Nena abriu os espetáculos na Feira da Luz

Nena no Palco Principal da Feira da Luz/Expomor

Na noite desta quarta-feira o concerto de Nena abriu o Palco Principal da Feira da Luz/Expomor 2023.

Depois da inauguração oficial com a presença da Fanfarra dos Bombeiros de Montemor e de um espetáculo com a Banda de Cabrela e o fadista João Paulo Marques, cerca das 21 horas e dos discursos dos presidentes da Apormor, da CCDR Alentejo e da Câmara de Montemor-o-Novo, foi “declarada aberta a Feira da Luz/Expomor 2023” precisamente por Olimpio Galvão.

 

Adesão à greve dos médicos acima dos 80% no Alentejo

Entre 80 a 100% dos médicos do Alentejo, Algarve e Açores aderiram à greve convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que teve início às 00h00 desta quarta-feira, 30 de agosto, ainda que todos os profissionais envolvidos nos serviços mínimos estejam a trabalhar, segundo o SIM.

De acordo com o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, a adesão à greve, às primeiras horas da manhã, nos blocos operatórios era de 100%, no Alentejo e Algarve; nas consultas externas, assim como nos centros de saúde, era de cerca de 85% no Alentejo e de 92% no Algarve.

Com esta greve de dois dias, os médicos exigem ao Governo uma resposta efetiva ao caderno reivindicativo sindical. Por outro lado, querem que seja “apresentada pelos ministros das Finanças e da Saúde uma proposta de Grelha Salarial que reponha a carreira das perdas acumuladas por força da erosão inflacionista da última década e que posicione com honra e justiça toda a classe médica, incluindo os médicos internos, na Tabela Remuneratória Única da função pública”.

Município de Montemor quer tornar recolha de óleo alimentar “mais eficiente”

O Município de Montemor-o-Novo terminou, no mês de julho, a instalação de 15 oleões para a recolha de Óleo Alimentar Usado (OAU), na cidade e freguesias rurais.

“Fizemos chegar estes equipamentos a duas freguesias que não tinham, Cabrela e São Cristóvão” o que permitiu, segundo o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, que “neste momento todo o concelho esteja dotado destes olões para recolha de óleo Alimentar Usado”, com vista a melhorar o ambiente e valorizar o óleo Alimentar Usado (OAU).

Estes novos oleões (metálicos e de cor cinzenta) estão equipados com sensores que permitem que a monitorização em tempo real, sabendo-se assim qual o estado de enchimento do oleão e o número de depósitos que foram lá colocados.

Os OAU quando despejados indevidamente no esgoto doméstico, podem danificar os canos, dificultando e provocando problemas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Quando eliminados de forma errada, constituem um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas, acrescenta o autarca.

Os OAU cheios são encaminhados e podem ser valorizados, obtendo-se biodiesel ou sabão.

Tradicionais garraiadas de regresso à Praça de Touros de Estremoz

As garraiadas estão de regresso à centenária Praça de Touros de Estremoz, já este fim de semana, no decorrer das Festas da Exaltação da Santa Cruz e da Cidade.

Sábado e domingo, a partir das 17h30, estarão em praça cinco vacas da Ganadaria Francisco Carrão. Haverá ainda espaço para a realização de uma homenagem ao famoso “38”, da Ganadaria Simas.

As duas garraiadas vão ser abrilhantadas pela banda “O Cavalinho”, pertencente à Sociedade Filarmónica Luzitana.

Nesta iniciativa, levada a cabo pela Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, a entrada livre está assegurada a todas as crianças até aos 12 anos.

Nena na abertura da Feira da Luz/Expomor

O Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo volta a ser palco de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, que começa esta quarta-feira, 30 de agosto. Nesta primeira noite, sobe ao palco Nena.

Cabe à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e à Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, que traz como convidado o fadista João Paulo Marques, a  abertura oficial da Feira da Luz, que está marcada para as 21 horas.

O Espaço Artesanato, da responsabilidade da associação “A Ciranda”, vai abrir às 21h30, ao mesmo tempo que também o pavilhão de exposições vai abrir portas ao público. Neste espaço, vai ser possível ver a exposição “Olhares sobre Montemor” e uma demonstração de aguarela ao vivo, dinamizada por André Kano.

