Três freiras detidas por suspeita de maus-tratos em lar juvenil de Vila Viçosa

Três freiras foram detidas por suspeita de maus-tratos a menores, residentes no Lar Juvenil da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.

O processo e a investigação, que tiveram origem numa denúncia de um funcionário da instituição, decorriam desde março.

As freiras em causa, que são acusadas de maus-tratos físicos e psicológicos pela grande maioria dos menores que residem naquele lar, foram ouvidas no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora.

Estas três mulheres, que foram colocadas em liberdade com termo de identidade e residência, estão agora obrigadas a um afastamento total da instituição e proibidas de manter qualquer contacto com qualquer pessoa ligada à instituição.

Já se conhecem os cartéis das corridas de touros da Feira Taurina de São Mateus

Os cartéis das duas corridas de touros que integram a Feira Taurina de São Mateus já são conhecidos. Ambas as corridas vão ter lugar no Coliseu da cidade de Elvas, às 22 horas.

A primeira corrida decorre na noite do dia 23 de setembro, onde Marcos Bastinhas vai assinalar os 15 anos de alternativa e homenageiar o seu avô, comendador Rui Nabeiro, e ainda enfrentar sozinho um curro de seis touros das ganadarias Veiga Teixeira, Vale Sorraia, Canas Vigouroux, Murteira Grave, Passanha e Francisco R. Tenório.

A segunda corrida marcada para o dia 29 de setembro, vai ser antecedida por uma homenagem ao Maestro Joaquim Bastinhas, falecido em 31 de dezembro de 2018, com a inauguração da estátua a cavalo de Bastinhas, em frente à entrada principal do coliseu.
Em praça vão estar os cavaleiros João Moura e Miguel Moura, António Telles e António Telles filho, Tiago Pamplona e João Pamplona, Paulo Caetano e João Moura Caetano, Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr. e Marcos Bastinhas e Francisco Palha, que lidarão seis toiros da ganadaria Passanha.

As pegas serão asseguradas pelos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

 

“Barbie” é um dos filmes que vai ser exibido no Cineteatro Curvo Semedo

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, já disponibilizou a programação para o mês de setembro, e o filme”Barbie” vai ser o primeiro a ser exibido na sala de espetáculos deste espaço, que decorre este sábado, dia 16 de setembro às 21h30.
Para domingo, dia 17 de setembro, “Tartarugas Ninja: Caos Mutante” foi escolhoido um filme de ficção científica com início marcado para as 15 horas.
Para o dia 23 de setembro, está marcado um espetáculo de teatro de Jesús Rubio Gamo “Gran Bolero”, com início às 21h30.
Na penúltima sessão, marcada para o dia 28 de setembro às 21h30, vai ser exibido o filme “Retratos Fantasmas” de Kléber Mendonça Filho.
No dia 30 deste mês vai ser exibido um filme que combina drama e história: “Oppenheimer” que vai ter início às 21h30.
A sala de espetáculos do cineteatro vai também acolher iniciativas do Espaço do Tempo e o Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.
Os bilhestes para estas sessões de cinema vão estar disponíveis brevemente no Posto de Turismo e no BOL do Município de Montemor-o-Novo.
Conheça aqui a programação completa:

João Veiga: “A escola não se faz só com escola e alunos, a família é uma parte integrante”

O ano letivo 2023/2024 teve início esta sexta-feira, dia 15 de setembro, no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Para este ano letivo o diretor do agrupamento de escolas de Montemor, João Veiga, desafia todos os encarregados de educação a “acompanhar os seus educandos e que sejam parceiros de todo o staff, de todo o pessoal não docente e professores, porque a escola não se faz só com escola e alunos, a família é uma parte integrante deste processo que continua para além da escola”.

Neste dia de recomeço das atividades escolares o diretor do agrupamento de escolas de Montemor afirma que “estamos tranquilos, a começar ao nosso ritmo e com muita gente cheia de energia, desde o pessoal não docente aos professores”.

Apesar do ano letivo ter arrancado esta sexta-feira há turmas que ainda não têm todos os professores, no entanto o diretor prevê que ao longo da próxima semana esta situação estabilize já que “hoje é um dia em que saem colocações de professores, a reserva de recrutamento” o que permite assim à direção da escola “entre hoje, segunda e terça proceder à seleção destes candidatos” e resolver esta situação que é para João Veiga “residual”.

Para este ano uma das várias apostas passa por um espaço de Domínios de Autonomia Curricular (DACS) que “se espera que seja um trabalho interdisciplinar entre diferentes disciplinas de cada turma”, ou seja, “para que as disciplinas não trabalhem de forma isolada mas sim forma articulada.” Este é um projeto que abrange as turmas do 5º ao 12º ano.

