Previsão de mau tempo leva a cancelamento de espetáculo equestre em Estremoz

O Regimento de Cavalaria Nº 3 DE Estremoz (RC3) tinha previsto, para a noite de sexta-feira, sábado,15 de setembro, nos terrenos adjacentes ao Castelo de Estremoz, a realização de um espetáculo Equestre com a participação de diversas associações hípicas da região conjuntamente com a Reprise do Exército.

Com previsões de condições atmosféricas bastante adversas para os dias 15 e 16 de setembro, o RC3 vê-se obrigado de cancelar o Espetáculo Equestre, pedindo “desculpa pelo incómodo”.

Visita guiada a exposição no Arquivo Municipal decorre a 23 de setembro

O Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo vai abrir portas para realizar uma visita guiada à exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo – História e Arte’.

Esta iniciativa que decorre no dia 23 de setembro às 10 horas, vai ser guiada pela historiadora de arte montemorense Filomena Caetano.

Depois do Arquivo Municipal a visita continua para a Igreja da Misericórdia e Sala do Despacho.

No dia 18 de novembro vai ter lugar outra iniciativa deste género.

As inscrições, que são gratuitas e obrigatórias, devem ser efetuadas até ao dia 22 de setembro pelo e-mail arquivo@cm-montemornovo.pt ou pelo número 266 898 110.

Pedro Loureiro desenha a Feira da Luz/Expomor

Nesta edição da Feira da Luz / Expomor, esteve patente no Pavilhão de Exposições, a exposição Olhares Sobre Montemor – Aguarela e Literatura.
No âmbito desta exposição, Pedro Loureiro, dos The Wedding Sketchers uma empresa que realiza reportagens ilustradas em desenho e aguarela, esteve ao vivo e a cores na última edição do certame, a tentar captar com as suas ilustrações espontâneas, os ambientes e as emoções que se viveram no recinto.
Segundo Pedro Loureiro, “foi um trabalho entusiasmante desenhar a Feira da Luz!”.

Casa João Cidade promove Torneio de Boccia

O dia da Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade foi dedicado ao Torneio de Boccia, esta terça-feira, 12 de setembro, que se realizou no Pavilhão Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo ondetambém estiveram presentes outras instituições.
O Boccia é uma modalidade que tem na precisão e concentração as suas caraterísticas principais e que se afigura numa importante atividade para os utentes.
Estes encontros são fundamentais para a promoção de valores aliados à competição saudável.

“Caminhar Pelas Freguesias” regressa a Cabrela no sábado

A iniciativa “Caminhar Pelas Freguesias” promovida pela Câmara Municipal de Cabrela, regressa sábado, dia 16 de setembro.
Ao longo dos 10 quilómetros pelos trilhos de Cabrela, os participantes vão poder observar as diversas e belas paisagens das freguesias.
A corrida tem início marcado para as 9h30 e o ponto de encontro é na junta de freguesia.
Tem até amanhã, dia 14 de setembro, para se inscrever por e-mail ( desporto@cm-montemornovo.pt ), nas juntas de freguesia ou na Piscina Coberta Municipal.

Insetos “maus” na agricultura: o caso da mosca da azeitona no “ABC”

A mosca da azeitona assume-se como a principal praga da oliveira em Portugal e que tem vindo a provocar perdas económicas, significativas, aos olivicultores.

Este inseto acaba por provocar danos nas azeitonas e pode fazer com que sequem e caiam das árvores, provocando a destruição das plantas.

Tudo para saber sobre a forma como a mosca da azeitona afeta a oliveira, no programa desta semana “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Hadi, investigador do departamento de Proteção de Culturas Específicas do InnovPlantProtect. Pode ouvir na emissão às 12.45e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Atletismo: mesmo com falta de apoios, Cláudia Batuca vai ao Campeonato Europeu

Depois de se ter sagrado, este ano, campeã nacional de veteranos, em pista ao ar livre, nos 800 metros, vice-campeã nos 400 metros, e ter ainda conquistado o bronze nos 1500 metros, a elvense Cláudia Batuca vai, no próximo dia 28, entrar em prova, em Pescara, em Itália, no Campeonato Europeu Master de Atletismo.