O espaço “Aventura e Animação” com insufláveis abre portas às 21h30, hora em que decorre também uma atividade de impressão 3D no espaço do Centro Juvenil, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo.

Às 22 horas, Nena, uma das grandes novas vozes da pop portuguesa, que apresenta o seu álbum de estreia “Ao Fundo da Rua”, é quem vai fazer as honras no palco principal.

A partir das 23 horas, o RCM Spot vai promover a “Noite Montemor” com artistas locais. À meia noite, é a vez do Palco Tasquinhas ser abrilhantado com os Mambo Jambo, uma banda de covers do concelho de Montemor.

Feira da Luz/Expomor com espaços dedicados às mais diversas áreas

Tem início esta quarta-feira, 30 de agosto, no Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo, mais uma edição da tão aguardada Feira da Luz/Expomor.

Este evento, organizado pelo Município de Montemor-o-Novo, em conjunto com a APORMOR, vai contar com muitas atrações e espaços que pode visitar.

No recinto da feira pode-se encontrar o Espaço Artesanato, dinamizado pela associação “A Ciranda”, que irá promover atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato, exposições, como o “Ciclo do Linho”, e a habitual mostra de artesãos. As inscrições para estas oficinas de artesanato, que são limitadas, podem ser feitas através do e-mail ciranda.montemornovo@gmail.com ou do 968 586 772.

Também a Oficina da Criança vai estar na Brincafeira, um espaço dedicado aos mais pequenos e famílias para usufruírem de diversas oficinas e momentos únicos e inesquecíveis de diversão, alegria e brincadeira. Destaque na Brincafeira para a exposição, atelier e jogo didáticos do Projeto “Há vida no Rio Almansor”.

No recinto do Parque de Leilões de Gado da APORMOR e como é já hábito, vão estar expostas várias espécies e raças existentes no sistema forageiro extensivo.

Ao longo do recinto visitantes podem ainda encontrar Atividades de Voluntariado Jovem, o Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo, o Encontro de Marionetas Tradicionais, Espaço Aventura e Animação com Insufláveis, a Exposição das Oficinas do Convento “Criar Memórias em Terras de Ferro”, Feira do Livro, Roteiro Literário Levantado do Chão, Espaço ‘A Vida Secreta da Compostagem’, SMEA, etc.

Jovens voluntários na Feira da Luz recebidos na Câmara Municipal de Montemor

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo recebeu ontem, terça-feira, 29 de agosto, os jovens voluntários participantes no Programa de Voluntariado realizado no âmbito da Feira da Luz/Expomor.

Coube ao presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, aos vereadores António Pinto Xavier e Sílvia Santos e à responsável pelo Centro Juvenil de Montemor, Anabela Ferreira,  acolher os muitos jovens que vão, a partir desta quarta-feira, 30 de agosto, prestar apoio às diversas atividades a desenvolver.

Em seguida, os técnicos do Município deram uma pequena formação a estes jovens voluntários, que terão um papel fundamental no decorrer da Feira da Luz/Expomor.

Gafa e tuberculose no olival em destaque no “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

O fungo causador da gafa e a bactéria que causa tuberculose nas oliveiras têm sido objeto de estudo, por parte de Louise Perra, uma aluna de Erasmus, de uma universidade de França, no âmbito do seu estágio no InnovPlantProtect, em Elvas.

Esta estudante tem vindo a explorar as bibliotecas de bactérias que foram construídas e tentado perceber se alguma delas tem a capacidade de combater, tanto o fungo causador da gafa, como a bactéria causadora da tuberculose.

Tudo para saber sobre o trabalho realizado por Loiuse Perras, no InnovPlantProtect, na edição desta semana do programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou seis acidentes e 86 infrações rodoviárias esta terça-feira

Seis acidentes, sendo três colisões, um despiste e dois atropelamentos dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais, foram registados ontem, 29 de agosto, pelo Comando Territorial da GNR de Évora.

No âmbito da criminalidade foram registadas 11 ocorrências: três crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e sete contra o património.

A GNR registou ainda dois acidentes de trabalho em Vendas Novas dos quais resultaram um ferido grave e um leve.

