Inscrições para o Festival de Sopas de Montemor já estão abertas

As inscrições para o 19º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, que decorre entre 3 e 5 de novembro, já estão abertas e terminam a 6 de outubro.
Esta edição do festival, que funcionará como espaço gastronómico, vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições de Montemor.
Este evento cujas entradas são livres, tem como objetivo a divulgação e valorização das sopas alentejanas consideradas património da gastronomia.
Podem participar os restaurantes interessados desde que apresentem no mínimo 3 sopas (devendo especificar quais na ficha de inscrição) assim como produtos enquadrados no âmbito do Festival.
No âmbito do Festival de Sopas, irá decorrer uma vez mais o Concurso Gastronómico Borrego à Mesa, que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar um produto de excelência produzido no concelho: o Borrego.
Para este concurso os interessados sejam amadores ou profissionais, têm até ao dia 27 de outubro para se inscrever.
Este concurso divide-se em duas categorias – Tradição e Inovação – podendo cada participante apresentar um prato por categoria. Serão atribuídos três prémios por categoria.
Conheça as normas do concurso e inscreva-se aqui.

Estremoz: “Feira Estremoz + Sénior” regressa em outubro

A 2ª edição da “Feira Estremoz + Sénior”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Estremoz, realiza-se entre os dias 2 e 4 de outubro, no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.
O comunicado divulgado explica que esta iniciativa, já implementada o ano passado, “pretende promover e dinamizar atividades que priorizem o convívio e o entretenimento entre seniores,do concelho de Estremoz, assim como a partilha de conhecimento e boas práticas entre diversas instituições que trabalham nesta área.
A expectativa do município para esta segunda edição passa por “continuar contribuir para o reforço da solidariedade e coesão social através do convívio intergeracional e da reflexão dos principais problemas que afetam os nossos seniores”.
No primeiro dia desta iniciativa, dia 2 de outubro, que tem início às 14 horas, animação não vai faltar com a atuação da marcha da Cerci Estremoz, do grupo de cante “Os da Boina” e um matiné com o músico estremocense Paulo Lopes. Também vai decorrer uma visita aos expositores da Feira Estremoz + Sénior, entre outros.
O segundo dia desta iniciativa começa às 10 horas, com a IdoDança dinamizada professores da Hora do Exercício da ASE, seguindo-se um workshop de Suporte Básico de Vida para o Idoso dinamizado pelo Gabinete de Proteção Civil. A parte da tarde começa, às 14 horas, com um torneio de sueca e fecha com o DJ Rui Gonçalves a animar adiscoteca M60.
Para o terceiro e último dia são esperadas várias atividades desde um desfile de moda sénior à atuação do Grupo de Cantares do CLDS.
As atividades permanentes durante a feira são: exposições, stands de empresas e instituições com serviços direcionados para a 3.ª idade e workshops de olaria tradicional e azulejo.
Conheça aqui o programa completo:

Coruche: Descobertas do projeto Ansor são exemplo nas Jornadas Europeias do Património

O vídeo das descobertas feitas em junho de 2023, no âmbito de um projeto de investigação arqueológica: Ansor (Antropização do Vale do Sorraia entre o 6.º e o 2.º milénio a.n.e.), foi divulgado nas Jornadas Europeias do Património, que tiveram início na passada sexta-feira, dia 22 de setembro e terminaram este domingo, dia 24 de setembro.
Esta que foi uma descoberta feita por 12 alunos de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontrou no sítio pré-histórico do Barranco do Farinheiro uma área habitacional que remonta à Idade do Bronze antiga (transição 3.º/2.º milénio a.n.e.).
O processo de descoberta, que foi liderado pelos professores Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras, foi acompanhado e registado num vídeo produzido pelo gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Coruche.
De acordo com o Município de Coruche: “mais do que divulgar a revelação da maior concentração de cerâmica campaniforme e de estilos decorativos variados na margem esquerda do Baixo Tejo, valorizamos um património que é, de facto, vivo, transmitido de geração em geração e recriado por comunidades que resistem à voragem das paisagens e dos lugares que habitam.”
Esta campanha arqueológica do projeto Ansor inicia agora uma fase de tratamento e estudo da informação recolhida no Barranco do Farinheiro, que vai facilitar o conhecimento dessas sociedades camponesas que viveram junto às margens do Sorraia há cerca de cinco mil anos.

Guia da Gift Campaign: recomendações dos brindes promocionais mais populares

No mundo do marketing promocional, poucas ferramentas são tão eficazes como os brindes. Estes pequenos objetos são essenciais para fidelizar os clientes, reforçar a imagem de uma marca ou simplesmente proporcionar surpresas memoráveis.

