Dia da Pessoa com Alzheimer: doença também surge em idade jovem

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, sendo que quase 60% das mulheres e 50% dos homens, residentes em lares portugueses, revelem sinais de deterioração cognitiva.

Neste dia 21 de setembro, Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer, Rosália Guerra, do gabinete Alzheimer Maior, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, assegura que nunca é demais lembrar que doença é esta, que para além da perda de memória, leva à desorientação no tempo e no espaço, à alteração dos comportamentos, ao surgimento de apatia, depressão e alteração do humor.

“A incidência das demências é muito grande, sobretudo na população mais idosa, mas não nos podemos esquecer que começam a aparecer casos em idade jovem e é preciso estar em alerta para essas situações e priorizar as demências”, explica Rosália Guerra, que lembra que estas continuam a não ser uma prioridade de saúde pública. “As pessoas veem-se muitas vezes sem suporte, sem saber o caminho a percorrer, quando estão na iminência de uma demência”, adianta.

Estima-se que o número global de pessoas com demência aumente de 57,4 milhões em 2019 para 152,87 milhões, em 2050, devido, sobretudo, ao envelhecimento e aumento da população mundial. Em Portugal, o número de casos deverá quase duplicar, estimando-se 347 mil em 2050.

“Um ponto que dança” esta sexta-feira na Biblioteca Municipal de Montemor

O projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas” conta com uma nova iniciativa, prevista para sexta-feira, dia 23 de setembro, às 16 horas.

Esta iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Almeida Faria e conta com uma leitura encenada, seguida de oficina com Sara Anjo.

Através do livro “Um Ponto que Dança”, esta leitura encenada e oficina aborda a imensidão do movimento desde os mais pequenos e quase invisíveis como o piscar de olhos ou o dobrar do dedo mindinho até aos enormes, como o movimento das nuvens no céu ou o trânsito rápido e veloz dos carros na rua. Procura um espaço de profunda atenção à dança que acontece no corpo e no mundo à nossa volta, através de uma viagem que convoca a imaginação figurativa e abstrata.

A entrada é livre.

Reciclagem na Feira da Luz 2023

Este ano, a Feira da Luz foi palco de uma experiência ambiental inovadora, que promoveu a compostagem como forma de reaproveitar os restos de alimentos. Para além das embalagens, seis das doze tasquinhas aderiram à separação de resíduos orgânicos. Esta iniciativa contou com o apoio, para o processo de recolha e sensibilização, de quatro jovens voluntários

Foram aproveitados importantes recursos: orgânicos (150 kg), vidro (2,5 m3), plástico e metal (13 m3), cartão (12,5 m3) e óleo alimentar (55 litros).

Os resíduos orgânicos separados foram pesados e colocados numa ilha de compostagem, onde serão, mais tarde, transformados em composto para enriquecer os jardins, no âmbito do projeto recolhabio, do Fundo Ambiental.

Quanto às embalagens de vidro, papel, plástico e metal serão encaminhadas para empresas de reciclagem através da GESAMB, EIM. Os óleos alimentares foram colocados nos óleões da via pública, sendo depois recolhidos por uma empresa de reciclagem.

O Município de Montemor deixa ainda um “sincero agradecimento a todas as tasquinhas, feirantes e visitantes que escolheram separar e reciclar os seus resíduos durante a Feira da Luz”.

Concurso Selo Europeu para as Línguas já tem candidaturas abertas

A 23ª edição do concurso Selo Europeu para as Línguas, promovido pela Agência Nacional Erasmus+, já tem candidaturas abertas até dia 15 de outubro.

Este concurso é destinado a instituições que tenham desenvolvido iniciativas com línguas estrangeiras e visa valorizar o trabalho que as escolas, institutos, associações, universidades, fazem na promoção das mesmas, com projetos inovadores, a esse nível.

O concurso Selo Europeu para as Línguas é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Visita guiada a exposição no Arquivo Municipal decorre este sábado

O Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo vai abrir portas para realizar uma visita guiada à exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo – História e Arte’, este sábado, dia 23 de setembro.