Mas a participação nesta competição só é possível com Cláudia a pagar todas as despesas associadas a inscrição, deslocação, alimentação e estadia. Nesse sentido, a atleta do Barbaris BTT Team, de Barbacena, tem pedido “algumas ajudas”, para conseguir alcançar o seu sonho.

“A inscrição já a fiz, juntamente com a Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV) e com o presidente da Associação de Atletismo de Portalegre. Vou representar o país, mas tudo o que a competição exige é por minha conta, ou seja, a inscrição na prova, os voos, o hotel, a alimentação. A única coisa que a ANAV me deu foi o equipamento de competição em si”, revela a atleta.

Pensando inicialmente que a ANAV a ajudasse a suportar parte das despesas, Cláudia Batuca chegou a pensar em desistir, quando percebeu que teria de suportar todos os encargos. Contudo, foi impedida por alguns colegas e amigos. Conta ainda que foi incentivada a inscrever-se nesta prova europeia após o seu triunfo no campeonato nacional de pista.

Algumas empresas de Elvas, e não só, já se mostraram solidárias com a atleta, patrocinando a sua participação na prova, sendo que Cláudia teve, desde logo, de assegurar, para além da inscrição, a marcação dos voos.

Agradecendo a todos quantos a queiram ajudar, Cláudia explica ainda como os interessados em apoiá-la o podem fazer ou junto de José Maneta, presidente da Barbaris BTT Team, ou de Isabel Santos, na APPACDM de Elvas. “Eu não vou pedir valores, porque eu não peço valores. O que quiserem dar, dão”, diz ainda.

Cláudia comenta ainda ser “triste” que, em Portugal, todos os apoios sejam canalizados para uma única modalidade desportiva: o futebol.  “No nosso país só há dinheiro para o mundo do futebol, mas o desporto não é só futebol, há várias modalidades”, remata.

A entrevista completa a Cláudia Batuca para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou três colisões e um despiste esta terça-feira

Quatro acidentes de viação sendo três colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais, foram registados ontem, dia 12 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas, um previsto em legislação avulsa, um contra o Estado e sete contra o património.

A GNR efetuou ainda cinco detenções, duas em flagrante delito uma pelo crime de resistência e coação sobre funcionário e uma pelo crime de condução sem habilitação, as restantes três fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção pelo crime de maus tratos ou sobrecarga de menores.

No âmbito contraordenacional registaram-se 41 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro à legislação ambiental e duas relativas à legislação policial.

A GNR dá seguimento às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos, Verão Seguro 2023 e operação Artemis 2023/2024.

Eborense Pedro Dos Santos vence Prémio Personalidade Literária Luís Vaz de Camões

A Editora brasileira Viverarte concedeu o título de Personalidade Literária 2023, com a comenda que homenageia Luís Vaz de Camões, ao autor Pedro Dos Santos, residente em Évora.

Pedro, autor, poeta e jovem de “alma alentejana e coração Ribatejano” foi selecionado há uns meses para o prémio Personalidade Literária 2023-Luís Vaz de Camões e, de entre vários autores de países de língua portuguesa, acabou por ser ele premiado com o mesmo.

O autor, por ter 26 anos, tornou-se também o mais jovem de sempre a ter recebido esta premiação ao tornar-se internacionalmente a Personalidade Literária do presente ano com a comenda que homenageia Luís Vaz de Camões. Infelizmente, o autor não conseguiu comparecer à cerimónia de entrega de prémios no Brasil devido a razões profissionais.

Contudo, tanto a medalha como os restantes elementos da premiação estão neste momento a caminho de Portugal. Devido aos seus marcos e conquistas, o autor é também neste momento candidato ao Troféu Destaque Literário Charles Dickens da Editora Viverarte e também foi igualmente incluído para a posse dos imortais e título de comendador do Instituto Baronesa e Academia de Letras de São Pedro da Aldeia.

