“Histórias na Biblioteca” regressam esta sexta-feira à Biblioteca Municipal

As “Histórias na Biblioteca regressam, na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, à Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.
Esta iniciativa, que tem início marcado para as 18 horas, pretende estimular a imaginação, desenvolver a capacidade analítica e criativa, incentivar à leitura e tornar o livro um objeto aprazível para as crianças, através da leitura e exploração das histórias.
Nesta sessão, com inscrições gratuitas, podem participar pessoas com todas as idades.
Estão marcadas mais sessões que vão preencher as sextas-feiras da Biblioteca Municipal, até ao fim do ano.
Para se inscrever pode mandar um e-mail para: biblioteca@cm-montemornovo.pt  ou ligar para o número 266 898 105.

29ª Festa da Malha a 1 de outubro em Vila Viçosa

A 29.ª Festa da Malha, em Vila Viçosa, vai decorrer no próximo domingo, 1 de outubro, no Largo Gago Coutinho.

As equipas estremocenses que se quiserem inscrever, poderão fazê-lo no gabinete de Desporto, através do contacto 962058665, até dia 18 de setembro.

O programa do evento contempla, às 8 horas, a chegada das delegações; pelas 9.30 horas, começa o torneio; pelas 12.30 horas haverá o almoço, sendo que pelas 14 horas é retomado o torneio, e às 17.30 horas será feita a entrega de prémios.

Portalegre vai ter apartamento de transição e nova residência de estudantes

O Município de Portalegre vai avançar, nos próximos tempos, com um conjunto de obras, que visa melhorar as condições de vida da população do concelho, mas não só.

Para dar resposta a situações de emergência, para quem, a nível nacional, possa precisar de um teto, no imediato, a autarquia vai proceder à requalificação de um apartamento, até porque, diz a presidente, Fermelinda Carvalho, hoje em dia, está-se “mais desperto para este tipo de matérias”. “Há situações que ocorrem na vida das pessoas e que as pessoas precisam de um teto de imediato. Não é para ninguém ficar lá a morar eternamente, mas é para darmos reposta a situações que ocorram no concelho, mas também a nível nacional”, explica a autarca.

Com um prazo de execução de 150 dias, a empreitada deste apartamento de transição foi adjudicada pelo valor de 85.993 euros, cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Com este investimento, a Câmara Municipal de Portalegre concorre para o aumento da Bolsa Nacional de Alojamento em mais oito vagas, pretendendo ajudar a colmatar a necessidade de soluções nesta área.

Outra das intervenções a realizar diz respeito à reabilitação de um antigo imóvel, localizado a 300 metros da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que será transformado em residência de estudantes, com 24 camas. Esta obra, diz Fermelinda Carvalho, serve para ajudar a fazer face ao problema do alojamento, quando o Politécnico de Portalegre continua a ter “muita procura”.

As 24 camas serão distribuídas por quartos individuais e duplos, “permitindo a promoção de um ambiente confortável e humanizado, fomentando-se assim a convivência, camaradagem e o espírito de comunidade”. Esta empreitada é cofinanciada pelo PRR, terá o valor de 779.072 euros e um prazo de execução de 180 dias.

Yoga ao ar livre este domingo no Parque Urbano e em Casa Branca

Yoga ao ar livre é o nome da iniciativa que vai decorrer amanhã, domingo, 17 de setembro, no Parque Urbano de Montemor e em Casa Branca.

No Parque Urbano a aula aberta de Yoga é dinamizada pelo Monte de Magia. A aula decorre entre as 8 e as 9 horas e promete momentos de relaxamento, harmonia e muito convívio entre os participantes.

Também a aldeia de Casa Branca terá yoga na manhã de domingo, com uma aula aberta, dinamizada por Inês Zorro, no largo da aldeia, a partir das 10 horas. O convite faz-se sozinho: leve um tapete ou uma toalha, roupa confortável e aproveite a experiência.

Paisagens Sonoras leva música de câmara até Avis

A Igreja do Convento, em Avis, recebe, este sábado, dia 16 de setembro, um recital de música de câmara inserido na segunda edição de “Paisagens Sonoras”, uma iniciativa que reúne jovens artistas.

A segunda edição deste evento, que tem como tema a água e conta com um repertório que integra composições de compositores como Schubert, Rachmaninoff ou Tom Jobim, está marcado para as 21h30.

A interpretação destes temas vai ficar a cargo dos músicos: António Leão, Tiago Mileu e Vasco Robert no piano, Sofia Ruivo no violino e da soprano Filipa Portela.

A entrada é gratuita.