A Gift Campaign, uma empresa líder na produção de brindes promocionais, criou um nicho para si própria ao fornecer uma gama diversificada de objetos altamente criativos e capazes de complementar qualquer estratégia de marketing. Neste artigo, vamos explorar em profundidade as ofertas da Gift Campaign, destacando os brindes promocionais mais populares. Tome nota destas ideias.

6 sugestões de brindes promocionais

Se está a pensar comprar alguns brindes promocionais para complementar a estratégia de marketing do seu negócio, considere os seguintes 6 itens:

  • Canetas personalizadas: As canetas continuam a ser um velho favorito no mundo dos brindes. São omnipresentes, práticas e baratas e, com a personalização certa, conseguem ser um pequeno cartaz em movimento da sua marca. Existem canetas que vão desde o metal premium até às opções ecológicas, garantindo que há algo para todas as empresas e orçamentos.
  • Presentes ecológicos: Com a crescente consciencialização para a sustentabilidade, os presentes ecológicos não são apenas uma tendência, mas uma obrigação. A Gift Campaign reconhece este facto e tem uma grande variedade de presentes ecológicos, como copos de fibra de bambu, sacos reutilizáveis e artigos de madeira. Estes brindes não só reflectem positivamente os valores da sua marca, como também são apreciados pelo público mais consciente das questões ambientais.
  • Gadgets tecnológicos: Os presentes tecnológicos são altamente desejados devido à practicidade que oferecem. As pens USB, power banks e outros gadgets, disponíveis no catálogo da Gift Campaign, são brindes capazes de surpreender tudo e todos. A sua natureza prática garante que são utilizados frequentemente, o que se traduz numa maior visibilidade para a sua marca.
  • Vestuário personalizável: Nada fala mais alto em termos de lealdade a uma marca do que o vestuário personalizado. Quer se trate de t-shirts, bonés, ou casacos, existe um vasto leque de opções que podem ser personalizadas com o logotipo da sua empresa, ou uma mensagem. Estas peças são fundamentais na promoção do sentimento de comunidade.
  • Cadernos personalizados: Apesar de vivermos num mundo cada vez mais digital, o encanto de um caderno ou bloco de notas físico mantém-se inalterado. Sempre que um cliente escrever algo, lembrar-se-á de si.
  • Acessórios de escritório: Desde tapetes de rato a canecas de café, os acessórios de escritório são presentes práticos que encontram um lugar permanente nas estações de trabalho dos seus clientes. Dada a quantidade de tempo que as pessoas passam nas suas secretarias, esses brindes são um excelente complemento à estratégia de marketing da sua empresa.

Porquê escolher brindes promocionais da Gift Campaign?

Embora o presente em si desempenhe um papel central, a forma como este é apresentado e personalizado também faz toda a diferença. A dedicação da Gift Campaign à qualidade, aos designs inovadores e à personalização cuidadosa fazem dela uma líder no sector dos brindes promocionais. Eis porquê:

  • Gama diversificada: A Gift Campaign oferece uma vasta gama de produtos, assegurando que existe algo para cada ocasião, público e orçamento.
  • Garantia de qualidade: O seu compromisso com a qualidade significa que tem a garantia de brindes que não são apenas agradáveis a nível estético, mas também duráveis.
  • Experiência em personalização: Com técnicas avançadas de impressão e gravação, a Gift Campaign garante que a sua marca se destaca da concorrência.
  • Serviço de entregas eficaz: No mundo das promoções e eventos, o timing é tudo. A Gift Campaign sabe disso e orgulha-se do seu registo de entregas pontuais.

Conclusão: escolha brindes para empresas

Os brindes promocionais são um ativo valioso no arsenal de qualquer comerciante ou empresário. Podem fazer maravilhas no que diz respeito à fidelização do público com a marca, quando escolhidos de forma criteriosa. Oferecer um brinde é um excelente ponto de partida, quer esteja a organizar um evento ou simplesmente a reconhecer o valor dos seus clientes ou associados. Lembre-se de que não se trata apenas do brinde, mas da mensagem que transmite e das memórias que inspira.

Projeto “Floresta Comum” da Quercus no programa “Ambiente em FM”

O projeto “Floresta Comum”, da Quercus com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas disponibilizará mais de 110 mil plantas florestais para a próxima época de 2023/2024, distribuídas nos quatro viveiros sob a sua gestão.

O objetivo é promover a criação de florestas autóctones com elevados níveis de biodiversidade e a produção de bens e serviços de ecossistema.