Pedro Dos Santos, além da sua carreira e vida literária, é também Sociólogo, Presidente do Instituto Cultural de Évora, faz parte da Direção da FNAJ- Federação Nacional das Associações Juvenis, é um dos vice-Presidentes da FRAJAL- Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, membro da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude de Évora e está envolvido ainda com outras estruturas onde desempenha um papel interventivo em Évora e no Alentejo.

Junta de Freguesia de São Cristóvão deteta irregularidades financeiras

A Junta de de Freguesia de São Cristóvão detetou irregularidades financeiras, as suspeitas recaem sobre uma antiga colaboradora da instituição que está neste momento suspensa e a enfrentar um processo disciplinar e outro judicial.

Têm sido realizadas auditorias para apurar o número de operações e o valor desviado, segundo o presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró. “Já foram apurados os valores pelo menos do nosso mandato e estamos agora a apurar os mandatos anteriores e o que se verifica é também um elevado número de operações e um elevado valor, que ainda não consigo precisar, mas é algo significativo”, adianta o presidente.

Vasco Picaró explica que “ estas transações eram feitas através de ordens de pagamento falsas que não saiam do sistema”, acrescentando que graças às auditorias realizadas “conseguimos verificar agora que as notas de pagamento falsas não correspondem à realidade, nem a nível de fornecedores, nem os nomes utilizados”.

O presidente da Junta de Freguesia tem plena noção de que esta situação “dificulta muito” o seu mandato.

A esperança do autarca é puder continuar a fazer “o melhor pelos nossos fregueses”, enquanto são apuradas as responsabilidades sobre este caso de irregularidades financeiras, detetadas na Junta de Freguesia de São Cristóvão.

Histórias levam famílias à Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo

As “Histórias na Biblioteca” levaram, na passada sexta-feira, 8 de setembro, as famílias até à Biblioteca Municipal Almeida Faria. A sessão reuniu o interesse de crianças e adultos que, em família, ocuparam o espaço com ouvido atento.

Através da leitura e da exploração das histórias, a iniciativa pretende estimular a imaginação e desenvolver a capacidade analítica e criativa das crianças. É também objetivo destas sessões, o incentivo à leitura e tornar o livro um objeto aprazível junto das mesmas.

A próxima sessão de “Histórias na Biblioteca” decorre no dia 22 de setembro, e tem início marcado para as 18 horas.

Centro Juvenil promove Oficina de Robótica esta quarta-feira

O Centro Juvenil, em Montemor-o-Novo, está a promover uma Oficina de Robótica e Fabricação Digital, que vai ter lugar esta quarta-feira, dia 13 de setembro e a próxima decorre na quinta-feira, dia 15 de setembro.

Esta atividade tem início marcado para as 14 horas e termina às 17 horas.

“Introdução ao Yoga Através de Jogos” decorre esta quarta-feira na Oficina da Criança

A Oficina da Criança vai continuar a promover sessões de “Introdução ao Yoga Através de Jogos”, apesar do início do ano letivo estar para breve. Estas aulas vão decorrer todas as quartas-feiras entre as 16 e as 17 horas.

Esta atividade surge com o objetivo de mostrar às crianças, de forma lúdica, o que é o yoga.

“Introdução ao Yoga Através de Jogos” é uma iniciativa que se destina a crianças dos 6 aos 14 anos e as entradas são livres.

Euromilhões com jackpot de 54 milhões de euros

O próximo sorteio do Euromilhões prevê um jackpot de 54 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 12 de setembro, na chave vencedora.

O segundo prémio, de 258 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

Para Portugal vêm dois terceiros prémio, no valor de 40 mil euros, num total de três contemplados.

O quarto prémio, de 1790 euros, saiu a 21 apostadores, um deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números 5, 14, 36, 40 e 42 e pelas estrelas 2 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.