacitar as PME Exportadoras na transição para uma nova realidade no âmbito da política europeia para o crescimento económico em consonância com os objetivos climáticos e ambientais do Pacto Ecológico Europeu.

Corte de vegetação condiciona Rua Florbela Espanca e Rua Simão da Veiga Júnior

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora), esta quarta-feira, dia 27 de setembro de 2023, das 8 às 16h30 horas, na Rua Florbela Espanca e Rua Simão da Veiga Júnior.
“De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Pedimos que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas”, diz a autarquia.

Vila Viçosa nomeada para os Prémios da Revista Mais Alentejo

Vila Viçosa está nomeada para os Prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria de “Mais Património”.

Para o presidente da Câmara, Inácio Esperança, “Vila Viçosa merece estar nomeada para todos os prémios ligados ao património, a vila é brutal em património, é a vila mais bonita de Portugal, e ajuntar a isso, somos candidatos a Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, por isso esta nomeação é excelente e, muito nos surpreenderá, se não ganharmos”.

Na categoria “Mais Património”, estão ainda a concurso, para além de Vila Viçosa, a Associação para a Defesa do Património de Beja, o Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, o Campo Arqueológico de Mértola e a Rota dos Museus de Santiago do Cacém.

Os prémios da revista Mais Alentejo têm 17 categorias, que englobam vários concelhos da região Alentejo. No total, são 85 nomeados, cinco por categoria, sendo que só um, por categoria, pode ganhar. As votações cabem ao público que pode votar até dia 8 de outubro, AQUI.

Carlos Godinho: estar nomeado aos Prémios Mais Alentejo “é uma honra e privilégio”

O artista plástico Carlos Godinho é um dos cinco nomeados na categoria Mais Arte & Fotografia, dos Prémios Revista Mais Alentejo.

Para o artista “é uma honra e um privilégio estar entre os demais artistas nomeados”.

Carlos Godinho considera esta nomeação o “reconhecimento meritório do meu trabalho e da divulgação do mesmo”.

O artista plástico considera esta uma boa forma de “termos mais gente no Alentejo a desfrutar da arte e de divulgar a nossa região”.

Na categoria Mais Arte & Fotografia estão também em concurso Ana Baião, Carla Mendes Côrte Real, Miguel Claro e Rui Caria. As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de outubro.

Turismo do Alentejo e Ribatejo aposta em campanha virada no digital

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, a pensar nesta fase de transição do verão para o outono, está a preparar uma nova campanha para promover estas duas regiões do país, com grande impacto na grande Lisboa.

Sem orçamento para investir em publicidade na televisão, explica o presidente da ERT, José Manuel Santos, esta será uma campanha “muito virada para os meios digitais”.

“É uma campanha de posicionamento, uma campanha tática, que vai dizer aos portugueses, no caso do Alentejo, para virem para o Alentejo nesta altura. Acabou agora a época alta e é o tempo certo para darmos uma nova leitura sobre a região”, explica o responsável.

No caso do Ribatejo, “vamos ter uma campanha mais de posicionamento estratégico do destino. São duas campanhas que se complementam, uma para o Alentejo e outra para o Ribatejo. Vamos ter publicidade exterior, muito impacto em Lisboa”, acrescenta José Manuel Santos.

“Temos que trabalhar para que as marcas Alentejo e Ribatejo estejam sempre presentes, para na altura da decisão do fim de semana, onde normalmente as senhoras acabam por ter um papel mais determinante, o que vem à cabeça seja Alentejo ou Ribatejo. É esse o nosso trabalho”, remata.

Montemor: Taças Tibetanas continuam a criar ambiente de relaxamento na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Almeida Faria recebeu na passada, terça-feira, dia 19 de setembro, sessões de relaxamento no âmbito da iniciativa ‘Uma Pausa com Taças Tibetanas’, realizadas por Ana Rita Palmiro.

Estas, que são sessões individuais de massagens de som, têm como principal objetivo o alcance de uma rápida e profunda sensação de relaxamento. O impacto da imersão neste ambiente sente-se também nos campos da criatividade e da motivação. Corpo e espírito são unidos pelo fluxo energético resultante desta experiência.

As inscrições para as próximas sessões, que se realizam a 10 e 24 de setembro, são grátis e podem ser feitas de forma presencial entre as 14h30 e as 17h horas, no espaço da biblioteca, ou através dos contactos: biblioteca@cm-montemornovo.pt e 266 898 105.

 

GNR de Évora regista seis acidentes esta segunda-feira

Seis acidentes rodoviários sendo três colisões, dois despistes e um atropelamento dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registados ontem, dia 20 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foi ainda registado pela GNR um acidente de trabalho em Arraiolos, do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências: três crimes contra as pessoas, um previsto em legislação avulsa e quatro contra o património.

A GNR efetuou ainda uma detenção em flagrante delito, pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito contraordenacional registaram-se 44 infrações relativas à legislação rodoviária e três à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura 2023/2024 e operação Artémis 2023/2024.

Percurso nº2 Roteiro Levantado do Chão junta viajantes de vários pontos do país

O percurso nº2 do Roteiro Literário Levantado do Chão que reuniu um grupo de viajantes oriundos de várias localidades e nacionalidades, deslocou-se desde a sede da Fundação José Saramago, em Lisboa, à cidade de Évora e posteriormente para o concelho de Montemor-o-Novo, para conhecer algumas referências históricas da obra e alguns apontamentos biográficos de José Saramago.

O percurso, que se realizou no passado sábado, dia 23 de setembro, passou pela Biblioteca Pública e pela Arena de Évora, seguiu para Santiago do Escoural, onde se ouviram os testemunhos do senhor José Teodósio Cachochas e do Professor Rufino, naturais desta localidade que assistiram às aulas durante a escola primária nas instalações da Igreja de Santiago do Escoural. O presidente da Junta de Freguesia, José Geraldo, recebeu e acompanhou o grupo que, para além da visita aos pontos do percurso, ainda aproveitou para comprar pão alentejano. Em São Cristóvão e em São Geraldo o tempo foi pouco para tantas curiosidades em torno destas localidades. O percurso terminou no Ciborro, onde a presidente de Junta, Nélia Campino, deu as boas vindas aos viajantes e deixou o convite para regressarem e para experimentarem um cozido em lume de chão no largo da aldeia.

O próximo percurso “José Saramago em Monte Lavre”, decorre no próximo dia 21 de outubro, em Lavre.

Helena Caldeira: “é um orgulho estar nomeada” aos Prémios Mais Alentejo “com pessoas tão talentosas”

A atriz montemorense Helena Caldeira está entre os cinco nomeados para os prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria Mais Representação.

Para a atriz, esta que é a sua primeira “nomeação de sempre, foi uma surpresa” pois “é um orgulho a sensação de estar nomeada junto de pessoas tão talentosas e com carreiras tão vastas”.

Também a série “Rabo de Peixe”, da qual a atriz faz parte, está nomeada para estes prémios, o que deixa Helena “muito orgulhosa porque é um marco muito importante no audiovisual português.”

Helena considera que esta série foi o que “me deu mais visibilidade, apesar de já ter começado a minha carreira, não há muito, mas há algum tempo”.

Para a atriz ser nomeada “já o valeu reconhecimento” mas se ganhar e o prémio for monetário “acho que vou investir no setor artístico e continuar a fazer projetos que sejam maioritariamente de cariz social, como a minha companhia”.

As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de outubro. Para esta categoria estão também nomeados Albano Jerónimo, Ana Guiomar, Rui Melo e Sara Barros Leitão.