APORMOR promove colóquio sobre nova medida do PEPAC

“O montado – o ecossistema a proteger” é o próximo colóquio da APORMOR, que vai ter lugar no parque de exposições da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, no próximo sábado, 2 de setembro às 10h.

A  nova medida do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) “Gestão do Montado por Resultados”, que visa a regeneração do Montado e que se aplica às áreas de Montado nos concelhos limítrofes de Montemor-o-Novo, Arraiolos e Évora, é o tema principal deste colóquio, que será marcado pela presença de oradores convidados do Mediterranean Institute for Agriculture (MED).

Quim Barreiros e Pedro Mafama nas Festas da Exaltação da Santa Cruz de Estremoz

As Festas da Exaltação da Santa Cruz estão regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, de 1 a 3 de setembro.

Com entrada livre, as festas contam, desta vez, com os concertos de Quim Barreiros (dia 1), Pedro Mafama (dia 2) e Dezalinhados Filarmónica Rock Show (dia 3).[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

Estas festas, com um cariz marcadamente religioso, lembra o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, são organizadas pelo Município de Estremoz em parceira com a Paróquia de Santo André. “Este ano, serão igualmente no Parque de Feiras e Exposições, por decisão da organização, em função daquilo que foi a análise da última edição”, adianta.

“Será um momento de festa, de exaltação. É uma festa com um cariz religioso, mas também com espaço para a população de Estremoz, e não só, viverem um fim de semana de alegria”, remata o autarca.

Para além dos espetáculos musicais, estas festas contam com as habituais cerimónias religiosas, quermesses, animação de rua e fogo de artifício.

[/shc_shortcode]

“Baby” de William Cardoso apresentado n’ “O Espaço do Tempo”

O Espaço do Tempo vai acolher hoje, dia 26 de agosto, o artista luxemburguês William Cardoso, com o espetáculo “Baby”, com início marcado para as 19 horas

Esta é uma peça que mistura o movimento e performance através do corpo em relação com o espaço e o outro, o dualismo é o sujeito que predomina a pesquisa deste trabalho e procura aprofundar a ideia de se confrontar a si mesmo e ao outro com o objetivo de se expor aos olhos de todos, sendo cada processo artístico uma jornada pessoal para o coreógrafo William Cardoso.

O artista pretende ser ele mesmo a criar os efeitos sonoros para complementar a peça mas, acima de tudo, pretende continuar a desenvolver e perscrutar o silêncio.

Espetáculo de Fado, Cante e Flamenco este sábado no Alentejo World Heritage Festival

Depois de uma primeira noite dedicada ao Cante Alentejano, a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, em Cabrela, tem este sábado, 26 de agosto, o seu ponto alto, com a realização de um concerto que vai juntar em palco, entre outros, Sara Correia, Luís Trigacheiro e Duquende.

Este concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano, marcado para as 19h30, para além dos três nomes maiores, conta ainda com as participações da companhia Barcelona Flamenco Ballet, do Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Mais tarde, a partir das 22 horas, é feita uma homenagem ao cantor de Cabrela, João Paulo Marques, pelos seus 35 anos de carreira, no Largo Pascoal Coelho.

O evento é promovido pela associação Égide, a Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

Exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo: História e Arte” no Arquivo Municipal até ao final do ano

Até ao final do ano vai estar disponível para visita, uma exposição dedicada à história e à arte da Santa Casa da Misericórdia de Montemor, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo.

Trata-se, segundo o vereador na Câmara de Montemor, António Pinto Xavier, de uma mostra que resulta “do trabalho espetacular do professor Jorge Fonseca que foi realizado em cooperação com os técnicos da Câmara Municipal e também com a Santa Casa da Misericórdia”.

Inaugurada em maio, a exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo: História e Arte”, montada a partir do vasto e relevante património documental da instituição, pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10 da manhã e o meio-dia e das duas às seis da tarde.

Concurso de Tartes de Cebola Roxa: iguarias têm de ser entregues este sábado no Mercado de Montemor

Com o objetivo de promover e divulgar a cebola roxa de Montemor-o-Novo, o Município está a promover um festival dedicado a este produto endógeno do concelho, até 4 de setembro, no âmbito da SMEA – Ao Sabor das Estações 2023-2024.

No decorrer deste festival, a autarquia desafiou a população instituições e outras entidades a participarem num concurso de tartes de cebola roxa.

As inscrições para este concurso terminaram na passada quinta-feira, 24 de agosto. A entrega das tartes é feita este sábado, dia 26, no Gabinete do Agricultor, situado no Mercado Municipal, entre as 10h30 e as 11h30.

Os vencedores do concurso serão conhecidos a 2 de setembro, no decorrer da Feira da Luz/Expomor.