Dia do Grupo União Sport foi um sucesso

Na tarde deste domingo, 17 de Setembro, o Estádio 1.º de Maio foi palco do Dia do Grupo União Sport (GUS). Após uma manhã com jogo de Futebol Feminino e de Traquinas e Petizes, de tarde viveram-se emoções com a apresentação das equipas de todos os Escalões de Formação e da Equipa Sénior, e nem a chuva estragou a festa.

Nuno Malagueira, presidente do União, revelou à RNA que este foi um dia de muitas emoções. Mas o momento de maior emotividade e onde as lágrimas surgiram sem controlo, foi na homenagem a Manuel Foito, um dos maiores atletas de todos os tempos do GUS, um portentoso homem golo, que muitos momentos de felicidade deu aos adeptos do União! Foi entregue ao Foito uma camisola 11 emoldurada e o capitão do GUS, Nuno Brás, colocou no antigo jogador a braçadeira de capitão. Nuno Malagueira disse que o União tem de estar muito grato ao Manuel Foito e esta homenagem peca por tardia! O Presidente do GUS, adiantou igualmente que sentiu com esta iniciativa que está a devolver o União a Montemor!

A tarde deste Dia do Grupo União Sport finalizou como jogo de apresentação da equipa Sénior do GUS, diante do Vitória Futebol Clube B, com a formação montemorense a vencer por 3-0, com golos de Guilherme Francisco, Lito e Roberto Carlos.

Fotos: João Mulas e António Danado

Montemor assinala Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional dos Castelos em outubro

Este ano, o Município de Montemor-o-Novo irá assinalar o Dia Mundial do Turismo conjuntamente com o dia Nacional dos Castelos, com algumas atividades.

Desta forma o Centro Interpretativo do Castelo contará com entradas gratuitas de 27 de setembro a 8 de outubro.

Já no dia 7 outubro, pelas 18 horas há um espetáculo musical no Castelo, com o Coral de São Domingos, na antiga Igreja de S. Tiago, atual Centro Interpretativo do Castelo. A entrada é livre mas tem lotação limitada.

Para o dia 8 de outubro, está prevista uma visita guiada ao património geológico do castelo de Montemor-o-Novo, marcada para as 10 horas. Sob o mote “O Castelo antes do Castelo”, esta visita está a cargo de Cristina Gama, Ícaro Dias da Silva e Manuel Francisco Pereira. Esta atividade é livre, mas carece de inscrição que deve ser feita no posto de turismo de Montemor-o-Novo, pelo e-mail:  turismo@cm-montemornovo.pt  ou plo contacto 266 898 103.

Vendas Novas: Escola de natação com datas para inscrições

A Escola Municipal de Natação de Vendas Novas já tem inscrições abertas para utentes de natação e hidroginástica com idade igual ou superior a 15 anos que queiram renovar a sua matrícula.
Para alunos até aos 14 anos as renovações estão abertas a partir de 26 de setembro.
Quanto às inscrições para novos alunos estas podem ser efetuadas a partir do dia 28 de setembro. Para as novas inscrições deve ser apresentado o Cartão de Cidadão e ter em conta que a idade mínima para frequentar a natação para bebés é 1 ano.
Para além das datas referidas anteriormente as inscrições continuam abertas toda a época desportiva e a integração nas turmas está condicionada às vagas existentes.
As inscrições podem ser realizadas nas Piscinas Municipais de segunda a sexta-feira entre as 9 horas e as 19 horas.
 

Trail da Empada de Arraiolos já tem inscrições abertas

As inscrições para o II Trail da Empada de Arraiolos, que decorre a 5 de novembro, está de regresso ao Multiusos do Município de Arraiolos.
As inscrições para esta que é uma iniciativa promovida pelo Clube Furões do Alentejo, decorrem até à próxima quarta-feira, estão divididas por fases e preços, sendo que a primeira terminou ontem, 16 de setembro. 
A próxima fase termina no próximo dia 21 de setembro, e os preços para o trail longo são 18 euros, para o trail curto são 15 euros e 10 euros para a caminhada.
A terceira e última fase de inscrições deste trail termina a 26 de outubro.
O trail longo tem aproximadamente 25km já o trail curto conta com cerca de 15km.
Este percuro que vai passar por diversos locais da vila de Arraiolos e vai ainda ter um almoço convívio por um preço simbólico cuja ementa será: sopa de tomate, para prato principal foi escolhido o tradicional carne e toucinho frito, a bebida também está incluída no preço.  e está ainda incluída uma bebida.
Para se inscrever clique aqui.

Obra sobre Alzheimer dá vitória a Rute Simões Ribeiro no prémio Hugo Santos

Rute Simões Ribeiro (Fotografia de Luís Ribeiro)

A obra “Do Corpo o Homem”, de Rute Simões Ribeiro, é a vencedora da segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos, promovido pelo Município de Campo Maior.