A “Academia do Aluno” é um projeto “ que se dirige a alunos do 11º e 12º ano, que podem desde setembro até ao final do ano inscrever-se para ter um acompanhamento em grupos pequenos.”

Este projeto tem em vista a “preparação do exame e a consolidação do número de alunos que temos a entrar no ensino superior”.

Para além disto o 10º ano conta ainda com dois novos cursos cientifico-humanísticos: o curso de socioeconómicas e o curso de artes visuais, que este ano “conseguimos abrir com turmas puras o que é uma novidade no nosso agrupamento”.

Tendo em conta a “necessidade de um novo curso no nosso agrupamento e o pedido dos alunos” também o ensino profissional vai ter um curso de comunicação, marketing, relações públicas e publicidade.

Município de Estremoz investe cerca de 34 mil euros no Teatro Bernardim Ribeiro

A Câmara Municipal de Estremoz investiu 33.980,00€ na aquisição de oito ares condicionados fixos para o Teatro Bernardim Ribeiro.

Esta que foi uma ação levada a cabo pela autarquia está inserida na política de valorização dos equipamentos culturais do Município.

De acordo com comunicado emitido pela autarquia “dos oito aparelhos de ar condicionado, seis são para substituição de outros tantos obsoletos e avariados, acrescentando-se mais dois no palco para que os artistas e formandos tenham ainda mais condições para o desenvolvimento do seu trabalho”.

“Ao longo do ano são promovidas oficinas de teatro para adultos e jovens com utilização intensiva da área de palco, mas também prepara através de dezenas de ensaios mensais os diversos trabalhos que a mesma associação realiza, tendo em vista a apresentação de peças de teatro únicas e de grande qualidade”, pode ler-se na nota.

Com esta melhoria o Coletivo Cultura Alentejo e outros poderão usufruir de “melhores condições, que contribuirão sem dúvida para a melhoria de atratividade de formandos e colaboradores”.

A Câmara Municipal de Estremoz considera também que “este investimento terá um retorno muito significativo, quer em condições de assistência, quer no aumento do número de espetadores que anteriormente não se deslocavam ao Teatro pelas condições ambiente do mesmo”.

Roconorte abre Feira Anual de Cabeção que começa esta sexta-feira

A abertura de mais uma edição da Feira Anual de Cabeção que tem início esta sexta-feira, dia 15 de setembro, vai estar ao encargo da banda Roconorte.

Os espetáculos musicais têm início às 20h30 com o grupo de Cantares de Cabeção, às 22 horas tem início o concerto da banda portuguesa Roconorte e a partir da uma da manhã a animação musical continua como DJ Johnny Q.

Conheça a programação deste certame que termina no domingo, dia 17 de setembro:

Guia do Consumidor Estudante: Deco explica como escolher uma nova casa

Para o consumidor estudante que entra no ensino superior, encontrar uma casa para morar pode ser uma dificuldade.

Neste âmbito, a DECO aconselha estes estudantes a fazerem uma pesquisa prévia, acerca das residências das próprias universidades, páginas de facebook, entre outras.

Para uma boa escolha, a DECO aconselha o estudante a definir um montante mensal para alojamento, de acordo com as possibilidades financeiras do seu agregado familiar, deve ser feita também uma lista sobre as questões das condições do alojamento, e deve efetuar um contrato, para futuramente o agregado familiar deduzir essa despesa no IRS.

Tudo para saber sobre a escolha inicial de alojamento, na rubrica desta semana da DECO, com a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa. Para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Caminhada de Cabrela prevista para este sábado foi adiada

Devido às condições meteorológicas previstas para este sábado, 16 de setembro, a Caminhada de Cabrela, numa organização do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de Cabrela, foi adiada para data a anunciar.

Esta caminhada está integrada na iniciativa Caminhar pelas Freguesias.

Vítima mortal em acidente registado esta quinta-feira pela GNR de Évora

Um despiste e uma colisão, dos quais resultaram uma vítima mortal, dois feridos leves e danos materiais, foram registados ontem, quinta-feira, 14 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora, no âmbito da sua atividade operacional.

Foi ainda registado um incêndio em Vendas Novas que ardeu essencialmente pasto e várias árvores.

No âmbito da criminalidade foram registadas sete ocorrências: dois crimes contra as pessoas e cinco contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 80 infrações relativas à legislação rodoviária e cinco à legislação policial.

A GNR dá seguimento às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos, Verão Seguro 2023 e operação Artemis 2023/2024.

Taça “Sacalhar” homenageia jogador Filipe Manuel este sábado

O Valenças Sport Club vai promover, este sábado, dia 16 de setembro, às 17 horas, mais uma edição da Taça “Sacalhar”, que se traduz numa homenagem ao jogador Filipe Manuel “Sacalhar”, que morreu este ano.