Esta exposição vai ser guiada pela historiadora de arte montemorense, Filomena Caetano, uma pessoa que na opinião do vereador da Câmara Municipal de Montemor, António Pinto Xavier, é “muito capacitada e com muito conhecimento sobre o tema”.

A iniciativa surge com base “no trabalho de investigação que o Município tem realizado nos documentos da Santa Casa da Misericódia de Montemor-o-Novo”, acrescenta o vereador.

Para António Pinto Xavier esta exposição, que “fala sobre a história da Santa Casa da Misericódia de Montemor-o-Novo e alguns pormenores de episódios que aconteceram, vale a pena porque se consegue conhecer muita da história que naturalmente não era do conhecimento de todas as pessoas.”

As inscrições, que são gratuitas e obrigatórias, devem ser efetuadas até ao dia 22 de setembro pelo e-mail arquivo@cm-montemornovo.pt ou pelo número 266 898 110.

GNR de Évora registou 5 acidentes esta quarta-feira

Cinco acidentes rodoviários sendo duas colisões, dois atropelamentos e um despiste dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registados ontem, dia 20 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e  um contra o património.

A GNR efetuou ainda uma detenção fora de flagrante delito, em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito contraordenacional registaram-se 59 infrações relativas à legislação rodoviária, três à legislação ambiental e uma à legislação policial.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de afogamentos, Verão Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024 e operação Artémis 2023/2024.

Coruche move-se pela eficiência energética

O Município de Coruche associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Mobilidade 2023, este ano vinculada ao tema central da “Eficiência Energética”.

De 22 a 29 de setembro a Câmara promove um programa de ações, especialmente dedicado à comunidade educativa, que visa incentivar mudanças de comportamento em benefício da mobilidade ativa e da adoção de soluções de transporte limpas e inteligentes.

Logo a 21 e 22 de setembro, no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, realizam-se, em parceria com a GNR (Escola Segura), as ações “Minisobre Rodas” em circuitos cicláveis na Creche de Azervadinha e no Polo de Santo Antonino da Creche da Quinta do Lago. De 25 a 29 de setembro acontecem as Caminhadas Avós e Netos e ações diárias de animação “Combina e Move-te”.

A 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade 2023, que coincide com a Semana Europeia do Desporto (23 a 29 de setembro) e com o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), constitui uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer o balanço dos desafios atuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.

O programa completo para consultar AQUI.

Montemor acolhe espetáculo “Gran Bolero” este sábado

O espetáculo “Gran Bolero”, do coreógrafo espanhol Jesús Rubio Camo, vai abrir a temporada artística d’ “O Espaço do Tempo”, que vai decorrer no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, este sábado, dia 23 de setembro.

Esta é a segunda vez que o bailarino apresenta em Portugal esta coreografia, sendo que a última foi na passada edição do festival GUIdance, em Guimarães.

A coreografia conta com a participação de um grupo de bailarinos e bailarinas “virtuosos e numeroso”, revela Pedro Barreiro, diretor artístico d’ “O Espaço do Tempo”. Trata-se de “uma coreografia para um grupo grande de bailarinos, com a música ‘Bolero’, do artista Maurice Ravel, sendo este um espetáculo muito impactante”.

Pedro Barreiro não tem dúvidas que este espetáculo “fará um enorme sucesso”, considerando-o “um ótimo motivo para abrir a temporada pública em setembro”, uma vez que Jesús Rubio Camo “é um coreógrafo de craveira internacional, altamente prestigiado, sendo um privilégio acolher esta atuação dia 23 de setembro”.

Dia Internacional da Paz celebra-se esta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Paz.

Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981, vindo a ser comemorada pela primeira vez em setembro de 1982 e declarada oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado, entre outros, o fim dos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial, sendo escolhido todos os anos um tema, como reflexão para a data.

O intuito da iniciativa é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou uma música, como “Imagine”, de John Lennon, nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.

No dia 1 de janeiro, celebra-se também o Dia Mundial da Paz, uma data criada pela Igreja Católica.