Incêndio em Vendas Novas já está em fase de rescaldo

Foto ilustrativa

Já se encontra em fase de rescaldo, o incêndio florestal que deflagrou esta tarde de quinta-feira, 14 de setembro, no polígono de Vendas Novas e que mobilizou mais de 70 operacionais de várias corporações do distrito, apoiados por 21 viaturas e quatro meios aéreos.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, as chamas foram dominadas pelas 16.08 horas. Neste momento, apenas os meios aéreos foram desmobilizados do local, os restantes meios permanecem para proceder a trabalhos de rescaldo.

Colisão entre dois veículos na EN 255 entre Borba e Vila Viçosa

Uma colisão de dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14 de Setembro, na Estrada Nacional (EN) 255, no cruzamento de Borba para Vila Viçosa.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, três pessoas foram assistidas no local.

Para esta ocorrência, cujo alerta foi dado às 15.54 horas, foram mobilizados os Bombeiros de Borba e a GNR, num total de seis elementos, apoiados por três viaturas.

Oficinas do Convento promovem workshop

As Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, vão promover, um workshop de Introdução à Modelação e Impressão 3D para Cerâmica, que decorre este domingo e segunda-feira, dias 16 e 17 de setembro.

Este workshop que vai ser orientado por Maurício Martins, Tinkerer, criador de coisas, tem como objetivo habilitar os participantes para a utilização da Yarro Ceramics 3d Printer, instalada nas Oficinas do Convento. Com esta ferramenta os inscritos, nestas aulas que têm uma carga horária de 16 horas, vão aprender a modelar em 3D um vaso usando o programa TinkerCad, depois gerar o ficheiro para impressão (g-code) através do software de Slicing e posteriormente imprimir o modelo na Yarro.

Nesta iniciativa vão ser ainda abordados temas como a manufatura em pequena escala, produção de componentes para arte e arquitetura, conhecimentos básicos de fabricação digital, termos associados a modelação 3D e operação de impressoras 3D.

As inscrições para esta sessão, que tem um limite máximo de 10 participantes, podem ser efetuadas aqui.

Montemor-o-Novo: Formação “Emprego + Digital” decorre em outubro

A formação “Emprego + Digital”, que decorre em outubro, tem como principal objetivo qualificar e requalificar os trabalhadores com competências digitais.

As formações que vão estar disponíveis no concelho de Montemor-o-Novo são: Gestão de Conteúdos Digitais, Gestão da Presença Empresarial nas Redes Sociais e Publicidade nas Redes Sociais.

As sessões desta formação, que são gratuitas, vão ser realizadas em regime misto, com a primeira e última sessões presenciais, e as restantes online. 12 é o número mínimo de inscritos que a formação tem de ter para que possa acontecer.

Vai ainda ser atribuído o valor de 6€/dia de formação a título de subsídio de alimentação aos formandos que comprovem que não frequentam as ações de formação durante o seu horário laboral.

Na formação podem participar empregados mas não podem participar trabalhadores independentes nem empresários em nome individual, nem trabalhadores da função pública. No caso de um formando já ser certificado em determinada UFCD também não poderá voltar a obter certificação.

No que diz respeito às faltas o limite, para obtenção do certificado, corresponde a 10% do número total de horas da formação.

 

Incêndio no polígono de Vendas Novas mobiliza mais de 70 bombeiros e quatro meios aéreos

Um incêndio florestal deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira, 14 de setembro, no polígono de Vendas Novas.

Segundo o comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta foi dado às 12:45 horas. Neste momento o incêndio ainda não está dominado.

No local estão 74 operacionais das corporações de bombeiros de Vendas Novas, Montemor,  Canha, Évora, Arraiolos, Mora e Viana do Alentejo, apoiados por 21 viaturas e ainda quatro meios aéreos.

Viatura incendeia-se na A6 entre Montemor e Vendas Novas

Foto Ilustrativa

Um veículo ligeiro de mercadorias incendiou-se ao início da tarde desta quinta-feira, 14 de setembro, na A6, no sentido Montemor-o-Novo- Vendas Novas.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central o alerta foi dado às 12:57 horas. Deste incêndio não resultaram feridos só danos materiais.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Montemor-o-Novo, a GNR e a Brisa, num total de 8 elementos acompanhados por 3 viaturas.

Comissão Europeia tem bolsas para estudantes de Interpretação de Conferência

A Comissão Europeia tem candidaturas abertas, até dia 23 de setembro, para todos os estudantes que estão a tirar uma pós-graduação ou mestrado, em Interpretação de Conferência.

A Interpretação de Conferência é um serviço de tradução ao vivo, de uma determinada língua, onde se deve traduzir para outros participantes o que está a ser apresentado. Neste âmbito, a Comissão Europeia, tem disponíveis bolsas que pagam as propinas e taxas do respetivo ano letivo, tendo um limite máximo de três mil euros.

As bolsas para estudantes de Interpretação de Conferência é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Projeto “Carmo, Chiado e Paris” destaca exposição do arraiolense Dordio Gomes

A exposição “Chiado, Carmo, Paris – os lugares de Dordio Gomes e as bifurcações da pintura”, está patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

O programa deste ano, do projeto “Chiado, Carmo, Paris”, onde Arraiolos surge lado a lado com as cidades de Lisboa, Porto, Paris, Granada (Espanha), Bolonha (Itália) e Lodz (Polónia), valoriza a obra do arraiolense Dordio Gomes.

Esta mostra e o projeto, no qual a Câmara Municipal se insere, “coloca a vila num patamar mais interessante no que à pintura diz respeito, até porque Dordio Gomes é uma referência a nível mundial”, revela o coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação na Câmara de Arraiolos, José Manuel Pinto.

