Europa perdeu mais de 500 milhões de aves em 40 anos

Estima-se que se perderam cerca de 550 milhões de indivíduos da população total de aves da Europa, nos últimos 40 anos, segundo um estudo científico, coordenado por Richard Gregory, professor honorário numa universidade de Londres.

Este estudo analisou como é que 170 espécies de aves têm respondido a pressões induzidas por humanos, tendo os investigadores recorrido a dados recolhidos em mais de 20 mil locais de monitorização, em 28 países, incluindo Portugal, ao longo de 37 anos.

No decorrer deste estudo, descobriu-se que os químicos usados na agricultura para controlar os insetos e as plantas, que são vistas como daninhas, por poderem reduzir a rentabilidade das culturas, estão a privar muitas aves da sua principal fonte de alimento, e que essa é a principal causa do declínio dessas espécies na Europa.

Os métodos agrícolas modernos estão também na origem deste declínio, especialmente das espécies de aves que se alimentam de insetos e outros invertebrados, como andorinhões, alvéolas-amarelas, papa-moscas-cinzentos e cartaxos.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.