“Pintura Alentejana” em Montemor-o-Novo para os mais novos

A pensar nas férias grandes dos mais novos o município de Montemor-o-Novo tem vindo a promover atividades de verão, ao longo do mês de agosto, no âmbito do programa de férias de verão 2023.

Esta terça-feira vai decorrer, na oficina da Criança, mais uma atividade de “Pintura Alentejana com Crianças”, que foi pensada para crianças dos 6 aos 14 anos de idade e tem disponíveis dois horários por dia, da parte da manhã das 10h ao 12h, da parte da tarde tem início às 14h e termina às 16h.

Quanto às inscrições estas têm de ser realizadas de forma presencial.

Cristina Clara vai animar “Às quintas no Castelo”

Cristina Clara é a artista que vai animar as pessoas no castelo, esta quinta-feira, dia 17 de agosto, às 21h30, no âmbito da iniciativa “Às 5.ªs Feiras no Castelo”, um conjunto de espetáculos que pretende valorizar o património histórico e contribuir para a partilha entre diferentes culturas.

A programação deste ano tem tido um conjunto de espetáculos diferenciados, “onde a palavra, a música e a dança se conjugam”, como refere o coordenador técnico do gabinete de relações institucionais e comunicação na Câmara de Arraiolos, José Manuel Pinto.

Para o coordenador estas iniciativas têm um carácter bastante importante no sentido em que valorizam o património e “dão vida ao castelo”.

No dia 24 e 31 deste mês a Praça de Armas vai ainda receber os LST-Lisboa String Trio com SofiaVitoria e  o artista Rafael Oliveira, respetivamente.

Este evento promovido pela câmara municipal de Arraiolos, pela junta de freguesia de Arraiolos, vai ter o apoio da direção regional de cultura do Alentejo e da Associação Dupla Personalidade de Arraiolos.

Centro Juvenil leva jovens à Barragem dos Minutos para realização de atividades

Na manhã da sexta-feira passada, 11 de agosto, decorreu mais uma edição do Piquenique na Barragem dos Minutos, organizado pelo Centro Juvenil.

Esta iniciativa juntou um grupo de vários jovens para passarem algumas horas com muita atividade e diversão, destacando-se uma sessão de Observação Diurna de Estrelas, que contou com o apoio dos técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz. Para além disto, os jovens tiveram ainda a oportunidade de realizar atividades de canoagem e paddle surf.

Em terra, jogaram ao mata e ao jogo das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), onde conheceram as 17 metas globais estabelecidas pelas Assembleia Geral das Nações Unidas. Os vários pontos defendidos pela ODS abrangem diversas áreas, sendo a definição da estratégia uma importante forma de combater problemas ambientais, sociais e económicos. Este jogo serviu para consciencializar os jovens sobre este tema.

 

“Barro Entre 4 Mãos” todas as quartas-feira até ao final de agosto

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa de Férias de Verão, com apoio da Ação Social do Município, criou recentemente o projeto “Barro Entre 4 Mãos”, com objetivo de promover o encontro entre gerações, usando o barro “como ferramenta de comunicação”.

Nesse sentido, a Oficina da Criança está já a levar os mais novos até diversas instituições do concelho, que se dedicam aos idosos, com o pretexto da criação de trabalhos em barro.

Ao todo, mostraram-se interessadas neste projeto oito instituições, sendo que o Abrigo dos Velhos Trabalhadores foi o primeiro a acolher a iniciativa. Nessa ocasião, revela a responsável da Oficina da Criança, Maria Galego, a receção às crianças foi “bastante calorosa”, tendo a experiência sido “muito interessante”. Mais que a produção dos trabalhos, diz ainda, o importante é “o afeto e a comunicação” que resultam do contacto entre as duas faixas etárias.

Ainda que o primeiro contacto entre as crianças e os idosos possa ser receado, pelo facto de que nem todos os seniores estejam dispostos a participar, diz ainda Maria Galego, a verdade é que, nesta primeira sessão, não foi esse o caso.

Esta atividade “destina-se a crianças dos seis aos 12 anos e tem o limite de oito participantes”. As atividades desenvolvem-se sempre às quartas-feiras, até final de agosto, “no horário da manhã, das 9 horas ao meio-dia, com saída da Oficina da Criança”. As inscrições são feitas, presencialmente, na Oficina da Criança.

Arraiolos: David Antunes, R.A.Y.A, Miguel Azevedo e Tanya nas Festas de Sabugueiro

David Antunes & The Midnight Band, R.A.Y.A, Miguel Azevedo e Tanya são os principais artistas que animam, de 18 a 20 de agosto, as festas de verão em honra de Santa Clara, no Sabugueiro, no concelho de Arraiolos.

As festas iniciam-se na sexta-feira, dia 18, com baile com Pedro Pé-Leve, às 21h30. Seguem-se os espetáculos de David Antunes & The Midnight Band, pelas 22h30, e DJ Toy às 2 horas.

No sábado, dia 19, atuam os R.A.Y.A às 22 horas, Miguel Azevedo às 23h30 e os Djs Kiss Kiss Bang Bang, a partir das 2 horas.

No último dia de festas, domingo, 20 de agosto, às 9h15, realiza-se uma missa, seguida de procissão, em honra da Nossa Senhora Santa Clara. À noite, há baile com Zé Pedro Sousa, a partir das 21h30, seguido-se um espetáculo de Tanya, às 22h30.

Estas festas são organizadas pela Associação dos Jovens do Sabugueiro, em conjunto com a União de Futebol Clube do Sabugueiro, contando com os apoios da Câmara Municipal de Arraiolos e da União de Freguesias de Gafanhoeira e Sabugueiro.