José Manuel Pinto considera que esta é uma exposição “bastante interessante e importante”. Para além de Portugal a exposição também está patente noutros países.

Esta exposição, que pode ser visitada até 1 de outubro, em Arraiolos, faz parte de um programa, que inclui várias exposições, conferências e produção de ensaios sobre o pintor arraiolense Dordio Gomes, que é este ano o tema do projeto “Chiado, Carmo, Paris”, coordenado pelo Professor José Quaresma, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Cinco acidentes foram registados pela GNR de Évora esta quarta-feira

Cinco acidentes de viação, sendo quatro colisões e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registados ontem, quarta-feira, 13 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora, no âmbito da sua atividade operacional.

A GNR registou ainda um acidente de trabalho na localidade de Monte de Trigo, do qual resultou um ferido grave.

No âmbito da criminalidade foram registadas 15 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas, nove contra o património e um previsto em legislação avulsa.

Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito contraordenacional registaram-se 56 infrações relativas à legislação rodoviária e duas à legislação policial.

A GNR dá seguimento às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos, Verão Seguro 2023 e operação Artemis 2023/2024.

Sessão da Assembleia Municipal de Montemor decorre na sexta-feira

A Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo realiza-se esta sexta-feira, 15 de Setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, pelas 21horas.

A sessão será transmitida em direto no Facebook do Município e tema seguinte ordem de trabalhos:

1º. Ponto – Proposta de revisão do mapa de pessoal para o ano 2023

2º. Ponto – Proposta de 2ª. Alteração Modificativa ao Orçamento Municipal de 2023/2027

3º. Ponto – Eleição de Presidente de Junta de Freguesia e seu substituto ao XXVI Congresso da ANMP

4º. Ponto – Proposta de Contratação de Empréstimo para Apoio ao Investimento –Aquisição de viaturas

5º. Ponto – Proposta de Contratação de Empréstimo para Apoio ao Investimento – Requalificação do Convento da Saudação

6º. Ponto – Proposta de Contratação de Empréstimo para Apoio ao Investimento –Requalificação do Cineteatro Curvo Semedo

7º. Ponto – 2º. Relatório Anual de Monitorização da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples de Cabrela

8º. Ponto – 2º. Relatório Anual de Monitorização da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples de Lavre

9º. Ponto – 2º. Relatório Anual de Monitorização da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples do Escoural

10º. Ponto – Proposta de Edital “Consulta ao Mercado para Aquisição de Imóveis para Habitação, Investimento RE-C02-i01/2021” – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação

11º. Ponto – Proposta de Protocolo entre o Município de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Nª. Sra. da Vila, Nª. Sra. do Bispo e Silveiras – Aquisição de equipamento de ar condicionado para a Escola Básica nº2 de Montemor-o-Novo (Conde Ferreira)

12º. Ponto – Informação da Atividade da Câmara Municipal

Montemor: candidaturas abertas para Bolsas de Estudo para o ensino superior

Estão abertas as candidaturas para as bolsas de estudo destinadas a alunos do ensino superior 2023/2024, atribuídas pelo município de Montemor-o-Novo.

O município chama a atenção de que, para os alunos do 1.º ano, todos os documentos devem ser entregues até às 16h30 do dia 27 de outubro, e que, para os alunos do 2.º ano e seguintes, o prazo termina às 16h30 de 6 de outubro.

Pode consultar os editais, Normativo de Concessão de Bolsas de Estudo para a Frequência do Ensino Superior e aceder ao Formulário Online – Requerimento para Bolsas de Estudo para o Ensino Superior AQUI.

Aulas no Agrupamento de Escolas de Montemor começam esta sexta-feira com novo projeto educativo

O início do ano letivo 2023/2024 começa amanhã, dia 15 de setembro com um novo projeto educativo.

Para o subdiretor do agrupamento, Francisco Falé, este projeto “será uma mais-valia para nós conseguirmos em termos pedagógicos oferecer aos alunos um projeto coerente com aquilo que é a nossa realidade”.

Segundo o subdiretor não vai ser possível que todas as turmas, neste início de ano letivo, tenham todos os professores, mas garante que “está tudo a ser preparado para que tenhamos o número de professores suficientes para começar todas as turmas a praticamente 100%”.

Para além do novo projeto educativo também o ensino profissional vai começar este ano com “duas novas turmas no 10º ano” uma delas de desporto e a outra com um novo curso de comunicação e marketing.

O subdiretor do Agrupamento de Escolas de Montemor destaca ainda o facto de o ensino profissional ter “a valência de colocar alunos no mercado de trabalho no final do 12º ano, mas mantém a valência de no final do 12º ano os alunos se puderem candidatar ao ensino superior.”

Espaço do Tempo recebe peça “Por Motivo de Força Maior” este sábado

O Espaço do Tempo vai receber a peça “Por Motivo de Força Maior”, que se sustenta num encontro intergeracional como lugar de aprendizagem mútua, nos dias 16 e 20 de setembro.

A 16 de setembro às 19 horas a equipa artística deste projeto convida a comunidade de Montemor-o-Novo para um momento de encontro e convívio em Mesa Posta, na Oficina Magina.

Já a 20 de setembro, a Oficina Magina vai acolher, às 21 horas, um ensaio aberto da peça.

As entradas para esta peça são gratuitas e a reserva deve ser feita para o número 913 699 891.

 

Jacira da Conceição recebe Prémio Mérito Migrante

A Associação de Apoio ao Imigrante (ALCC) distinguiu com o Prémio Mérito Migrante, na categoria Cultura, Jacira da Conceição, ceramista e escultora natural do Tarrafal de Santiago (Cabo Verde) que faz de Montemor-o-Novo a sua casa.

Este prémio tem como objetivo celebrar os migrantes residentes em Portugal que se destacam em diversas áreas, que variam desde a Política à Educação.