“Brincar com as histórias” às quintas-feiras na Biblioteca Municipal Almeida Faria

“Brincar com as histórias” é uma das atividades promovidas pelo município de Montemor para animar as crianças, neste mês de agosto.

Esta atividade decorre todas as quintas-feira,  entre as 15h e as 18h para crianças a partir dos 3 anos. Esta atividade, em que as inscrições são gratuitas, tem lugar na biblioteca Municipal Almeida Faria.

Pode-se inscrever através do 266 898 105 ou do e-mail biblioteca@cm-montemoronovo.pt.

Noite de Fados este sábado em Vendas Novas

Vendas Novas acolhe uma Noite de Fados no próximo sábado, 19 de agosto, às 21.30 horas, no Chafariz Real.

Esta noite, conta com a presença dos fadistas Adelaide Valério, Joaquim Rosa, Horácio Pereira e Noémia Dourado, acompanhados na viola portuguesa, por Hélder Azinheirinha e na guitarra portuguesa por Lourenço Vaz da Silva.

O espetáculo é organizado pela Junta de Freguesias de Vendas Novas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vendas Novas.

“Introdução ao Yoga Através de Jogos” na Oficina da Criança até dezembro

Para além das atividades do Programa de Férias 2023, desde maio que às quartas-feiras entre as 16h e as 17h, a Oficina da Criança também tem yoga para crianças.

A atividade “Introdução ao Yoga Através de Jogos” oferece às crianças um meio de contacto com este exercício, de forma lúdica.

Esta iniciativa, que termina em dezembro, destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos e é livre.

Oficina da Criança recebe “Pintura Alentejana”

A pensar nas férias grandes dos mais novos o município de Montemor-o-Novo tem promovido atividades de verão, ao longo do mês de agosto, no âmbito do programa de férias de verão 2023.

Esta quarta-feira, 16 de agosto, a Oficina da Criança vai receber a “Pintura Alentejana com Crianças” nas próximas semanas do mês de agosto. Esta atividade, concebida para crianças dos 6 aos 14 anos de idade, tem disponíveis dois horários por dia, da parte da manhã das 10h ao 12h, já a parte da tarde começa às 14h e termina às 16h.

Quanto às inscrições estas têm de ser realizadas de forma presencial.

Biodiversidade agrícola e segurança alimentar no “ABC”

A biodiversidade agrícola desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, pois garante a disponibilidade de variedades de cultivos e espécies, adaptadas às diferentes condições ambientais, oferecendo resistência a pragas, doenças e alterações climáticas, tornando os sistemas agrícolas mais resilientes.

No caso do trigo, por exemplo, quando cultivadas diferentes variedades, com características genéticas distintas, é possível aumentar a resistência a doenças e pragas específicas, reduzindo o uso fertilizantes químicos e promovendo um sistema agrícola mais sustentável e seguro para os consumidores

No entanto,  um dos principais desafios é a perda contínua de variedades tradicionais de cultivos, que muitas vezes são substituídas por espécies comerciais e de alto rendimento.

A biodiversidade agrícola e a sua importância na segurança alimentar é o tema em destaque esta semana no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora no departamento de Monitorização e Diagnóstico do InnovPlantProtect, Maysa Toledo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Conheça a “Id Velit” uma das empresas sediada na startUP Montemor-o-Novo

A Id Velit, uma empresa que se dedica à produção e comercialização de nove produtos, três de banho, cinco de barba e um de pele específicos para homem, está localizada na startUP Montemor-o-Novo.

Em 2021 iniciou uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica, no âmbito da qual criou uma linha de produtos comemorativa da conquista das duas Taças dos Campeões Europeus.

Todos os produtos são naturais e alguns incorporam matéria-prima produzida no Alentejo, como o azeite e o mel.

A ID VELIT – Natural Cosmetics está incubada na box 7 da startUP Montemor-o-Novo.

Federação de Dadores de Sangue quer cativar jovens para dádiva

A Federação das Associações de Dadores de Sangue tem vindo a desenvolver esforços para cativar os jovens para as dádivas de sangue.

Paulo Cardoso, presidente da federação, revela que, “através de protocolos com municípios, escolas e também através de palestras sobre a dádiva de sangue, temos conseguido chegar até aos jovens, a quem explicamos a necessidade de dar sangue, e se eles entenderem vão”.

Recordando uma época, nos anos 80, em que havia falta de sangue, Paulo Cardoso diz que “é preciso fazer este trabalho para garantir que a dádiva de sangue continue”.

Federação das Associações de Dadores de Sangue que, através de vários meios, tem vindo a cativar os jovens para as dádivas de sangue.

GNR de Évora registou 11 acidentes de viação em dois dias

Onze acidentes de viação, dos quais quatro colisões, seis despistes e um atropelamento, foram registados entre segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de agosto, pelo Comando Territorial da GNR de Évora. Destes sinistros resultaram seis feridos leves.

No âmbito da criminalidade foram registadas 15 ocorrências: oito crimes contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e seis contra o património.

A GNR efetuou ainda uma detenção, em flagrante delito, pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional registaram-se 58 infrações relativas à legislação rodoviária, seis à legislação policial e outras seis à legislação ambiental.

A GNR dá seguimento às operações Escola Segura 2022/2023, Resina 2023, Floresta Segura 2023, Pica-Pau Exames Nacionais 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos e Operação Verão Seguro 2023.

Novos radares de velocidade média a partir de dia 1

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) promove esta quarta-feira, 16 agosto a sessão de lançamento dos novos radares de controlo de velocidade média, que irão funcionar em Portugal, a partir do dia 1 de setembro.

Segundo o Jornal de Notícias, no total, serão mais 37 aparelhos, com destaque para os que medem a velocidade média, que serão 12, a ser instalados nas zonas de elevada sinistralidade. Os radares de velocidade média terão, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.

Este radares não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.

O novo radar deteta a velocidade do veículo num primeiro equipamento e depois volta a registar a velocidade num segundo equipamento, cabendo ao sistema calcular o tempo e a velocidade média entre estes dois pontos.

Os radares de velocidade média vão estar localizados em quatro autoestradas: na A1 (em Santarém e na Mealhada), na A25 (em Águeda), na A3 (em Braga e na Trofa) e na A42 (em Paços de Ferreira).

A velocidade média também vai ser controlada em três estradas nacionais: na Nacional 10 (no Montijo e em Vila Franca de Xira), na Nacional 109 (na Figueira da Foz) e na Nacional 211 (em Marco de Canavezes).

Em termos de itinerários complementares, os novos aparelhos vão ser colocados no IC19 (em Sintra) e no IC2 (em Loures).

Nos restantes 25 locais, sobretudo estradas nacionais, será medida a velocidade instantânea.

Jovens de vários países em Montemor em campo de trabalho sobre património

As Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, vão acolher 17 jovens de diferentes nacionalidades, para mais uma edição do Campo de Trabalho Internacional “TerraNossa Património”, que se realiza de 21 de agosto a 1 de setembro.

Com a iniciativa, explica a responsável de comunicação das Oficinas do Convento, Joana Sacristão, pretende-se despertar os jovens para “as técnicas tradicionais de construção e para o património edificado envolvente”.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa tem uma abordagem prática, no que diz respeito a técnicas de construção antigas e com materiais naturais, especialmente argamassas de argila e de cal. Durante este campo de trabalho, será também feita a introdução a técnicas de construção em terra crua e de cerâmicas.

No decorrer da iniciativa, serão ainda levadas a cabo intervenções em diversas estruturas, no sentido da sua reparação e manutenção, nomeadamente no Centro de Investigação Cerâmica, no Laboratório de Terra, no Telheiro da Encosta do Castelo e no Convento de São Francisco.

Esta experiência, diz ainda Joana Sacristão, “permite que estes jovens consigam desenvolver competências específicas de comunicação, cooperação e esforço coletivo, de forma a terem aqui momentos de dinâmicas de educação formal e práticos, enquanto trabalham a terra que é nossa, mas que também é deles”.

[/shc_shortcode]

Luís Angel Mate vence 6ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Luís Angel Mate, da Euskaltel-Euskadi, venceu ontem, terça-feira, 15 de agosto, a 6ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Penamacor à Guarda num total de 168,5 quilómetros.

Esta foi para o ciclista uma etapa “muito difícil de interpretar”, mas demonstra-se “feliz pela vitória”.

Já Delio Fernandes, que perdeu a camisola amarela para Artem Nych, daGlassdrive/Q8/Anicolor, refere que deixou “tudo na estrada numa etapa onde foi importante gerir o esforço para chegar ao objetivo, que é vencer a prova”.

Esta quarta-feira, o dia é de descanso. Os ciclistas voltam à estrada amanhã, para a sétima etapa que liga Torre de Moncorvo a Montalegre, num total de 162,6 quilómetros.

Festas de Coruche: concerto de Marisa Liz esta quarta-feira no Dia do Aficionado

As Festas de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, nesta quarta-feira, 16 de agosto, chegam ao Dia do Aficionado.

O programa começa às 9 horas, com a bênção das tertúlias tauromáquicas, presidida pelo cónego Elias Martins, na Tertúlia Barafunda. Meia hora depois, condução de cabrestos nas ruas da vila. Às 10 horas, entradas de touros com campinos nas ruas da vila. Meia hora depois, encierro nas ruas da vila. Às 11 horas, largada de touros nas ruas do centro histórico. Às 16 horas, desfile de tertúlias tauromáquicas. Às 19 horas, tourada à corda, com pastores e capinhas da ilha Terceira (Açores), nas ruas dos Bombeiros Voluntários e do Couço.

Às 21 horas, abre a quermesse do Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Coruche, no Parque do Sorraia. Às 23 horas, concerto com Marisa Liz, no Palco Rio. À meia-noite e meia hora, espetáculo musical Ferro e Fogo, no Palco Praça. À uma da manhã, largada de touros, nas ruas 5 de Outubro e Virgílio Campos Pais do Amaral. E, por fim, à uma e meia da manhã, animação no espaço tertúlia, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche, na Tertúlia dos Forcados.

O programa destas festas decorre entre os dias 6 e 19 deste mês, numa organização conjunta do Município de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas de Coruche.

“Jackpot” de 63 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões

O sorteio de ontem do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na sexta-feira, 18 de agosto, vai estar em jogo um jackpot de 63 milhões de euros.

Os 122 mil euros do segundo prémio saíram a quatro jogadores no estrangeiro, enquanto os 57 mil do terceiro prémio vão para dois apostadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, de dois mil euros, saiu a 17 jogadores, um com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3, 5, 9, 32 e 43 e as estrelas 6 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.