Museu Berardo acolhe concertos das bandas filarmónicas de Estremoz

Nas duas próximas sextas-feiras à noite, dias 18 e 25 de agosto, o Museu Berardo, em Estremoz, acolhe os espetáculos de duas filarmónicas do concelho: as bandas Veirense (dia 18) e Luzitana (dia 25).

Ainda que dedicado à exposição “800 Anos de História do Azulejo”, o museu, garante o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, “potencia também outras formas de arte”, como é o caso da música.

A iniciativa, explica o autarca, arrancou, naquele espaço, faz agora um ano. “Em Estremoz, temos três excelentes bandas e, há um ano, também tivemos aqui três excelentes concertos; vamos ter agora aqui dois concertos e um mais à frente, da Banda União, num outro concerto e num outro local”, adianta.

Dizendo ainda que “poucos concelhos no país se podem orgulhar de ter três bandas filarmónicas com esta expressão”, José Sádio destaca “a qualidade e o trabalho que fazem também no crescimento e na educação musical, e não só, dos jovens”.

Dando conta que, no decorrer das Festas da Cidade, a 3 de setembro, a Banda União vai juntar-se, em palco, aos Dezalinhados, José Sádio assegura que, ao todo, estes serão “três grandes concertos”.

Os dois espetáculos, no Museu Berardo, com entradas gratuitas, têm início às 21h30.

Festas de São Pedro da Gafanhoeira foram um “sucesso”

As tradicionais festas de São Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, que terminaram ontem, 14 de agosto, foram, segundo o presidente da junta de São Pedro da Gafanhoeira, Daniel Coelho, um “sucesso”.

Pelo palco passaram nomes como Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Xana Carvalho e Nélson Teles, no entanto e apesar de não ter sido o cartaz escolhido inicialmente, Daniel Coelho considerou este “um cartaz válido, que correu muito bem.”[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Inédito nas festas deste ano foi a primeira corrida de touros de mulheres que encheu mais de meia praça. Como já é hábito no dia a seguir às festas é realizado um convívio como forma de agradecimento a todos os colaboradores.

Segundo o autarca o balanço geral das festas,  que decorreram de 11 a 14 de agosto, foi “positivo”.

[/shc_shortcode]

Obra no cineteatro Curvo Semedo tem início marcado para 2024

As obras do cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, já têm financiamento e vão começar tornar-se uma realidade já no próximo ano.

Apesar do financiamento não ser tão grande como o presidente da Câmara, Olímpio Galvão, gostaria, o mesmo garante que esta intervenção irá tornar aquele equipamento “num espaço mais digno e com as devidas condições, à imagem de toda a dimensão cultural e artística que o concelho tem”.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

Este, relembra Olímpio Galvão, é projeto com “três décadas de intenções”, que só será “desbloqueado” pelo atual Executivo, num investimento de cerca de três milhões e 500 mil euros.

A requalificação do cineteatro, explica ainda o autarca, inclui intervenções em todo o espaço de plateia, primeiro balcão e palco. “Todo o tipo de cadeiras e todas as inclinações irão ser pensadas para o maior conforto e não podemos descurar a qualidade acústica que o cineteatro tem”, acrescenta, dando conta que, terminada a obra, aquele equipamento municipal irá permitir um melhor acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

“Este Executivo decidiu avançar com as obras, independentemente da existência, ou não, de fundos, mas, neste planeamento dos Fundos Comunitários para o próximo Quatro Comunitário, e em conversas com a CIMAC e a CCDR Alentejo, neste momento, existe já uma possibilidade de financiamento de, pelo menos, 50 por cento”, adianta.

[/shc_shortcode]

Dia da Padroeira celebrado esta terça-feira em Coruche

O Dia da Padroeira, Dia da Assunção de Nossa Senhora, assinala-se nesta terça-feira, 15 de agosto, nas Festas de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, que ainda prosseguem até ao próximo sábado, dia 19.

O programa começa às oito e meia da manhã, com eucaristia na Igreja de Santo António. Às nove horas, realiza-se o concurso nacional de pesca desportiva, organizado pelo Coruche Pesca Desportiva, na Frente Ribeirinha do Rio Sorraia.

Ao meio-dia, é rezada missa solene de ação de graças a Nossa Senhora do Castelo, presidida pelo padre Lourenço Lima, com a colaboração do Grupo Coral de São João Baptista e a decorrer na Ermida de Nossa Senhora do Castelo.

Às 15 horas, no Largo Porto João Ferreira, decorre a entrega de prémios do concurso de pesca desportiva. Às 16.30 horas, receção aos grupos do Festival de Folclore António Neves, no Jardim 25 de Abril.

Às 17 horas, há eucaristia na Igreja Matriz. Uma hora depois, começa a Procissão de Nossa Senhora do Castelo, Padroeira de Coruche, pelas principais ruas da vida e presidida pelo cónego Elias Serrano Martins, pároco de Coruche. No regresso e antes de recolher ao santuário, realiza-se, na Esplanada do Castelo, a tradicional bênção solene dos lares e campos do Vale do Sorraia.

Às 20 horas, abre a quermesse do Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Coruche, no Parque do Sorraia. Às 21 horas, espetáculo Musical com os Ritmo da Noite II, no Palco Praça. Às 21.30 horas, concentração e desfile etnográfico dos grupos do Festival de Folclore António Neves. Às 22 horas, Festival de Folclore António Neves, com as participações de seis grupos: Santana do Mato (Coruche), Cantanhede (Beira Litoral), Geraldes (Peniche), Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos), Alcochete e Coruche, no Palco Praça.

À uma e meia da manhã, animação no espaço tertúlia, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Coruche, na Tertúlia dos Forcados.

O programa destas festas decorre entre os dias 6 e 19 deste mês, numa organização conjunta do Município de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas de Coruche.