Arte Urbana leva vários artistas a Coruche

Como é já hábito no decorrer da “Bienal de Coruche – Percursos com arte” são apresentadas e executadas intervenções de arte urbana aquando da passagem de inúmeros artistas pela vila.

As escadarias da Travessa do Castelo, o Largo do Pelourinho, a Rua da Música, a antiga Rua do Cinema e ainda o arco da Rua Direita, são alguns dos locais onde se podem encontrar estas intervenções de arte urbana que estão espalhadas por toda a vila e que “resultam de um trabalho de vários anos”, como refere a vereadora da Câmara Municipal de Coruche, Susana Cruz.

Tanto a arte urbana como a “Bienal de Coruche”, que foi reagendada para 2024, “têm trazido a Coruche um conjunto de artistas que têm deixado marca no nosso território”, refere a vereadora.

Susana Cruz deixa ainda o convite a todos os que queiram vir conhecer estas intervenções de arte que considera “muito interessante de conhecer” e adianta que “para o ano vão surgir novos projetos e novas instalações de arte urbana”.

Espetáculo “Gran Bolero”, de Jesús Rubio Gamo dia 23 no Cineteatro Curvo Semedo

Gran Bolero, de Jesús Rubio Gamo, é o espetáculo que vai ser apresentado no Cineteatro Curvo Semedo, no dia 23 de setembro, pelas 21.30 horas, abrindo a temporada artística d’ “O Espaço do Tempo”.

Nas palavras do coreógrafo espanhol, “Bolero” é como um impulso, um caminho a seguir. A música dá esperança ao corpo e o espetáculo traduz-se numa dança para celebrar o tempo e o espaço que partilhamos. Uma obra sobre o esforço e o prazer da resistência. Uma coreografia obstinada sobre a linha ténue que separa o prazer da exaustão.

A reserva de bilhetes já pode ser feita  na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

Equipa sénior do GUS apresentada este domingo no Dia do Grupo União Sport

O Grupo União Sport volta a promover mais um dia do Grupo União Sport, onde vai ser apresentada a equipa sénior e os escalões de formação. Esta iniciativa que decorre amanhã, domingo, dia 17 de setembro, e tem início marcado para as 10 horas.

Segundo o presidente da direção do Grupo União Sport, Nuno Malagueira, este ano “entre formação e equipa sénior, veteranos e futebol adaptado, penso que temos perto de 250 atletas, novamente”.

Para esta época a criação de uma equipa de futebol feminino “está nos nossos objetivos, mas vamos ver o que é que conseguimos fazer”.

Neste sentido e como forma de “tentar perceber quais as idades que vamos ter para ver se conseguimos ou não fazer um escalão de futebol feminino”, este domingo vai haver um jogo de futebol feminino, com início marcado para as 10 horas, onde foram “convocadas todas as atletas”.

Durante a tarde ainda vai haver espaço para uma homenagem ao antigo jogador do clube: Manuel Foito, que para o presidente do GUS “foi um dos melhores pontas de lança deste clube” e que por isso merece uma “homenagem, ainda que tardia.”

Para este campeonato, que tem início a 1 de outubro, Nuno Malagueira considera que o Grupo União Sport “é sempre um candidato ao título”, ainda que tenha noção  que ” há equipas na liga Elite a investirem muito para também poderem estar na luta pelo título”.

Para o presidente o objetivo é ganhar todos os jogos “com todas as armas que temos” e “no fim do campeonato fazem-se as contas”.

O presidente do clube deixa ainda um convite a todos os sócios e montemorenses que queiram marcar presença neste dia do Grupo União Sport que é um dia de “família” onde são esperadas “muitas atividades”.

Tanya atua este sábado na Feira Anual de Cabeção

Este sábado, 16 de setembro, é a artista Tanya quem vai animar o segundo dia da Feira Anual de Cabeção, no concelho de Mora.

Este segundo dia do certame tem início às 15h30, onde vai ser decorrer o lançamento do livro “Pétalas de Amor” da escritora Julieta do Rosário Pequeno.

A partir da 18 horas, vai ter lugar no recinto do certame um  Festival de Folclore que vai contar com a presença de grupos como: o Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção, o Rancho os Camponeses de Arraiolos, o Ranchi Folclórico Podas e Víndimas (Arruda dos Vinhos) e o Rancho Folcórico do Algoz.

Às 22 horas a artista Tanya sobe ao palco para animar os presentes neste certame. A animação musical vai continuar as 23h30 desta vez com a banda Kremlin e a partir da uma da manhã com o DJ Gamarra.

Conheça a programação deste certame que termina este domingo, dia 17 de setembro: