Um levantamento topográfico para valorizar o Rio Almansor está a ser desenvolvido pela divisão de planeamento urbano e ambiental, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
A proposta de intervenção do troço entre o Porto das Lãs de Baixo e o Moinho da Azenha, do Rio Almansor, tem como objetivo, tal como revela o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, “valorizar ambiental e socialmente este ícone de Montemor”, que segundo diz, “está esquecido”.
O presidente de Montemor quer “tornar o rio visitável, agradável e manter a fauna e flora que lá existe”, para que num futuro próximo seja possível implementar os percursos que vão envolver o Rio Almansor.
“Almançor com vida” é o nome do projeto que pretende implementar um percurso pedonal nas margens do rio com ligações à cidade, como forma de “devolver o rio à população de Montemor”, acrescenta Olímpio Galvão.
Segundo o autarca o estudo deste rio “permite-nos ir ao encontro dos proprietários que têm as margens próximas de si” (do rio), para explicar melhor o projeto, bem como o interesse que isto tem, quer para a região, quer para o país.”
No que diz respeito aos constrangimentos que poderiam existir no decorrer destes trabalho, Olímpio Galvão, refere que “os trabalhos estão a ser acompanhados por alguns técnicos da autarquia e têm estado a correr dentro da normalidade”.
Em setembro irá ainda ser efetuada a limpeza de uma parte do Rio Almansor, em parceria com as Águas Públicas do Alentejo.
Desde julho que a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a fazer um levantamento topográfico no Rio Almansor, que tem como objetivo valorizar este ícone de Montemor.