No que diz respeito aos incêndios foi registado um agrícola em Reguengos de Monsaraz, tendo ardido 227m2 de pasto.

No âmbito contraordenacional registaram-se 86 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

A GNR dá seguimento às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Verão Seguro 2023 e operação Artemis 2023/2024.

“Música e cinema ao ar livre” termina esta quinta-feira com o filme “Ennio, o Maestro”

Foto arquivo

A iniciativa “Música e cinema ao ar livre”, dinamizada pela  Câmara Municipal de Évora, termina amanhã na praça 1º de Maio, com o filme “Ennio, o Maestro” que tem início marcado para as 21h30.

Ao longo do mês de agosto decorreram, todas as quintas-feiras e domingos, 20 iniciativas que trouxeram muita música e cinema ao Jardim Público, à Praça 1º de Maio, à Praça de Giraldo e ao Pátio do Salema

Para setembro ficou reservada a edição deste ano do “Artes à Rua”, que vai decorrer entre os dias 5 e 10 desse mês.

Praça de Touros de Montemor recebe tradicional corrida da Feira da Luz

A Praça de Touros de Montemor-o-Novo recebe  a tradicional corrida de touros da Feira da Luz/Expomor, no próximo domingo, dia 3 de setembro.

A aposta neste evento “é grande”, já que todos os anos os aficionados e os empresários de Montemor-o-Novo procuram trazer “espetáculos de categoria à praça”, como refere o empresário responsável pela gestão da Praça de Toiros de Montemor-o-Novo, Paulo Vacas Carvalho.

“As cartas estão lançadas” para este que é um evento onde “nós apostamos tudo para que o público em geral saia contente aqui de Montemor-o-Novo”, acrescenta o empresário.

Para o empresário a responsabilidade para que as coisas “saiam bem” e este seja “um belíssimo espetáculo, um espetáculo único”, é grande.

Devido aos anos de existência da praça, todos os anos têm de se realizar obras de manutenção nas bancadas e na trincheira e pintura em geral “por causa do inverno” pois para Paulo Carvalho é fundamental “cuidar da praça para que as pessoas se sintam bem”.

Paulo Vacas deixa ainda um convite a “todos os montemorenses e aficionados de outras terras e a quem queira a visitar esta bela terra que é Montemor”.

No sábado, dia 2 de setembro, vão haver variedades taurinas, a partir das 17 horas.

Para domingo, dia 3 de setembro, ficou reservada a tradicional corrida de touros, com início marcado para as 17 horas. António Telles, João Moura Jr. e João Salgueiro da Costa entram em praça para pegar os seis touros da ganadaria Veiga Teixeira os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, capitaneados por António Pena Monteiro.

Os bilhetes para a tradicional corrida de touros vão estar à venda a partir de amanhã, na bilheteira da praça entre as 15h e as 20h.

Cortiçadas de Lavre: homem suspeito de matar outro à catanada

Um homem de 48 anos suspeito de matar um de 46 anos com uma catana, em Cortiçadas de Lavre, Montemor-o-Novo, esta manhã por volta das 7h30, segundo informação da GNR de Évora.

À chegada da GNR ao local do homicídio a vítima já estava em paragem cardiorrespiratória. O INEM realizou as manobras de reanimação ainda no local, mas o homem de 46 anos acabou por morrer.

No local da ocorrência estiveram os Bombeiros de Montemor, o INEM e a GNR.

O suspeito que foi detido pela GNR por homicídio, manteve a arma na sua posse até à chegada das autoridades.

O caso já foi entregue à Polícia Judiciária que agora irá proceder à sua investigação.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 106 milhões de euros

O sorteio de ontem, 29 de agosto, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que o montante em jogo, na próxima sexta-feira, dia 1 de setembro, sobe para os 106 milhões de euros.

A caminho de Portugal há um terceiro prémio, no valor de 24.778,64 euros, sendo que outros cinco apostadores, no estrangeiro, tiveram a mesma sorte.

O segundo prémio, de 636.120,60, saiu a um único apostador no estrangeiro. Já o quarto prémio, de 1.251,55 euros contempla um total de 37 jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal.

A chave vencedora de ontem do Euromilhões é composta pelos números 21, 23, 32, 40 e 49 e as estrelas 8 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.