Workshop “Arquitetura Regenerativa em Comunidades Locais” já tem Inscrições abertas

“Arquitetura Regenerativa em Comunidades Locais – Projetar e Construir Coletivamente para um lugar” é um workshop, que vai decorrer de seis a 15 de outubro. As inscrições para este workshop já estão abertas.

Criado no âmbito do projeto da Estação Cooperativa de Casa Branca (KNU.KO), da freguesia de Santiago do Escoural, em parceria com as Oficinas do Convento, esta iniciativa pretende contribuir para a regeneração integrada da aldeia

Neste workshop vão ser focados temas como a produção de gabaritos e seriação de componentes, introdução aos princípios de estabilidade e comportamento da madeira, a modelação das peças em madeira, furação e aparafusamento, assim como formação para utilização das ferramentas básicas necessárias ao desenvolvimento de qualquer projecto em madeira: lápis de carpinteiro, metro e esquadro (medição e marcação), serra de esquadria, serra de mesa, serra de mergulho, tico-tico.

Esta iniciativa vai ser orientada pelo formador Miguel Magalhães, mestre em arquitectura e urbanismo pelo ISCTE e vai ainda contar com o apoio da equipa da KNU.KO.

As inscrições para este workshop devem ser feitas pelo e-mail: comunicacao@oficinasdoconvento.com

Montemor: Piscina Coberta Municipal retoma atividades esta quarta-feira

A Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo vai retomar as suas atividades letivas esta quarta-feira, dia 13 de setembro.
As renovações de inscrição para a escola de natação terminam esta terça-feira, 12 de setembro, às 18 horas.
No entanto o período de inscrições terá início também a 13 de setembro, entre as 9 e as 21 horas.

Festa dos Capuchos encerra esta terça-feira em Vila Viçosa

A Festa dos Capuchos encerra esta terça-feira, 12 de setembro, em Vila Viçosa. Os festejos têm decorrido desde a passada quinta-feira, dia 7, e sido organizados pela Câmara Municipal.

A realização de uma garraiada ao uso da região, na Praça de Touros de Vila Viçosa, às 17.30 horas, é a saliência do programa anunciado para este último dia.

Roconorte, Os Kamandro e Tanya são os cabeças de cartas da Feira Anual de Cabeção

A Feira Anual de Cabeção está de regresso, entre os dias 15 a 17 de setembro e tem os Roconorte, Os Kamandro e Tanya como cabeças de cartaz.

As festividades iniciam-se esta sexta-feira, 15 de setembro, com o grupo Cantares de Cabeção, às 20h30, seguido da banda RocoNorte, às 22 horas e DJ Johnny Q, à 1 da manhã para continuar a animação.

No segundo dia, 16 de setembro, a feira inicia-se às 15h30 com o lançamento do livro “Pétalas de Amor”, seguido do Festival de Folclore com vários grupos; Há noite atua Tanya, às 22 horas, a banda Kremlin, às 23h30; à meia-noite, vai haver um espetáculo de fogo de artifício, atuando de seguida o Dj Gamarra, à 1 da manhã.

Já no último dia da feira, 17 de setembro, há atuação da banda Fazendeiros Del Pop, às 16 horas e termina com a atuação do Duo Os Kamandro, às 21 horas.

Feira de colecionismo regressa a Estremoz a 30 de setembro

A Feira de Colecionismo está de regresso ao Parque de Feiras de Estremoz a 30 de setembro e termina a 1 de outubro.

No sábado o recinto da feira abre às 9h30 e fecha às 20 horas, já no domingo o pavilhão multiusos abre às 10 horas e fecha ao público às 18 horas.

Neste que é um evento promovido pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz (AVCE), dedicado à venda de peças e acessórios, tem vários temas expostos e a entrada é gratuita.

Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas tem candidaturas abertas até novembro

O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, promovido pelo IPDJ, o Instituto Português do Desporto e Juventude, vai ter as candidaturas abertas até novembro. Este programa que é desenvolvido há já vários anos, conta, desta vez, com um reforço orçamental de um milhão e meio de euros, para as candidaturas de todo o país, revela Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ.

Miguel Rasquinho explica que, através deste programa se pretende, acima de tudo, “defender o meio ambiente e promover boas práticas ambientais, num vasto leque de atividades que podem ser desenvolvidas.”

Tendo em conta que o voluntariado, atualmente, tem um grande valor nos currículos dos jovens, Miguel Rasquinho apela às autarquias, associações e outras entidades para que candidatem projetos, a serem desenvolvidos pelos jovens.

Este programa do Instituto Português do Desporto e da Juventude tem candidaturas abertas até novembro, para projetos de associações, autarquias, corporações de bombeiros, entre outros, a serem desenvolvidos pelos jovens, na promoção de boas práticas ambientais e defesa do meio ambiente.

GNR de Évora registou 5 acidentes de viação esta segunda-feira

Cinco acidentes de viação, sendo duas colisões, dois atropelamentos e um despiste dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registados ontem, dia 11 de setembro, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências: três crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade, três previstos em legislação avulsa, cinco contra o património e um contra o Estado.

A GNR efetuou ainda três detenções em flagrante delito, uma pelo crime de condução em estado de embriaguez, uma pelo crime de resistência e coação sobre funcionário e outra pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito contraordenacional registaram-se 18 infrações relativas à legislação rodoviária.

A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos, Verão Seguro 2023, operação Artemis 2023/2024 e operação Noite Mais Segura II.

Jovens de Montemor vigiam floresta até 15 de setembro

Até à próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, os mais novos voltam a ter a oportunidade de vigiar a floresta, ao abrigo do programa de voluntariado jovem do Município de Montemor-o-Novo.

A partir da torre de vigia, junto ao castelo, e sempre acompanhados, os jovens, a partir dos 16 anos, como explica o vereador António Pinto Xavier, vão estar a ajudar os bombeiros, bem como a GNR, a identificar focos de incêndio. Este programa, “já com muitos anos” de existência, diz ainda, tem sido sempre “um sucesso”.

Os jovens que participam neste programa, adianta António Pinto Xavier, para além de receberem uma compensação monetária, têm direito também a equipamento individual e seguro para acidentes pessoais.

Estas equipas podem ser integradas por jovens que tenham entre os 16 e os 35 anos que, no decorrer da experiência, vão receber formação em legislação sobre Gestão Integrada de Fogos Rurais e deteção e localização de colunas de fumo.

Os voluntários participantes no programa contribuirão para a gestão integrada de fogos rurais, através da rápida deteção de colunas de fumo e do consequente encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários, da possibilidade de triangulação do posto de vigia do castelo com outros postos de vigia, da maior precisão e celeridade na localização das ocorrências e da redução do seu número.

O programa funciona em períodos de 15 dias ininterruptos (incluindo fins de semana e feriados), com dois turnos: das 9 às 14 horas e entre as 14 e as 19 horas.

Despiste entre dois veículos em Vendas Novas

Um despiste de dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu ao início da manhã desta terça-feira, 12 de setembro, na Estrada Nacional 4, na rotunda da Etelgra, em Vendas Novas.

Para esta ocorrência, da qual resultaram apenas danos materiais, foi mobilizada a GNR.