Viana do Alentejo: Domingues, Pedro Mafama e R.A.Y.A atuam na Feira D’Aires

Domingues, Pedro Mafama e R.A.Y.A são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires que decorre de 22 a 25 de setembro, em Viana do Alentejo.

Durante quatro dias, junto ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires são esperados milhares de pessoas que poderão desfrutar da programação musical, do artesanato, da gastronomia e das manifestações religiosas que o certame tem para oferecer, a par da tradicional feira franca.

O certame, que celebra nesta edição 270 anos, pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, divididas por dois pavilhões, um dedicado às exposições e atividades económicas, e um outro para a gastronomia com restaurantes, tasquinhas e venda de produtos regionais.

Para além da programação cultural, que inclui cante alentejano com a participação dos grupos do concelho, destaque para o XII Festival de Folclore Feira D’Aires, a Corrida de Toiros e o cariz religioso do certame, com um programa próprio, e cujo ponto alto é a procissão em torno do Santuário, monumento nacional desde 2012.

A Feira D’Aires, um certame de referência na região, é organizada pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das Juntas de Freguesia de Aguiar, de Alcáçovas e de Viana do Alentejo.

Médicos do Alentejo em greve nos dias 30 e 31

Os médicos que exercem funções nas regiões do Alentejo, Algarve e Açores vão estar em greve nos dias 30 e 31 deste mês, segundo o pré-aviso de greve, divulgado pelo Sindicado Independente dos Médicos (SIM).

De acordo com o documento “a paralisação total e com ausência dos locais de trabalho” de médicos que “exercem funções na Região Autónoma dos Açores, na área da Administração Regional de Saúde do Alentejo e na área da Administração Regional de Saúde do Algarve” vai decorrer desde “as 0 horas do dia 30 de agosto até às 24 horas do dia 31”.

O SIM exige que o Governo “dê uma resposta efetiva ao Caderno Reivindicativo sindical, visa também o urgente encerramento da atividade da Mesa Negocial constituída entre o Governo e o SIM, e que, especifica e prioritariamente, seja apresentada pelos Ministros das finanças e da saúde uma proposta de Grelha Salarial que reponha a Carreira das perdas acumuladas por força da erosão inflacionista da última década e que posicione com honra e justiça toda a Classe Médica, incluindo os médicos internos, na Tabela Remuneratória Única da função pública”.

“Costura entre Livros” ocupa tardes dos mais novos

O Município de Montemor tem promovido para crianças a atividade: “Costura entre Livros” que decorre todas as terças-feiras. Este é um workshop promovido pela Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, dinamizado por Maria José Batista.

Esta atividade, que tem como foco principal a promoção da leitura e do livro, junto de crianças e jovens, decorre entre as três e as seis da tarde, para crianças dos 6 aos 12 anos.

As inscrições para esta atividade são gratuitas e pode fazê-lo através do 266 898 105 ou do e-mail biblioteca@cm-montemoronovo.pt.

Cabrela: flamenco é o protagonista do último dia de Alentejo World Heritage Festival

A primeira edição do Alentejo World Heritage Festival chega este domingo, 27 de agosto, ao fim, em Cabrela, num dia inteiramente dedicado ao flamenco.

Às 11 horas, na Casa do Povo de Cabrela, realiza-se um workshop de flamenco com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet. Pelas 17h00, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição alberga uma Missa Flamenca, protagonizada pelos guitarristas e cantores do Barcelona Flamenco Ballet.

Assegurando que só terminado o festival, é possível perceber se o festival se irá manter, nas próximas edições, em Cabrela, o diretor do festival, David Lopes não esconde essa vontade, até tendo em conta a forma como a organização foi acolhida na vila.

Município de Montemor quer tornar Rio Almansor “visitável e agradável”

Um levantamento topográfico para valorizar o Rio Almansor está a ser desenvolvido pela divisão de planeamento urbano e ambiental, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

A proposta de intervenção do troço entre o Porto das Lãs de Baixo e o Moinho da Azenha, do Rio Almansor, tem como objetivo, tal como revela o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, “valorizar ambiental e socialmente este ícone de Montemor”, que segundo diz, “está esquecido”.

O presidente de Montemor quer “tornar o rio visitável, agradável e manter a fauna e flora que lá existe”, para que num futuro próximo seja possível implementar os percursos que vão envolver o Rio Almansor.

“Almançor com vida” é o nome do projeto que pretende implementar um percurso pedonal nas margens do rio com ligações à cidade, como forma de “devolver o rio à população de Montemor”, acrescenta Olímpio Galvão.

Segundo o autarca o estudo deste rio “permite-nos ir ao encontro dos proprietários que têm as margens próximas de si” (do rio), para explicar melhor o projeto, bem como o interesse que isto tem, quer para a região, quer para o país.”

No que diz respeito aos constrangimentos que poderiam existir no decorrer destes trabalho, Olímpio Galvão, refere que “os trabalhos estão a ser acompanhados por alguns técnicos da autarquia e têm estado a correr dentro da normalidade”.

Em setembro irá ainda ser efetuada a limpeza de uma parte do Rio Almansor, em parceria com as Águas Públicas do Alentejo.

Desde julho que a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a fazer um levantamento topográfico no Rio Almansor, que tem como objetivo valorizar este ícone de Montemor.