Num texto que não segue as tradicionais normas literárias, narrado na primeira pessoa, sobre um doente de Alzheimer, e escrito há cerca de um ano, explica a autora, natural de Coimbra, este trabalho foi submetido a concurso, tendo em conta que Rute Simões Ribeiro encontrou semelhanças entre o seu trabalho e o de Hugo Santos. “Achei muito interessante o facto de o Hugo Santos ter sido professor e ter tido também um trabalho com crianças, que é um trabalho que eu também faço”, começa por dizer.

“São sempre trabalhos que eu não sei como é que vão ser recebidos e eu sabia que só se tivesse um reconhecimento de um júri cuidado e atento é que eu conseguiria vê-lo ser exposto e ser apresentado, porque não é um trabalho habitual”, justifica ainda.

Feliz por ver “Do Corpo o Homem” ser reconhecido pelo Município de Campo Maior, a autora adianta que este é um trabalho que teve início “sob impulso de uma reportagem” a que assistiu, sobre Acácio Rodrigues. A sua obra centra-se “num mundo interno de um homem que se vai desligando, de alguma maneira, de um mundo que o envolve, sem saber, sem compreender, acordando um dia pensando que tem 47 anos, noutro dia na idade certa, e com base também na relação com a sua mulher”.

Rute Simões Ribeiro garante ainda que estes reconhecimentos são sempre “validações importantes” para os escritores: “há muita gente a escrever e no meio de tanta produção, os prémios são importantes para nos apresentar, para expor o trabalho e para um primeiro reconhecimento”.

Rute Simões Ribeiro vai ver o seu trabalho publicado em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, recebendo ainda um prémio monetário de 1.500 euros. A cerimónia de entrega do prémio à autora e de apresentação da obra está prevista para 1 de outubro, dia de aniversário de Hugo Santos.

De recordar que a primeira edição deste prémio foi ganha, no ano passado, pelo poeta Nuno Garcia Lopes, natural de Tomar, com a obra “Uma Casa de Papel Onde Morar”.

Arraiolos: projeto “Carmo, Chiado e Paris” destaca obras de Dordio Gomes

A exposição “Chiado, Carmo, Paris – os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura”, está patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

O programa deste ano, do projeto “Chiado, Carmo, Paris”, onde Arraiolos surge lado a lado com as cidades de Lisboa, Porto, Paris, Granada (Espanha), Bolonha (Itália) e Lodz (Polónia), valoriza a obra do arraiolense Dordio Gomes.

Esta mostra e o projeto, no qual a Câmara Municipal se insere, “coloca a vila num patamar mais interessante no que à pintura diz respeito, até porque Dordio Gomes é uma referência a nível mundial”, revela o coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação na Câmara de Arraiolos, José Manuel Pinto.

José Manuel Pinto considera que esta é uma exposição “bastante interessante e importante”. Para além de Portugal a exposição também está patente noutros países.

Esta exposição, que pode ser visitada até 1 de outubro, em Arraiolos, faz parte de um programa, que inclui várias exposições, conferências e produção de ensaios sobre o pintor arraiolense Dordio Gomes, que é este ano o tema do projeto “Chiado, Carmo, Paris”, coordenado pelo Professor José Quaresma, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Monte de Magia com sessões de Yoga para ajudar instituições de Montemor

Desde a sua implementação, no ano passado, no concelho de Montemor-o-Novo, que o Monte de Magia tem vindo a promover várias sessões de Yoga, com uma vertente solidária.

As aulas, explica o instrutor Fernando Cunha, no que toca ao Yoga Solidário, decorrem, “para já”, aos sábados, das 9 às 10 horas, sendo pagas por donativos, a reverterem para a Patolas e Patinhas, o ATL Saber Crescer, a Casa João Cidade e a Porta Mágica.

Este, garante o responsável, tem sido “o concretizar de um sonho”, que para além da ajuda que é dada às instituições, ainda leva quem usufrui dos seus serviços a ter aulas de Yoga no Monte de Magia.

Fernando Cunha lembra que o projeto do Yoga Solidário, que tem estado a correr “muito bem”, e através do qual se procura chegar “ainda a mais associações” do concelho, foi “o primeiro passo dado” pelo Monte de Magia em Montemor.

Também aos sábados, mas entre as 10 e as 11 horas, as sessões de Yoga são abertas “a um público diferente, que quer aperfeiçoar o Yoga”.

“Os Kamandro” encerram Feira Anual de Cabeção

“Os Kamandro” vão atuar este domingo, dia 17 de setembro, no palco da Feira Anual de Cabeção, no concelho de Mora.

Para este último dia está ainda marcada uma atuação da banda “Fazendeiros Del Pop” com início às 16 horas. Para encerrar esta edição da Feira Anual de Cabeção os Duo “Os Kamandro” sobem ao palco às 21 horas.