Em respeito ao jogador esta edição vai ter apenas um jogo treino, diferente do que tem acontecido nos anos anteriores “que lhe oferecemos camisolas dos clubes por onde ele passou, havia sempre música ambiente e diversas intervenções”, como refere o presidente do Valenças, José Salvaterra.

José Salvaterra acrescenta ainda que este ano “falámos com a família e optámos por fazer uma coisa mais simples”.

Para além do convívio e das lembranças para as equipas, este jogo treino entre o Valenças e o Grupo União Sport, que vai contar com a presença de alguns membros da família do jogador, “serve também para as equipas treinarem para a pré-época”, acresenta José Salvaterra.

O presidente do Valenças deixa ainda alguns agradecimentos a todos os envolvidos que tornam possível a criação deste evento, que é para si, e em especial este ano, “uma lembrança do jogador ciborrense Filipe Manuel Sacalhar.”

CDU de Montemor reúne com população de Lavre e Cortiçadas de Lavre este sábado

A CDU de Montemor-o-Novo vai reunir-se com a população em Cortiçadas de Lavre e Lavre, este sábado, dia 16 de setembro.

Neste encontro, que tem início às 9h30, na Junta de Freguesia de Cortiçadas de Lavre, vão marcar presença eleitos pela CDU nos órgãos autárquicos de Montemor.

Da parte da tarde a concentração vai ter lugar na Junta de Freguesia de Lavre, às 14h30, seguindo-se uma visita a Lavre.

Em comunicado enviado à imprensa o partido explica que com estes encontros pretendem “estar mais próximos, acompanhar os problemas para podermos tentar ajudar a encontrar as soluções e trabalhar nas propostas a apresentar para 2024 é o nosso objetivo com este dia de trabalho.”

Ministra da Coesão Territorial inaugura nova sede da CIMAA

As novas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foram inauguradas ontem, 14 de setembro, em Portalegre, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Esta nova sede resulta da reabilitação de um edifício no centro da cidade, na rua 19 de Junho, num investimento de um milhão e 300 mil euros. No decorrer da cerimónia, foram também homenageados funcionários da CIMAA com 25 anos de serviço.

“Hoje é um dia bom para a CIMAA, nesta nova sede, recuperada, no coração histórico de Portalegre”, começa por dizer Ana Abrunhosa, que destaca “um trabalho imenso que é feito através da CIMAA”, lembrando que “este território captou, através das verbas do Portugal 2020, cerca de 500 milhões de investimento e grande parte deste valor são investimentos dos municípios e, portanto, uma parte também da CIMAA”. “É bom que estes técnicos, que muito contribuem para estes investimentos, possam ter condições de trabalho e, ultimamente, têm tido um trabalho imenso, com um projeto do PRR, que é a Barragem do Pisão, em que a CIMAA é a beneficiária e executora”, acrescenta.

Este, diz ainda a ministra, foi um dia de “recordar um passado de união, quando era a União de Municípios, mas também de presente e futuro, quando as Comunidades Intermunicipais estão a receber cada vez mais competências, nos transportes, na gestão das águas, dos resíduos, em várias áreas, na gestão dos fundos comunitários”.

A ministra destaca ainda a “forma respeitosa” como os autarcas do Alto Alentejo “trabalham e lideram os processos conjuntos em prol de uma região”.

Sem qualquer financiamento, “de ordem pública, privada ou comunutário”, a reabilitação deste edifício deve-se, exclusivamente, à união dos 15 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, revela o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, que garante que este foi “um dia especial”. “Estes municípios têm posto sempre o bem comum à frente dos bens ou interesses particulares e isso hoje deve ser assinalado aqui”, acrescenta.

Hugo Hilário, que revela ainda que, apesar das “divergências” entre os vários municípios, foi “unânime” a decisão de reabilitar este edifício, para dar outras condições sobretudo à equipa técnica da CIMAA, lembra que n”ada do que é feito no Alto Alentejo é fácil”.

Já Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, considera que esta inauguração é o “culminar” de um desejo antigo da CIMAA. “Sou um dos mais novos frequentadores destas lides, deu para perceber que as antigas instalações não eram condignas com aquilo que são as reais responsabilidades desta Comunidade Intermunicipal”, diz ainda,

Para o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Silva, com esta nova sede da CIMAA, marca-se “um passo importante na coordenação de esforços” entre as 15 autarquias da região.

Nas novas instalações da CIMAA há agora também um espaço de cowork, num investimento de 126 mil euros, inscritos a 100% no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitirá aos trabalhadores da administração pública o desempenho das suas funções, remotamente. No mesmo edifício estão também a ADRAL e a AREANATejo.