Tudo para saber sobre o projeto “Floresta Comum”, no programa desta semana “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Montemor: Biblioteca Municipal acolheu iniciativa “Um Ponto que Dança”

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, acolheu no passado sábado, dia 23 de setembro, uma leitura encenada seguida de uma oficina onde foi abordada a imaginação figurativa e abstrata para contar o percurso e o movimento da vida de um ponto: “Um Ponto que Dança”.

Esta iniciativa, que decorreu no âmbito do projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas”, foi guiada por Sara Anjo.

Coruche promove iniciativa “Caminhadas Avós e Netos”

“Caminhadas Avós e Netos” é uma das iniciativas promovidas pelo Município de Coruche no âmbito da 9.ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED), da campanha #BeActive, da Comissão Europeia e das celebrações do Dia Mundial do Coração e do Dia Europeu do Desporto na Escola.

Estas iniciativas que começaram esta segunda-feira, dia 25 de setembro, destinam-se  a todos os estabelecimentos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Coruche, aos avós, aos utentes do programa Desporto Sénior e também às IPSS do concelho que pretendam integrar a iniciativa.

Para além disto esta iniciativa, que termina sexta-feira, dia 29 de setembro,  pretende promover o contacto intergeracional entre avós e netos.

A 25 de setembro realiza-se ainda uma ação de divulgação de flyers da campanha #BeActive junto de funcionários do Município.

Para o último dia, está reservada uma “grande Caminhada Avós e Netos que, envolvendo as creches municipais, o Lar de S. José, o Ninho dos Corujinhas, o Jardim de Infância de Coruche, avós e utentes do Programa Desporto Sénior, termina no Jardim 25 de Abril com a formação de um coração humano a propósito da celebração do Dia Mundial do Coração. Também a 29 de setembro celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, pelo que se prevê a distribuição do flyer “20 razões para praticar desporto na escola”, uma proposta “Escola + Ativa” que fornece dados estatísticos aos professores do Agrupamento de Escolas de Coruche”, refere a nota enviada à redação da RNA.

GNR de Évora regista 16 acidentes e 88 infrações rodoviárias no fim-de-semana

16 acidentes, sendo 10 colisões, um atropelamento e cinco despistes, dos quais resultaram três feridos graves, quatro feridos leves e danos materiais, foram registados este fim de semana, de 22 a 24 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

Foram ainda registados dois incêndios, um em veículo na localidade de Arraiolos, que danificou a bateria e outro agrícola em Vila Viçosa, tendo ardido 4m2 de pasto e silvas.

No âmbito da criminalidade foram registadas 23 ocorrências: 13 crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade, seis contra o património, um contra o Estado, um previsto em legislação avulsa e um crime de maus-tratos a animais de companhia.

A GNR efetuou ainda três detenções em flagrante delito: uma pelo crime de condução sem habilitação legal, uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 88 infrações relativas à legislação rodoviária, seis à legislação ambiental e quatro à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Escola Segura  2023/2024 e operação Artémis 2023/2024.

Equimor perspetiva aumento do número de alunos para 2024

Na Equimor, escola de equitação em Montemor-o-Novo, perspetiva-se um 2024 em que segundo o presidente da direção da Equimor e da Associação Sonhos e Troféus, António Mariano “possamos crescer, em cerca de 10 a 15%”, já que o número de alunos “comparando 2023 com 2022 cresceu e neste momento temos 65 alunos entre jovens dos três anos e meio até jovens aos 65, de ambos os sexos, mas maioritariamente feminino”.

Quanto às inscrições, que podem ser feitas ao longo de todo o ano, António Mariano deixa um conselho: “a virem crianças a partir dos 3 anos, onde fazemos uma pequena avaliação do comportamento da criança e a partir daí determinamos qual o animal mais indicado para a criança interagir”, o responsável acresenta ainda que “o tipo de cavalo que a criança vá montar vai depender essencialmente dela própria e não da idade porque há uns com três anos que se adaptam facilmente e outros com seis que é mais difícil”.

No que diz respeito às aulas António Mariano explica que apesar do ano letivo ter agora começado, na Equimor as inscrições tal como as aulas decorrem “12 meses por ano”. No fundo o início do ano letivo serve apenas para “a escola poder ajustar os horários, em função dos horários escolares as aulas de equitação” dos alunos que já frequentam a escola e daqueles que queiram vir a praticar a modalidade, acrescenta o presidente.

O presidente da Equimor deixa ainda um convite a todas as pessoas que queiram “visitar a escola, fazer uma aula de experiência ou turismo equestre.”